INSTITUTO DE DESENVOLVIMENTO DO ENSINO SUPERIOR DO BRASIL.

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Transcrição da apresentação:

INSTITUTO DE DESENVOLVIMENTO DO ENSINO SUPERIOR DO BRASIL

TEMA: O USO DO RÁDIO NAS AULAS DE HISTÓRIA E GEOGRAFIA MINICURSO

Para Cavalcante (2010, p.1), o rádio no processo educacional consiste: Num recurso tecnológico que se explorado de forma a integrar os educadores e educandos num ambiente dialógico e de pesquisa, possibilita a construção de uma educação em que o ensino-aprendizagem se torna mais dinâmico possibilitando a troca de experiências. 1.2 Conceito

2.0 O USO DO RÁDIO NA ESCOLA/EDUCAÇÃO No Brasil, um dos primeiros usos concebidos para o rádio foi o educativo; 2.1 Objetivos Diminuir a distancia entre a sociedade e a escola; Ampliar a capacidade de estratégias criativas para uma educação de qualidade.

Resgate da oralidade; A inclusão de formas escritas por meio de textos radiofônicos; A assimilação de formas de expressão artísticas consagradas; 2.2 Vantagens para a aprendizagem Algumas estratégias relacionadas com o fazer radiofônico permitem que: Transformem matérias de jornal em pautas para rádio; Transcrever trechos irradiados para o papel; Transformar histórias narradas em roteiros de radiodramaturgia; Revisar o que se escreve. Todos os participantes do processo educativo tenham voz e vez; Elaborem projetos e roteiros radiofônicos;

2.3 Cuidados necessários para o uso do rádio na sala de aula Saber relacionar a questão da oralidade com a comunicação escrita: ● Muitos jovens na fase escolar apresentam dificuldades crônicas para expressão por meio de textos escritos. ● Essa dificuldade está presente entre os alunos mais e menos dedicados, os tímidos e os extrovertidos, de ambos os sexos. ● Entre os alunos evidencia-se um desconhecimento da ortografia (norma culta).

O Rádio pode ser utilizado tanto a partir da construção de uma rádio dentro da escola (rádio-escola), na utilização do mesmo a partir de sua programação ou a partir de uma simulação em sala de aula. 2.4 Meios de utilização do Rádio em sala de aula

3. O USO DO RÁDIO NA SALA DE AULA DE HISTÓRIA E GEOGRAFIA Ter a noção de que a atividade se aplica aos educandos; Fazer uma introdução prévia do que vai ser trabalhado em sala de aula; Apresentar e justificar a importância da atividade; Mostrar os objetivos; Apresentação passo a passo da atividade; Indicar os materiais necessários para a realização da atividade. 3.1 Preparação necessária

Na rádio escola: Com a implantação de uma rádio-escola, o professor poderá incentivar os alunos a elaborarem uma programação de acordo com os conteúdos dados em sala de aula a partir dos gêneros radiofônicos: 3.2 Exemplos de utilização Por exemplo: Ao se trabalhar o gênero jornalístico a partir das notícias, os alunos podem montar sua própria programação com a construção de um noticiário, narrando notícias envolvidas com os conteúdos que estão sendo estudados na sala de aula.

Assim, através da notícia, pode ser trabalhado: A habilidade de redação; A capacidade de escrita e de expressão; A prática da pesquisa

Simulação de rádio em sala de aula : De acordo com os gêneros radiofônicos, o professor pode apresentar uma atividade em sala de aula simulando um debate sobre conteúdo estudado. Dessa forma, o professor antes de realizar a atividade, deve incentivar os alunos a buscar informações sobre o conteúdo e formar suas próprias opiniões. Antes, o professor pode dividir a sala em grandes grupos e os mesmos poderam se encarregar de temas divergentes e na realização da atividade os mesmos apresentarão suas opiniões. O ideal é que seja trabalhado um tema de cada vez.

4 Questões Abertas Quais os obstáculos para a implantação do projeto rádio- escola em escolas públicas(urbano/ rural)? Como refletir o uso do rádio na escola na atual sociedade informacional?

5 REFERÊNCIAS CAVALCANTE, L. de Souza. Mídia na educação: o rádio no processo educativo. Disponível em:< EDUCACAOO-RADIO-NO-PROCESSO-EDUCATIVO.pdf >. Acesso: Nov./2010. CONSANI, Marciel. Como usar o rádio na sala de aula. São Paulo: Contexto, 2007.(Coleção Como usar na sala de aula). PONTE FILHO, C. H. da; PATROCÍNIO, K. R. Azevedo. O rádio na escola como instrumento educativo: estudo de caso do programa “Antenados”. Disponível em:. Acesso: Nov./2010. PEREIRA, C M. C.; BARCELOS, M. da C. V.; RIBEIRO, O. J.; CRUZ, D. M. Educação em ondas: o rádio como instrumento e como possibilidade. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. XXIV Congresso Brasileiro de Comunicação-Campo Grande/ MS. Set, Disponível em: < content/uploads/educacaoemondas.pdf >. Acesso em Nov./2010. ZABALA, Antoni. Os materiais curriculares e outros recursos didáticos, in: A prática educativa: como ensinar; tradução Ernani F. da F. Rosa. Porto Alegre: Artmed, 1998, p