SEQUÊNCIA DIDÁTICA. O QUE SÃO SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS? Uma sequência didática (SD) pode ser definida como uma sucessão planejada de atividades progressivas.

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Transcrição da apresentação:

SEQUÊNCIA DIDÁTICA

O QUE SÃO SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS? Uma sequência didática (SD) pode ser definida como uma sucessão planejada de atividades progressivas e articuladas entre si, guiadas por um tema, um objetivo geral ou uma produção.

As sequências didáticas são um conjunto de atividades ligadas entre si, planejadas para ensinar um conteúdo, etapa por etapa.... OU SEJA... Organizadas de acordo com os objetivos que o professor quer alcançar, elas envolvem atividades de aprendizagem e de avaliação.

AS SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS SÃO USADAS PARA O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA? Podem e devem ser usadas, pois auxiliam o professor a organizar o trabalho na sala de aula de forma gradual, partindo de níveis de conhecimento que os alunos já dominam para chegar aos níveis que eles precisam dominar. Essas sequências orientam o professor para o trabalho com os gêneros textuais.

POR QUE USAR SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS AO TRABALHAR LEITURA E ESCRITA? Para ensinar os alunos a dominar um gênero de texto de forma gradual, passo a passo, pois ao organizar uma sequência didática, o professor pode planejar etapas do trabalho com os alunos, de modo a explorar diversos exemplares desse gênero, estudar as suas características próprias e praticar aspectos de sua escrita, antes de propor uma produção escrita final.

... ALÉM DISSO... Outra vantagem desse tipo de trabalho é que leitura, escrita, oralidade e aspectos gramaticais são trabalhados em conjunto, o que faz mais sentido para quem aprende.

O QUE É PRECISO PARA REALIZAR SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS PARA OS DIFERENTES GÊNEROS TEXTUAIS? É preciso ter alguns conhecimentos sobre o gênero que se quer ensinar e conhecer bem o grau de aprendizagem dos alunos acerca desse gênero. Isso é necessário para que a sequência didática seja organizada de tal maneira que não fique nem muito fácil, o que desestimulará os alunos por não encontrarem desafios, nem muito difícil, o que poderá desestimulá-los a iniciarem o trabalho e envolverem-se com as atividades.

... UMA DICA... Outra necessidade desse tipo de trabalho é a realização de atividades em duplas e grupos, para que os alunos possam trocar conhecimentos e auxiliar uns aos outros.

A SEQUÊNCIA DIDÁTICA E SUAS ETAPAS Fonte: Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004, p. 98 ).

A SEQUÊNCIA DIDÁTICA E SUAS ETAPAS FIGURA 2 – Esquema da SD adaptada por Costa-H ü bes FONTE: Swiderski e Costa-H ü bes (2009)

1ª ETAPA APRESENTAÇÃO DA SITUAÇÃO

1ª ETAPA – APRESENTAÇÃO DA SITUAÇÃO É importante explicar o trabalho passo-a-passo. Uma sugestão é fazer uma roda de conversa para apresentar o gênero que será estudado e comentar as diversas atividades que serão desenvolvidas. Organize, junto com a turma, um plano de ação, anotando em um cartaz cada etapa da proposta.

1ª ETAPA – APRESENTAÇÃO DA SITUAÇÃO Nessa etapa, o professor conversa com os alunos sobre o que conhecem do gênero que será trabalhado, ou seja: finalidade, para quem é produzido, onde e como é produzido, qual o tipo de linguagem utilizada etc.

1ª ETAPA – APRESENTAÇÃO DA SITUAÇÃO Nessa etapa, o professor deverá promover o contato dos alunos com diferentes textos do mesmo gênero a ser trabalhado, com vistas a discutir sobre os aspectos de sua organização, comprovando, ou não, o que fora previamente levantado pelos alunos.

1ª ETAPA – APRESENTAÇÃO DA SITUAÇÃO Esta é uma atividade valiosa para dar consistência ao texto. É preciso conhecer o tema sobre o qual se escreve, qualquer que seja a situação comunicativa, pesquisando, entrevistando pessoas, coletando dados da cultura local. É preciso dominar o conteúdo (ter como dizer) e a forma (ter como fazer), utilizando o gênero mais apropriado para a produção.

2ª ETAPA PRODUÇÃO INICIAL

2ª ETAPA – PRODUÇÃO INICIAL Nessa etapa, ao propor a primeira produção aos alunos, o professor deve detalhar a situação de comunicação: para quem se destina o texto (pais, colegas, professores), qual é a finalidade (informar, convencer, divertir), que posição tem o autor (aluno, representante da turma, narrador), onde o texto vai ser publicado (no jornal da escola, no mural da sala de aula, no jornal local). Essa produção aponta os saberes dos alunos e dá pistas para que o professor possa melhor intervir no processo de aprendizagem.

2ª ETAPA – PRODUÇÃO INICIAL De posse do mapeamento dos alunos – informação preciosa para avaliar em que ponto está a turma – o professor elabora um conjunto de atividades de leitura, escrita e oralidade, as mais diversas possíveis. É fundamental oferecer bons e variados textos; aproximando a turma do gênero em estudo. Essa diversidade de propostas amplia a possibilidade de êxito dos alunos.

2ª ETAPA – PRODUÇÃO INICIAL No decorrer das atividades, é essencial a mediação do professor, para que os alunos consigam analisar e identificar os recursos utilizados pelos autores na escrita. Por exemplo: ler textos, identificar as marcas próprias do gênero ( as expressões próprias, os tempos verbais utilizados).

2ª ETAPA – PRODUÇÃO INICIAL Essa é uma etapa bastante desafiadora da sequência didática. O professor coordena a produção de texto coletivo, dando oportunidade para que os alunos troquem ideias, exponham seus conhecimentos, dúvidas. Neste papel, o professor incentiva a participação de todos, organiza as falas, faz intervenções, transforma o discurso oral num texto escrito.

3ª ETAPA ORGANIZAÇÃO E SISTEMATIZAÇÃO DOS CONHECIMENTOS – MÓDULOS

3ª ETAPA ORGANIZAÇÃO E SISTEMATIZAÇÃO DOS CONHECIMENTOS – MÓDULOS

3ª ETAPA – Instrumentos necessários para superação dos problemas Em cada um desses níveis, o aluno encontra problemas específicos de cada gênero e deve, ao final, ser capaz de resolvê-los simultaneamente. Para isso, em cada módulo, “é muito importante propor atividades as mais diversificadas possíveis, dando, assim, a cada aluno a possibilidade de ter acesso, por diferentes vias, às noções e aos instrumentos, aumentando, desse modo, suas chances de sucesso”

4ª ETAPA PRODUÇÃO FINAL ❖ Eu escrevi um texto formal ou informal? ❖ Coloquei todos os elementos do gênero? ❖ Utilizei os termos de forma expressiva, adequando-os à situação de comunicação? ❖ Cometi erros ortográficos? Quais?

4ª ETAPA – PRODUÇÃO FINAL É hora de o professor mobilizar os alunos para a escrita individual. Para realizar essa atividade, é necessário retomar a situação de produção e relembrar as marcas próprias do gênero. Nessa produção final, o aluno deve por em prática tudo o que foi aprendido ao longo da sequência didática.

4ª ETAPA – PRODUÇÃO FINAL Essa é uma tarefa que exige muita dedicação por parte do professor e dos alunos. Exige ler, reler, identificar o que não está bem claro e os aspectos que devem ser melhorados no texto. Portanto, o professor precisa incentivar e auxiliar seus alunos a vencer o desafio.

4ª ETAPA – PRODUÇÃO FINAL O professor deve acordar com os alunos como preferem que seus trabalhos sejam publicados: se somente na turma, se expostos em mural etc. Dependendo do gênero textual, a turma pode decidir por não expor publicamente suas produções, principalmente em se tratando de alunos adolescentes. É muito importante respeitar a decisão da turma.

OBRIGADA!