O CAMINHO PARA A INTEGRAÇÃO ENTRE O EAD E O PRESENCIAL Ryon Braga O CAMINHO PARA A INTEGRAÇÃO ENTRE O EAD E O PRESENCIAL Ryon Braga
Pesquisa realizada pela Pew Charitable Trusts nos EUA em 2012 sobre o ANALFABETISMO FUNCIONAL Mais de 50% dos estudantes em cursos universitários de quatro anos nos Estados Unidos - e uns 75% em cursos superiores de dois anos não apresentam capacidade de resolver tarefas simples do dia a dia, tais como: Interpretar um gráfico que relaciona exercício físico e pressão sanguínea. Entender argumentos em editoriais de jornais. Decidir entre ofertas de cartões de crédito envolvendo diferentes juros e diferentes anuidades. Sintetizar os resultados de uma pesquisa sobre o envolvimento dos pais nas escolas. O estudo sobre analfabetismo funcional promovido pela Pew Charitable Trusts, o primeiro a se concentrar em universitários, descobriu que os estudantes não conseguem desenvolver habilidades essenciais - não importando seu campo de estudo, revelando preocupante inaptidão destes universitários.
ACERTAR QUESTÕES EM TESTES SIGNIFICA QUE A PESSOA APRENDEU? O QUE É UM APRENDIZADO EFETIVO?
Para que o Aprendizado Efetivo ocorra, quatro elementos são essenciais: AQUISIÇÃO INDIVIDUAL INICIAL DA INFORMAÇÃO E COMPREENSÃO DOS CONCEITOS AMPLIAÇÃO DA COMPREENSÃO ATRAVÉS DA EXPOSIÇÃO À EXPLICAÇÕES DE TERCEIROS, COM CORRELAÇÃO, CONTEXTUALIZAÇÃO. ELABORAÇÃO – ATRAVÉS DA REALIZAÇÃO DE ATIVIDADES QUE DEMANDAM DOMÍNIO DO CONHECIMENTO COMPREENDIDO, ENVOLVENDO A EXPRESSÃO ORAL, GRÁFICA OU PSICOMOTORA. APLICABILIDADE – COM A COLOCAÇÃO EM PRÁTICA DO CONHECIMENTO ATRAVÉS DO SEU USO EM PROBLEMAS REAIS. APRENDIZADO EFETIVO O Aprendizado efetivo se realiza pela criação de novas memórias, através da ampliação e transformação das redes neurais, com implicações cognitivas duradouras.
O MODELO HÍBRIDO É O CAMINHO PARA A REESTRUTURAÇÃO METODOLÓGICA DA EDUCAÇÃO SUPERIOR
MODELO HÍBRIDO UTILIZADO NA UNIAMÉRICA
MODELO DE MATRIZ BASEADA EM COMPETÊNCIAS BIOMEDICINA GRANDES ÁREAS TEMAS DE PROJETOS COMPETÊNCIAS ATIVIDADES DE SALA UNIDADES DE APRENDIZAGEM SAÚDE E QUALIDADE DE VIDA FUNDAMENTOS DA SAÚDE COMPETÊNCIA 01 ATIVIDADE DE SALA 01 PROCESSOS DE SAÚDE E DOENÇA Unidade de Aprendizagem 01 COMPETÊNCIA 02 ATIVIDADE DE SALA 02 ANÁLISES CLÍNICAS Unidade de Aprendizagem 02 COMPETÊNCIA ... ATIVIDADE DE SALA ... ANÁLISES LABORATORIAIS CITOLOGIA ONCÓTICA COMPETÊNCIA n. ATIVIDADE DE SALA 64 ANÁLISES HEMATOLÓGICAS ANÁLISES AMBIENTAIS BROMATOLOGIA Unidade de Aprendizagem 112 IMAGENOLOGIA DIANGÓSTICO POR IMAGEM
MODELO DE AVALIAÇÃO AVALIAÇÃO DO RESULTADO AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO AVALIAÇÃO DA ELABORAÇÃO (Portfólio) AVALIAÇÃO DO CONHECIMENTO (PROVA) GRANDES ÁREAS TEMAS DE PROJETOS COMPETÊNCIAS ATIVIDADES DE SALA UNIDADES DE APRENDIZAGEM SAÚDE E QUALIDADE DE VIDA FUNDAMENTOS DA SAÚDE COMPETÊNCIA 01 ATIVIDADE DE SALA 01 PROCESSOS DE SAÚDE E DOENÇA Unidade de Aprendizagem 01 COMPETÊNCIA 02 ATIVIDADE DE SALA 02 ANÁLISES CLÍNICAS Unidade de Aprendizagem 02 COMPETÊNCIA ... ATIVIDADE DE SALA ... ANÁLISES LABORATORIAIS CITOLOGIA ONCÓTICA COMPETÊNCIA n. ATIVIDADE DE SALA 64 ANÁLISES HEMATOLÓGICAS ANÁLISES AMBIENTAIS BROMATOLOGIA Unidade de Aprendizagem 112 IMAGENOLOGIA DIANGÓSTICO POR IMAGEM
Active Learning Classroom Sala na Uniamérica
MODELO DA UNIDADE DE APRENDIZAGEM
MODELO HÍBRIDO
MODELO HÍBRIDO
MODELO HÍBRIDO
POSICIONAMENTO EAD x HÍBRIDO EAD ONLINE (com ou sem aula prática no polo) Público do EAD (bem definido) – mercado deve passar dos atuais 1,5M para 2,8M nos próximos cinco anos. Decisão de compra por um MIX de elementos, em ordem de importância: PREÇO, CONVENIÊNCIA (localização, horário, portfólio de cursos) e VISIBILIDADE DA MARCA. MODELO HÍBRIDO Público do presencial – estimativa de 2 a 4 M de alunos nos próximos cinco anos. Decisão de compra por um MIX de elementos: estrutura do campus; diferenciais acadêmicos; novas experiências de aprendizagem; credibilidade da marca.
OBRIGADO! presidente@uniamerica.br