Estudo de desenvolvimento da autonomia em uma turma de Física no contexto da EAD João Cláudio Nunes Carvalho.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O papel do professor e do aluno no ensino a distância Profs. Cristiane Borges, Denys Sales e Iraci Schmidlin.
Advertisements

INSTITUTO DE DESENVOLVIMENTO DO ENSINO SUPERIOR DO BRASIL.
Eixo 3 – TECNOLOGIA Mapas Conceituais: uma breve revisão CAVELLUCCI, Lia Cristina Barata. FORMADORA JANAINA R. PITAS CEFAPRO DE PRIMAVERA DO LESTE
Inclusão Escolar. Vivemos num momento histórico de reflexão sobre como deve ser a formação dos profissionais que atuam no campo educacional. Vivemos num.
Maria Cândida Andrade Perez O papel da escola é oferecer aos seus estudantes meios que possam ser utilizados para desenvolver a aprendizagem e tomarem.
QUALIDADE E COMBATE DA EVASÃO NA EAD: DESAFIOS E SOLUÇÕES Profº Vâner Lima Coordenador de curso EAD Anhembi Morumbi.
Classificação dos Métodos de Ensino:
Olá! Nesta aula você estudará o que significa interação e como realizar a interação com os alunos.
Olá! Nesta aula você estudará os tipos de tutoria.
Diretrizes do Ensino de Ciências e Diretrizes do Ensino da Matemática.
UNIVERSIDADE PAULISTA PSICOLOGIA - 1º SEMESTRE
Prof. Ma. Maria Cecilia Amendola da Motta
Alguém sabe o que é EAD ou Educação A Distância???
POSSIBILIDADES E DESAFIOS PARA INCLUSÃO DE UM ALUNO
Competência Leitora E A Resolução de Problemas
Ensino Híbrido: uma nova abordagem para o Ensino Médio
CENTRAR A DOCÊNCIA NO ALUNO: REFLEXÃO SOBRE QUESTÕES ÉTICAS
Paulo Vinícius Rampinelli
Unidade 3 Educação a Distância: Conceitos Básicos
Competência Leitora E A Resolução de Problemas
DESENVOLVIMENTO DOCENTE NA UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE
Adaptação da Mediação a Diferentes Perfis de Públicos e Áreas
Introdução a Educação a Distância
UMA AVALIAÇÃO SOBRE OS PRINCIPAIS FATORES QUE INTERFEREM NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM NOS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO À DISTÂNCIA. QUAL A VISÃO DO ALUNO?
Metodologia e Prática do Ensino.. O que é Metodologia ? 1.A arte de dirigir o espírito na investigação da verdade. 2. (Filosofia) Estudos dos métodos.
RESUMO / TÓPICOS – Disciplinas on-line do SER EDUCACIONAL:
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ
Coordenação: Vani Kenski
Escola municipal de ensino fundamental fidel Zanchetta
O uso de mídia social como ferramenta motivacional para a disciplina na modalidade a distância: Fortaleza/CE - Abril/2016 Alexandre Guimarães Bezerra Cavalcante.
Introdução a Educação a Distância
Mediação Pedagógica e Tecnológica das TDICS na EAD
Vygotsky - conceitos Luigi granizo Mariana abatayguara Mayara santos
Documentos e Propostas legais
PRÁTICA DOCENTE DE ENFERMAGEM NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA COM USO DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL Cíntia Alves Sanches, Patrícia Cristina Silveira, Alexandre Lins.
Avaliação de satisfação de curso EaD por meio da análise qualitativa
SKYPE: COMO UMA FERRAMENTA DE COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL ESTÁ TRANSFORMANDO AS INTERAÇÕES NOS GRUPOS DE ESTUDOS DOS ALUNOS DA EAD.
Profª Dra. Janilse Fernandes Nunes Centro Universitário Franciscano
Janine Donato Spinardi Katia Ethiénne Esteves dos Santos
Cristiane Coelho Teles – UNIFACS - Universidade de Salvador
  ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO: UM OLHAR SOBRE O PROCESSO FORMATIVO NA MODALIDADE A DISTÂNCIA. Autores: Priscila Bernardo Martins; Edda Curi; Carlos.
A informática tem grande importância para nós, pois através do mesmo podemos compreender e acompanhar as mudanças que existe em nosso meio.
Colégio Estadual Governador Lomanto Júnior
DISCENTE: KAROLINE BRITO
Docência e Gestão Pedagógica do Ensino Superior
Planejamento, Avaliação e Fundamentos Cognitivos em EaD
Formação de Professores na Perspectiva da Educação Inclusiva Rita Vieira de Figueiredo (Ph.D) Universidade Federal do Ceará Brasilia 31 de março 2010.
Mestrando: Ramão Jorge Dornelles
Aula 4.2.
APRENDIZAGEM COLABORATIVA EM AMBIENTES VIRTUAIS
ANÁLISE DO BLENDED LEARNING NO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃO NA MODALIDADE EAD DE UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO DO MUNICÍPIO DE LONDRINA Apresentação.
Estagio Supervisionado em Docência
DESENVOLVIMENTO DA COMUNICAÇÃO NA LÍNGUA INGLESA EM EAD
DESAFIOS E OPORTUNIDADES NO ENSINO DE ENGENHARIA A DISTÂNCIA NO BRASIL
TECNOLOGIA OU METODOLOGIA
Aula 1 Conheça seu curso e sua Instituição Nome do Professor.
REALIDADE VIRTUAL: MENOS BARREIRAS MAIS IMAGINAÇÃO NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM NA MODALIDADE EAD Giovani Pereira dos Santos – EAD Laureate Cláudia.
EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA QUE TRANSCENDE A PLATAFORMA: RELAÇÕES MAIS HUMANAS EM EXPERIÊNCIAS REAIS E SIGNIFICATIVAS.
Carolina Abdalla e Sandra Ulrich
“Iniciação científica: difícil no presencial,
AS REGRAS DO JOGO: as responsabilidades do aluno no Contrato Didático Núcleo de Assessoria Pedagógica NAP UNISAL-LORENA
ESTÁGIO EM MATEMÁTICA II ORIENTAÇÕES PARA REALIZAÇÃO DO ESTÁGIO
PROFESSORA MARTA LEONOR S.P.P. VIEIRA
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO-UEMA NÚCLEO DE TECNOLOGIAS PARA EDUCAÇÃO-UEMAnet UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL-UAB ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO EDUCACIONAL.
COMO ENSINAR A TODOS? Para que a inclusão realmente aconteça, é importante garantir diversos recursos para resgatar ou estabelecer as funções nas.
CURSO A DISTÂNCIA PARA O ENSINO DA FERRAMENTA COMPUTACIONAL AUTOCAD 2D
O LUGAR DO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: ANÁLISE DA LICENCIATURA EM PEDAGOGIA/UEMS-DOURADOS NASCIMENTO, Taynara Tavares1.
Pesquisa Científica
O LUGAR DO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: ANÁLISE DA LICENCIATURA EM PEDAGOGIA/UEMS-DOURADOS NASCIMENTO, Taynara Tavares1.
Pedagogia das competências Segundo Philippe Perrenoud: "Competência é a faculdade de mobilizar um conjunto de recursos cognitivos (saberes, capacidades,
Transcrição da apresentação:

Estudo de desenvolvimento da autonomia em uma turma de Física no contexto da EAD João Cláudio Nunes Carvalho

INTRODUÇÃO Cursos a distância estão sendo oferecidos em diferentes áreas, visando atender demandas de formação profissional e de novos conhecimentos. Transformações vêm acontecendo em diversos setores da nossa sociedade, inclusive na área educacional. Devido a globalização e pelo intenso avanço tecnológico, exigindo transformações nos sistemas educacionais.

O ensino à distância vem crescendo de forma gradual em nosso país. O Ensino a Distância é considerado por muitos como a educação do futuro, e também não é por menos. Ele chegou para encurtar distâncias, poupar tempo e estar ao alcance de todos. Nossa tecnologia evoluiu, e a maneira que aprendemos e ensinamos não é mais a mesma. O ensino à distância vem crescendo de forma gradual em nosso país. Totalmente EAD 519.839 Semipresenciais 476.484 Cursos Livres 2.872.383 Total 3.868.706

Objetivo Diagnosticar o nível de satisfação dos alunos referente à Educação a Distancia analisar a construção da autonomia, através do conteúdo das falas dos entrevistados, buscando refletir a experiência dos alunos de na disciplina de Física Geral 2, no Curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Aberta do Brasil - UAB, modalidade EAD

A AUTONOMIA NA EaD autonomia é um tema abrangente e difícil de ser conceituado objetivamente, pela grande quantidade de aspectos a serem considerados Trazendo o termo para o contexto da educação, conforme FREIRE (1996, p. 94), a autonomia é um processo de construção e de exercício da liberdade, que ao mesmo tempo se faz responsabilidade particular de cada um, de querer fazer o seu caminho na construção do conhecimento.

autonomia do aprendiz é acima de tudo um produto da interdependência do que da independência. Sendo assim, os aprendizes em EaD também devem ser auxiliados a adquirir autonomia por meio de um processo de interação semelhante à aprendizagem formal. Isto nos traz à tona a importância do papel do professor/ tutor, como mediador desse processo, desmitificando a ideia de que, em EaD, o aluno autônomo aprende sozinho e independe do professor

Metodologia A pesquisa foi de natureza quantitativa/qualitativa, embora o espaço amostral seja consideravelmente pequeno. A investigação buscou valores, atitudes, motivações, causas e compreensão do conceito, através da interpretação de informações objetivas e subjetivas, utilizando-se dos dados numéricos. A coleta de dados foi realizada por meio de um formulário no google forms, enviado para o email dos alunos

Análise dos dados

De maneira geral constatamos que os níveis das respostas oscilaram entre bom e regular, isso demonstra certa insatisfação entre os alunos com respeito à interação entre o tutor e os mesmos, bem como na dependência na realização de suas atividades e estudos, mostrando uma certa dificuldade na construção da autonomia.

Observamos que as respostas dos alunos divergiram ao conceituarem o significado de autonomia discente, sendo que 15 definiram estar atrelado ao compromisso e responsabilidade do estudante, onde o mesmo administra o seu tempo da melhor maneira. 07 acreditam ser a capacidade de buscar seu próprio conhecimento. Ter opinião própria, ser independente, ter uma metodologia própria e inovadora e interagir usufruindo da tecnologia, cada qual ficou com 02 na pesquisa. Para outros autonomia é construir seu conhecimento com auxílio do tutor e demais colegas, 04.

CONSIDERAÇÕES FINAIS De acordo com a pesquisa qualitativa observam-se tanto pontos fortes como ameaças a serem solucionadas. Diante da análise da pesquisa apresentada podemos concluir a dificuldade apresentada pela turma de licenciatura em Matemática da UAB de Juazeiro do Norte em construir a autonomia, pois ainda tem o modelo presencial bem consolidado em sua experiência educacional. Nas falas dos educandos percebemos ainda que os mesmo sentem muito a falta do tutor em sua lida com o curso, fato que não deve ser menosprezado, pois a autonomia depende de todos envolvidos no sistema e vai sendo construído pelo aprendiz com a ajuda das mediações realizadas.