Pesquisa JOGO JOGO MODIFICADO ARTE PESQUISA CONCEITO MODALIDADE

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Autora: Maria de Lourdes Vieira Universidade Estadual de Goiás Anápolis-GO.
Advertisements

PROJETO: DIA DAS MÃES.
Prática de sala de aula O trabalho proposto serve como amostragem das diferentes formas de aprendizagem usadas dentro de um mesmo contexto educacional,
Música na Educação Infantil Música é uma linguagem cujo conhecimento:  Se constrói,  Comunica ideias e sentimentos;  Afeta a dimensão sensível do ser.
A CRIANÇA DE SEIS ANOS E AS ÁREAS DO CONHECIMENTO Patrícia Corsino.
Levando em consideração a dinâmica histórica do país e o Decreto Federal reconhecido em 01/04/1976 que Institui no Rio Grande do Norte o Curso de.
A INFÂNCIA E SUA SINGULARIDADE Sônia Kramer Acadêmicos: Cláudia Gadotti Edir Giacomelli Gustavo Martins.
Classificação dos Métodos de Ensino:
DIDÁTICA GERAL 3 a Fase / Educação Física Prof a : Ivanete Lago Groh CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRUSQUE - Unifebe
Fischer & Neitzke DESENVOLVIMENTO DAS COMPETÊNCIAS E HABILIDADES A COMPETÊNCIA: CONDIÇÃO NECESSÁRIA, MAS NÃO SUFICIENTE. Fontes: Cadernos do ENEM Produção.
A PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Prof. Ma. Maria Cecilia Amendola da Motta
Educação Híbrida na Escola.
POSSIBILIDADES E DESAFIOS PARA INCLUSÃO DE UM ALUNO
Competência Leitora E A Resolução de Problemas
Ensino Híbrido: uma nova abordagem para o Ensino Médio
PROJETO TEATRO DE SOMBRAS. PROJETO TEATRO DE SOMBRAS.
Promoção da Cultura de Qualidade no Ensino Superior: Procedimentos, instrumentos, papel dos diferentes actores e desafios Prof. Doutor Jeffy Mukora 2ª.
23ª Mostra de Pôster – FATEC 2016
A Educação Matemática como Campo Profissional e Científico
Tema e problema de pesquisa
JARDIM DAS DESCOBERTAS
Jogos, brinquedos e desenvolvimento
Avaliação Livro Araribá* Avaliação Livro Ciências*
MAIS ESTUDANTES DA SAÚDE
JOGOS E RECURSOS UTILIZADOS NA ALFABETIZAÇÃO
Prof. Dr. Manoel Oriosvaldo de Moura
Roteiro para Elaboração do Projeto de aplicação da Modelagem Matemática na sala de aula da Educação Básica.
LUIZ CARLOS MARTINS LOYOLA FILHO ROSANE CARDOSO DE ARAÚJO
Universidade Federal do Espírito Santo
Coordenação: Vani Kenski
A importância do lúdico no processo de aprendizagem do adolescente
PRINCÍPIOS TEÓRICOS E METODOLÓGICOS DO ENSINO DE HISTÓRIA
PROJETO EDUCAÇÃO PARA O TRÂNSITO
Como encaminhar uma pesquisa?
ORIENTAÇÃO TCC – FASB / 2010.
Vygotsky - conceitos Luigi granizo Mariana abatayguara Mayara santos
EMEB XXXXXXXX DEVOLUTIVA HTPC ___ DE ________ DE 2017.
L. S. Vigotsky Psicólogo russo / Dialética marxista
LICENCIATURA EM LETRAS
Allan Victor Blander Almeida Nayane Novaes Suany Enéas
Ministrantes: simone de paula rodrigues moura
Universidade Federal do Ceará Faculdade de Educação
Avaliação de satisfação de curso EaD por meio da análise qualitativa
Cristiane Coelho Teles – UNIFACS - Universidade de Salvador
O perfil dos alunos à saída da escolaridade obrigatória
O perfil dos alunos à saída da escolaridade obrigatória
As abordagens do processo ensino-aprendizagem e o professor
Formação profissional: educação do bibliotecário escolar
Psicologia e educação: compartilhando saberes
1ª AÇÃO MMR Problema: Alta Concentração de alunos com desempenho abaixo do básico (38,1%) em Matemática Plano de Melhoria: Formação Docente ESCOLA ESTADUAL.
Planejamento, Avaliação e Fundamentos Cognitivos em EaD
Seminário de gêneros textuais Resenha e Ensaio Aluno: Fabricio Gabriel de Aráujo Aluno: Pbo Aluno: Fabricio Gabriel de Aráujo Aluno: Pbo.
XI Simpósio do Departamento de Educação XVI Seminário Integrado de Pesquisa em Educação do Programa de Pós-Graduação - PPGE IV Mostra Cultural de Discentes.
Trabalhos científicos
Título do Trabalho Trabalho de Conclusão de Curso (1 ou 2)
O PIBID COMO AGENTE TRANSFORMADOR
26ª Mostra de Pôster – FATEC 2018
APRENDIZAGEM COLABORATIVA EM AMBIENTES VIRTUAIS
O homem e a Cultura Capítulo do Livro : O desenvolvimento do Psiquismo
Introdução à Estética.
Adriana Friedmann. 1) DESENVOLVIMENTO INFANTIL MARCADO POR: Herança genêtica Educação Meio ambiente Qualidade dos vínculos 2) TRÊS PRIMEIROS ANOS Determinantes.
METODOLOGIAS ATIVAS E OS DESAFIOS EDUCACIONAIS DA ATUALIDADE
APRENDER E ENSINAR BRINCANDO
PROFESSORA MARTA LEONOR S.P.P. VIEIRA
Metodologias Ativas O TRABALHO EDUCATIVO COM ADOLESCENTES Profª. Drª
FATEC Guaratinguetá, 27 de abril de 2019
Mini Curso 24: Formação e Educação Permanente
SEMANA PEDAGÓGICA 2017/1: METODOLOGIAS ATIVAS E OS DESAFIOS EDUCACIONAIS DA ATUALIDADE.
O INÍCIO DA FORMAÇÃO DO PROFESSOR REFLEXIVO Marta Maria Pontin Darsie Anna Maria Pessoa de Carvalho.
Transcrição da apresentação:

Pesquisa JOGO JOGO MODIFICADO ARTE PESQUISA CONCEITO MODALIDADE INCIDÊNCIA JOGO MODIFICADO ENSINO CARACTERÍSTICAS DA PINTURA ARTÍSTICA ARTE

Parte de: EXP.1 2008 EXP.3 2011 EXP.2 2009 JOGO MODIFICADO Educação estética

Conhecimento das características Problema Interesse Pesquisa teórica Leitura de imagens Conhecimento das características Pintura artística Arte ?

Como a educação estética joga o jogo da produção artística? Questões Como a educação estética joga o jogo da produção artística?

Questões Olhar a Obra Sentir com a Obra Pode a leitura de imagens contribuir para a pesquisa e conhecimento da arte? Pensar com a Obra

Questões Como um jogo modificado Criar –Descobrir-Modificar as regras Criar regras Descobrir regras Como um jogo modificado Criar –Descobrir-Modificar as regras Leitura de imagens Conhecer pintura ? Modificar regras

Quais as metodologias aplicadas na produção da educação estética ? Questões Quais as metodologias aplicadas na produção da educação estética ?

Justificativa JUNTO AOS ALUNOS DE ARTES E PÚBLICO INTERESSADO GERAÇÃO CULTURAL ORIENTADOS EDUCAÇÃO ESTÉTICA EXPERIÊNCIAS DO FAZER, LER E CONTEXTUALIZAR IMAGENS NA MEDIAÇÃO DO PROFESSOR E DO JOGO Justificativa REFLETIR SOBRE ESTRATÉGIAS ENFRENTAR O PROBLEMA INCENTIVO PESQUISA LEITURA DE IMAGENS CONHECIMENTO DA ARTE JUNTO AOS ALUNOS DE ARTES E PÚBLICO INTERESSADO

Objetivos A) Desenvolver a educação estética por meio do jogo e da arte para superar os problemas da pesquisa. B) Revelar que estratégias foram implementadas para trabalhar a educação estética. C) Descrever quando se identificou a necessidade de uma ação para desenvolver o interesse pela pesquisa em artes, pela leitura de imagens e ao conhecimento das características da pintura e da arte. D) Apontar que instrumento foi utilizado; E) Descrever como se deu a modificação de um jogo para o ensino das características de um estilo acadêmico e de alguns movimentos artísticos pictóricos.

Fundamentação teórica

Fundamentação teórica

Fundamentação teórica

Fundamentação teórica

Fundamentação teórica

Fundamentação teórica

Metodologias EXPERIÊNCIA 1 EXPERIÊNCIA 2 EXPERIÊNCIA 3

Metodologias EXPERIÊNCIA 1 EXPERIÊNCIA 2 EXPERIÊNCIA 3

Metodologias EXPERIÊNCIA 1 EXPERIÊNCIA 2 EXPERIÊNCIA 3

Metodologias EXPERIÊNCIA 1 EXPERIÊNCIA 2 EXPERIÊNCIA 3

Metodologias EXPERIÊNCIA 1 EXPERIÊNCIA 2 EXPERIÊNCIA 3

artista professor professor Metodologias EXPERIÊNCIA 3 EXPERIÊNCIA 1

Metodologias JOGO MODIFICADO PINTURAS JOGO UNO

Metodologias RELEITURA PESQUISAR ANÁLISE INTERPRETAÇÃO JULGAMENTO DESCRIÇÃO Metodologias APRECIAR CONTEXTUALIZAR FAZER RELEITURA PESQUISAR

Esquema geral da dissertação Introdução Capítulo 1: Fundamentos estéticos do jogo da arte no processo educacional Capítulo 2. A abertura da experiência estética no contexto da relação entre aprender sobre arte e jogar um jogo Capítulo 3. Para um futuro entre jogo e arte no campo da educação estética Conclusão

Capítulo 1: Fundamentos estéticos do jogo da arte no processo educacional EDUCAÇÃO ESTÉTICA ARTE EDUCAÇÃO E CONSTRUTUVISMO ZONA DE DESENVOLVIMENTO PROXIMAL ASPECTOS AFETIVOS COGNITIVOS E SOCIAIS LUDICIDADE CARACTERÍSTICAS DE UM BOM JOGO METODOLOGIAS DA PESQUISA OS PCNS E A ARTE JOGO E REGRAS

Capítulo 2: A abertura da experiência estética no contexto da relação entre aprender sobre arte e jogar um jogo ORIGEM DO PROBLEMA DA PESQUISA OBJETIVOS DO JOGO MODIFICADO SOBRE O JOGO UNO COMO JOGAR O UNO E O JOGO DE ARTES O JOGO MODIFICADO CRIANDO UM NOVO DESIGN, conteúdo, apresentação do jogo para a pesquisa, cartas de ação fixas, regras do jogar e pontuação A LEITURA DE IMAGENS NO JOGO

Capítulo 2: A abertura da experiência estética no contexto da relação entre aprender sobre arte e jogar EXPERIÊNCIA NA ESCOLA- ENSINO FUNDAMENTAL PESQUISA- CRIANDO AS REGRAS

Capítulo 2: A abertura da experiência estética no contexto da relação entre aprender sobre arte e jogar EXPERIÊNCIA NO ATELIÊ- ENSINO FUNDAMENTAL PESQUISA- DESCOBRINDO AS REGRAS

Capítulo 2: A abertura da experiência estética no contexto da relação entre aprender sobre arte e jogar EXPERIÊNCIA NA UNIVERSIDADE- ENSINO SUPERIOR PESQUISA- RELEITURA E MODIFICANDO AS REGRAS

Capítulo 2: A abertura da experiência estética no contexto da relação entre aprender sobre arte e jogar um jogo Figura5. Releitura da Obra Mona Lisa de Leonardo Davinci, realidada por Lidiane Klein e Dionatha Ritter.

Capítulo 2: A abertura da experiência estética no contexto da relação entre aprender sobre arte e jogar um jogo Figura 12. Imagens das releituras de Casal caminhando, de Vicent Van Gogh, 1808. e a criação do jogo com as imagens criadas, denominado de Trilhar`te por Adrieli Gnich Vargas/junho de 2011.

Capítulo 3: Para um futuro entre jogo e arte no campo da educação estética

Capítulo 3: Para um futuro entre jogo e arte no campo da educação estética CONTEXTO DAS IMAGENS IMAGENS ESCOLHIDAS DIVISÃO DA HISTÓRIA DA ARTE ARTISTAS JOGO PESQUISA REGRAS LÚDICO CONTEÚDO ASPECTOS SOCIAIS ASPECTOS AFETIVOS ASPECTOS COGNTIVOS EDUCAÇÃO ESTÉTICA MÉTODOLOGIA ANALISADA *JOGO MODIFICADO *LEITURA DE IMAGENS AVALIAÇÃO *PRÉ-JOGO *CRIAR DESCOBRIR E MODIFICAR *NO JOGAR NO JOGO E NA ARTE AS CARACTERÍSTICAS DE UM BOM JOGO MODIFICADO

Avaliação da pesquisa pelas experiências estéticas Resultado - Jogo modificado -Modarte CRIAR REGRAS DESCOBRIR REGRAS MODIFICAR REGRAS 1 2 3 Avaliação da pesquisa pelas experiências estéticas ALUNO AGENTE ATIVO HOUVE MOTIVAÇÃO IMPORTÂNCIA DO PROFESSOR E JOGO – MEDIADORES - CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO TAREFAS SÉRIAS E EXERCÍCIO DE AUTO CONTROLE AGUÇOU O OLHAR

Avaliação da pesquisa pelas experiências estéticas Resultado - Jogo modificado -Modarte CRIAR REGRAS DESCOBRIR REGRAS MODIFICAR REGRAS 1 2 3 Avaliação da pesquisa pelas experiências estéticas A união da arte e do jogo lúdico estimulou os alunos a pesquisa, a leitura de imagens e a conhecer as características da pintura artística.

Conclusões EXP.1 2008 EXP.3 EXP.2 2011 2009 JOGO MODIFICADO LEITURA DE IMAGENS LUDICIDADE experiência estética

JOGO ARTE Conclusões JOGO MODIFICADO Educação estética intelectual zdp ASPECTOS COGNITIVOS intelectual ASPECTOS SOCIAIS zdp AFETIVOS emocional LEITURA DE IMAGENS LUDICIDADE JOGO ARTE Educação estética

FORMAÇÃO COMPLETA DO SER Conclusões EDUCAÇÃO LEITURA DE IMAGENS LUDICIDADE JOGO ARTE Educação estética equilíbrio, tensão, compensação, contraste, variação, solução, união e desunião , ordem (ritmo e harmonia) DESAFIO FANTASIA CURIOSIDADE APRENDIZADO MOTIVAÇÃO EQUILÍBRIO FORMAÇÃO COMPLETA DO SER APRECIAR FAZER CONTEXTUALIZAR SENSIBILIZAR-SE IMAGINAÇÃO EXPRESSÃO CRIATIVIDADE CULTURA AFETO REFLEXÃO

OBRIGADA PELA ATENÇÃO