Gestão de Projetos Aula 1 Esp. Luciene de Oliveira Vieira.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Curso Hands-on de Gestão de Projetos Início do projeto exemplo Eduardo Montes, PMP.
Advertisements

Introdução A criação da escola do planejamento teve grande repercussão para os gerentes e estudantes de administração, pois ela era vista como a tendência.
S&OP - Sales and Operations Planning – Planejamento de operações e vendas. Prof.Luciel Oliveira
Universidade Católica de Petrópolis Sicomércio 9/21/2016.
Universidade do Contestado - UnC Gerência de Projetos de Software Prof. Richardson Ribeiro Curso: Sistemas de Informação 5a. fase.
Análise de Sistemas ll Profª Andrea Padovan Jubileu Daiane Oliveira Daniele Pires Izabele Messias.
GESTÃO DE PROJETOS. 2. Guia PMBOK ® 2.1. Guia PMBOK ®. Histórico. Processo Elaboração e Revisões. Conteúdo e Estruturação (Áreas de conhecimento, Processos.
PLANEJAMENTO E DESENVOLVIMENTO DE RECURSOS HUMANOS INTRODUÇÃO: O que é Planejamento? O que é Planejamento de Recursos Humanos?
UNIDADE 1 O QUE É GERENCIAMENTO DE PROJETOS? Lidiane Farias Costa.
UNIDADE 1 A ESTRUTURA DO GERENCIAMENTO DE PROJETOS Lidiane Farias Costa.
GESTÃO DE PROJETOS. 1. Introdução ao Gerenciamento de Projetos 1.1. Definições de Projeto, Programa e Portfólio. Relações entre Gerenciamento de Projetos,
Introdução ao gerenciamento de infraestrutura – Definições Gerência de Infraestrutura de TI V _01.
Sistemas de Gestão da Qualidade Os sistemas de gestão da qualidade (SGQ) tem o objetivo de verificar todos os processos da empresa e como esses processos.
Sistemas de Gestão Integrados (SIGs). Definindo o SGI Combinação do processo de gerenciamento da qualidade e do meio ambiente integrada com a gestão da.
GESTÃO DE PROJETOS PROF.ª MS. EDILAINE DANIEL. Ementa: Introdução ao Gerenciamento de Projeto: -características, ciclo de vida e stakeholders. Planejamento.
Gestão de projetos Aula 2. Aula 3 e Aula 4 - prof.ª Esp. Luciene de Oliveira Vieira.
Luciana Rodrigues Borges – Liduina Bezerra de souza
Gestão de Projetos Tecnológicos
Plano de Ensino, Recados Importantes & Exercícios
RESPOSTAS A INCIDENTES E PLANO DE CONTINUIDADE DE NEGÓCIOS
Curso Hands-on de Gestão de Projetos Início do projeto exemplo
Planejamento do Projeto Exemplo
PARCERIA Com o incentivo de fortalecer qualificação e aperfeiçoamento de seus associados com o curso Gestão de Projetos EaD, Capacitação IEL SEBRAE, apresentamos.
PROCESSOS DE GERENCIAMENTO DE PROJETOS
Ciclo de vida dos Projetos
Componentes: Erivelton Costa, Reijilene Bomfim, Rodrigo Costa,
Análise e Elaboração de Projetos
Introdução a Gestão de Projetos de TI
Planejamento – Revisão do Projeto Exemplo
Gestão de Projetos Aula 1
Metodologia otimizada
Gerência de Projetos 4º Semestre Aula 02 Prof
Projeto: Definições - “Esforço temporário empreendido para criar um produto, serviço ou resultado exclusivo” (PMBOK) - “ Processo único, consistindo.
Aprendizagem do Século XXI
Gerência de Projetos 4º Semestre Aula 3 Prof
Sistema de Gestão Econômica:
Profª Cynara Carvalho Relacionamentos entre gerenciamento de portfólios, gerenciamento de programas e gerenciamento de projetos.
Conhecimentos em Gestão de Projetos
MODELOS DE GESTÃO Planejamento: processo, tecnologias e ferramentas de gestão e tendências AULA 2 1 Profº Paulo Martins.
ADMINISTRAÇÃO POR OBJETIVOS
Processo e gestão administrativa
Treinamento.
GESTÃO DA QUALIDADE EM PROJETOS – AULA 1
Kick-Off do Projeto [Projeto] [Cliente]
MBA em Gestão de Projetos
Anexo II: Processos de Gerenciamento de Projetos
Gerenciamento de Projetos - Visão PMI
DONO DO PROCESSO Um Papel responsável por garantir que um processo seja adequado para seu propósito . As responsabilidades incluem: patrocínio; desenho;
Gestão de Pessoas.
Mapeamento de processos para Construtoras
FUNDAMENTOS DE GERENCIAMENTO DE PROJETOS
INTRODUÇÃO À ADMINISTRAÇÃO
GSI033 – GerÊncia de Projetos de Tecnologia da InformaçÃo
Empreendedor “É uma pessoa que se engaja num processo de criação de riqueza e agregação de valor, através do desenvolvimento de ideias, da combinação.
GSI033 – GerÊncia de Projetos de Tecnologia da InformaçÃo
GSI033 – GerÊncia de Projetos de Tecnologia da InformaçÃo
Gestão da Qualidade A Gestão da Qualidade como estratégia competitiva.
Roteiro Histórico sobre Gestão de Projetos
DEFINIÇÃO DE PROJETOS ESTRATÉGICOS
Gerenciamento de projetos
1 Logística Integrada Prof. Msc. Bruno Silva Olher.
Instrumentalidade e Processos de Trabalho
GESTÃO DE PROJETOS - 3 Escola de Engenharia de Lorena
Papéis dos gerentes de projetos
GERENCIAMENTO DO ESCOPO DO PROJETO
Stakeholders Profª Cynara Carvalho
GERÊNCIA DE PROJETOS DE SOFTWARE
Introdução a GESTÃO Módulo 1 Professor: Me. Guilherme Santos Souza 2019_1.
Introdução a gestão de projetos
Transcrição da apresentação:

Gestão de Projetos Aula 1 Esp. Luciene de Oliveira Vieira

o que é Gestão de Projetos(GP)  Entendendo que “Gestão” é “o ato de gerir, gerenciar e administrar” pode-se perceber a gestão de projetos como uma administração específica.  A gestão de projeto tem o seu tempo de execução definido e que contrariamente difere de outras operações e/ou gestões permanentes da empresa.  A gestão de projeto exige ações muito específicas, mesmo porque, segue algumas rotinas comuns para o gerenciamento, manutenção, controle de integração, tempo de início e fim, custos, qualidade, recursos humanos, comunicação, riscos e aquisições.  Koontz e O’Donnel afirmam: “Gerenciar consiste em executar atividades de tarefas que têm como propósito planejar e controlar atividades de outras pessoas para atingir objetivos que não podem ser alcançados caso as pessoas atuem por conta própria.”

 O Guia PMBOK – Projetc Management Body of Knowledge, conhecido como o “Conjunto de Conhecimentos em Gerenciamento de Projetos” levantado pelo PMI - Project Management Institute assim define o gerenciamento de projetos: “É a aplicação de conhecimentos, habilidades, ferramentas e técnicas em projetos com o objetivo de atingir ou até mesmo exceder às necessidades e expectativas dos clientes e demais partes interessadas do projeto” A ISO 10006:1997 – International Standards Organization define a gerência de projetos como: “É a aplicação de conhecimentos, habilidades e técnicas na elaboração de atividades relacionadas para atingir um conjunto de objetivos pré-definidos.”

Conceitos  Projeto é uma atividade organizada, com um começo e fim, apoiado sobre uma seqüência bem definida de eventos para resolver um problema, gerar um produto ou serviço singular, do qual os resultados podem ser tangíveis ou intangíveis;  Projeto é um empreendimento temporário, realizado de maneira coordenada, que visa alcançar objetivos específicos com característica singular. É temporário porque deve possuir um início e um fim bem definidos, enquanto que característica singular significa nunca ter sido feito antes. No intuito de permitir uma gerência mais eficaz e eficiente, um projeto deve ser planejado por meio de uma seqüência previsível de ações que se desenvolvem dentro de limites de custo e de prazo definidos.

 A primeira exigência para o cargo é a competência técnica, ou seja, o gerente de projeto deve conhecer profundamente os produtos e o segmento da empresa. Para não perder a confiança da equipe esse profissional deve dominar a tecnologia que está gerenciando. A realidade é que para esse profissional é exigida qualificações em gestão de projeto e gestão de negócios, também. Esse preparo é exigido do gestor de projeto, bem como para todas as linhas de gerências. Dominar o desenvolvimento empresarial, negociação, comunicação, motivação de equipe, recrutamento de pessoal e clientes, finanças e negociação, faz parte do perfil do profissional para a gerência de projetos. A dimensão do projeto exige muitas habilidades e os melhores gerentes de projetos possuem tais predicativos. Ótima comunicação e organização do trabalho são condições básicas iniciais e exigidas para a função.

um projeto possui as seguintes características:  Possui início e fim bem definidos;  Visa gerar produtos e/ou serviços originais para a organização;  Requer coordenação e gerenciamento;  Pode ser organizado em fases ou etapas, ou ainda em grandes produtos;  Possui uma equipe de trabalho relativamente volátil, tendo em vista sua temporalidade.”

Processos do Gerenciamento de Projetos Os processos de gerenciamento de projetos são organizados em cinco grupos (iniciação, planejamento, execução, controle e encerramento), cada um deles composto por um ou mais processos das áreas de conhecimento do PMBoK. A figura a seguir apresenta uma visão geral da interação entre os diversos processos INICIAÇÃO EXECUÇÃO CONTROLE ENCERRAMENT O PLANEJAMENTO

O QUE CADA UM É:  Processos de Iniciação= Formalização do início do projeto ou de uma fase do projeto;  Processos de Planejamento= Detalhamento dos objetivos e seleção das melhores alternativas para alcançar os objetivos do projeto;  Processos de Execução= Coordenar pessoas e outros recursos para realizar o plano;  Processos de Controle= Assegurar que os objetivos do projeto estão sendo atingidos, por meio de monitoramento;  Processos de Encerramento= Formalizar a aceitação do projeto ou da fase e encerrá-lo de forma organizada.

Possui 9 fases de desenvolvimento ESCOPO Processos utilizados para identificar todo o trabalho requerido para a construção do produto do projeto e sua conclusão com sucesso; TEMPO Processos requeridos para assegurar que o projeto será concluído no prazo planejado; CUSTOS Processos requeridos para assegurar que o projeto será concluído dentro da estimativa de custos aprovada; QUALIDADE Processos necessários para assegurar que o projeto irá satisfazer os requisitos dos clientes; RECURSOS HUMANOS Processos requeridos para tornar mais efetivo o uso das pessoas envolvidas (stakeholders) com o projeto; COMUNICAÇÕES Processos requeridos para assegurar o desenvolvimento, a coleta, a disseminação, o registro e o descarte das informações do projeto; RISCOS Processos necessários para, efetivamente, identificar, analisar e responder aos riscos do projeto; AQUISIÇÕESProcessos requeridos para orientar a contratação de produtos e serviços externos à organização; INTEGRAÇÃOProcessos necessários para assegurar que os vários elementos do projeto sejam adequadamente coordenados.