PSICOLOGIA DA APRENDIZAGEM. Moisés Severo Teólogo – Formado pelo STBNB Psicólogo – CRP: 02/16405 Graduado pela ESTÁCIO-FIR Pós-Graduação (Especialização):

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Metodologia de pesquisa em Didática e ensino- aprendizagem de Línguas Estrangeiras Diferentes produções textuais exigidas nos programas de pós-graduação.
Advertisements

Desenvolvimento perceptivo e cognitivo na infância
INTRODUÇÃO À RELAÇÃO PSICOLOGIA – EDUCAÇÃO FÍSICA - ESPORTE Profª. Ms. Janaina Andrade Tenório Araújo.
Disciplina: Psicologia Professora: Tatiana Burrhus Frederic Skinner.
E.E Abadia Faustino Inácio Aluna: Jéssica Tema : Educação e Família Prof. ° Inês Pereira.
PLANEJAMENTO É Planejamento é processo de busca de equilíbrio entre meios e fins, entre recursos e objetivos, visando ao melhor funcionamento, organizações.
Soraia Dias Graduanda em pedagogia – UFBA Técnico em segurança do trabalho Estagiaria em tecnologia educacional.
Cap. 2 Planejamento LOPES, Alice Casimiro; MACEDO, Elizabeth. Teorias de currículo. São Paulo: Cortez,2011.
PROJETOS DE VIDA, ESCOLA E TRABALHO
Desenvolvimento Humano Professora Marina Corbetta Benedet.
Prestar ATENÇÃO em Estar MOTIVADO vontade /interesse Aplicar conceito na prática CONDIÇÕES PRÉVIAS PARA APRENDER Compreender RESULTADOS da APDZ PROCESSOS.
A P R E N D I Z A G E M. APRENDIZAGEM: “Processo de organização das informações do material à estrutura cognitiva” (BOCK, p.102).
Significações sobre a Atuação do Psicólogo Escolar TÂNIA MARIA DE FREITAS ROSSI DIVANEIDE LIRA LIMA PAIXÃO.
PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL EAD 2011 – PROFESSORA CARMO CISNE Rio de Janeiro, 01 de Maio de 2011.
Você conhecerá, nesta aula, as características do aluno de cursos a distância. Prossiga!
A Epistemologia Genética de Jean Piaget Texto Base: A teoria de Piaget, (1975). p
INSTITUTO FEDERAL DO AMAPÁ CAMPUS SANTANA COMPONENTE CURRICULAR: HISTÓRIA DA CIÊNCIA E TECNOLOGIA TEORIA DO CONHECIMENTO João Morais da Costa Júnior Santana/2017.
Metodologia do Ensino de Ciências Biológicas I EDM 433 Sílvia Trivelato Aula 3 20/mar/2017.
Piscologia da Aprendizagem I Profª. Letícia Wilke Franco Martins
Introdução ao Comportamento Organizacional
GT – Tecnologias digitais, Mídias, Cultura e Educação nas realidades de Ibero-americana Metodologias ativas aliadas ao uso das tic´s como ferramentas.
Temas Transversais no ensino de Ciências e Biologia
Introdução Os pesquisadores através da mensuração descrevem fenómenos que existem no mundo empresarial em termos de por exemplo, demografia, comportamento,
O desenvolvimento do conhecimento econômico
Didática das Ciências Experimentais
Comportamento Humano nas Organizações
ESTABELECENDO VÍNCULOS NA TUTORIA ON-LINE
Desenhos do processo de pesquisa qualitativa
Instituto Paulo Freire Introdução às Teorias de Aprendizagem
PERCEPÇÃO E TOMADA DE DECISÕES
GRUPOS OPERATIVOS PICHON-RIVIERE.
Concepções da Psicologia sobre o desenvolvimento humano
A construção do indivíduo a partir das relações sociais.
Pontos importantes para a discussão
O QUE É PEDAGOGIA? E D U C A R DISCIPLINA: PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO
Neurociência a favor da educação
ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO – AEE
ABORDAGEM HUMANISTA Cadete pm ramos Cadete pm paulo
O PAPEL DO BRINQUEDO NO DESENVOLVIMENTO
Pichón-Rivière Profª Esp.Alexandra Fernandes Azevedo
EDUCAÇÃO Reflexões do Ponto de Vista Behaviorista/Comportamental
Oficina 4 Profa. Dra. Taitiâny Kárita Bonzanini
Faculdade Municipal Professor Franco Montoro
FORMAÇÃO DOCENTE EM METODOLOGIAS ATIVAS DE APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS A DISTÂNCIA NO SESI/SC Favretto, Rosani Ap. D. – Supervisora Técnica.
Comportamento do Consumidor
Questões sociais e psíquicas que
Ontogénese – desenvolvimento cognitivo
Teorias da Aprendizagem
Realidade e Senso Comum
Comportamento Organizacional
Caminhos de formação Objetivo do curso CIÊNCIAS NATURAIS
O PAPEL DO DESENHO NO DESENVOLVIMENTO INFANTIL
Psicologia aplicada à Fisioterapia
Métodos e Técnicas de Exploração Diagnóstica
Docência e Gestão Pedagógica do Ensino Superior
Campanha da fraternidade – 2018 “vós sois todos irmãos” (Mt 23.8)
Aprendizagem Professora Gabriela R. Zinn.
O que é Educação Ambiental?
SAGER, J. C. La terminología: puente entre varios mundos. In: CABRÉ, M
Filosofia da Educação Filosofia da Educação.
FUNDAMENTOS SOCIOANTROPOLÓGICOS DA SAÚDE
Diferentes significados para sinal de igualdade?
Estilos de Ensino Espectro dos estilos de ensino, Moston (1966);
Teoria Comportamental McGregor - Teoria X e Teoria Y
AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO
PSICOLOGIA COMO PROFISSÃO
Teoria Comportamental Maslow e Herzberg
PSICOLOGIA Lusiane Casimiro Pires. USAMOS O TERMO PSICOLOGIA NO COTIDIANO COM VÁRIOS SENTIDOS Quando falamos do poder de persuasão de um vendedor, dizemos.
Objetivos e etapas do psicodiagnóstico (enfoque clínico)
DISCURSO FILOSÓFICO E DISCURSO CIENTÍFICO
Transcrição da apresentação:

PSICOLOGIA DA APRENDIZAGEM

Moisés Severo Teólogo – Formado pelo STBNB Psicólogo – CRP: 02/16405 Graduado pela ESTÁCIO-FIR Pós-Graduação (Especialização): Psicologia da Família: Aspectos psicossociais e clínicos (FAFIRE). Contatos: (81) / (TIM) (81) / (OI)

INTRODUÇÃO O QUE É PSICOLOGIA? Senso Comum É aquela que é utilizada no cotidiano das pessoas e apresenta-se com vários sentidos. Ex: Quando falamos do poder de persuasão do vendedor, dizemos que ele usa de “psicologia”; quando procuramos aquele amigo, que está sempre disposto a ouvir nossos problemas, dizemos que ele tem “psicologia” para entender as pessoas.

INTRODUÇÃO O QUE É PSICOLOGIA? Ciência *Psicologia é a ciência que estuda o comportamento humano e seus processos mentais. Melhor dizendo, a Psicologia estuda o que motiva o comportamento humano – o que o sustenta, o que o finaliza e seus processos mentais, que passam pela sensação, emoção, percepção, aprendizagem, inteligência

APRENDIZAGEM Conceito:  O que é aprendizagem?  Como se dá aprendizagem?  Para que aprender?

APRENDIZAGEM Conceito: O conceito de aprendizagem para a Psicologia não é tão simples, pois há diversas possibilidades de aprendizagem, diversos fatores que nos conduzem a apresentar um comportamento que anteriormente não apresentávamos.

APRENDIZAGEM Podemos definir: Aprendizagem é um processo de mudança de comportamento obtido através da experiência construída por fatores emocionais, neurológicos, relacionais e ambientais; é o resultado da interação entre estruturas mentais e o meio ambiente.

DEFININDO A PSICOLOGIA DA APRENDIZAGEM COMO DEFINIR? É a área da psicologia que se ocupa em estudar os aspectos constitutivos nos processos de aprendizagem do individuo, considerando seus aspectos biopsicossociais.

QUESTÕES CONSIDERADAS IMPORTANTES PELOS TEÓRICOS DA APRENDIZAGEM:  Qual o limite da aprendizagem?  Qual a participação do aprendiz no processo?  Qual a natureza da aprendizagem?  Há ou não motivação subjacente ao processo?

CARACTERÍSTICAS DA APRENDIZAGEM  Processo dinâmico.  Não é um processo de absorção passiva, porque sua característica mais importantes é a atividade daquele que aprende.  A aprendizagem só se faz através da atividade do aprendiz.

TIPOS E ETAPAS DA APRENDIZAGEM TIPOS: 1- Tentativa e erro; 2- Imitação; 3- Imitação e correção; 4- Ensino intencional.

TIPOS E ETAPAS DA APRENDIZAGEM ETAPAS: 1-Motivação: Sem motivação, não há aprendizagem. 2- Objetivo: O comportamento é sempre intencional, isto é, orientado para um objetivo que satisfaça alguma necessidade do indivíduo. 3- Preparação ou prontidão: De nada adianta o indivíduo estar motivado, ter um objetivo, se não for capaz de atingir esse objetivo para satisfazer sua necessidade. 4- Obstáculo: Se não houvesse obstáculos, barreiras, não haveria necessidade de aprendizagem, pois bastaria o indivíduo repetir comportamentos anteriores.

TIPOS E ETAPAS DA APRENDIZAGEM ETAPAS: 5- Respostas: O indivíduo vai agir de acordo com sua interpretação da situação, procurando a melhor maneira de vencer o obstáculo. 6- Reforço: Quando a pessoa tenta superar o obstáculo até conseguir, a resposta que leva à satisfação da necessidade é reforçada e, futuramente, em situações semelhantes, tende a ser repetida. 7- Generalização: Consiste em integrar a resposta correta ao repertório de conhecimentos.

PRINCIPAIS TEORIAS DA APRENDIZAGEM 1- Construtivista (Piaget) – O desenvolvimento intelectual resulta da construção de um equilíbrio progressivo entre assimilação e acomodação, o que propicia o aparecimento de novas estruturas mentais. 2- Condicionamento (Skinner) - De acordo com essa teoria, aprendizagem é igual a condicionamento. Isso significa que, se queremos que uma pessoa aprenda um novo comportamento, devemos condicioná-la a essa aprendizagem.

PRINCIPAIS TEORIAS DA APRENDIZAGEM 3- Aprendizagem Centrada na Pessoa (Carl Rogers) – Modelo de educação onde o indivíduo tenha liberdade e responsabilidade na escolha de caminhos que possam subsidiar a construção do conhecimento e que este só se concretiza quando o aluno é um agente ativo e o professor visto como um facilitador nesse processo. 4- Aprendizagem Mediada (Vygotsky) – A aprendizagem sempre inclui relações entre as pessoas. A Relação do indivíduo com o mundo está sempre mediada pelo outro.

PRINCIPAIS TEORIAS DA APRENDIZAGEM 5- Gestalt (Köhler, Koffka e Hartmann) – No processo de aprendizagem, a experiência e a percepção são mais importantes que as respostas específicas dadas a cada estímulo. A experiência e a percepção englobam a totalidade do comportamento e não apenas respostas isoladas e específicas.

Referências BOCK, Ana Maria; FURTARDO, Odair; TEIXEIRA, Maria de Lurdes Trassi. Psicologias: uma introdução ao estudo da psicologia. São Paulo: Saraiva, LEITE, Vicente (org). Psicologia da Educação. Vol. 1. São Paulo: IBETEL, 2009.