TENDENCIAS FILOSÓFICAS NA EDUCAÇÃO Educação como REDENTORA da sociedade Concebe a sociedade como um conjunto de seres humanos que vivem e sobrevivem num.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO PROFº CLAUDIO BARBOSA
Advertisements

TENDÊNCIAS FILOSÓFICAS
Introdução A criação da escola do planejamento teve grande repercussão para os gerentes e estudantes de administração, pois ela era vista como a tendência.
A Condição Humana O que é a natureza humana? Prof. Ítalo Colares.
PLANEJAMENTO. PLANEJAR PRA QUÊ? É um processo que exige a organização, sistematização e previsão dos atos teleológicos (destinados a uma finalidade) “Do.
DIDÁTICA Profa. Therezinha Conde Aula 4 CORRENTES PEDAGÓGICAS PROGRESSISTAS: LIBERTADORA, LIBERTÁRIA E CRÍTICO SOCIAL DOS CONTEÚDOS.
Didática Profa. Therezinha Conde Aula 06 Planejamento de ensino e os objetivos educacionais: específicos e geral.
Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias CONHECIMENTOS DE FÍSICA Capítulo 2.
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE RORAIMA PROGRAMA DE POS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS MESTRADO EM ENSINO DE CIÊNCIAS FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO PROFESSOR: Dr.
Movimentos sociais (movimentos estudantis de 1968, "Diretas Já" em 1984, Caras Pintadas em 1992, e em 2013).
REPRESENTAÇÃO SOCIAL DOS ACADÊMICOS DE LICENCIATURA EM INFORMÁTICA SOBRE O PAPEL DO PROFESSOR DE INFORMATICA NO PROCESSO EDUCACIONAL Danice Betania de.
Escola e Democracia – Dermeval Saviani Camilla Fernanda Follador 1ºPM Prof. Manuela Pires Weissbock Eckstein.
Deixei de ser aluno – virei professor!
Tendência Progressista Libertária. Freinet Francês Crítico da escola tradicional Importância da escrita – imprensa na escola Criador da escola moderna.
Prof. Ma. Maria Cecilia Amendola da Motta
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS UnU de Ciências Exatas e Tecnológicas Curso de Ciências Biológicas - Modalidade Licenciatura CMDI – Comunicação Mediada.
Educação para transformação social
Campos privilegiados de Estágio do Curso de Pedagogia
Faculdade META Docência do Ensino Superior (Pós-graduação)
XIII CONGRESSO BRASILEIRO DE DIREITO EDUCACIONAL
CONSTRUINDO O PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO
DIDÁTICA DO ENSINO PROF. ESPECIALISTA: ANDRÉ BASTOS
O ensino de História: teoria e prática
MAPAS CONCEITUAIS César Ferreira Soares IAG-USP
Plano de Ensino Plano de aula
Aula 6: Outros capitais: capital cultural - Bourdieu
TENDÊNCIAS PEDAGÓGICAS E PROCESSOS EDUCATIVOS
SEMANA NACIONAL DO EXCEPCIONAL APAE - Itatiba 11 a 29 de agosto de 2008 CICLO INTEGRADO DE ESTUDOS EM SAÚDE E EDUCAÇÃO Educação Especial e Educação.
UERJ – PIBID SUBPROJETO DE QUÍMICA
Pedagogia “Teoria da Prática” Equacionar Relação educador e educando Orientar Processo de ensino e aprendizagem.
A escola como formadora do sujeito
PROCESSOS DIDÁTICOS E PEDAGÓGICOS
Abordagem Comportamentalista
RELEMBRANDO PARA NÃO ESQUECER E CONTINUAR LEMBRANDO: TENDÊNCIAS AULA 02.
FILOSOFIA E A SOCIOLOGIA PARA A FORMAÇÃO DO EDUCADOR Roure Ribeiro.
Disciplina: Filosofia da Educação Professor: Laudenice Alunos: Maria José da Silva Cruz Daniela Silva Santos Jessica Santos de Lima.
Universidade Federal do Ceará Faculdade de Educação
Janine Donato Spinardi Katia Ethiénne Esteves dos Santos
Faculdades Unidas do Vale do Araguaia
Suzana Macedo Zap Suzana Macedo Zap
Plano da Disciplina: Filosofia.
Parcerias para educação,cultura e cidadania de crianças e adolescentes
O QUE É O PEDAGOGO.
PARÂMETRO CURRICULAR DA MATEMÁTICA
A LITERATURA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: ASPECTOS E CONTRIBUIÇÕES NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM. DAGMAR NEPONUCENO BELO CARDOSO UNIVERSIDADE FEDERAL DO.
Docência e Gestão Pedagógica do Ensino Superior
Formação profissional: educação do bibliotecário escolar
Profa. Dra. Marta Scarpato
Pressupõe... Papel do aluno e do professor Função social da escola Metodologia de ensino determina...
O SORRISO DE MONA LISA EQUIPE: BRUNA VALVERDE, JANAÍNA CRUZ, JOSÉ ANDERSON E JULIANA BARBOSA.
TENDÊNCIA PROGRESSISTA CRITICO –SOCIAL DOS CONTEÚDOS Acadêmicos: Heldne, Marlú Rodrigues e Natália Bulhões Disciplina: Didática I Professor (a): Avelar.
Formação de Professores na Perspectiva da Educação Inclusiva Rita Vieira de Figueiredo (Ph.D) Universidade Federal do Ceará Brasilia 31 de março 2010.
Aspectos pedagógicos e sociais da prática educativa, segundo as tendências pedagógicas Discentes: Janires Silva Ozane Rebouças Roberto Castro Taíza Oliveira.
O viés formativo do coordenador pedagógico
Plano de Ensino Plano de aula
Plano de aula cronograma
O homem e a Cultura Capítulo do Livro : O desenvolvimento do Psiquismo
TEORIAS DA EDUCAÇÃO Prof. Dr. Renato Araújo Teixeira
TEORIAS DO CONHECIMENTO E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS
Nome da Tendência Pedagógica Papel da Escola ConteúdosMétodos Professor x aluno AprendizagemManifestações Pedagogia Liberal Tradicional. Preparação intelectual.
TENDÊNCIA PROGRESSISTA CRÍTICO SOCIAL DOS CONTEÚDOS Grupo: Celia; Edna Araújo; Eleni Lima; Izabel Shamylla.
TENDÊNCIA PROGRESSISTA CRÍTICO SOCIAL DOS CONTEÚDOS Grupo: Celia; Edna Araújo; Eleni Lima; Izabel Shamylla.
COMO ENSINAR A TODOS? Para que a inclusão realmente aconteça, é importante garantir diversos recursos para resgatar ou estabelecer as funções nas.
1 POSTURA ÉTICA E AS RELAÇÕES INTERPESSOAIS DO PROFESSOR DO ENSINO SUPERIOR Profa. Gilvanete Correia Bezerra.
DO CONHECIMENTO COTIDIANO AO CONHECIMENTO CIENTÍFICO
O profissional da gestão escolar e suas implicações.
A EDUCAÇÃO FÍSICA NA ABORDAGEM CRÍTICO SUPERADORA 1. Consideração da prática pedagógica (aula) no interior de um projeto político-pedagógico (escola) referenciado.
LIBÂNEO, José Carlos. Pedagogia e pedagogos, para quê? 9 ed. São Paulo, Cortez, 2007.
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento normativo que define o conjunto progressivo de aprendizagens essenciais que todos os alunos devem.
A AVALIAÇÃO NO CENÁRIO EDUCACIONAL BRASILEIRO E AS POSSIBILIDADES PARA A ESCOLA CADEP COORDENAÇÃO DE APOIO À DIREÇÃO E EQUIPE PEDAGÓGICA Encontro CADEP/NREs.
Transcrição da apresentação:

TENDENCIAS FILOSÓFICAS NA EDUCAÇÃO Educação como REDENTORA da sociedade Concebe a sociedade como um conjunto de seres humanos que vivem e sobrevivem num todo orgânico e harmonioso; Considera a educação uma instância exterior e superior, capaz de adaptar o indivíduo à sociedade e a integração de todos os indivíduos no corpo social, sendo a educação considerada autônoma, ou seja, ela não recebe interferências, ela é quem interfere na sociedade.

Um exemplo da educação redentora e a obra clássica do autor Comênio (legitimo representante da tendência filosófica) sobre o ensino, publicada em 1657, intitulada didática magna. Que fala sobre a queda e o desequilíbrio, em relação à harmonia primitiva no paraíso; Uma harmonia perdida, e através da educação amar a sociedade. Desejando reordená-la. Pois na sua sociedade os desequilíbrios soavam como ecos da desarmonia original referentes a: (amor próprio, inteligência, sabedoria entre outros).

Eucação REPRODUÇÃO da Sociedade A Segunda tendência afirma que a educação faz integralmente parte da sociedade e a reproduz. Diferente da tendência anterior, esta aborda a educação como uma instância, dentro da sociedade e exclusivamente ao seu serviço. Não redimindo suas mazelas, mas reproduzindo no modelo vigente, perpetuando assim o modelo. Aqui ela é crítica e reprodutivista desde que aborde a educação a partir de seus determinantes vendo somente como elemento destinados a reproduzir seus próprios condicionamentos.

Educação como TRANSFORMADORA da Sociedade Compreende a educação como mediação de um projeto social, ela nem redime nem reproduz a sociedade, mas serve de meio, ao lado de outros meios, para realizar um projeto de sociedade. Essa tendência não coloca a educação a serviço da conservação. Demonstra que é possível compreender a educação dentro da sociedade, com os seus determinantes e condicionantes, mas com a possibilidade de trabalhar pela sua democratização.

Os teóricos da terceira tendência, afirmam que a educação tem papel ativo na sociedade. Não recusam reconhecer os seus condicionantes histórico-sociais. Ao contrário, consideram a possibilidade de agir e partir dos próprios condicionantes históricos. Assim sendo, esta terceira tendência não cede ao ilusório otimismo, quando na medida em que interpretam a educação dimensionada dentro do determinantes sociais, com possibilidades de agir estrategicamente, sendo uma instância social, entre outras, na luta pela transformação da sociedade, de sua democratização efetiva e concreta, alcançando os aspectos políticos, sociais e econômicos. Assim sendo, esta terceira tendência não cede ao ilusório otimismo, quando na medida em que interpretam a educação dimensionada dentro do determinantes sociais, com possibilidades de agir estrategicamente, sendo uma instância social, entre outras, na luta pela transformação da sociedade, de sua democratização efetiva e concreta, alcançando os aspectos políticos, sociais e econômicos.

Que sentido pode ser dado à educação, como um todo dentro da sociedade? Existem três grupos de entendimento do sentido da educação na sociedade: 1.Educação como redenção da sociedade; 2.Educação como reprodução sociedade; 3.Educação como transformação da sociedade. EDUCAÇÃO E SOCIEDADE

1 ) Redenção: Volta-se para a formação das personalidades, com o objetivo de integrar harmonicamente os indivíduos no todo social já existente; A escola interfere de forma absoluta nos destinos do todo social. A escola está à parte da sociedade; Teoria não crítica da educação (Dermeval Saviani).

2 ) Reprodução (Crítico-reprodutivista): Sociedade necessita reproduzir-se para perenizar-se; Duas vertentes de reprodução: a) vertente biológica, b) vertente cultural; Como se dá a reprodução do ponto de vista qualitativo? a) na prática cotidiana, b) em instituição social específica; A escola garante o “saber fazer” e o “saber comportar-se”.

3) Transformação: A tendência redentora é excessivamente otimista. A tendência reprodutora é excessivamente pessimista; Nem redime, nem reproduz a sociedade, mas serve de meio, ao lado de outros meios; Compreende a educação como mediação de um projeto social; Teoria crítica da educação (Dermeval Saviani).

TENDÊNCIAS PEDAGÓGICAS NA PRÁTICA ESCOLAR Pedagogias: a) Liberal; b) Tradicional. a)Liberal: Tradicional (transmissão de conteúdos / professor); Renovada Progressivista e Renovada Não- Diretiva (Escola Nova: enfoque no aluno); Tecnicista (transmissão de conteúdos / técnicas).

b) Progressista: Libertadora (Paulo Freire)*; Libertária (Anarquismo)*; Crítico-Social dos Conteúdos (conteúdos + relevância social para os alunos). * Pontos comuns: > Anti-autoritarismo;> Experiência vivida; > Autogestão pedagógica;> Educação não- -formal

OUTRA PROPOSTA: 1.Racional-tecnológica; 3. Holísticas 2.Sociocríticas; 4. Pós-modernas Obs 1) Perspectiva holística = que dá preferência ao todo ou ao sistema completo, e não à análise, à separação das respectivas partes componentes. Obs 2) Holismo = teoria de que existe uma tendência a interação dos elementos do universo e em especial dos seres vivos, e não de uma soma dessas partes.

BIBLIOGRAFIA CHAUI, Marilena. Convite à filosofia. 13.ed. São Paulo: Ática, LUCKESI, Cipriano. Filosofia da educação. São Paulo: Cortez, 1994.