PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO EMPRESA IDENTIDADE Quem somos? Onde estamos? SITUAÇÃO CONTEXTUAL Por que estamos Por que estamos Aqui? Aqui? DECISÃO DE RUMO.

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PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

EMPRESA IDENTIDADE Quem somos? Onde estamos? SITUAÇÃO CONTEXTUAL Por que estamos Por que estamos Aqui? Aqui? DECISÃO DE RUMO Onde queremos Chegar? ESTRATÉGIAS Como chegaremos Lá? ACOMPANHAMENTO Estamos chegando lá? Planejamento Estratégico

 Planejar, com visão estratégica, o futuro da empresa;  Identificar as oportunidades e ameaças, tendo em vista o conhecimento acerca de seu potencial, de seus concorrentes, e os aspectos conjunturais;  Relacionar resultados da organização a partir de uma visão sistêmica;  Comprometer gestores e equipes na manutenção do negócio, reunindo esforços na direção planejada;  Dar sentido a busca de crescimento individual e da organização. Planejamento Estratégico Principais Objetivos

Identificar o estágio do Ciclo de Vida do produto Planejamento Estratégico Estágio Introdutório = Aposta Estágio de Crescimento = Estrela Maturidade = Cash cow Declínio = Pet dog

Carlos Carvalho Formulação do Plano Estratégico NEGÓCIO VISÃO MISSÃO ANÁLISE AMBIENTAL OBJETIVOS E METAS POLÍTICAS ESTRATÉGIAS PLANO DE AÇÃO FEEDBACKFEEDBACK

Planejamento Estratégico  Definir a Visão da empresa; O sonho. Aquilo que a empresa almeja, onde pretende chegar. Fazer uma projeção do futuro que traduza um desafio; Os grandes Líderes do mundo tinham uma Visão de mudar a história, ousaram em perseguir o sonho da libertação, mobilizando o mundo para suas causas. Martin Luther King, Mahatma Gandhi, Nelson Mandela

“Uma missão bem difundida desenvolve nos funcionários um senso comum de oportunidade, direção, significância e realização. Uma missão bem explicitada atua como mão invisível que guia os funcionários para um trabalho independente, mas coletivo, na direção da realização dos potenciais da Empresa” Philip Kotler Planejamento Estratégico

 Definir os princípios da organização Compromisso com a qualidade Disposição para mudar Respeito ao ser humano Reconhecimento pelos resultados Ética nas relações Busca incessante de tecnologia Compromisso com o sigilo

 Quem são seus principais concorrentes; Quantificação e Qualificação Definir pontos fracos e fortes Vantagens e Desvantagens  Quem são seus clientes Quanto a faixa etária Quanto a posição sócio-econômica Quais as suas principais expectativas  Quem são seus Fornecedores Planejamento Estratégico Fase II

Carlos Carvalho Objetivos Estratégicos Resultados prioritários formulados geralmente em termos qualitativos que devem ser alcançados e/ou mantidos no horizonte do Plano Estratégico.

Carlos Carvalho PolíticasPolíticas  São orientações de caráter geral que apntam os rumos e as linhas de atuação de determinada gestão.  Devem ser explicitadas deforma a se tornarem orientações de domínio do público interno da organização, explicitando as intenções de sua administração.  São procedimentos e regras definidos antecipadamente para eventos e situações repetitivas, nas quais o momento de ocorrência é incerto mas os efeitos e resultados são conhecidos, havendo para cada evento a correspondente regra ou norma.

Carlos Carvalho EstratégiasEstratégias  São atitudes imprescindíveis de serem executadas para alcançar os objetivos da organização.  Estabelecem o que fazer para pôr em prática os objetivos estratégicos no horizonte de planejamento e, simultaneamente, reforçar a posição competitiva da organização.  As estratégias são colocadas em prática através das ações estratégicas

Carlos Carvalho Sistemas de gestão Integrada Um único Sistema, podendo ou não ser montado em várias combinações de módulos, para atender a quase todas as funções e processos de negócio da empresa.

Carlos Carvalho Suprimentos Distribuição RH Tecnologia Produção Projetos / Construção Vendas / Marketing Controladoria Finanças

Carlos Carvalho Implantação da gestão estratégica  A gestão estratégica é um processo que pode ser resumido em quatro grandes momentos: Conhecimento da realidade; Decisão; Ação; e Crítica.