Educação Física.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O esporte e o corpo na GRÉCIA ANTIGA.
Advertisements

DISCIPLINA: EDUCAÇÃO FÍSICA
DISCIPLINA:METODOLOGIA DE ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA
Atletismo O Conteúdo Atletismo nas Escolas
Gestão em Saúde Introdução aos conceitos: Gestão e Saúde Justificativas da disciplina... Prof. Helena Kanashiro.
GERENCIAMENTO E EMPREENDIMENTOS NA CONSTRUÇÃO CIVIL FUNDAÇÃO ALAGOANA DE PESQUISA, EDUCAÇÃO E CULTURA FACULDADE DE TECNOLOGIA DE ALAGOAS Prof. MsC. Esp.
Música na Educação Infantil Música é uma linguagem cujo conhecimento:  Se constrói,  Comunica ideias e sentimentos;  Afeta a dimensão sensível do ser.
 A ginastica é uma forma de exercícios físicos, classificada em duas modalidades:  Competitiva e Não competitiva.  É muito pratica para melhoramento.
PAUTA:  Educação Física – Conceito  Objetivos da Educação Física Escolar  Tendências da Educação Física Brasileira  Métodos de Ensino de Educação.
Capacidades e Habilidades Motoras Qualidades Físicas Carlos Alberto da Silva Centro Universitário de Brusque - Unifebe Curso de Educação Física FUNDAMENTOS.
ÁREA - CONHECIMENTOS 9º Ano. A BASE DO SISTEMA EDUCATIVO É O ALUNO, E A ESCOLA UMA VIA INSTITUCIONAL ENTRE OUTRAS, DE ACESSO À EDUCAÇÃO E IMPLICITAMENTE.
Classificação dos Métodos de Ensino:
Segunda Idade da Música Seminário da disciplina MEMES II Música e Sociedade – Vanda Freire – páginas 56 a 67 Vitória Coimbra e Souza
DIDÁTICA GERAL 3 a Fase / Educação Física Prof a : Ivanete Lago Groh CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRUSQUE - Unifebe
A cada quatro anos, atletas de centenas de países se reúnem num país sede para disputarem um conjunto de modalidades esportivas.
A ONG Futebol de Rua é uma organização sem fins lucrativos, com sede em Curitiba desenvolvendo desde 2006 projetos em todo Brasil na área de inclusão.
ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL Aula 1- Princípios e Práticas em Orientação Educacional.
Aristóteles - Sua vida, obras e pensamentos
Tema: Metodologia do Esporte Coletivo. PERSPECTIVAS PEDAGÓGICAS Ensinar o esporte – como proceder ao ensinar os esportes, qual a abordagem metodológica.
Metodologia do Ensino de Atletismo PROF. JOÃO VAGNER CAVALARI.
A PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES
A educação dos filhos No Grande Conflito.
ÁREA - CONHECIMENTOS 9º Ano.
Objetivos que deverão ser atingidos com o estudo da unidade:
Trabalho e cooperação: o trabalhador coletivo
Projeto NutriBem Desportivamente Alimentação do (jovem) desportista
2ª Oficina Formação de Gestores Escolares
IDPP – Porque estudar ? Disciplina de base, introdutória ao estudo do Direito. Matéria de iniciação  noções fundamentais para a compreensão do fenômeno.
A área andina Cerca de 3000 km de extensão - desde o sul da Colômbia até o litoral do Chile, cobrindo os territórios atuais do Equador, Peru e Bolívia.
II Simpósio Ined 8 e 9 de maio de
O que é a Educação Física?
Devido ao aumento do tempo livre
Gestão de Projetos Aula 1
DE UM PINGO D’ÁGUA SE CHEGA AO MAR
ESTRUTURAÇÃO DOS SUBSISTEMAS DERECURSOS HUMANOS
Prof. Dr. Manoel Oriosvaldo de Moura
Área dos Conhecimentos
Introdução à Educação Física Educação Física; Atividade Física; Exercício Físico Contextualização Histórica Prof. Esp. Paulo José dos Santos de Morais.
Antiguidade Oriental.
PRINCÍPIOS TEÓRICOS E METODOLÓGICOS DO ENSINO DE HISTÓRIA
EDUCAÇÃO NO SÉCULO XX PROGRESSO. PROGRESSO, GUERRA E REVOLUÇÃO SÉCULO XX: GRANDES TRANSFORMAÇÕES NUM SÉCULO SÓ 2 GRANDES GUERRAS AVANÇOS DA MEDICINA AUMENTO.
Aula 06. Prof Dr Alaércio Aparecido de Oliveira
Urbanização no mundo GG. 15 pag. 30.
AÇÕES GERAIS 1. Gincana Cooperativa - tema meio-ambiente: atividade integradora e mobilizadora. 2. Eleger um representante do projeto em cada Escola.
PLANO DE AULA 2ª SÉRIE ENSINO MÉDIO
ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS
Avaliação Diagnóstica Visa determinar a presença, ou ausência, de conhecimentos e habilidades, inclusive buscando detectar pré-requisitos para novas experiências.
ATLETISMO (SALTOS).
1ª Reunião de Pais 9º ano
E.E.B. NEREU RAMOS ATIVIDADE FÍSICA E SAÚDE PROFº ALAN REZENDE ITAPOÁ / SC 2018.
EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO: EDUCAÇÃO NÃO FORMAL Modulo 4 Mestrado em Formação, Trabalho e Recursos Humanos.
EIXO DO TURISMO TÉCNICO EM HOSPEDAGEM Professora Liliane Alves EEEP PEDRO QUEIROZ LIMA.
Curdos Conflitos. Povo curdo  O povo curdo é um grupo étnico formado por aproximadamente 25 milhões de pessoas e aspira à sua independência política.
Colégio menino Jesus Historia do Teatro HISTORIA DO TEATRO O teatro teve sua origem no século VI a.C., na Grécia, surgindo das festas dionisíacas realizadas.
Educação Física.
Disciplina: IPC Prof.ª Ms: Nátalli Araújo
em Educação em Direitos Humanos
EDUCAÇÃO FISICA NO ENSINO MÉDIO
É o estudo do homem como ser biológico, social e cultural.
ESTUDO SISTEMATIZADO DA DOUTRINA ESPÍRITA Por: FEDERAÇÃO ESPÍRITA BRASILEIRA.
ESCOLA:PRINCÍPIOS TEMA:FUTSAL ALUNO:PEDRO LUCAS PROFESSOR:LUCAS Cidade:Barra doGarças 01/02/19.
TEORIAS DA EDUCAÇÃO Prof. Dr. Renato Araújo Teixeira
FAMÍLIA SOCIEDADE E EDUCAÇÃO. A família contemporânea surge a partir de uma série de transformações históricas e sociais. Na família pré-moderna, a própria.
Projeto Badminton na UFS
AS FÁBULAS.
História das máscaras carnavalescas
Matemática Revisão para o ENEM. 3) República Oligárquica Por enquanto, nada de muita novidade, não é mesmo? Mas agora vamos a um tópico que.
A Formação do Império Romano
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MEMÓRIA SOCIAL E BENS CULTURAIS PRODUTO FINAL - CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO ESPOTTIVA COORDENADOR ACADEMICO PROF. Me.
A AVALIAÇÃO NO CENÁRIO EDUCACIONAL BRASILEIRO E AS POSSIBILIDADES PARA A ESCOLA CADEP COORDENAÇÃO DE APOIO À DIREÇÃO E EQUIPE PEDAGÓGICA Encontro CADEP/NREs.
Transcrição da apresentação:

Educação Física

Um pouco de história Considerada uma das disciplinas mais antigas do mundo, a Educação Física sempre teve como objetivo deixar seus praticantes com uma boa saúde e com corpos mais saudáveis. Por esse motivo, essa prática é adotada em escolas de todo o mundo. Desde o início de sua existência, o ser humano teve como foco o aprimoramento de seus movimentos básicos, como correr, saltar, arremessar, nadar, escalar, puxar e empurrar. A execução de atividades físicas aconteceu de diferentes formas ao longo das civilizações e dos períodos históricos. Há relatos das práticas de Educação Física provenientes de varias regiões do mundo, cada uma com sua particularidade.

Educação Física no mundo China - O imperador guerreiro Hoang Ti, incentivava criar o hábito da prática de exercícios físicos com fins higiênicos, terapêuticos e de caráter guerreiro. Índia - as atividades físicas eram tratadas como doutrinas e serem seguidas sob as leis de Manu, ligadas ao contexto militar e ao caráter filosófico budista, na busca pelo Nirvana(estado de ausência total de sofrimento). É o mesmo período do surgimento da yoga. Japão – o desenvolvimento dessa prática estava vinculado ao exercício físico; este se atrelava aos fundamentos guerreiros, filosóficos, morais e religiosos.

Egito – valorizavam-se qualidades físicas como equilíbrio, força, resistência e flexibilidade. Grécia – berço dos Jogos Olímpicos, desenvolveram-se várias modalidades esportivas que subsistem ate os dias atuais, como halteres, pentatlo, entre outras. Roma - as atividades físicas eram voltadas para a prática militar. “Mente sã em corpo são” (é uma famosa citação latina, derivada da Sátira X do poeta romano Juvenal, presume-se entre 509 a.C.)

Na época do Brasil colônia os primeiros habitantes, os índios, deram uma vasta contribuição para os movimentos naturais como nadar, correr, caçar, lançar, pular. Todos os movimentos realizados eram necessários para sua sobrevivência, além do movimento corporal, utilizavam instrumentos que os auxiliavam nas tarefas domésticas, na caça e na defesa contra animais e inimigos.( Ex: Arco e flecha) A cultura corporal indígena tem grande influência na cultura corporal do movimento, que tempos depois veio fazer parte do que hoje chamamos de Educação Física. Cabo de força, arremesso de lança, natação ( travessia de rio), luta corporal e zarabatana.

Educação Física Escolar Educação Física Higienista ( até 1930) – a educação física era condicionada à saúde; sua prática era uma forma de afastar os indivíduos de hábitos nocivos à saúde e à moral, comprometendo a vida coletiva. Educação Física Militarista (1930 -1945) – a prática enfatizava a disciplina pessoal e a “purificação” da raça, buscando uma juventude capaz de aguentar os ambientes de guerra, luta e combate. O preparo físico, não focava apenas a prática militar, mas também padrões de comportamento dirigidos à sociedade. Educação Física Pedagógica (1945 – 1964) – a prática voltava-se a atividades educativas e era recomendada para educação do movimento para a promoção de uma educação global. Possuindo um lado de utilidade social, levava os alunos a aceitar as normas do convívio democrático.

Educação Física Competitiva (após 1964) – tinha caráter de competição esportiva, visando a superação do adversário. Buscava-se o “atleta herói”, novos talentos que levassem o Brasil ao topo do esporte mundial. As aulas de Educação Física promoviam a iniciação esportiva e o desporto de alto rendimento. Com a falta de resultados, sua prática na escola foi questionada e logo saiu de uso. Educação Física Popular (após 1980) – tinha como foco principal o lúdico, a cooperação, a organização e a mobilização para construção de um ser humano voltado para prática corporal, preocupado em como se movimentar, e não apenas com o movimento em si.