Júlio Gregório Secretário de Estado da Educação do Distrito Federal SEMINÁRIO: “REFORMULAÇÃO DO ENSINO MÉDIO” MESA 3 - FORMAÇÃO DE PROFESSORES E GESTORES.

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Transcrição da apresentação:

Júlio Gregório Secretário de Estado da Educação do Distrito Federal SEMINÁRIO: “REFORMULAÇÃO DO ENSINO MÉDIO” MESA 3 - FORMAÇÃO DE PROFESSORES E GESTORES

EIXOS ESTRATÉGICOS BIÊNIO 2015/ A definição da Base Nacional Comum; 2.O Financiamento da Educação Brasileira; 3.O debate sobre os Planos de Carreira dos profissionais do magistério brasileiro; 4.O foco na Gestão Escolar; 5.E a Reformulação do Ensino Médio Para o biênio , o CONSED propõe uma agenda política, alinhada ao PNE, para o avanço na implementação de políticas públicas educacionais e a maior qualidade da educação brasileira, com os seguintes eixos prioritários:

O perfil da titulação formal dos professores da educação básica tem evoluído : Fundamental Médio Normal/Magistério Geral Superior Licenciatura Compl. Pedagógica Outra Total Embora haja carências de licenciados em áreas específicas

Há muitas iniciativas em andamento:  O Parfor, em colaboração com os sistemas de ensino  O Prodocência, de fortalecimento das licenciaturas  O Pibid, de estímulo aos estudantes das licenciaturas  Os programas de formação continuada dos sistemas de ensino  A multiplicidade de cursos oferecidos pelas instituições de ensino etc... No entanto...

A questão central não é o perfil de titulação formal mas o perfil da formação: Não por acaso, o PNE 2014 – 2024 propõe: Estratégia 15.6: Promover a reforma curricular dos cursos de licenciatura e estimular a renovação pedagógica, de forma a assegurar o foco no aprendizado do (a) aluno (a), dividindo a carga horária em formação geral, formação na área do saber e didática específica e incorporando as modernas tecnologias de informação e comunicação, em articulação com a base nacional comum dos currículos da educação básica, de que tratam as estratégias 2.1, 2.2, 3.2 e 3.3 do PNE; Esta estratégia é fundamental para a efetividade da política nacional de formação de professores (meta 15 do PNE) Os cursos de formação de professores precisam se aproximar da realidade das redes de ensino.

O Conselho Nacional de Educação acaba de aprovar a Resolução nº 2, de 2015, que define diretrizes curriculares para formação inicial em nível superior e formação continuada de profissionais do magistério da educação básica. É de se esperar que ela inspire a almejada renovação referida pelo PNE; É fundamental que as instâncias formadores se articulem com as redes de ensino; É indispensável que adoção de políticas que asseguram a formação de professores nas áreas em que faltam profissionais habilitados; É imprescindível assegurar um fluxo de formação de professores que garanta o preenchimento das vagas abertas com as aposentadorias e com a expansão das redes.

Na formação dos gestores, há importantes experiências:  Um importante exemplo é o Progestão, de iniciativa do Consed;  A Escola de Gestores da Educação Básica, do Ministério da Educação;  As formações específicas oferecidas pelos sistemas de ensino. É preciso, porém, fortalecer os programas e as atividades de formação de gestores:  No meio acadêmico  Nos centros ou escolas de formação das redes de ensino  Na operação cotidiana da redes escolares É indispensável estabelecer consensos ou critérios para articular competência técnica e legitimidade do gestor escolar junto à comunidade

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