A PRÉ-HISTÓRIA DA LINGUAGEM ESCRITA 1896 – Nasce Lev Semmenovick Vygotsky; 1934 – Morre de Tuberculose; 1962 – Publicação do livro Pensamento e Linguagem.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO 1ª Parte. Avaliação X Prática Pedagógica Sem uma clara e consistente teoria pedagógica e sem um satisfatório planejamento de.
Advertisements

Pauta Leitura reflexiva; Conclusão do Plano Anual da Escola; Dificuldade para aprendizagem; Café; Data de entrega do Plano de Ensino; Sala do Acessa –
Eixo 3 – TECNOLOGIA Mapas Conceituais: uma breve revisão CAVELLUCCI, Lia Cristina Barata. FORMADORA JANAINA R. PITAS CEFAPRO DE PRIMAVERA DO LESTE
Técnica de redação: o que é preciso saber para bem escrever.
Aprendizagem Cognição Desenvolvimento Crescimento Maturação Conhecimento.
Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias CONHECIMENTOS DE FÍSICA Capítulo 2.
BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR. COMO CHEGAMOS À SEGUNDA VERSÃO BNCC 15 Março CONCLUSÃ O DA CONSULTA PÚBLICA 2 Dezembro DIA NACIONAL DA BASE 16 Setembro.
Classificação dos Métodos de Ensino:
Superintendência de Políticas para a Educação Básica Diretoria de Educação Básica Coordenação de Ensino Médio Entrelaçando Leitura e Letramento: um diálogo.
 Ainda usamos o famoso método do “bá-bé-bi-bó-bu”?
Relações de Convívio Solidário Kátia Antoniolli Coordenadora Pedagógica Colégio Marista Pio XII *Este eixo contempla a dimensão socioafetiva e as dimensões.
Fischer & Neitzke DESENVOLVIMENTO DAS COMPETÊNCIAS E HABILIDADES A COMPETÊNCIA: CONDIÇÃO NECESSÁRIA, MAS NÃO SUFICIENTE. Fontes: Cadernos do ENEM Produção.
Resolução de Problemas por Meio da Matemática. Competência X Habilidade Competência: capacidade de realização de ações complexas; Habilidade: associada.
O PROCESSO DE INSTITUCIONALIZAÇÃO
Psicologia da Educação
A PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES

Competência Leitora E A Resolução de Problemas
DESENVOLVIMENTO COGNITIVO NA PERSPECTIVA PIAGETIANA
METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA
PSICOLOGIA DA APRENDIZAGEM A TEORIA SOCIO-HISTÓRICA
Conhecimento humano. Está associado à história da espécie, à história do indivíduo e como esta última é construída dentro da sua cultura.
Carlos Eduardo Rodrigues
A INTERAÇÃO ENTRE APRENDIZADO E O DESENVOLVIMENTO
SANTOS, Cláudia Mônica dos. & NORONHA, Karine
A TEORIA EPISTEMOLÓGICA GENÉTICA
A Educação Matemática como Campo Profissional e Científico
Jogos, brinquedos e desenvolvimento
Elaboração de um projeto de pesquisa
JOGOS E RECURSOS UTILIZADOS NA ALFABETIZAÇÃO
CURSO: LICENCIATURA EM FÍSICA
Prof. Dr. Manoel Oriosvaldo de Moura
A perspectiva socioconstrutivista interacionista
A escola como formadora do sujeito
Vygotsky - conceitos Luigi granizo Mariana abatayguara Mayara santos
O Cuidar da Enfermagem: Aspectos Psicológicos. Com Jaqueline e Thamires.
Formação de professores de ciências no Brasil
CONSCIÊNCIA & ATIVIDADE
L. S. Vigotsky Psicólogo russo / Dialética marxista
A perspectiva socioconstrutivista interacionista
ABORDAGEM INTERACIONISTA E SOCIOINTERACIONISTA Licenciatura em Biologia modalidade EAD.
ABORDAGEM COGNITIVISTA
Aget.
Universidade Federal do Ceará Faculdade de Educação
Docência e Gestão Pedagógica do Ensino Superior
Psicologia Social: uma reflexão. Prof. Ms. Gerson Heidrich
Pressupõe... Papel do aluno e do professor Função social da escola Metodologia de ensino determina...
Psicologia Geral e da Educação II Carlos Eduardo Rodrigues 2º semestre 2014.
1. O TIPO DE PESQUISA BIBLIOGRÁFICA CAMPO ESTUDO DE CASO PESQUISA AÇÃO PESQUISA PARTICIPANTE 2. MÉTODO DE ABORDAGEM São métodos que possuem um caráter.
Destaques do texto sobre entrevista social
Conteúdo Metodologia e Prática de Língua Portuguesa
Currículos e Programas
MÉTODO CLíNICO.
Profª. Luciana Eliza dos Santos
Programa de Formação de Professores
O homem e a Cultura Capítulo do Livro : O desenvolvimento do Psiquismo
I – inTrodução à linguística:
Adriana Friedmann. 1) DESENVOLVIMENTO INFANTIL MARCADO POR: Herança genêtica Educação Meio ambiente Qualidade dos vínculos 2) TRÊS PRIMEIROS ANOS Determinantes.
Metodologias Ativas O TRABALHO EDUCATIVO COM ADOLESCENTES Profª. Drª
A perspectiva socioconstrutivista interacionista
O Desenvolvimento Cognitivo Elaine Regina Rufato Delgado
Campos Conceituais: A Teoria de Vergnaud Diana Mary Moura Nogueira.
Desenvolvimento da Linguagem FASE DAS PRIMEIRAS PALAVRAS ACADÊMICAS: CAMILA M. WACKERHAGE PÂMELA DE LIMA JAQUELINE AP. RIBEIRO.
I – inTrodução à linguística:
A EDUCAÇÃO FÍSICA NA ABORDAGEM CRÍTICO SUPERADORA 1. Consideração da prática pedagógica (aula) no interior de um projeto político-pedagógico (escola) referenciado.
Interações sociais e significação no aprendizado das crianças PEDAGOGIA A interação social entre crianças e entre crianças e adultos/educadores, promove.
Guia de Implementação BNCC e DRC-MT. Etapas para realização da Feira de Ciências na Escola na perspectiva da Investigação Científica.
Práticas Essenciais na Alfabetização
Pedagogia das competências Segundo Philippe Perrenoud: "Competência é a faculdade de mobilizar um conjunto de recursos cognitivos (saberes, capacidades,
AVANÇO TECNOLÓGICO NA EDUCAÇÃO Evolução das técnicas e ferramentas para maximização do aprendizado.
Transcrição da apresentação:

A PRÉ-HISTÓRIA DA LINGUAGEM ESCRITA 1896 – Nasce Lev Semmenovick Vygotsky; 1934 – Morre de Tuberculose; 1962 – Publicação do livro Pensamento e Linguagem nos Estados Unidos; 1984 – Publicação da Coletânea A Formação Social da Mente no Brasil; 1987 – Publicação de Pensamento e Linguagem no Brasil;

O momento histórico vivido por Vygotsky, na Rússia Pós-Revolução, contribuiu para explicar os mecanismos cerebrais subjacentes ao funcionamento psicológico, como o desenvolvimento do individuo e da espécie humana, ao longo de um processo sócio- histórico. Foco da pesquisa: Funções psicológicas superiores ( percepção, atenção e memória)

A discussão do pensamento de Vygotsky na área da educação e da psicologia nos remete a uma reflexão sobre as relações entre ele e Piaget. Nasceram no mesmo ano, 1986, mas Vygotsky teve uma vida muito curta: Piaget faleceu quase cinqüenta anos depois de Vygotsky. Vygottsky chegou a ler e discutir, em seus textos, os dois primeiros trabalhos de Piaget ( A linguagem e o pensamento da criança, de 1923), e O raciocínio na criança, de 1924). Piaget por outro lado só foi tomar conhecimento da obra de Vygotsky aproximadamente 25 anos depois de sua morte, tendo escrito o texto “Comentários sobre as observações críticas de Vygotsky”, como apêndice à edição norte americana de 1962 do livro Pensamento e Linguagem, de Vygotsky.

Vygotsky – base epistemológica = materialismo histórico e dialético (Marx e Engel) Via no materialismo histórico e dialético de Engels uma fonte importante para suas próprias elaborações teóricas.O homem é um ser histórico, que se constrói através de suas relações com o mundo natural e social. O processo de trabalho (transformação da natureza) é processo privilegiado nessas relações homem/mundo. A sociedade humana é uma totalidade em constante transformação. As transformações qualitativas ocorrem por meio da chamada “síntese dialético” onde a partir de elementos presentes numa determinada situação, fenômenos novos emergem. Essa é exatamente a concepção de síntese utilizada por Vygotsky ao longo de sua obra.

As idéias de Vygotsky sobre a escrita tem pontos em comum com a teoria de Emília Ferreiro e seus colaboradores a partir dos anos é a consideração da escrita como um sistema de representação da realidade, e do processo de alfabetização como domínio progressivo desse sistema ( que começa muito antes do processo escolar de alfabetização.) Vygotsky tem uma abordagem genética da escrita: preocupa-se com o processo de sua aquisição o qual se inicia antes da entrada na escola e se estende por muitos anos. Para compreender o desenvolvimento da escrita na criança é necessário estudar o que ele chama de “ a pré-história da linguagem escrita”, isto é, o que se passa com a criança antes de ser submetida a processos deliberados de alfabetização.

A principal condição necessária para que uma criança seja capaz de compreender adequadamente o funcionamento da língua escrita é: que ela descubra que a Língua Escrita é um sistema de signos que não tem significados em si; - Os signos representam outra realidade, isto é, o que se escreve tem uma função instrumental, funciona como um suporte para a memória e a transmissão de idéias e conceitos.

DESENVOLVIMENTO DA ESCRITA NA CRIANÇA SEGUNDO VYGOTSKY E LÚRIA: Alexander Romanovich Luria (1929) = colaborador de Vygotsky que desenvolveu o estudo experimental sobre o desenvolvimento da escrita “A história da escrita na criança começa muito antes de um professor colocar um lápis em sua mão e começar a lhe ensinar o desenvolvimento das letras” (Luria, 1929) Solicitava as crianças que não sabia ler e escrever que memorizassem uma série de sentenças faladas por ele.

MARCAS TOPOGRÁFICAS = trabalha com marcas diferentes em sua escrita que podem ser relacionadas com o conhecimento do material a ser memorizado – descobriu a natureza instrumental da escrita. Depois passa a utilizar representação pictográfica = desenhos – são utilizados como instrumentos, como signos mediados que representam conteúdos determinados. Passa para a escrita simbólica, inventando formas de representar informação difíceis de serem desenhadas – exemplo: um círculo escuro para representar a noite. Este é um processo que envolve o contexto em que a criança vive. EX: a criança pode assimilar bem cedo a diferença entre desenhar e escrever e não chega a utilizar a representação pictográfica por não aceitá-la como escrita. O percurso sofrerá variação conforme a experiência concreta das crianças.

A aquisição da língua escrita, para Vygotsky é a aquisição de um sistema simbólico de representação da realidade, também contribui para esse processo o desenvolvimento dos gestos, dos desenhos, e do brinquedo simbólico, pois são também de caráter representativo, isto é, utilizam-se de signos para representar significados.

“(...) desenhar e brincar deveriam ser estágios preparatórios ao desenvolvimento da linguagem escrita das crianças. Os educadores devem organizar todas estas ações e todo complexo processo de transição de um tipo de linguagem escrita para outro. Deve acompanhar esse processo através de seus momentos críticos, até o ponto da descoberta de que se pode desenhar não somente objetos, mas também a fala.” “o que se deve fazer é ensinar as crianças a linguagem escrita e não apenas a escrita de letras.”

“Na verdade, o segredo do ensino da linguagem escrita é preparar e organizar adequadamente essa transição natural. Uma vez que ela é atingida, a criança passa a dominar o princípio da linguagem escrita, e resta então, simplesmente aperfeiçoar esse método.” Um conceito central para a compreensão das concepções Vygotskyanas sobre o funcionamento psicológico é o conceito de mediação.