Curso - Avaliação e Aprendizagem

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Curso - Avaliação e Aprendizagem Atividades no município Etapa Junho.
Advertisements

Curso - Avaliação e Aprendizagem Atividades no município Etapa Junho.
Curso - Avaliação e Aprendizagem Atividades no município Etapa Junho.
Curso - Avaliação e Aprendizagem Atividades no município Etapa Junho.
SISTEMA DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA Edição 2015 Resultados Brasília-DF | Setembro de 2016.
Trabalho consultoria Objetivo do Trabalho Proporcionar ao aluno a experiência de conduzir um projeto real de consultoria.
O grande desafio: Educação no Brasil agosto 2016 MEC - Secretaria Executiva.
Analisando dados 4 – Quais tópicos apresentam os maiores percentuais de acerto? TÓPICO 5 – 61% TÓPICO 4 – 58% TÓPICO 2 – 56% 5 – Quais tópicos apresentam.
FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS EM EDUCAÇÃO DO ESTADO DE MINAS GERAIS.
ORIENTAÇÃO TÉCNICO - PEDAGÓGICA RECUPERAÇÃO PARALELA MATEMÁTICA Março 2011.
PROJETOS ARTIGO /02 ORIENTAÇÕES PARA O CUMPRIMENTO DAS HORAS TRABALHO SOCIAL.
Curso - Avaliação e Aprendizagem Atividades no município ____________ Etapa OUTUBRO.
OFICINA SOBRE OS RELATÓRIOS Analíticos e Descritivos
Significado Etimológico
PROJETO COSTA NORTE ESCOLA
SISTEMA DE AVALIAÇÃO DO ESTADO DO PIAUÍ.
Diretoria de Ensino de Piracicaba
Diretoria de Ensino de Piracicaba Maio/2017
ENSINO MÉDIO INOVADOR 2016/2017
Grupo de Trabalho Estadual do PMAQ
Base Nacional Comum Curricular
Curso - Avaliação e Aprendizagem
Plano Estratégico de Ação do PAAEB
Prova Brasil Língua Portuguesa.
“Um processo de mobilização passa por dois momentos
PROGRAMA CIÊNCIA NA ESCOLA - PCE
ORÇAMENTO PARTICIPATIVO
Curso - Avaliação e Aprendizagem Atividades no município Etapa Junho
Programação Formação Continuada 2016
Reunião de divulgação do orçamento participativo
O uso de recursos pedagógicos no ensino da Matemática
Roteiro para Elaboração do Projeto de aplicação da Modelagem Matemática na sala de aula da Educação Básica.
Organização Projeto Turma Mais.
Curso - Avaliação e Aprendizagem Atividades no município Ilha Comprida
AÇÃO DE MELHORIA Processos de Ensino Aprendizagem
Curso - Avaliação e Aprendizagem
Jovens Empreendedores
Curso - Avaliação e Aprendizagem
Curso - Avaliação e Aprendizagem
Curso - Avaliação e Aprendizagem Atividades no município ____________
SEJAM MUITO BEM – VINDOS!
ORGANIZAÇÃO DA INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA NA ESCOLA
Curso - Avaliação e Aprendizagem
1.
  AVALIAÇÕES EXTERNAS Profª Msc. Juciene Bertoldo da Silva
Leitura na escola e na comunidade
Ministério da educação Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão Diretoria de Políticas de Educação Especial A política.
Perfil de atribuições do Psicólogo em Contexto Escolar
A LÍNGUA PORTUGUESA E A MATEMÁTICA NA ESCALA DE PROFICIÊNCIA DO SIMAVE
PROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR
Planejamento da ação didática. Caminhão na ponte.
Provocar e gerir discussões a partir da análise dos resultados da avaliação diagnóstica do Programa Mais Alfabetização, articulando com as habilidades.
UTILIZAÇÃO DA MÍDIA IMPRESSA E MÍDIA INFORMÁTICA
SISTEMA DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA
MEC/SEB SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO UNDIME UEMG
FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS EM EDUCAÇÃO DO ESTADO DE MINAS GERAIS
FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS EM EDUCAÇÃO DO ESTADO DE MINAS GERAIS
PLANO DE AÇÃO ESTRATÉGICA – 2019
Estratégias Pedagógicas a partir do resultado do Ideb
Ghisleine Trigo Silveira APASE – São Paulo 23/08/2018
ESTÁGIO EM MATEMÁTICA II ORIENTAÇÕES PARA REALIZAÇÃO DO ESTÁGIO
Acompanhamento dos Processos Pedagógicos
PROGRAMA MAIS ALFABETIZAÇÃO
ee. Profª clarice de magalhÃES CASTRO projeto: “matemática Na prática”
NÃO BASTA SER FAMÍLIA, PRECISA SER PRESENTE! Ensino Fundamental I 1º PLANTÃO PEDAGÓGICO/2019.
O que nós, em Regime de Colaboração, gostaríamos de entregrar para o(a) secretário (a) de Educação no ano que vem?
QUESTIONÁRIO CURRÍCULO PAULISTA
Fernanda Lopes Martins
Pauta 8 A competência 7 da BNCC: ARGUMENTAÇÃO
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento normativo que define o conjunto progressivo de aprendizagens essenciais que todos os alunos devem.
Transcrição da apresentação:

Curso - Avaliação e Aprendizagem Atividades no município ____________ Etapa SETEMBRO

Propostas para o mês de SETEMBRO A proposta para o mês de setembro é realizar a análise dos resultados da ANA 2013 e 2014 disponíveis no Painel Educacional – Inep no link: http://inepdata.inep.gov.br/analytics/saw.dll?Dashboard Depois de selecionar o estado e o seu município você deverá clicar em exibir resultados e na próxima página abrir na aba acima APRENDIZAGEM. Neste local estará o resultado da ANA do seu município em relação a taxa de participantes e o percentual de alunos em cada nível de escrita, leitura e matemática.

Propostas para o mês de SETEMBRO O produto dessa etapa será um plano de ação da secretaria para apoiar as escolas no desenvolvimento de ações de melhoria da alfabetização dos alunos da sua rede. Nos próximos slides apresentaremos todos os passos para a realização das atividades. Bom trabalho!!!

Roteiro das atividades Atividade 1 – Analisar os resultados da ANA no Painel Educacional – Inep Respondendo as seguintes questões: Que considerações você faria em relação a participação das escolas e alunos deste município na avaliação em 2014? Alto índice de alunos no nivel 3 e 4 em algumas escolas, mas no cômputo geral do município esse índice não é bom, há necessidade de ações pontuais para detectar essa defasagem em leitura, escrita e matemática. Analisando o percentual de alunos nos níveis de leitura em 2013 e 2014 deste município que conclusões você tiraria sobre a proficiência leitora dos alunos ao final do 3º ano? Alto índice nos níveis 2 e 3, necessidade de melhorar e implantar ações significativas pra melhoria dessa proficiência visto que não houve avanço.

Analisando o percentual de alunos nos níveis de escrita em 2014 do município, que conclusões você tiraria sobre a proficiência de escrita dos alunos ao final do 3º ano? Alto índice de alunos no nível 4, demonstrando que eles escrevem ortograficamente as palavras com diferentes estruturas silábicas. Ações para resgate de alunos que não atingiram esse nível. Analisando o percentual de alunos nos níveis de matemática em 2013 e 2014 do município, que conclusões você tiraria sobre a proficiência de matemática dos alunos ao final do 3º ano? Estão distribuídos nos níveis 2, 3 e 4 de forma equivalente, tendo necessidade de investigação e elaboração de plano de ação eficaz. DCONT/SCHF

Roteiro das atividades Atividade 2 – Agora chegou a hora de vocês planejarem! Considerando a análise realizada anteriormente e compreendendo que para os alunos chegarem ao final do 3º ano no nível mais avançado (nível 4 em leitura e matemática e nível 5 em escrita) as experiências e oportunidades das práticas de leitura, escrita e resolução de problemas devem ser realizadas intencionalmente no cotidiano escolar desde a Educação Infantil e nos 3 anos do ciclo de alfabetização. Propomos que vocês elaborem um plano de ação para apoiar as escolas da rede na melhoria do ensino e aprendizagem em alfabetização.

Programa Avaliação e Aprendizagem Materiais necessários Plano de Ação Programa Avaliação e Aprendizagem Plano de Ação Município: Iguape Período de realização das ações: 4º bimestre Metas de curto prazo: 1. Identificar alunos incluídos nos níveis muito baixos 2. Elaborar projetos que atenda as proficiências dos níveis da média do município 3. Dectar avanços dos alunos nos resultados do 4º bimestre Ações Encaminhamentos Materiais necessários Responsável Pessoas envolvidas Prazo para realização Resultados esperados 1. Levantamento de alunos com defasagem dos níveis apresentados Coordenador de escola organiza grupos dos alunos com auxílio do professor da sala Resultado prona ANA Coordenador de escola Equipe pedagógica da escola Até 30 de setembro Lista pronta e data de início dos projetos 2.Projeto específico para cada grupo de proficiência em leitura, escrita e matemática Professores organizam –se para elaboração de projetos de leitura, escrita e matemática Estudo das proficiências Até 30 setembro Projeto discutido e organizado nas escolas 3.Aplicação de projetos elaborados de acordo com níveis Trabalho separado de acordo com níveis que os alunos foram organizados De acordo com projeto Professor escolhido para cada nível Professores e alunos 4º bimestre Melhoria da proeficiências dos alunos 4.Sondagem para detectar avanços Avaliar para 4º bimestre com vistas para o trabalho feito Professor da sala professores