Mesa Temática II: Esporte Rodolfo Novellino Benda Centro Esportivo Universitário Diretor.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
SENGE-PR Sindicato dos Engenheiros no Estado do Paraná.
Advertisements

PROGRAMA ESCOLA DE CONSELHOS PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO, CULTURA E ASSUNTOS ESTUDANTIS UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL.
CARTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO FÍSICA O Manifesto Mundial da Educação Física da Fédération Internationale D´Education Physique (FIEP), a Educação.
Um Novo Olhar... Tipificação Nacional de Serviços Socioassistenciais
Cultura de Paz Experiências Educacionais no Brasil Audiência Pública Câmara dos Deputados outubro de 2015.
Reunião Pedagógica Educação Infantil 2012 Coordenadora Pedagógica: Ana Cristina Fonseca 1.
PROGRAMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO FISCAL - PNEF EDUCAÇÃO FISCAL O cidadão fazendo a diferença
PIB e IDH Ao observar o planeta sob o ponto de vista das sociedades humanas, é possível perceber as diferenças e desigualdades exigentes entre os muitos.
Unimed ABC - Nº de vidas: MEDICINA PREVENTIVA 1.Promoção e Prevenção de Saúde: (equipe multidisciplinar) Gestantes Ginástica Adaptada Obesidade.
ETEP – Equipe Técnico-pedagógica: trabalho e conquistas Vânia Nóbile - 4 de Novembro de 2015.
A CPA ESAMC tem como objetivo implementar o processo de auto avaliação da ESAMC de acordo com as diretrizes estabelecidas pelo Sistema Nacional da Educação.
Lei nº (14/04/04) Institui o SINAES (Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior). Integra três modalidades de avaliação: Avaliação das.
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO PARTICIPATIVO APROVADO PELO CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO FEDERAÇÃO DAS APAEs DO ESTADO DO PARANÁ Abril 2006 – Abril 2007.
E STÁGIO : LEGISLAÇÃO CBD Estágio Supervisionado em Unidades de Informação 2. semestre 2014 Profa Dra. Vânia Mara Alves Lima 1.
SEJA UM CLUBE DINÂMICO SEU PLANO DE LIDERANÇA DE CLUBE.
Escolas Sustentáveis. Caderno temático Vamos Cuidar do Brasil com Escolas Sustentáveis ://conferenciainfanto.mec.gov.br/index.php/
UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA CAMPUS DE CACOAL CURSO DE GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO Adm. Flávio de São Pedro Filho, Dr. CRA / BA número 2758 O PEPEL.
O Cadastro Único como ferramenta de Gestão: Usos e Potencialidades COORDENAÇÃO DE ESTUDOS SOCIAIS - CES.
SUPERINTENDÊNCIA DE ORGANIZAÇÃO E ATENDIMENTO EDUCACIONAL - SOE/SEE Cooperação da SOE no processo educativo para o alcance da melhoria da educação.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão Diretoria de Políticas de Educação Especial.
Residência Pedagógica e processos de valorização e formação de professores para a educação básica: impasses e desafios Comissão de Educação, Cultura e.
AS NOVAS DIRETRIZES DO PROGRAMA DE REGIONALIZAÇÃO DO TURISMO.
COMPONENTE CURRICULAR: EDUCAÇÃO FÍSICA. Professor Irapuan Medeiros IFRN - Câmpus Natal Zona Norte/RN IFRN – Câmpus Parnamirim/RN Disciplina: Educação.
Boletim informativo Programa Saúde na Escola (PSE) ADESÃO PSE 2014/15 O prazo para adesão ao PSE 2014/15 foi prorrogado até o dia 06/06/14 no Portal do.
Projeto de Lei nº 8084/2014 Audiência Pública realizada na Comissão de Educação da Câmara dos Deputados em 15 de abril de 2015.
ATIVIDADES ACADÊMICO- CIENTÍFICO-CULTURAIS Professor Domingos Aguiar.
CURRÍCULO E DIVERSIDADES: EDUCAÇÃO PARA AS RELAÇÕES ETNICORRACIAIS E EDUCAÇÃO PARA OS DIREITOS HUMANOS NOS CURSOS DE BACHARELADO E TECNOLOGIA.
Formação de Recursos Humanos para Ciência, Tecnologia e Inovação, com especial enfoque para o Programa Ciências sem Fronteiras Isaac Roitman Núcleo de.
Para entender o que é política pública Produção cultural
GT DE PEDAGOGOS Março/2011. Apontamentos do GT de Fevereiro/2011: As dificuldades para sistematização das práticas pedagógicas no cotidiano escolar.
DECRETO Nº 7.611, DE 17 DE NOVEMBRO DE 2011
I ENCONTRO DAS EQUIPES PEDAGÓGICAS Novembro/2015 PROEN.
“Instrução do Projeto de Lei da Câmara nº 37, de 2013 “Dispõe sobre Sistema Nacional de Políticas Públicas sobre Drogas” Leandro Fialho MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO/
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID Universidade Federal.
Projeto de pesquisa : A abordagem cultural da educação física na educação infantil Elina Elias de Macedo.
CAPACITAÇÃO DE PROFISSIONAIS DO SETOR SANEAMENTO PARA REALIZAÇÃO DE DIAGNÓSTICOS HIDROENERGÉTICOS Poços de Caldas, 26 de Maio de 2015.
AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL 2014 AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL 2014 COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO – CPA.
PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO (PPC): elaboração e reformulação
O Observatório de Favelas atua como uma rede sócio-pedagógica, com uma perspectiva técnico-política, integrada por pesquisadores e militantes vinculados.
Transforma RIO 16 Transforma Educação Transforma é o programa de educação que leva os Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016 para dentro das escolas!
RELATO DE EXPERIÊNCIA : IMPLANTAÇÃO DE GRUPO TERAPÊUTICO DE ATIVIDADE FÍSICA NA UNIDADE DE SAÚDE DA FAMÍLIA II, NO MUNICÍPIO DE SCHROEDER NOVEMBRO 2009.
Setor: Coordenação Pedagógica & Avaliação PDU Company LOGO Outubro
Mini Curso: GESTÃO DO BOLSA FAMÍLIA 28 a 30 de abril de 2015 CONGEMAS NACIONAL “A implementação do SUAS na prática cotidiana da gestão pública”
ORÇAMENTO PARTICIPATIVO DA UEFS UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA ASSESSORIA TÉCNICA E DE DESENVOLVIMENTO ORGANIZACIONAL (ASPLAN)
Prof. Dr° Vagner Custódio
INCLUSÃO SOCIAL ATRAVÉS DO FUTEBOL. Porto Ferreira Futebol Clube, fundada em 1912 por um grupo de esportistas, tem por finalidade principal promover e.
Caminhos da Inovação “ A CIÊNCIA NO FUTURO DA SAÚDE E DOS ESPORTES” “O papel da Educação de Base no Desenvolvimento da Saúde e dos Esportes: Desafios para.
Técnicas para Vantagens Competitivas 1/18 Normas emitidas em 1996 (pela ABNT - Associação Brasileira de Normas Técnicas): ABNT ISO SISTEMAS DE GESTÃO.
SERVIÇO DE CONVIVÊNCIA CRIANÇAS E ADOLESCENTES
Museu Paraense Emílio Goeldi Ima Célia Guimarães Vieira Diretora
“Altera a Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, e a Lei n° , de 25 de junho de 2014,
PLANEJAMENTO PEDAGÓGICO Formação continuada ANO 2015
COMITÊ DE CULTURA E ESPORTE - COCESP - Eliana de Mattos Carvalho Chefe do COCESP.
Retomando o conceito de texto Disciplina: Língua Portuguesa e Literatura Brasileira I Professor: Marcel Matias.
Curso de Extensão e Aperfeiçoamento em Gestão Cultural Empreendedorismo Cultural e Criativo.
RI-Br: Proposta de um Sistema Web de Repositório Institucional Breno A. L. Andrade, Moara S. Brito, Pablo F. Matos e Alberto S. Rebouças
Audiência Pública Reconhecimento da Atividade da Capoeira Comissão de Educação, Cultura e Esporte do Senado Federal – 07/05/2014 Alexandro Reis Diretor.
Caminhos das Definições DUMAZEDIER, Joffre. Sociologia empírica do Lazer. São Paulo: Perspectiva pp
O PPP e a construção de PPCs no IFPA Elinilze Guedes Teodoro - PROEN.
Burocracia Federal da Área de Infraestrutura – Perfil, atuação, trajetória e percepções Brasilia, 09 de março de 2016.
UM PROJETO DE INVESTIGAÇÃO EM CURSO V SEMINÁRIO GTAEDES Isabel Cristina dos Santos Diniz ) Ana Margarida Almeida
Programas Federais para a Educação Especial Programa de Implantação das Salas de Recursos Multifuncionais; Programa Escola Acessível; Programa BPC Na Escola;
DOCÊCIA NA UNIVERSIDADE MARCOS MASETTO (ORG.). Professor universitário O professor universitário é um profissional da educação na atividade docente. Mas.
Formação complementar de Líderes Prof2000 Tecnologias de Informação e Comunicação e animação de espaços escolares de ensino aprendizagem.
CURSO BÁSICO DESPORTO. Objeto e Âmbito Experiência-piloto a iniciar no ano escolar de A experiência-piloto integrará alunos do 7.º ano de escolaridade.
XIII Seminário Internacional de Educação Novo Hamburgo Espaço de Sociabilidade e Cultura da Paz Direitos Humanos, escola e sociedade Como lidar com a violência.
OFICINA DA REDE DE OBSERVA Ç ÃO 18 de agosto de 2006 OBSERVATÓRIO DA EQÜIDADE Campo de observação na fase piloto O campo de observação é indicado pelo.
A produção do conhecimento em Educação Profissional Ensino Médio integrado aos cursos técnicos de nível médio A produção do conhecimento em Educação Profissional.
PROMOVER 2012 Campo Grande - MS. A importância das avaliações de larga escala.
Gestão para o Sucesso Escolar – Supervisores O desafio da sustentabilidade das políticas educacionais e das propostas pedagógicas de melhoria da escola.
Transcrição da apresentação:

Mesa Temática II: Esporte Rodolfo Novellino Benda Centro Esportivo Universitário Diretor

Esporte na UFMG (até década 1990) Centro Esportivo Universitário – CEU (Inaugurado em 1971); Educação Física A e B; Lazer aos fins de semana; Mobilização estudantil autônoma para participação de competições (JUB’s).

Esporte na UFMG ( ) Centro Esportivo Universitário; Lazer aos fins de semana; Mobilização estudantil autônoma para participação de competições (JUB’s).

Esporte na UFMG (a partir de 2014) Centro Esportivo Universitário – mais que um espaço; Redefinição do Espaço (Administrativo); Atualização do Regimento (1993); Resolução 02/2015 Capítulo II: Das Atribuições: IV - propor uma política de esporte, lazer, atividade física e saúde para a comunidade da UFMG, a ser aprovada pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão - CEPE.

Novas Diretrizes quanto ao CEU Facilitação do acesso ao CEU; Visitas gratuitas de escolas públicas; Inserção dos terceirizados e ex-alunos como usuários; Ampliação da comunicação com a comunidade – Redes Sociais;

Da política a ser adotada Organização da política em três dimensões: Esporte; Lazer; Atividade Física e Saúde;

Do conceito de Esporte Esporte visto como um patrimônio cultural da humanidade e como tal, é um conteúdo a ser transmitido pelo processo educacional. A UFMG, enquanto instituição educacional, deveria difundir, transmitir, e fomentar o esporte, em suas diferentes formas de manifestação.

Do Conceito de Esporte Uma definição operacional de esporte: Práticas corporais sistematizadas envolvendo dimensões biológicas (produção e consumo energético), expressivas (manifestações do sentimento) e de interação social construídas a partir da sua vivência.

Do Conceito de Lazer Atividades culturais vivenciadas no tempo disponível (livre das obrigações) tendo em vista o prazer. O lazer, como atividade cultural, é construído nas relações sociais, e pode tanto pautar-se no consumo pouco reflexivo de produtos da cultura de massa, como em aspectos da cultura local provocadores de identidade e coesão social.

Do Conceito de Atividade Física e Saúde Práticas corporais realizadas regularmente com vistas a aproveitar os benefícios do exercício como prevenção ou reabilitação de doenças hipocinéticas.

Uso do Espaço CEU Entradas de Associados em 2015 = Entradas de Convidados em 2015 = Frequência Total em 2015 (até outubro): usuários

Colônia de Férias – CFC/CEU Duas edições em 2015 (janeiro e julho); Turmas de crianças e adolescentes; Turmas de adultos servidores; Uma semana com atividades de lazer, esportivas, culturais;

“Tô de boa, tô no Campus”. Atividades de lazer um sábado por mês; Itinerante pelo Campus; Expectativa de ser desenvolvida em outros Campi (Saúde e Montes Claros); Envolve cerca de 300 a 500 participantes em cada edição.

Jogos Inter UFMG Jogos entre as Unidades; Liga das Atléticas (associações atléticas estudantis de cada Unidade). Estabelecido no Calendário Acadêmico da Universidade. Abertura acadêmica (Mesa Redonda). 20 a 24 de abril de 2016.

JUM’s e JUB’s Apoio financeiro para a participação das equipes da UFMG nos Jogos Universitários Mineiros e Jogos Universitários Brasileiros. Infraestrutura para a prática sistematizada de esportes das AAs: Espaço adequado, recursos humanos, material esportivo.

Ginástica no CEU Programa desenvolvido pela ProRH – atividade física regular para servidores do quadro. Caminhada, Ginástica, Hidroginástica, Dança. Ampliação do programa para servidores aposentados – aproximação ao projeto da 3ª idade. Novas atividades: Mini-tênis e Pilates.

Novos Programas Prática esportiva sistematizada como disciplinas eletivas; Implantação da oferta de várias modalidades: Tênis, Kung Fu, Tae Kwon Do, Capoeira, Dança de Salão, Natação. Campanhas na Universidade: Estacione longe para caminhar mais; Use mais as escadas e menos o elevador; Instalação de academia ao ar livre.

Atuais Limitações Acessibilidade; Infraestrutura (piscina olímpica desativada, espaço físico coberto, setor administrativo); Acesso, transporte e estacionamento; Recursos Humanos.

Ao seu dispor