Conteúdo da Seção  Conceitos fundamentais de estratégia de marketing  Análise do microambiente de negócios  Análise do macroambiente de negócios.

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Transcrição da apresentação:

Conteúdo da Seção  Conceitos fundamentais de estratégia de marketing  Análise do microambiente de negócios  Análise do macroambiente de negócios

Os Desafios do Marketing  Compreender as necessidades e desejos dos clientes: cidadãos, instituições, empresas, organizações não governamentais, Estado, enfim... Clientes.  Produzir, comunicar e entregar valor aos clientes de forma responsável e sustentável.  Para atender a estes desafios, é necessário desenvolver estratégias consistentes.

A Função do Marketing Demanda Oferta $, informações Produtos, serviços, informações

Processo de Planejamento Estratégico de Marketing Análise do ambiente externo: Microambiente Macroambiente Análise do ambiente interno: FFOA Análise da demanda: Clientes individuais Clientes corporativos Plano estratégico: MissãoMetas e Objetivos EstratégiasImplementação e controle

Conceitos Centrais em Estratégia: Missão  “A missão da organização é o seu propósito, a sua razão de ser” (Churchill & Peter pg.87)  “Uma declaração de missão procura responder à pergunta “Em que negócio estamos´” (Ferrell & Hartline p. 27)

Missão da Petrobrás  Atuar de forma segura e rentável, com responsabilidade social e ambiental, nas atividades da indústria de óleo, gás e energia, nos mercados nacional e internacional, fornecendo produtos e serviços adequados às necessidades de seus clientes, e contribuindo para o desenvolvimento do Brasil e dos países onde atua.

Missão da Yamada? Extrafarma ?Big Ben?  Yamada-  Extrafrma-  Big Ben -

Missão da AmBev  Disponibilizar para o mercado as melhores marcas, produtos e serviços que possibilitem a criação de vínculos fortes e duradouros com nossos consumidores e clientes

Conceitos Centrais em Estratégia: Objetivos  Descrição de onde se quer chegar (declaração da meta) com a devida quantificação.  Características dos objetivos eficazes: Claros e comunicáveis Mensuráveis Específicos: distribuem responsabilidades Estimulantes: desafiadores mas alcançáveis

Conceitos Centrais em Estratégia: Estratégia  Conjunto de planos preparados para… Alcançar os objetivos definidos, de forma consistente com a missão da empresa.  Estratégias de marketing envolvem: Desenvolvimento de produtos Precificação correta de produtos Planejamento de distribuição Planejamento de comunicação

Estratégias de Crescimento Produtos Mercados Produtos AtuaisNovos Produtos Clientes Atuais Penetração de mercado Desenvolviment o de produto Novos Clientes Desenvolviment o de mercado Diversificação

Exemplo: AMBEV Produtos Mercados Produtos Atuais Novos Produtos Clientes Atuais Campanha para aumento de vendas no inverno Lançamento de uma cerveja orgânica Novos Clientes Expansão de exportações para a Ásia Lançamento de fermento para pães e bolos

Pesquisa  Pesquise missões de empresas de um mesmo setor de atividade econômica. Por exemplo, empresas de varejo.  Colete e descreva os produtos que estas empresas disponibilizam no mercado. Colete e descreva campanhas publicitárias usadas para comunicar estes produtos.  Estes produtos, campanhas e missões são compatíveis? É possível, com base nesta análise, detectar diferenças entre as empresas concorrentes? Escreva sobre essas diferenças.