“O lúdico na educação infantil”

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Metodologia de pesquisa em Didática e ensino- aprendizagem de Línguas Estrangeiras Diferentes produções textuais exigidas nos programas de pós-graduação.
Advertisements

Tecnologias na Educação: Ensinando e aprendendo com as TIC Curso de 60 horas Realização: SMEC/NTM/MEC/PROINFO INTEGRADO Ano: 2016.
Brincadeira de Faz-de-Conta e Desenvolvimento Infantil: Princípios Psicológicos PEAD Ludicidade e Educação.
O DOCUMENTO PRELIMINAR PARA A CONSTRUÇÃO DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR DA EDUCAÇÃO INFANTIL.
Os novos espaços de atuação do educador com as tecnologias (José Manoel Moran) ● Esperavam-se muitas mudanças na educação, mas as mídias sempre foram incorporadas.
Universidade Federal de Santa Catarina Centro de Ciências da Educação Departamento de Estudos Especializados em Educação Curso de Pedagogia Disciplina.
IDENTIFICAÇÃO EMEB. PROFESSORA SUELI CONTINI MARQUES EQUIPE GESTORA Direção: Fernanda Moreno Peres Coordenação Pedagógica: Adriana Mozeti Lemes Pedagoga:
Profª Drª Nara Lima RUPTURAS NO APRENDER / DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM.
Soraia Dias Graduanda em pedagogia – UFBA Técnico em segurança do trabalho Estagiaria em tecnologia educacional.
PROJETOS DE VIDA, ESCOLA E TRABALHO
Você já conhece as ferramentas que estarão à sua disposição para a mediação com os alunos? Então venha comigo!
Você conhecerá, nesta aula, as características do aluno de cursos a distância. Prossiga!
INVESTIGAÇÃO MATEMÁTICA
PEAD Ludicidade e Educação
E.E. ARACI ZEBRAL TEIXEIRA
GT – Tecnologias digitais, Mídias, Cultura e Educação nas realidades de Ibero-americana Metodologias ativas aliadas ao uso das tic´s como ferramentas.
“Análise de resultados educacionais e replanejamento de ações pedagógicas”
Avaliação e aprendizagem na escola: a prática pedagógica como eixo da reflexão MARINO MONDEK.
REGISTRO DAS ATIVIDADES REALIZADAS NA INSTITUIÇÃO
A GRADUAÇÃO TECNOLÓGICA EM GESTÃO PÚBLICA:
ESTABELECENDO VÍNCULOS NA TUTORIA ON-LINE
Concepções da Psicologia sobre o desenvolvimento humano
Projeto Fénix Processos pedagógicos Resultados e conclusões Resumo
MENTORING DOCENTE Prof. Janes F Tomelin Profa. Karina N Tomelin.
PROJETO TEATRO DE SOMBRAS. PROJETO TEATRO DE SOMBRAS.
Estágio IV.
O Desenvolvimento do Imaginário, do Lúdico na Educação Infantil
P PROGRESSO DE CADA ESTUDANTE DE ACORDO COM A SUA REALIDADE E O CONTEXTO SOCIAL, PARA QUE POSSA ATUAR E REFLETIR SOBRE A FORMAÇÃO QUE ESTÁ INSERIDO TANTO.
Apoio aos parceiros para sucesso na prova Brasil
ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO – AEE
Relato de experiência:
ABORDAGEM HUMANISTA Cadete pm ramos Cadete pm paulo
O PAPEL DO BRINQUEDO NO DESENVOLVIMENTO
BOAS PRÁTICAS “SOMOS TODOS DEFICIENTES E ESPECIAIS”
CONSTRUÇÃO DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO GRUPO: APOLLO
Oficina 4 Profa. Dra. Taitiâny Kárita Bonzanini
MISSÃO Valorizar as pessoas, despertando talentos por meio de uma aprendizagem diferente para desenvolver hoje o ser humano para o amanhã.
8 Competências Essenciais do Professor Inovador
Objetivo Aperfeiçoamento e valorização dos professores da rede pública, o enriquecimento do processo de ensino-aprendizagem e a melhoria da qualidade.
COMO MONTAR UM PLANO DE AULA PARA EDUCAÇÃO FÍSICA
30anos CENPEC.
Comportamento do Consumidor
Fórum - Unidade I - Sua experiência
REDE EDUCAR 2017.
Olá, 1ºs anos do PD! Vamos acompanhar vocês nas atividades de Português a partir de agora. Estamos ansiosos para trocar experiências e fazer descobertas.
ATIVIDADES PRÁTICAS NO ENSINO DE QUIMICA:
FÉNIX EBSSMA PRÓ-SUCESSO 2015/2016.
Objetivo Alfabetizar todas as crianças até o final do 3º ano.
TIC no Processo de Aprendizagem da Leitura e da Escrita
ANO 2 UNIDADE 1.
Campanha da fraternidade – 2018 “vós sois todos irmãos” (Mt 23.8)
Oficina Pedagógica do Diagrama de Gowin
A INCLUSÃO ESCOLAR DE ALUNOS COM SURDEZ NO ENSINO FUNDAMENTAL Érica Rochelli Dos Santos RIBEIRO - Aluna do oitavo bloco do curso de Pedagogia Cleidinalva.
Educação no Brasil Tragédia.
– Abril/ 2018 – - ÁREA: LINGUAGEM ORAL E ESCRITA -
Hugo Carvalhal Silva1 , Fátima Kzam Damaceno de Lacerda².
LUDICIDADE, PSICOMOTRICIDADE E IMAGINÁRIO INFANTIL HBF – FATEG PROFESSOR: WANDERSON CÂNDIDO (62) –
Jogo “Trilha Das Soluções”
Por que fazer educação física?
Ensino Híbrido – Tecnologias Digitais e Outras
A docência na educação superior
Pauta 12 Que alunos pretendemos formar?
Pauta 5 A competência 4 da BNCC: COMUNICAÇÃO
Não basta tocar? Discutindo a formação do educador musical
Pauta 2 A competência 1 da BNCC: CONHECIMENTO
EEEFM Prof.ª Filomena Quitiba
EEEFM Prof.ª Filomena Quitiba
Pauta 10 A competência 9 da BNCC: EMPATIA E COOPERAÇÃO
Teoria da Objetivação Cíntia Matos
Transcrição da apresentação:

“O lúdico na educação infantil” 128º Fórum Sul Mineiro de Educação Infantil “O lúdico na educação infantil” Junho/2017 Pedagoga: Milza Elizabeth Ribeiro de Morais

Segundo Feijó(1992) “O lúdico é uma necessidade básica da personalidade, do corpo e da mente, faz parte das atividades essenciais da dinâmica humana”.

O Lúdico na Educação Infantil Nas brincadeiras lúdicas as crianças desenvolvem várias aptidões, entre elas estão as linguagens oral e escrita, pois se relacionam com outras crianças onde vão aprendendo com elas. As brincadeiras dentro da Educação Infantil são um momento privilegiado de interação, pois além de socializarem-se, acabam ensinando as regras das brincadeiras/jogos.

De acordo com Cunha ( 2004, p. 56), o ato de brincar possibilita infinitas maneiras de trabalhar com os alunos; a interação, o lúdico, a brincadeira em geral levam o aluno à construção do conhecimento, o brincar é muito mais que um simples momento de divertir-se, é um dos caminhos que podem levar ao conhecimento.

Leitura e Ludicidade Para tornar o aluno um leitor não basta que ele seja somente alfabetizado nas letras, sabemos que a capacidade de leitura não depende do valor sonoro de cada letra. É preciso conhecer as características da linguagem escrita. O Lúdico neste contexto é um importante instrumento pedagógico que facilita o trabalho e leva o conhecimento de uma forma mais significativa

O uso do lúdico auxilia no desenvolvimento da leitura porque o aluno se sente motivado em participar das atividades propostas, sente-se motivado ao ver os colegas participando das brincadeiras, ele também deseja participar, pois o vencer é motivo de orgulho e prazer, então todos desejam participar para ser um vencedor.

O professor precisa trabalhar com a ludicidade para inovar suas aulas, deixando-as mais significativas e rica de aprendizagem, despertando nos alunos interesse e força de vontade.

Ciranda cirandinha Todo mundo pede bis Que pena que acabou O ciranda cirandar Vamos para nossas escolas Muito ânimo levar Fazendo as crianças felizes Nós queremos brincar!!!

128º Fórum Sul Mineiro de Educação Infantil Agradecimentos a todos Milza Alpinópolis, 29 de junho de 2017.