UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS INSTITUTO DE ARTES E DESIGN DEPARTAMENTO DE MÚSICA E ARTES CÊNICAS CURSO DE TEATRO – LICENCIATURA UNIVERSIDADE FEDERAL.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Profª: Marina de Oliveira
Advertisements

ARTE E EDUCAÇÃO CURSO: PEDAGOGIA
Profª: Marina de Oliveira Semestre: 2009/02
Felipe Gonçalves Un. Estácio de Sá. Problema é qualquer questão não resolvida e que é objeto de discussão, em algum domínio do conhecimento. É a questão.
Na historia e filosofia.  “O PODER CORROMPE”  “TODO PODER É VIOLÊNCIA”  “SABER É PODER”
Senso moral e consciência moral
A Poluição Sonora ocorre quando num determinado ambiente o som altera a condição normal de audição. Embora ela não se acumule no meio ambiente, como outros.
Teorias de Controle Social George Mead. GEORGE MEAD Pai fundador do interacionismo simbólico. Pai fundador do interacionismo simbólico. Mead destina um.
ORGANIZAÇÃO FORMAL E INFORMAL PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL E DO TRABALHO Profa. Ms.Hely Aparecida Zavattaro.
Música na Educação Infantil Música é uma linguagem cujo conhecimento:  Se constrói,  Comunica ideias e sentimentos;  Afeta a dimensão sensível do ser.
Técnica de redação: o que é preciso saber para bem escrever.
Liberdade e Reponsabilidade e Ato Moral De acordo com Osmar Markeivicz conceito de Liberdade, na filosofia, designa de uma maneira negativa, a ausência.
ALGUNS CONCEITOS DE JOGOS CLAPARÉDE: Não é nada absurdo pensar que o jogo possa ser uma etapa indispensável para aquisição do trabalho. E a observação.
REPRESENTAÇÃO SOCIAL DOS ACADÊMICOS DE LICENCIATURA EM INFORMÁTICA SOBRE O PAPEL DO PROFESSOR DE INFORMATICA NO PROCESSO EDUCACIONAL Danice Betania de.
Seja bem-vindo ao Curso de Formação de Tutores em EaD, ministrado pela iCursos Arapiraca.
Olá! Nesta aula você estudará o que significa interação e como realizar a interação com os alunos.
Olá! Nesta aula você estudará o que significa interação e como realizar a interação com os alunos. Vamos em frente!
Relações de Convívio Solidário Kátia Antoniolli Coordenadora Pedagógica Colégio Marista Pio XII *Este eixo contempla a dimensão socioafetiva e as dimensões.
Linguagens, Códigos e suas Tecnologias – Educação Física Ensino Fundamental, 8º Ano U Abordagem histórica dos jogos populares, de salão e esportivos Participação:
Linguagens, Códigos e suas Tecnologias – Educação Física Ensino Fundamental, 8º Ano U Abordagem histórica dos jogos populares, de salão e esportivos Participação:
Arte I Prof. Luciana Cesconetto
As relações e determinações do trabalho na vida cotidiana.
Educação para transformação social
Pesquisa JOGO JOGO MODIFICADO ARTE PESQUISA CONCEITO MODALIDADE
Paulo Vinícius Rampinelli
ÉTICA, CIÊNCIA E CONTEMPORANEIDADE
ESTUDO DO PROCESSO PSICOTERAPÊUTICO 3ª Aula – Reflexão sobre:
Devido ao aumento do tempo livre
A CALCULADORA COMO RECURSO DIDÁTICO NAS AULAS DE MATEMÁTICA
Ronaldo Fiani Teoria dos Jogos
OS VALORES Diante de pessoas e coisas, estamos constantemente fazendo juízos de valor. Fazemos juízos de realidade, dizendo que esta caneta, esta moça,
Personalidade.
Teoria de Piaget sobre como as crianças aprendem
A perspectiva socioconstrutivista interacionista
Abordagens Mistas e Triangulação
Visão Cognitiva e Informação
A IMPORTÂNCIA DO PIBID DANÇA NA ESCOLA
CONSCIÊNCIA & ATIVIDADE
Teoria de Piaget sobre como as crianças aprendem
DISCIPLINA:TEORIA E ENSINO DO JOGO
A perspectiva socioconstrutivista interacionista
A relação artista-pedagoga e o cuidado de si
UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ CURSO DE GRADUAÇÃO EM PEDAGOGIA
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
Celmar Corrêa de Oliveira Mára Lúcia Fernandes Carneiro
INSTITUTO FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CENTRO DE REFERÊNCIA EM FORMAÇÃO E EM EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA CURSO DE APERFEIÇOAMENTO EM TECNOLOGIA EDUCACIONAL BRUNA.
Plano da Disciplina: Filosofia.
leila arruda
Do Direito à Liberdade, ao Respeito e à Dignidade art.15 a 18-B
VALORES e OBJETIVIDADE
Psicologia Social: uma reflexão. Prof. Ms. Gerson Heidrich
Elementos constitutivos do Universo
A Ludicidade tão importante para a saúde mental do ser humano precisa ser mais considerada; o espaço lúdico da criança está merecendo maior atenção, pois.
JOGOS POPULARES.
Ciberinfante criativo
ESTÉTICA 1.
Adriana Friedmann. 1) DESENVOLVIMENTO INFANTIL MARCADO POR: Herança genêtica Educação Meio ambiente Qualidade dos vínculos 2) TRÊS PRIMEIROS ANOS Determinantes.
Ética Profissional Módulo 11 – Aula 06
ENFERMAGEM: TEORIA, CONCEITOS, PRINCÍPIOS E PROCESSO.
Paradigma de Orientação a Objetos
Ética e Moral O problema da ação e dos valores Prof. Ms. Joelson Silva de Araújo.
LUDICIDADE, PSICOMOTRICIDADE E IMAGINÁRIO INFANTIL HBF – FATEG PROFESSOR: WANDERSON CÂNDIDO (62) –
Metodologias Ativas O TRABALHO EDUCATIVO COM ADOLESCENTES Profª. Drª
A perspectiva socioconstrutivista interacionista
A NATUREZA DO ESPAÇO – Milton Santos
Matéria X Energia Profª. Daniela.
AS RELAÇÕES ENTRE INDIVÍDUO E SOCIEDADE Marx, Durkheim,Weber, Norbert Elias e Pierre Bourdieu.
Olá, eu sou o Rafael Pisani!
Pauta 8 A competência 7 da BNCC: ARGUMENTAÇÃO
SOCIOLOGIA I 1º semestre letivo de 2019
Transcrição da apresentação:

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS INSTITUTO DE ARTES E DESIGN DEPARTAMENTO DE MÚSICA E ARTES CÊNICAS CURSO DE TEATRO – LICENCIATURA UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS INSTITUTO DE ARTES E DESIGN DEPARTAMENTO DE MÚSICA E ARTES CÊNICAS CURSO DE TEATRO – LICENCIATURA Profª: Marina de Oliveira Semestre: 2009/02 Apontamentos para disciplina Teatro na Educação I

Conceito de jogo e sua importância para a sociedade

Por que o ser humano joga?

O jogo pertence apenas a esfera humana?

O jogo é coisa séria ou brincadeira? Atividade coletiva ou solitária?

O que define alguma coisa como jogo? Quais são as suas principais características?

Para Huizinga, no livro Homo ludens O jogo: - Trata-se de uma atividade voluntária. - É entusiasmante, dá prazer. - Configura-se como uma evasão momentânea da vida real. - Apresenta uma limitação no tempo e no espaço. - Tem um fim em si mesmo. - Possui ritmo e harmonia. (ordem) - Necessita de regras. - Contém uma certa tensão.

Além disso, a função do jogo abrangeria dois aspectos fundamentais: - Uma luta por alguma coisa, ou - A representação de alguma coisa.

Aproximação entre jogo e culto (ritual) “Em ambos predominam a alegria, embora não necessariamente, pois também a festa pode ser séria. Ambos são limitados no tempo e no espaço. Em ambos encontramos uma combinação de regras estritas com a mais autêntica liberdade. Em resumo, a festa e o jogo têm em comum suas características principais.” (HUIZINGA, 2008: 25)

As reflexões conduzem a uma definição de jogo: “O jogo é uma atividade ou ocupação voluntária, exercida dentro de certos e determinados limites de tempo e de espaço, segundo regras livremente consentidas, mas absolutamente obrigatórias, dotado de um fim em si mesmo, acompanhado de um sentimento de tensão e alegria e de uma consciência de ser diferente da ‘vida quotidiana’.” (HUIZINGA, 2008: 33)

E qual a importância do jogo no que diz respeito à formação do sujeito?

Para o pesquisador Retondar: - A voluntariedade, da mesma forma que a determinação das regras, remetem ao princípio da autonomia;

- A relação espaço-temporal implica que cada espaço ocupado pelo indivíduo é único, demandando sempre novas possibilidades de interação.

- A evasão da vida real permite que a energia sexual contida, a violência, a agressividade, as angústias, os medos e desejos não realizados na sociedade do autocontrole civilizado, extravasem-se através do lúdico, sem criar qualquer tipo de dano ou prejuízo para a vida social.

- Por estar fundamentado no lúdico, no prazer (por tem um fim em si mesmo) o jogo possibilita que os jogadores se apropriem de si mesmos e do mundo numa perspectiva não-racional e não- utilitária, contribuindo para uma sociedade mais sensível, intuitiva e poética.

Fontes: HUIZINGA, Johan. Homo Ludens. São Paulo: Perspectiva, HUIZINGA, Johan. Homo Ludens. São Paulo: Perspectiva, RETONDAR, Jeferson J. M. Teoria do Jogo: a dimensão lúdica da existência humana. Petrópolis: Vozes, RETONDAR, Jeferson J. M. Teoria do Jogo: a dimensão lúdica da existência humana. Petrópolis: Vozes, 2007.