Empowerment Prof. Glauco Carvalho
“As pessoas são nosso principal ativo” Empowerment “As pessoas são nosso principal ativo” Peter Drucker (1973) Empowerment significa reconhecer o valor dos funcionários e delegar-lhes suficiente poder de decisão e responsabilidade para que possam desempenhar suas tarefas e resolver sozinhos os problemas.
Empowerment - Origem Esse conceito surgiu a partir de vários pressupostos, tais como a percepção por parte das empresas de que a maioria de seus colaboradores expõe muito pouco de seu potencial para as organizações em que trabalham por não se sentirem valorizados, além de serem “freados” por processos burocráticos muitas vezes desnecessários.
Empowerment Favorece a descentralização Gera autonomia e aumenta autoridade Gera maior motivação Favorece a criatividade Favorece a participação na gestão organizacional Melhoria da produtividade Favorece o modelo de gestão empreendedor
Empowerment - Objetivos viabilizar o alcance das estratégicas do negócios desenvolver novos líderes no processo decisório descentralizar o poder e o processo decisório estimular o empreendedorismo e a criatividade otimizar o tempo de resposta ao cliente
Empowerment - Vantagens foco no cliente e redução de custos melhor alinhamento estratégico organizacional melhora no comprometimento e resultados da organização maior sinergia dentro da organização melhora na auto-estima e motivação dos colaboradores
Empowerment - Requisitos essenciais Cada pessoa deve compreender a missão global da empresa e saber onde se encaixa Para agirem por iniciativa própria, as pessoas precisam ter as competências necessárias Para fazer escolhas certas as pessoas precisam ter informação global e ampla visão dos processos organizacionais As pessoas precisam saber que existe confiança nelas e que elas não serão penalizadas por erros involuntários no processo de decisão