Mesa: Tutoria e Gestão de Sala de Aula na EaD: tramas e dramas. Representação do tutor em EaD: “porta-voz” do professor? Professora Doutora Nara Sgarbi.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Tecnologias na Educação: Ensinando e aprendendo com as TIC Curso de 60 horas Realização: SMEC/NTM/MEC/PROINFO INTEGRADO Ano: 2016.
Advertisements

Os novos espaços de atuação do educador com as tecnologias (José Manoel Moran) ● Esperavam-se muitas mudanças na educação, mas as mídias sempre foram incorporadas.
Modelo de análise construído com base nos trabalhos de: Kember e Kwan (2000) Mayes e Fowler (1999) Roberts (2003) Schank e Cleary (1995) Sugrue.
Profa. Therezinha Conde
Soraia Dias Graduanda em pedagogia – UFBA Técnico em segurança do trabalho Estagiaria em tecnologia educacional.
4° Ano – Curso Bacharelado e Licenciatura em Enfermagem ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO: PROMOÇÃO DA SAÚDE NA EDUCAÇÃO BÁSICA e METODOLOGIA DO ENSINO.
O curso está estruturado em três eixos conceituais: Projeto: Planejar o futuro Tecnologia Ferramentas Conhecimentos Currículo Planejamento das ações.
DIRETORIA REGIONAL DE ENSINO DE GURUPI COORDENAÇÃO REGIONAL DO ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO Curso Cem Horas Tutora: Susley Unidade 3- atividade 02 Plano.
Você conhecerá, nesta aula, as características do aluno de cursos a distância. Prossiga!
Planejamento de Carreira e Sucesso Profissional
GT – Tecnologias digitais, Mídias, Cultura e Educação nas realidades de Ibero-americana Metodologias ativas aliadas ao uso das tic´s como ferramentas.
Angelita Marçal Flores
Metodologia Científica Principais elementos de um fichamento
Avaliação e aprendizagem na escola: a prática pedagógica como eixo da reflexão MARINO MONDEK.
Ana Uchoa e Ricardo Liarth DEPARTAMENTO DE ENSINO TÉCNICO
ORGANIZAÇÃO E GESTÃO DA SALA DE AULA VIRTUAL:
A GRADUAÇÃO TECNOLÓGICA EM GESTÃO PÚBLICA:
ESTABELECENDO VÍNCULOS NA TUTORIA ON-LINE
Tecnologia Educacional: EAD e Informática Aplicada ao Ensino 2009
(Ministério da Educação e Cultura)
Docência Online: Funções e Competências do Professor
O QUE É PEDAGOGIA? E D U C A R DISCIPLINA: PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO
RESULTADOS E DISCUSSÃO
Profa. Marquiana de F. Vilas Boas Gomes
Uso de Tecnologias no Ensino de Química
Oficina 4 Profa. Dra. Taitiâny Kárita Bonzanini
TÍTULO DO TRABALHO EM DESTAQUE: SUBTÍTULO, SE HOUVER
MISSÃO Valorizar as pessoas, despertando talentos por meio de uma aprendizagem diferente para desenvolver hoje o ser humano para o amanhã.
DOCÊNCIA ONLINE “HORA DE PRATICAR” Universidade de Brasília /DF
Camila Fernandes de Lima Ferreira Ana Maria Souza Valle Teixeira
Mediação Tecnológica: ferramentas interativas utilizadas nos cursos profissionalizantes da UEMA Ilka Serra - UEMA.
FORMAÇÃO DOCENTE EM METODOLOGIAS ATIVAS DE APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS A DISTÂNCIA NO SESI/SC Favretto, Rosani Ap. D. – Supervisora Técnica.
Dra. Carla Patricia da Silva Souza Me. Carolina de Souza Walger
A Prática Laboratorial na Modalidade EaD em Jornalismo (Uninter):
Tecnologias Imersivas e Interativas na Educação
Márcia Figueiredo Consultor EAD
ENSINO HÍBRIDO: UMA EXPERIÊNCIA NA EDUCAÇÃO SUPERIOR
A INFLUÊNCIA DE UM CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA ON-LINE NA PRÁTICA PEDAGÓGICA DE PROFESSORES NA EDUCAÇÃO SUPERIOR.
A IMPORTÂNCIA DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO NA IMPLEMENTAÇÃO DO ENSINO A DISTÂNCIA DO INSTITUTO DE LOGÍSTICA DA AERONÁUTICA - ILA Autora: Marli de Oliveira.
A Importância das Práticas Pedagógicas e Tutor Presencial na Educação a Distância Esp. Guilherme Machado Düren Ms. Mônica Eliza Malacarne.
IV Seminário de Pesquisa em Linguagem e Literatura - Sepell
Aula 2 – comentários Gaspar da Silva, V. L. & Amante, L. (2015) Objetos da Escola? Quando novos personagens entram em cena,Arquivos Analíticos de Políticas.
I Encontro de Licenciaturas da
Dez novas competências para Ensinar – Philippe Perrenoud
Objetivo Alfabetizar todas as crianças até o final do 3º ano.
NOSSO CONCEITO A empresa e seu capital humano como um grande ambiente de aprendizagem.
PRÁTICA DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM GESTÃO DAS ORGANIZAÇÕES NÃO ESCOLARES Aula 1- O Estágio nas Organizações Não Escolares e seus diferentes cenários,
Estágio e Desenvolvimento de Saberes Profissionais
Profª Dra. Julia de Cassia P. Nascimento CRUZEIRO DO SUL EDUCACIONAL
Treinamento e Desenvolvimento
Como se estabelece a relação professor-aluno (componentes) e o exercício da autoridade no processo de ensino-aprendizagem.
Capacitação Pedagógica Aula 02
ESTÁGIO IV PUCGO – Pontifícia Universidade Católica de Goiás
QUALIFICAÇÃO DA PRÁTICA DOCENTE:
PRÁTICA ARTÍSTICA NO EAD: STREAMING
TC Projetos de Estudos Integradores:
Carlos José Pereira Ferreira – SENAI-SP
Daniele da Rocha Schneider
Tatiana de Araujo1, Fátima Kzam D. de Lacerda2
Centro de Estudos e Tecnologias Educacionais CETEC
Diego Corrêa da Silva**; Geraldo José de Freitas Santos**.
COORDENADORIA DE EDUCAÇÃO ESPECIAL
Formação Continuada CTPs
2018 VAMOS RECORDAR!!.
PLANO DE ENSINO E APRENDIZAGEM CURSO:
Orientações de estágio
A docência na educação superior
Pauta 12 Que alunos pretendemos formar?
Pauta 5 A competência 4 da BNCC: COMUNICAÇÃO
Pauta 6 A competência 5 da BNCC: CULTURA DIGITAL
Transcrição da apresentação:

Mesa: Tutoria e Gestão de Sala de Aula na EaD: tramas e dramas. Representação do tutor em EaD: “porta-voz” do professor? Professora Doutora Nara Sgarbi –UNIGRAN – Dourados-MS Objetivo: refletir sobre o(s) papel(is)que o tutor assume na Educação a Distância e sua “identidade” docente.

Hoje a EaD integra diversas mídias (texto, áudio, imagem, vídeo) em uma única plataforma de comunicação, ASSIM há maior possibilidade de interação entre os agentes que participam do processo educacional, mas como ela se dá,de que forma????? PARA PENSARMOS: O aumento da oferta de cursos a distância, tem levado profissionais a assumirem a função de tutor. Muitos ealizam essa tarefa sem preparo pedagógico específico para a EAD, atuando apenas como “estimulador” (no sentido de estimular leituras, debates, trabalhos colaborativos e o cumprimento do prazo de entrega de trabalhos) e “informante”.

E o tutor nesse contexto? Tutor: personagem pouco investigado, a quem são atribuídas tarefas diversas e imprecisas, o que o torna, em muitas situações, um mero “porta-voz” de professores

ENTAO... a palavra tutor, atualmente, na EAD,está sendo designada ao docente que interage com o estudante virtualmente e que, por sua origem, é dicotomizada em :ser professor ou não ser professor????...mas o tutor pode ser inserido na categoria de docente? “ o papel do tutor extrapola os limites conceituais, impostos na sua nomenclatura, já que ele, em sua missão precípua, é educador como os demais envolvidos no processo” (GONZALEZ, 2005, p. 80)

vejamos: Pimenta(1994, p.83) afirma que a atividade educativa é “uma forma de trabalho, uma atividade técnica, produtiva, socialmente útil e transformadora, que promove o homem como ser social”. O papel do professor ultrapassa a visão de transmissor de informações para assumir a de mediador do conhecimento. Para Vygotsky (1987) é a aprendizagem que embasa o desenvolvimento humano e não o contrário: professor mediador.

O que temos: O tutor exerce a função docente nos cursos de EaD,porque,nesse contexto,o docente, como mediador pedagógico, deve possuir habilidades que estão presentes na tutoria. Já começamos a delinear uma possível resposta à pergunta: tutor em EaD: “porta- voz” do professor? Os cursos de formação de professores devem, portanto, considerar que os futuros professores precisam estar preparados para lidar com situações de mediação pedagógica, tanto no ensino presencial como a distância.

Dessa forma : A tutoria é inerente à função de educar realizada por cada professor, o tutor realiza inúmeras atividades próprias da docência; ele deve ser capaz de desenvolver atividades conjuntas com os alunos e outros professores objetivando favorecer a aprendizagem desses alunos; Deve ter o domínio do conteúdo; mediação pedagógica dos conteúdos, bem como a seleção de materiais e planejamento e de atividades, dentre outras. O tutor contribui para desenvolvimento integrado do indivíduo, em seus diferentes campos: pessoal, acadêmico, profissional.

Por isso, é uma função do ensino à distância que não se restringe apenas à transmissão de conhecimentos, exercer a função de tutoria de um curso a distância requer características que estão além do domínio dos conteúdos e dos meios técnicos, implicando aportes pedagógicos específicos da função docente. Assim ele não apenas fala em nome de outro !!!!!!!!

Referências ALMEIDA, Maria Elizabeth Bianconcini de. Incorporação da tecnologia de informação na escola: vencendo desafios, articulando saberes, tecendo rede. In. MORAES, Maria Cândida (org.). Educação a distância: fundamentos e práticas. São Paulo: UNICAMP/NIED, LITTO, Frederic; FORMIGA, Marcos. São Paulo, Pearson, 2009.BRASIL. Referenciais de Qualidade para Educação Superior a Distância. Brasília, Disponível em FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda, Mini Aurélio Século XXI: o minidicionário da língua portuguesa. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2001.

FORTALEZA, Projeto Politico Pedagógico do Curso de Licenciatura em Pedagogia na Modalidade a Distancia. UECE, GONZALEZ, Mathias. Fundamentos da tutoria em Educação a Distância. São Paulo: Editora Avercamp, MATTAR, João. Tutoria e interação em educação a distância. São Paulo: Cencage Learning, (Série Educação e Tecnologia). PIMENTA, Selma Garrido. O estágio na formação de professores: unidade teoria e prática? São Paulo: Cortez, VYGOTSKY, Lev. S. Pensamento e linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 1987.