CONCEITOS E FUNÇÕES: MARKETING. O QUE É? Marketing Originalmente da palavra ‘’market’’, traduzido da língua inglesa, mercado, Marketing, pode ser encarado.

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Transcrição da apresentação:

CONCEITOS E FUNÇÕES: MARKETING

O QUE É? Marketing Originalmente da palavra ‘’market’’, traduzido da língua inglesa, mercado, Marketing, pode ser encarado como ‘’mercadologia’’. É o processo usado para determinar que produtos ou serviços possam interessar aos consumidores, assim como a estratégia que será utilizada nas vendas, comunicações e no desenvolvimento do negócio. A finalidade do marketing é criar valor e satisfação no cliente, gerindo relacionamentos lucrativos para ambas as partes. As atividades de um gestor de marketing abrangem um leque muito alargado de atividades, desde o estudo de mercado, a definição de uma estratégia, publicidade, vendas e assistência pós-venda.

OS QUATROS P’S PREÇO: PRAÇA PRODUTO PROMOÇÃO PREÇO: Ponto bem autoexplicativo. Referente ao valor e como será cobrado do cliente o seu produto. PRAÇA: Refere-se ao local seu produto será comercializado. PRODUTO: Este ponto é importante pois deixa claro quais são as características do produto ou serviço que sua empresa está disponibilizando no mercado PROMOÇÃO: Refere-se às estratégias que serão utilizadas para a divulgação do produto ou serviço. É onde entra a publicidade.

ORIGENS E HISTÓRIA A PRENSA DE GUTENBERG SEGUNDA GUERRA MUNDIAL ‘’VENDER A QUALQUER CUSTO’’

OBJETIVOS DO MARKETING Vender mais; Fidelizar clientes; Aumentar a visibilidade de marcas, produtos e serviços; Gerenciar uma marca; Construir boas relações com consumidores e parceiros; Educar o mercado; Engajar colaboradores. Vender mais; Fidelizar clientes; Aumentar a visibilidade de marcas, produtos e serviços; Gerenciar uma marca; Construir boas relações com consumidores e parceiros; Educar o mercado; Engajar colaboradores.

CONCEITOS E FUNÇÕES: PUBLICIDADE

O QUE É? A Publicidade é uma ferramenta poderosa de promoção que pode ser utilizada por empresas, organizações sem fins lucrativos, instituições do Estado e por pessoas individuais, para informar uma determinada mensagem que faz relação aos seus produtos, serviços, ideias ou outras coisas tendo como objetivo um determinado grupo. A Publicidade é uma ferramenta poderosa de promoção que pode ser utilizada por empresas, organizações sem fins lucrativos, instituições do Estado e por pessoas individuais, para informar uma determinada mensagem que faz relação aos seus produtos, serviços, ideias ou outras coisas tendo como objetivo um determinado grupo.

TIPOS DE PUBLICIDADE PRODUTO: Divulgar o produto, levando o consumidor ao conhecimento e a compra. SERVIÇO: Procura vender o serviço, VAREJO: Produtos anunciados são patrocinados pelo intermediário EXEMPLO: CASAS BAHIAS, PÃO DE AÇUCAR, CARREFOUR PRODUTO: Divulgar o produto, levando o consumidor ao conhecimento e a compra. SERVIÇO: Procura vender o serviço, VAREJO: Produtos anunciados são patrocinados pelo intermediário EXEMPLO: CASAS BAHIAS, PÃO DE AÇUCAR, CARREFOUR

TIPOS DE PUBLICIDADE COMPARATIVA: Faz alusão aos produtos e serviços dos concorrentes. Demonstra a inferioridade das mercadorias alheias EXEMPLO: COCA COLA X GUARANA ANTARTICA PROMOÇÃO: Divulgar a promoção através dos meios de massas: Televisão, Jornais, Rádio, Internet, Outdoors, Cinemas, etc. COMPARATIVA: Faz alusão aos produtos e serviços dos concorrentes. Demonstra a inferioridade das mercadorias alheias EXEMPLO: COCA COLA X GUARANA ANTARTICA PROMOÇÃO: Divulgar a promoção através dos meios de massas: Televisão, Jornais, Rádio, Internet, Outdoors, Cinemas, etc.

CONCEITOS E FUNÇÕES: PROPAGANDA

O QUE É?

TIPOS DE PROPAGANDA IDEOLOGICA Forma a maior parte das idéias e convicções de um indivíduo para orientar seu comportamento social POLITICA Difundir ideologias politicas, programas e filosofias partidárias e atuações do governo. GOVERNAMENTAL: Destinada a criar, reforçar, modificar a imagem de um governo. Representa 60% do volume das propagandas veiculadas ao Brasil. IDEOLOGICA : Forma a maior parte das idéias e convicções de um indivíduo para orientar seu comportamento social. POLITICA : Difundir ideologias politicas, programas e filosofias partidárias e atuações do governo. GOVERNAMENTAL: Destinada a criar, reforçar, modificar a imagem de um governo. Representa 60% do volume das propagandas veiculadas ao Brasil.

TIPOS DE PROPAGANDA INSTITUCIONAL: Propósito de preencher as necessidades das empresas, aquelas diferentes de vender um produto. CORPORATIVA: Construir uma opinião favorável a empresa, destacar sua tecnologia, sua contribuição, tradição e experiência. SOCIAL: Causa social, em benefício da sociedade. Iniciativa de governos, empresas e associações. RELIGIOSA: Exercer influência sobre os povos, influenciar emoções e sentimentos. INSTITUCIONAL: Propósito de preencher as necessidades das empresas, aquelas diferentes de vender um produto. CORPORATIVA: Construir uma opinião favorável a empresa, destacar sua tecnologia, sua contribuição, tradição e experiência. SOCIAL: Causa social, em benefício da sociedade. Iniciativa de governos, empresas e associações. RELIGIOSA: Exercer influência sobre os povos, influenciar emoções e sentimentos.

PROPAGANDA ENGANOSA Publicidade enganosa é aquela que mente sobre produtos ou serviços ou deixa de dar informações básicas ao consumidor, levando-o ao erro. Pode ser encontrada na televisão, no rádio, nos jornais, em revistas, na internet, etc. Publicidade enganosa é aquela que mente sobre produtos ou serviços ou deixa de dar informações básicas ao consumidor, levando-o ao erro. Pode ser encontrada na televisão, no rádio, nos jornais, em revistas, na internet, etc.

CÓDIGO DE DEFESA DO CONSUMIDOR O CDC tem uma abrangência que envolve desde relações de compra de produtos (alimentos, roupas, brinquedos, eletrônicos), compra de bens duráveis (terrenos, apartamentos, carros) até as contratações de serviços (plano de saúde, telefonia móvel, conserto de eletrodomésticos). Suas normas objetivam regularizar as relações de consumo, protegendo o consumidor de prejuízos na aquisição de produtos e serviço

DINÂMICA