2.1 EDUCAÇÃO ESPECIAL: inclusão e exclusão de alunos com necessidades especiais nas escolas A partir do processo de democratização da escola, se evidencia.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
ProInfo (Programa Nacional de Informática na Educação)
Advertisements

Tecnologias do conhecimento Os desafios da educação.
A Poluição Sonora ocorre quando num determinado ambiente o som altera a condição normal de audição. Embora ela não se acumule no meio ambiente, como outros.
INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO 1ª Parte. Avaliação X Prática Pedagógica Sem uma clara e consistente teoria pedagógica e sem um satisfatório planejamento de.
O uso do software educativo tem como objetivo introduzir o computador na vida das crianças, se tornando uma maneira diferente, agradável e adequada ao.
PLANO DE AÇÃO Meta 1 O plano apresenta como meta universalizar, até 2016, a educação infantil na pré-escola para as crianças de 4 a 5 anos de idade.
Síntese: profa. Maria Aparecida Lapa de Aguiar Sobre os Conselhos Escolares...
Lei n /08 Art. 2º O piso salarial profissional nacional para os profissionais do magistério público da educação básica será de R$ 950,00 (novecentos.
Reunião Pedagógica Língua Inglesa 03 e 04 /02/2011.
Inclusão Escolar. Vivemos num momento histórico de reflexão sobre como deve ser a formação dos profissionais que atuam no campo educacional. Vivemos num.
MOTIVAÇÃO. MOTIVAÇÃO - não é algo que possa ser diretamente observado. Detectamos a existência da motivação observando o comportamento dos indivíduos.
INCLUSÃOESCOLARINCLUSÃOESCOLARINCLUSÃOESCOLARINCLUSÃOESCOLAR Tania Mara Zancanaro Pieczkowski.
 A Educação Segregada (modelo clinico);  A Educação Especial (sistema paralelo de ensino) anos 70;  A inclusão (segunda metade da década de 90)  Educação.
RÁ Proposta de: Carlos Kater Monitora: Adriana Moraes, MEMES II Professor Responsável: Marcos Câmara de Castro.
Paradigma da Inclusão Reconhece a igualdade –Dignidade Humana –Direitos Humanos Respeita a diferença –Equiparação de oportunidades –Acessibilidade.
Olá! Nesta aula você estudará os tipos de tutoria.
Prof. Ma. Maria Cecilia Amendola da Motta
POSSIBILIDADES E DESAFIOS PARA INCLUSÃO DE UM ALUNO
M.ª Ana Clarisse Alencar Barbosa M.ª Francieli Stano Torres
SISTEMA DE AVALIAÇÃO DO ESTADO DO PIAUÍ.
SINDROME DE DOWN TEXTO E FORMATAÇÃO
Educação Especial e Inclusiva
SEMANA NACIONAL DO EXCEPCIONAL APAE - Itatiba 11 a 29 de agosto de 2008 CICLO INTEGRADO DE ESTUDOS EM SAÚDE E EDUCAÇÃO Educação Especial e Educação.
BASES LEGAIS DO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO
Fundamentos da Educação Inclusiva Ninguém mais vai ser bonzinho!!!! Profª Carla Machado.
Medidas de Dispersão Mostra quanto dispersos estão os dados em torno da média Amplitude Variância Desvio-padrão Comparação da dispersão dos elementos dos.
Problemas e problematizações
EDUCAÇÃO ESPECIAL.
ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO – AEE
Ariana Cosme Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
Inclusão: que nos aproxima e o que nos afasta
Observatório de Ensino e Aprendizagem
POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS.. O ESTADO E A SOCIEDADE.
Ministério da educação Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão Diretoria de Políticas de Educação Especial A política.
LEGISLAÇÃO EDUCACIONAL
Luís Gustavo A. da Silva (UFG)
Nome e dos cursistas: Joelma dos Santos Cardoso Correia Maria José dos Santos Silva da Luz
Gestão Democrática.
A institucionalização do Atendimento Educacional Especializado no Projeto Político Pedagógico Rejane Araruna Mestranda em Educação - UFC Especialista em.
CONVENÇÃO DE GUATEMALA
PRAT. DE ENS. E EST. SUP. EM DOC. DE EDUC. INFANTIL
ADELAIDE REZENDE DE SOUZA
Gestão escolar democrática: definições, princípios e mecanismos de implementação.
Avaliação Institucional A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, nº 9394/96, aborda em diferentes artigos a necessidade de a escola manter padrão.
Mediador : Ivandro Batista de Queiroz Professores da área de Ciências da Natureza (Biologia, Química)
Declaração Universal dos Direitos Humanos – 1948 Todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e em direitos. Afirma no artigo 26, que “toda.
Formação de Professores na Perspectiva da Educação Inclusiva Rita Vieira de Figueiredo (Ph.D) Universidade Federal do Ceará Brasilia 31 de março 2010.
LDB-LEI DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO NACIONAL
Prof. Jacir Bombonato Machado - julho/2018
Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva Resolução CNE/CEB No 04/09 Profa Raquel Gomes Cursão Santa Rita.
EDUCAÇÃO INCLUSIVA... sky
Ministério da Educação / República de Angola
Estratégias Pedagógicas a partir do resultado do Ideb
EDUCAÇÃO FISICA NO ENSINO MÉDIO
Inclusão escolar consiste na ideia de todas as pessoas terem acesso, de modo igualitário, ao sistema de ensino. Não é tolerado nenhum tipo de discriminação,
Estagio Supervisionado em Docência
AUTISMO? O QUE É ISSO? COMO RECONHECER? POTENCIALIDADES.
Adaptação e inclusão de crianças com necessidades especiais em escola regular.
REDAÇÃO – AULA 1 Enem 2017.
Adaptação Curricular Deficiência Intelectual. “ A condição de deficiência intelectual não pode nunca predeterminar qual será o limite de desenvolvimento.
COORDENADORIA DE EDUCAÇÃO ESPECIAL
COMO ENSINAR A TODOS? Para que a inclusão realmente aconteça, é importante garantir diversos recursos para resgatar ou estabelecer as funções nas.
O que nós, em Regime de Colaboração, gostaríamos de entregrar para o(a) secretário (a) de Educação no ano que vem?
Tratamento de Não Conformidade Necessidade ou expectativa que é expressa, geralmente, de forma implícita ou obrigatória. Requisito.
NAPNE – campus Inconfidentes. Perspectiva da educação inclusiva  EDUCAÇÃO ESPECIAL  É a modalidade de educação escolar oferecida preferencialmente na.
Educação Especial Curso: Pedagogia UAB – UFC aulas 1 e 2 20 e 21 de março de 2019 Professor Marney Eduardo Ferreira Cruz.
Itinerários Avaliativos de Minas Gerais. Itinerários Avaliativos.
Marco Legal Sistema Inclusivo Escola Especial Classe Especial.
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento normativo que define o conjunto progressivo de aprendizagens essenciais que todos os alunos devem.
AVANÇO TECNOLÓGICO NA EDUCAÇÃO Evolução das técnicas e ferramentas para maximização do aprendizado.
Transcrição da apresentação:

2.1 EDUCAÇÃO ESPECIAL: inclusão e exclusão de alunos com necessidades especiais nas escolas A partir do processo de democratização da escola, se evidencia o paradoxo inclusão/exclusão quando os sistemas de ensino universalizam o acesso, mas continuam excluindo indivíduos e grupos considerados fora dos padrões homogeneizadores da escola ANDRÉIA Inclusão ou exclusão?

Conforme pode ser observado o aluno com necessidade educacional especial deve receber atendimento especializado de preferência na rede regular de ensino O que se observa ainda nessa legislação é a exclusão implícita, se todos nós somos iguais, o porquê então haver uma escola para alunos ditos “normais” e outra para deficientes ANDRÉIA

A educação inclusiva pressupõe que todas as crianças devem aprender juntas, independentemente de suas condições pessoais, sociais ou que possuem potenciais diferentes, abrangendo aquelas que apresentam algum tipo de deficiência (ANDRADE; BISPO, 2010) ANDRÉIA

A concretização da educação inclusiva encontra vários obstáculos dentre eles, podemos citar: a falta de estrutura física das escolas e falta de professores capacitados para atender alunos com necessidades educacionais especiais É importante lembrar que inclusão não é somente colocar alunos deficientes no ensino regular ANDRÉIA

Uma escola que queira se constituir como modelo de educação inclusiva tem de se comprometer com: a melhoria da qualidade de ensino; a integridade das relações interpessoais; a oferta de adequadas condições de aprendizagem para todos os alunos; “o reconhecimento, de que as limitações e diferenças dos alunos especiais devem ser tratadas como um desafio, para constituição de uma prática pedagógica competente e compromissada” (POKER; 2003, apout, VASCONCELLOS). ANDRÉIA

Embora se verifique a existência de legislação que beneficia e apóia o ensino da educação especial sob a ótica inclusiva, ao mesmo tempo também, observa-se o não cumprimento da mesma, permanecendo em uma situação excludente, os alunos com necessidades educacionais. ANDRÉIA

OBRIBADO..... ANDRÉIA