Tendência Progressista Libertária. Freinet Francês Crítico da escola tradicional Importância da escrita – imprensa na escola Criador da escola moderna.

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Transcrição da apresentação:

Tendência Progressista Libertária

Freinet Francês Crítico da escola tradicional Importância da escrita – imprensa na escola Criador da escola moderna – estudo do meio – empírico

Tendência Progressista Libertária Conceito autogestionário, a escola tem a atuação de transformação da personalidade de uma forma que eles se libertem das estruturas dos sistemas. Assembléias Conselhos Eleições Reuniões

Dessa forma a escola cria mecanismos de mudanças. Essa linha de pensamento é para que possa inserir o aluno de uma forma sócio-política na sociedade.

Tendência Progressista Libertária Escola Aprendizagem Professor Aluno

Objetivo Construir uma estrutura educacional. Fazer uma análise crítica das realidades sociais, nas finalidades sócio-políticas da educação. A escola deve atuar na transformação da personalidade dos alunos. Autogestionário

Antiautoritarismo e Auto-Gestão Princípios fundamentais que regem na proposta pedagógica. Correntes Sociólogas Psicanalistas Libertárias

Papel da escola Adotar mecanismos de mudança institucional no aluno, participação em grupo

Professor Orientador (Catalizador) Realiza reflexões em comum com os alunos. Ajuda o grupo a se desenvolverem Relação entre Aluno e Professor Princípios fundamentais que regem na proposta pedagógica.

Conteúdos Métodos O aluno encontra a forma mais prática para o aprendizado Autogestão Avaliação Não há nenhum tipo de avaliação dos conteúdos, eles são avaliados na vivencia

Métodos de Ensino Racional, experimental, científico. Primeiro a prática Maior estimulo de interesse do aluno Segundo a teoria

Estrutura básica para a criação da autonomia I – Contatos  Informais – discussões entre si para interesses e necessidades forem formados II – Organização  Discussões – Grupo discute de forma que todos cheguem em um senso comum ou ele se retire do grupo, ou fazer alguma outra coisa. III – Organização Efetiva  estruturar o projeto e o plano de ação IV – Execução do trabalho  Essa forma é não delitiva por que nos lembra as ideias de Carl Rodgers apesar dele ser liberal e não progressista.

Essa tendência desconsidera toda e qualquer forma de poder. Relação da liberdade mutua ao ponto que se o professor não quiser responder ele não terá obrigação e da mesma forma que se o aluno não quiser participar ele esta livre.

Por Uma Educação Que Nos Ajude a Pensar e Não Que Nos Ensine a Obedecer

Componentes:Ana Telma, Catiane, Dionata e Elaine Cristina e Gorette Professora: Ângela Ferrraz