A avaliação no contexto escolar GOVERNO DO CRATO SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO Coordenadoria de Aperfeiçoamento Pedagógico.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
DRE – LESTE 3 III ENCONTRO DE PROFESSORES COORDENADORES DE APOIO A GESTÃO PEDAGÓGICA EIXO NORTEADOR – Plano de Ação Participativo – PAP 30/08/2013.
Advertisements

Censo CONSED dos Sistemas Estaduais de Avaliação Junho de 2016.
SECRETARIA DA EDUCAÇÃO Coordenadoria de Gestão da Educação Básica Núcleo Pedagógico Diretoria de Ensino da Região de São José dos Campos Replanejamento.
SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO, ESPORTES E LAZER SUPERINTENDÊNCIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA.
1 PLANEJAMENTO. 2 O QUE É PLANEJAMENTO E QUAL SUA IMPORTÂNCIA É um processo que consiste em preparar um conjunto de decisões tendo em vistas agir, posteriormente,
DIDÁTICA GERAL 3 a Fase / Educação Física Prof a : Ivanete Lago Groh CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRUSQUE - Unifebe
Curso - Avaliação e Aprendizagem Atividades no município ____________ Etapa OUTUBRO.
Prof. Ma. Maria Cecilia Amendola da Motta
Significado Etimológico
PROJETO COSTA NORTE ESCOLA
SISTEMA DE AVALIAÇÃO DO ESTADO DO PIAUÍ.
Diretoria de Ensino de Piracicaba
Diretoria de Ensino de Piracicaba Maio/2017
Base Nacional Comum Curricular
Plano Estratégico de Ação do PAAEB
Prova Brasil Língua Portuguesa.
Promoção da Cultura de Qualidade no Ensino Superior: Procedimentos, instrumentos, papel dos diferentes actores e desafios Prof. Doutor Jeffy Mukora 2ª.
“Um processo de mobilização passa por dois momentos
Curso - Avaliação e Aprendizagem Atividades no município Etapa Junho
JOGOS E RECURSOS UTILIZADOS NA ALFABETIZAÇÃO
ESTRUTURAS DE ORIENTAÇÃO EDUCATIVA
ORIENTAÇÃO ACADÊMICA NO CURSO DE PEDAGOGIA PRESENCIAL
Roteiro para Elaboração do Projeto de aplicação da Modelagem Matemática na sala de aula da Educação Básica.
AVALIAÇÃO DO CONTRATO DE AUTONOMIA
DIDÁTICA II ERP0237 PPP VISÃO GERAL DO PROCESSO
Curso - Avaliação e Aprendizagem Atividades no município Ilha Comprida
FAMÍLIA E ESCOLA: PARCEIRAS PARA O SUCESSO NA APRENDIZAGEM DOS ALUNOS
Jovens Empreendedores
Curso - Avaliação e Aprendizagem
Aulas 2 - Objetivo desta Aula: Gestão de Pessoas
Curso - Avaliação e Aprendizagem
Linha do Tempo 1960-Fundação Getulio Vargas produziu material avaliativo para o Ensino Médio em todas as áreas Criada a Prova Brasil.
Curso - Avaliação e Aprendizagem
1.
  AVALIAÇÕES EXTERNAS Profª Msc. Juciene Bertoldo da Silva
O PAPEL E A IMPORTÂNCIA DO ENADE
Ariana Cosme Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
Observatório de Ensino e Aprendizagem
Luís Gustavo A. da Silva (UFG)
A LÍNGUA PORTUGUESA E A MATEMÁTICA NA ESCALA DE PROFICIÊNCIA DO SIMAVE
Escola Americana de Brasília
POLÍTICAS EDUCACIONAIS
A institucionalização do Atendimento Educacional Especializado no Projeto Político Pedagógico Rejane Araruna Mestranda em Educação - UFC Especialista em.
Avaliação Diagnóstica Visa determinar a presença, ou ausência, de conhecimentos e habilidades, inclusive buscando detectar pré-requisitos para novas experiências.
Planejamento da ação didática. Caminhão na ponte.
1ª AÇÃO MMR Problema: Alta Concentração de alunos com desempenho abaixo do básico (38,1%) em Matemática Plano de Melhoria: Formação Docente ESCOLA ESTADUAL.
Mediador : Ivandro Batista de Queiroz Professores da área de Ciências da Natureza (Biologia, Química)
Provocar e gerir discussões a partir da análise dos resultados da avaliação diagnóstica do Programa Mais Alfabetização, articulando com as habilidades.
Nerli Nonato Ribeiro Mori Nilse Antonia Corte Bicudo
UTILIZAÇÃO DA MÍDIA IMPRESSA E MÍDIA INFORMÁTICA
Relação entre BNCC, Currículo e Projeto Político Pedagógico
MEC/SEB SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO UNDIME UEMG
Ciclo da Consolidação, 9º ano do Programa de Intervenção Pedagógica
AVALIAÇÃO POR COMPETÊNCIA: ISSO É POSSÍVEL
APRENDIZAGEM COLABORATIVA EM AMBIENTES VIRTUAIS
TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA
DIDÁTICA DO ENSINO SUPERIOR
Aula 1 Conheça seu curso e sua Instituição Nome do Professor.
ESTRUTURAS DE ORIENTAÇÃO EDUCATIVA
AS REGRAS DO JOGO: as responsabilidades do aluno no Contrato Didático Núcleo de Assessoria Pedagógica NAP UNISAL-LORENA
Ser a melhor solução de educação para a construção da sua própria história. Ser líder nas regiões onde atua, referência de ensino para a melhoria de vida.
ESTÁGIO EM MATEMÁTICA II ORIENTAÇÕES PARA REALIZAÇÃO DO ESTÁGIO
Projeto Professor Diretor de Turma. Genezio Santos Professor DT Patrica Aalves Ferreira Coord. do PPDT Por dentro do Projeto Professor Diretor de Turma.
PROFESSORA MARTA LEONOR S.P.P. VIEIRA
TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA
Matemática na Prática.
TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA
NÃO BASTA SER FAMÍLIA, PRECISA SER PRESENTE! Ensino Fundamental I 1º PLANTÃO PEDAGÓGICO/2019.
O Sistema escolar inglês (“school-led”): autonomia e responsabilidade
A BNCC e a Saúde.
Transcrição da apresentação:

A avaliação no contexto escolar GOVERNO DO CRATO SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO Coordenadoria de Aperfeiçoamento Pedagógico

A avaliação escolar é um componente do processo de ensino que visa, através da verificação e qualificação dos resultados obtidos, determinar a correspondência destes com os objetivos propostos e, daí, orientar a tomada de decisões em relação às atividades didáticas seguintes. Libâneo (1990, p. 196)

PROVOCAÇÕES 1. Como tem sido a forma de avaliação dentro da minha escola? 2. Até onde estou envolvido com o tema Avaliação? 3. Qual a distância entre o modelo de avaliação interna e externa na minha escola? 4. Tenho acompanhado o desempenho dos meus alunos? 5. Comparando os resultados internos com Avaliação diagnóstica aplicada pela SME, como está o desempenho dos meus alunos?

SPAECE 2013 – ENSINO FUNDAMENTAL ABRANGÊNCIASÉRIE/ANODISCIPLINA MATRIZ DE REFERÊNCIA APLICAÇÃO CENSITÁRIA 9º ano do EF PROVA BRASIL Ling. Portuguesa Matemática Ciências Matriz SAEB – 9º ano De 11 a 21 de novembro de º ano do EF SPAECE Ling. Portuguesa Matemática SPAECE – 5º ano De 02 a 06 de dezembro de º ano do EF SPAECE Ling. PortuguesaSPAECE-ALFA De 02 a 06 de dezembro de 2013 AMOSTRAL (10% alunos do Município/rede) 9º ano do EF SPAECE LING. PORT MATEMÁTICA SPAECE – 9º ano De 02 a 06 de dezembro de 2013

SPAECE 2013 – TESTES  Os testes do 2º ano do EF serão compostos por três blocos, cada um com oito questões. Para cada turma há seis modelos de prova, sendo apenas o primeiro bloco comum a todos os alunos da turma. O aplicador fará APENAS a leitura dos enunciados das questões do primeiro bloco.  Os demais testes serão compostos por Língua Portuguesa e Matemática, cada um com dois blocos de provas contendo 26 questões, com base nas Matrizes de Referência do SPAECE para os anos avaliados.

SPAECE 2013 – QUESTIONÁRIOS CONTEXTUAIS  Além dos Testes dos testes, haverá questionário para: Alunos  Questionário para o 5º ano  Questionário para o 9º ano e EM Professores  Questionário único Diretores  Questionário único

O Saeb é composto de três avaliações externas em larga escala:

NOVIDADES Prova Brasil 2013 terá Ciências Naturais e Humanas. A matriz piloto será avaliada apenas no 9º ano para que possa ser testada e aperfeiçoada para 2015.

Indicadores de qualidade da escola

A ESCOLA QUE GARANTE A APRENDIZAGEM DE SEUS ALUNOS: 1. Liderança - O diretor dedica tempo, tem presença e dá exemplo dentro da escola. É quem coordena de forma participativa os rumos e assume a liderança para que todos decidam apoiar a missão da escola em suas funções. 2. Altas expectativas a respeito de seus alunos - aposta no sucesso do aluno. É a escola que se compromete e trabalha para todo aluno dar certo. Abraça a pedagogia do sucesso.

3. Clima Escolar - o ambiente é propício à aprendizagem. Tudo gira em torno do objetivo central da escola de fazer o aluno aprender. O aprendizado e o sucesso na escola não são negociáveis. Trabalha a dimensão cognitiva alinhada à dimensão afetiva. 4. Autonomia pedagógica - professores e gestores se sentem responsáveis e se responsabilizam pelas decisões sobre o que ensinar, quando ensinar, como ensinar. Existe senso comum de missão. Não se contenta com objetivos medíocres.

5. Uso do tempo - o tempo se reflete no calendário, no ritmo das atividades, no rigoroso cumprimento do ano letivo e das horas-aula. O tempo da aula é dedicado às atividades acadêmicas. O professor utiliza uma variedade de técnicas e estratégias didáticas para que TODOS alunos aprendam. As tarefas de casa, atividades de contra turno e extracurriculares são consideradas uma extensão necessária do tempo escolar. Ocorrem estratégias específicas para as crianças com dificuldades de aprendizagem.

6. Acompanhamento do progresso do aluno - professores e gestores sempre sabem se o aluno está aprendendo, o que está aprendendo, que progressos está fazendo. O acompanhamento é permanente. 7. Profissionalismo - diretores e professores se reconhecem por critérios de competência e trabalham de maneira profissional. 8. Perfil dos professores - são comprometidos com a aprendizagem de seus alunos, com o bom desempenho da escola; expressam motivação para ensinar. Estabelecem relações entre os conteúdos e as metas de aprendizagem; A clareza sobre o que ensinar permite delimitar as expectativas de aprendizagem.

10. Apoio e participação dos pais - os pais compartilham a visão e as expectativas da escola a respeito do sucesso dos filhos. Os pais acreditam nos filhos e na escola. Através dos pais, a escola envolve a comunidade, atraindo voluntários e parceiros para colaborar na obtenção de seus resultados. 9. Perfil dos alunos - são motivados, sentem-se parte da turma, da escola; gostam do professor, das pessoas da escola; procuram não faltar as aulas.