Fundamentos de Administração Introdução

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
ROTINAS ADMINISTRATIVAS. Administração nas Empresas “A Administração não é nem privilégio nem uma carga pessoal do chefe ou dos seus diretores; é uma.
Advertisements

Material Avaliação Sistema de avaliação de desempenho Professor Douglas Pereira da Silva 1Aula 1 Av de Desempenho.
O CURRÍCULO PROCURA RESPONDER, NO MÍNIMO, DUAS QUESTÕES:
UNIDADE 1 – Introdução À Administração Estratégica.
Classificação dos Métodos de Ensino:
Olá! Nesta aula você estudará o que significa interação e como realizar a interação com os alunos.
Henri Fayol A Teoria Clássica da Administração. Jules Henri Fayol (Istambul, 29 de Julho de 1841 — Paris, 19 de Novembro de 1925) foi um engenheiro de.
O TRABALHO “Escolhe um trabalho de que gostes e não terás que trabalhar nem um dia na tua vida” (Confúcio)
Gestão de Projetos Aula 1 Esp. Luciene de Oliveira Vieira.
Gerência de Projetos 4º Semestre Aula 12 – Parte 1 Prof
Gestão em Saúde – Introdução à Gestão
Processo Administrativo
HABILIDADES ADMINISTRATIVAS
AUTONOMIA E FLEXIBILIDADE CURRICULAR
Gestão de Pessoas GPS 34 Prof. Marcio Costa
Promoção da Cultura de Qualidade no Ensino Superior: Procedimentos, instrumentos, papel dos diferentes actores e desafios Prof. Doutor Jeffy Mukora 2ª.
PROCESSOS DE GERENCIAMENTO DE PROJETOS
Previsão de vendas.
MAIS ESTUDANTES DA SAÚDE
ADMINISTRAÇÃO Prof. Odivar Marcos Bonetti 1
CONCEITOS BÁSICOS DE ORGANIZAÇÃO E ADMINISTRAÇÃO
Administração Financeira III
O que é ser um lider?.
Gestão Empreendedora de Pequenas Empresas CONCEITOS DE PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO Prof. Dr. Martinho Almeida.
Princípios Administrativos
Gerência de Projetos 4º Semestre Aula 02 Prof
Disciplina: Gestão de Património do Estado nas Instituições de saúde
Planejamento Financeiro e Orçamentário
Planejamento.
ADMINISTRAÇÃO Profª. Kelly Magalhães 1 1
Aprendizagem do Século XXI
PRINCÍPIOS TEÓRICOS E METODOLÓGICOS DO ENSINO DE HISTÓRIA
Comportamentos Organizacionais
DEFINIÇÃO DE TREINAMENTO & DESENVOLVIMENTO
Gestão de Negócios aula 2
GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS NAS INSTITUIÇÕES DE SAÚDE
AUTONOMIA E FLEXIBILIDADE CURRICULAR
Surgiu no início do século XX Surgimento no Brasil
PLANEJAMENTO EDUCACIONAL: COMO ENSINAR?
MODELOS DE GESTÃO Planejamento: processo, tecnologias e ferramentas de gestão e tendências AULA 2 1 Profº Paulo Martins.
Avaliação de desemepenho
Dhemaire Silva Cunha Silas Silva Santos Ziziane Mendes da Silva
GESTÃO DE NEGÓCIOS PROFESSOR: FÁBIO
FUNDAMENTOS DA ADMINISTRAÇÃO
Processo e gestão administrativa
Introdução à Administração
Treinamento.
Gestão das Organizações
ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS
Gestão Farmacêutica Conceito de Gestão e Valor
Prof. Dagoberto e Profa. Sandra
Evolução e posição de OS&M
Introdução à Administração
Planejamento da ação didática. Caminhão na ponte.
Dez novas competências para Ensinar – Philippe Perrenoud
Gestão de Pessoas.
Aula 05: Competências e Papéis Gerenciais do Administrador
INTRODUÇÃO À ADMINISTRAÇÃO
PLANEJAMENTO EDUCACIONAL
Aula 03: A Administração como Campo do Conhecimento I
Empreendedor “É uma pessoa que se engaja num processo de criação de riqueza e agregação de valor, através do desenvolvimento de ideias, da combinação.
DIDÁTICA DO ENSINO SUPERIOR
9 BALDES.
Administração amintas paiva afonso.
ESTÁGIO EM MATEMÁTICA II ORIENTAÇÕES PARA REALIZAÇÃO DO ESTÁGIO
Origens e estruturação das escolas e teorias da administração Professora: Rosemary Gomes CURSO DE ENGENHARIA ELÉTRICA, ENGENHARIA SANITARIA E ANBIENTAL.
Avaliação de Desempenho Avaliação por Objetivos Prof. Rodrigo Toledo.
Introdução a GESTÃO Módulo 1 Professor: Me. Guilherme Santos Souza 2019_1.
Pedagogia das competências Segundo Philippe Perrenoud: "Competência é a faculdade de mobilizar um conjunto de recursos cognitivos (saberes, capacidades,
Transcrição da apresentação:

Fundamentos de Administração Introdução HSP-0289 2 o Semestre 2017 Profa Aylene Bousquat

https://www.youtube.com/watch?v=3rS9wIxXMLk

Inserção da disciplina no bacharelado de Nutrição

O eixo Trabalho, Ciência e Cultura tem como objetivo propiciar oportunidades de aprendizagem ao estudante, por meio de diferentes disciplinas, que visam integrar 15 os conhecimentos apreendidos, vinculando-os às diferentes áreas da prática profissional.

Conteúdo do trabalho em grupos

Elementos introdutórios de administração Fundamentos Conceitos

Administrar Historicamente Estrutura formal de ação Igreja Católica Organizações militares

Administrar Filosofia Platão (democracia e adminstração dos negócios públicos) Aristóteles: organização do Estado e três tipos de administração pública Bacon: essencial e acessório Descartes (cartesesianismo) Rousseau Marx (teoria da origem do Estado)

Conceitos de Administração

Tecnicamente, a administração constitui fazer as coisas da maneira mais adequada possível, com o mínimo de recursos – humanos, financeiros e materiais – com o intuito de alcançar objetivos.

O conceito de administração representa uma governabilidade, gestão de uma empresa ou organização de forma que as atividades sejam administradas com planejamento, organização, direção, e controle. O ato de administrar é trabalhar com e por intermédio de outras pessoas, na busca de realizar objetivos da organização, bem como de seus membros.

Princípios para administrar Planejar Organizar Dirigir Controlar

Planejamento Significa estabelecer planos, métodos e processos que irão guiar as ações e os objetivos da organização. Tais procedimentos são as linhas mestras que definirão: O que? Quando? Quem? Como? serão feitas as coisas. Por quê?

Exemplo: SNH

Organização processo de alocar, arrumar e/ou distribuir tarefas, responsabilidades e recursos entre os membros da organização. Significa adequar a estrutura da organização aos objetivos propostos, isso porque objetivos distintos requerem adaptações diferentes.

Direção liderar, influenciar e motivar as pessoas a realizarem tarefas essenciais à obtenção dos resultados. Ao contrário de planejar e organizar, dirigir é uma atividade concreta, uma vez que envolve trabalhar com pessoas. Sua função essencial é criar uma atmosfera adequada para o exercício de todas as funções.

Controle/Avaliação verificar, constatar ou certificar-se da realização das atividades e objetivos conforme estabelecido. Enfim, controlar visa medir o desempenho das pessoas com relação aos objetivos previstos para manter a empresa no caminho certo.

Funções Administrativas Fixar objetivos. Analisar, conhecer os problemas. Solucionar os problemas. Organizar e alocar os recursos, tanto financeiros, quanto tecnológicos e humanos.

Funções Administrativas Liderar, comunicando, dirigindo e motivando as pessoas. Negociar. Tomar decisões. Controlar, mensurando e avaliando.

Dez Papéis do administrador

Habilidades necessárias Técnica Humana Conceitual

Técnica utilizar conhecimentos, métodos, técnicas e equipamentos necessários para a realização de suas tarefas espe- cíficas, através de sua instrução, experiência e educação

Humana consiste na capacidade e no discernimento para trabalhar com pessoas, compreender suas atitudes e motivações e aplicar uma liderança eficaz.

Conceitual compreender as complexidades da organização global e o ajustamento do comportamento da pessoa dentro da organização. Esta habilidade permite que a pessoa se comporte de acordo com os objetivos da organização total e não apenas de acordo com os objetivos e as necessidades de seu grupo imediato.

Retornar ao trabalho dos grupos

Nossa disciplina