Cultura corporal de movimento A Educação Física de três maneiras diferentes: Como componente curricular das escolas. Como uma profissão caracterizada por.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Raciocínio clínico em terapia ocupacional
Advertisements

Metodologia de pesquisa em Didática e ensino- aprendizagem de Línguas Estrangeiras Diferentes produções textuais exigidas nos programas de pós-graduação.
Encontro de Coordenadores Regionais Educação e Ação Pedagógica Educação Física, Desporto e Lazer Educação para o Trabalho, Emprego e Renda Organização.
EDUCAÇÃO CTS? ABORDAGEM CTS? MOVIMENTO CTS?
Profa. Therezinha Conde
O DOCUMENTO PRELIMINAR PARA A CONSTRUÇÃO DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR DA EDUCAÇÃO INFANTIL.
AUGUSTO COMTE E A EDUCAÇÃO. Racionalismo e Empirismo- causam grande revolução do conhecimento científico. - O uso da razão como único instrumento de explicação.
PLANEJAMENTO É Planejamento é processo de busca de equilíbrio entre meios e fins, entre recursos e objetivos, visando ao melhor funcionamento, organizações.
4° Ano – Curso Bacharelado e Licenciatura em Enfermagem ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO: PROMOÇÃO DA SAÚDE NA EDUCAÇÃO BÁSICA e METODOLOGIA DO ENSINO.
PROJETOS DE VIDA, ESCOLA E TRABALHO
BC0101 AULA 10 OS LIMITES ÉTICOS DA CIÊNCIA. INTRODUÇÃO I. TESES A SEREM DEFENDIDAS : 1. Há limites éticos para a investigação científica, para a invenção.
Ética em sala de aula: alguns temas para reflexão. Prof(a): Marianna Carla Lucena.
A Arte nos PCNs. No percurso criador específico da arte, os alunos estabelecem relações entre seu conhecimento prévio na área artística e as questões.
Metodologia do Ensino de Ciências Biológicas I EDM 433 Sílvia Trivelato Aula 3 20/mar/2017.
PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS SOCIAIS (LICENCIATURA) Amplificam e multiplicam os efeitos do impacto do ensino formal, em especial.
Avaliação em Larga Escala Multidimensional
Temas Transversais no ensino de Ciências e Biologia
Avaliação e aprendizagem na escola: a prática pedagógica como eixo da reflexão MARINO MONDEK.
Seleção e organização de conteúdos
FRANCISCO JUSCELINO DA SILVA MARTINS
A GRADUAÇÃO TECNOLÓGICA EM GESTÃO PÚBLICA:
Desenhos do processo de pesquisa qualitativa
Introdução à Educação Física Educação Física Prof
Psicologia: ciência e profissão.
EPIDEMIOLOGIA.
Currículo e planejamento
DANÇAR COM TEMAS TRANSVERSAIS Resultados e Conclusão
Ler e Escrever: Desafio de todos
O QUE É PEDAGOGIA? E D U C A R DISCIPLINA: PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO
O que é Educação Ambiental?
EDUCAÇÃO ESPECIAL.
Profa. Marquiana de F. Vilas Boas Gomes
Oficina 4 Profa. Dra. Taitiâny Kárita Bonzanini
FORMAÇÃO DOCENTE EM METODOLOGIAS ATIVAS DE APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS A DISTÂNCIA NO SESI/SC Favretto, Rosani Ap. D. – Supervisora Técnica.
A PSICOLOGIA E A GESTÃO DE PESSOAS G E S T A O DE P
COMO MONTAR UM PLANO DE AULA PARA EDUCAÇÃO FÍSICA
30anos CENPEC.
UMA LINHA DO TEMPO SOBRE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS
Comportamento do Consumidor
PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS
EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
SOBRE ADAPTAÇÕES CURRICULARES
Frei Edgar Alves Pereira, OFM
PROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR
Dez novas competências para Ensinar – Philippe Perrenoud
Pedagogia Profa. Lucia Breno
O perfil dos alunos à saída da escolaridade obrigatória
Docência e Gestão Pedagógica do Ensino Superior
NOSSO CONCEITO A empresa e seu capital humano como um grande ambiente de aprendizagem.
Professor reflexivo: construindo uma crítica
Especialização em Direito Civil e Processo Civil
Estágio e Desenvolvimento de Saberes Profissionais
Profa.Maria Angela Moreira Vieira
INTEGRAÇÃO DOS DADOS COLETADOS E O DIAGNÓSTICO PSICOLÓGICO
FUNDAMENTOS SOCIOANTROPOLÓGICOS DA SAÚDE
4º CONGRESSO PARANAENSE DE SAÚDE PÚBLICA/COLETIVA Mesa redonda 2: ENSINO, PESQUISA E FORMAÇÃO EM NUTRIÇÃO NO PARANÁ: REALIDADE E DESAFIOS Ms. Lucievelyn.
ESTÁGIO IV PUCGO – Pontifícia Universidade Católica de Goiás
O perfil dos alunos à saída da escolaridade obrigatória
Reflexividade e formação de professores
{ } ... Entender o mundo e entender-se no mundo. Educar para...
Metodologia do Ensino de Física I
A docência na educação superior
Pauta 11 A competência 9 da BNCC: RESPONSABILIDADE E CIDADANIA
Pauta 12 Que alunos pretendemos formar?
Pauta 5 A competência 4 da BNCC: COMUNICAÇÃO
Não basta tocar? Discutindo a formação do educador musical
EEEFM Prof.ª Filomena Quitiba
MEIO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
Teoria da Objetivação Cíntia Matos
Transcrição da apresentação:

Cultura corporal de movimento A Educação Física de três maneiras diferentes: Como componente curricular das escolas. Como uma profissão caracterizada por uma prática pedagógica no interior das escolas ou fora delas. Como área em que são realizados estudos.

O papel das ciências Cinesiologia: “Estudo do movimento humano. O tipo de estudo que se promove do movimento humano pela cinesiologia é aquele próprio do método científico positivista. Estuda-se o movimento de forma fragmentada e parcial, preocupando-se com aspectos mecânicos desse fenômeno, como o deslocamento do corpo e seus segmentos.

Motricidade humana Consiste no estudos das inter-relações culturais e biológicas (ontológicas e filogenéticas) no movimento humano, propondo para a Educação Física escolar uma nova denominação: Educação Motora, entendendo que ela seria o ramo pedagógico da ciência da motricidade (CUNHA, 1994).

Os estudos nessa área valorizam as questões do meio ambiente e da subjetividade de quem se movimenta, superando o entendimento objetivo, porém parcial e mecânico do movimento.

Cultura corporal do movimento A proposta da Cultura corporal surgiu a partir de uma preocupação de como se deve ensinar em Educação Física. O que se estuda nessa área são os conteúdos propostos historicamente para a Educação Física escolar no Brasil, valorizando as diferenças regionais: os jogos, os esportes, as ginásticas, as danças, as lutas e a capoeira por ser uma expressão tipicamente brasileira.

Ciência do esporte Estudam o movimento humano, mas entendendo-o como parte integrante das atividades esportivas.assim não apenas as modalidades esportivas, mas as derivadas e adaptadas do esporte, são o foco nessa área.

Aptidão física A aptidão física relacionada à saúde, denotando uma preocupação com o bem-estar geral das pessoas, e não apenas com a prevenção de doenças. Assim o papel da atividade física na promoção da saúde é o foco dos estudos nessa área. Ênfase nas capacidades físicas.

A importância da cultura corporal A educação Física como uma área de intervenção pedagógica. Que mais se ocupa da prática pedagógica escolar.

Relações envolvendo a produção científica e a prática pedagógica Ao professor, além de conhecer as diferentes disciplinas que se relacionam com a realidade, cabe a responsabilidade de articular esses conhecimentos. Precisa dotá-los de significado e sentido para os alunos.

Educação Física e Sociedade CONTEXTO HISTÓRICO E ATUALIDADE O QUÊ? PARA QUÊ?

Educação Física “É uma área de conhecimento e intervenção que lida com a cultura corporal de movimento, objetivando a melhoria qualitativa das práticas constitutivas daquela cultura mediante referenciais científicos, filosóficos e pedagógicos” BETTI, 2001.

CULTURA CORPORAL Parcela da cultura geral que abrange as formas culturais que estão historicamente construindo-se nos planos material e simbólico, mediante o exercício intencionado da Motricidade Humana – jogo, esporte, ginásticas e práticas de aptidão física, atividades rítmicas/expressivas e de dança, lutas/ artes marciais e práticas alternativas. BETTI, 2001

Os objetivos da Educação Física na escola Democratizar o acesso à Educação Física. O problema do professor reside em encontrar alternativas para a não – exclusão. Deverá repensar a sua própria prática pedagógica, a fim de torná-la acessível á todos os alunos.

A busca da autonomia. Para a educação Física na escola promover a autonomia, é preciso que as aulas se tornem diferentes, tanto do ponto de vista da escolha sobre o que se deve ensinar (conteúdos) como pelos procedimentos que os professores deverão utilizar nas suas aulas.

Reflexão crítica Alguns assuntos que são pertinentes quando pensamos no processo de ensino e aprendizagem: A valorização da história de vida de professores e alunos. O aproveitamento do histórico prática. A constatação de que todos os dias nós aprendemos

Maior preocupação quanto ao modo como o professor ensina e como o aluno aprende. Questões sobre o processo de reflexão feitas, antes, durante ou após a ação, e também após a reflexão sobre a ação. Consideração sobre a incerteza nas ações pedagógicas e sua flexibilidade.

Coerência entre os momentos de prática e a teoria. Necessidade de interação dos professores para reduzir a fragmentação. Percepção de que os conhecimentos devem ser buscados à medida que se fazem necessários. Preparação constante para o enfrentamento da realidade.

Definição ação reflexiva “Uma ação que implica uma consideração ativa, persistente e cuidadosa daquilo em que se crê ou pratica, à luz dos motivos e consequências”. DEWEY(apud ZEICHNER, 1993).

Atitudes necessárias Atender possíveis alternativas e admitir a possibilidade de erro nas crenças pessoais. Ponderar responsável e cuidadosamente as conseqüências de uma determinada ação. Ser coerente e sincero.

A saúde O papel da escola na sua relação com a saúde reside na responsabilidade dos profissionais que conduzem os programas em construírem o maior número de relações que viabilizem a ampliação do entendimento.

O lazer É necessário que a Educação Física, assim como os outros componentes curriculares da escola, passe a educar para o lazer, não apenas em termos procedimentais, fornecendo repertório para que os alunos possam usufruir do lazer, mas também em termos de atitudes para com o lazer e a compreensão do que venha a ser esse termo.

Responda Justifique a importância da Educação Física na escola.

Preencher o seguinte quadro: PsicomotricidadeDesenvolvimentistaConstrutivistaCrítico superadora Crítico emancipatória Saúde renovada PCNs Objetivos principais Conteúdos Vantagens Desvantagens Exemplo De atividade