O CAMINHO PARA A INTEGRAÇÃO ENTRE O EAD E O PRESENCIAL

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Diversidade, História Natural e Conservação de Vertebrados na América do Sul – BIZ 0303 OBJETIVOS (conteúdo): Utilizando os vertebrados da América do Sul.
Advertisements

INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO 1ª Parte. Avaliação X Prática Pedagógica Sem uma clara e consistente teoria pedagógica e sem um satisfatório planejamento de.
Colégio Sesi PR Ensino Médio PROPOSTA PEDAGÓGICA 2017.
1º Encontro da Comunidade de Prática dos Professores de Biologia e Geologia de Matosinhos – 8 Jul 2016 Experiment…ANDO com Ciência em Perafita.
Classificação dos Métodos de Ensino:
Universidade: Ensino, Pesquisa e Extensão. Esses três tipos de atividade são formas para a instituição realizar suas funções ou atribuições na sociedade,
Roteirização de Casos Clínicos Complexos Alessandra Dahmer Coordenação UNA-SUS/UFCSPA.
Olá! Nesta aula você estudará o que significa interação e como realizar a interação com os alunos.
Competência Leitora E A Resolução de Problemas
Ensino Híbrido: uma nova abordagem para o Ensino Médio
CENTRAR A DOCÊNCIA NO ALUNO: REFLEXÃO SOBRE QUESTÕES ÉTICAS
PLANO DE AULA GRÁFICO DE SETORES.
Novo Modelo de Pós-graduação Estácio
Alguém sabe o que é EAD ou Educação A Distância???
Plano Estratégico de Ação do PAAEB
Promoção da Cultura de Qualidade no Ensino Superior: Procedimentos, instrumentos, papel dos diferentes actores e desafios Prof. Doutor Jeffy Mukora 2ª.
Competência Leitora E A Resolução de Problemas
JOGOS E RECURSOS UTILIZADOS NA ALFABETIZAÇÃO
CURSO: LICENCIATURA EM FÍSICA
Introdução a Educação a Distância
O uso da tecnologia no ambiente escolar: o YouTube e suas ferramentas de aprendizagem no âmbito da Língua Inglesa.
DISCIPLINAS COMUNS: CURSOS PRESENCIAIS. CURSOS PRESENCIAIS Para os demais cursos NPG METODOLOGIA DA PESQUISA ORIENTAÇÃO DE CARREIRA COM COACHING ( OPTATIVA.
Rudinara Gonçalves¹; Leonardo Bosi Moreira¹; Tassiana Schneider¹;
UMA AVALIAÇÃO SOBRE OS PRINCIPAIS FATORES QUE INTERFEREM NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM NOS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO À DISTÂNCIA. QUAL A VISÃO DO ALUNO?
ENSINO HÍBRIDO NO DIREITO
ORIENTAÇÃO ACADÊMICA NO CURSO DE PEDAGOGIA PRESENCIAL
Tenham Um Dia Maravilhoso!
Roteiro para Elaboração do Projeto de aplicação da Modelagem Matemática na sala de aula da Educação Básica.
O CAMINHO PARA A INTEGRAÇÃO ENTRE O EAD E O PRESENCIAL
RESUMO / TÓPICOS – Disciplinas on-line do SER EDUCACIONAL:
Adenilse silva de jesus Reginaldo Vieira da Costa
Aprendizagem do Século XXI
Introdução a Educação a Distância
RCG 0323 SISTEMA RESPIRATÓRIO 2017
EMEB XXXXXXXX DEVOLUTIVA HTPC ___ DE ________ DE 2017.
Curso Técnico Eletromecânica Soldagem Básica
Avaliação da implementação de um ambiente de aprendizagem aplicado à educação a distância: o caso do Laboratório Virtual de Sistemas Integrados de Gestão.
Prof. Me. Christiano Lima Santos
Formulação do problema quantitativo
FORMAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA: DESAFIOS E OPORTUNIDADES NA EXECUÇÃO DE UM CURSO HÍBRIDO PARA O MEIO RURAL.
Profª Dra. Janilse Fernandes Nunes Centro Universitário Franciscano
ALESSANDRA DE PAULA - CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL UNINTER
Nome e dos cursistas: Joelma dos Santos Cardoso Correia Maria José dos Santos Silva da Luz
Rogério Bandeira de Melo Moreira
1ª AÇÃO MMR Problema: Alta Concentração de alunos com desempenho abaixo do básico (38,1%) em Matemática Plano de Melhoria: Formação Docente ESCOLA ESTADUAL.
Pela primeira vez, o Brasil terá uma base que define o conjunto de aprendizagens essenciais a que todos os estudantes têm direito na Educação Básica.
1º Encontro de Especialistas em Educação Básica
ORGANIZAÇÃO DO ESTADO E ORGANIZAÇÃO DOS PODERES
Ciclo da Consolidação, 9º ano do Programa de Intervenção Pedagógica
Introdução ao Projeto na Engenharia
Lidiane Moutinho Neves Celia Maria Haas Rita Maria Lino Tarcia
Comunicação e Trabalho em Grupo NOITE
Solução IBEP Idiomas de aprendizagem de Inglês
Organização. Organização Pacto O projeto pressupõe a articulação entre as instituições do SUS: Escolas de Saúde Pública, Escolas Técnicas do SUS, Áreas.
Bernardo Fajardo – FGV EBAPE
ANÁLISE DO BLENDED LEARNING NO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃO NA MODALIDADE EAD DE UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO DO MUNICÍPIO DE LONDRINA Apresentação.
Administração amintas paiva afonso.
CRONOGRAMA DE AVALIAÇÕES VIRTUAIS - SALVADOR TODAS AS DISCIPLINAS
DESAFIOS E OPORTUNIDADES NO ENSINO DE ENGENHARIA A DISTÂNCIA NO BRASIL
Aula 1 Conheça seu curso e sua Instituição Nome do Professor.
Uma experiência com a aplicação da metodologia de sala de aula invertida nos cursos de graduação a distância na UNOPAR Thiago Nunes Bazoli Adriano Rosa.
Carolina Abdalla e Sandra Ulrich
METODOLOGIAS ATIVAS E OS DESAFIOS EDUCACIONAIS DA ATUALIDADE
ANATOMIA DO APARELHO LOCOMOTOR Rita de Cássia Siqueira Pestana.
Principais Contextos do Uso Atual de Testes Profa. Greici Macuglia.
Engajamento Estudantil da Educação a Distância por meio do Programa
ESCOLA PADRE REUS MATEMÁTICA – 1 ANO
SEMANA PEDAGÓGICA 2017/1: METODOLOGIAS ATIVAS E OS DESAFIOS EDUCACIONAIS DA ATUALIDADE.
A BNCC e a Saúde.
Pedagogia das competências Segundo Philippe Perrenoud: "Competência é a faculdade de mobilizar um conjunto de recursos cognitivos (saberes, capacidades,
Transcrição da apresentação:

O CAMINHO PARA A INTEGRAÇÃO ENTRE O EAD E O PRESENCIAL Ryon Braga O CAMINHO PARA A INTEGRAÇÃO ENTRE O EAD E O PRESENCIAL Ryon Braga

Pesquisa realizada pela Pew Charitable Trusts nos EUA em 2012 sobre o ANALFABETISMO FUNCIONAL Mais de 50% dos estudantes em cursos universitários de quatro anos nos Estados Unidos - e uns 75% em cursos superiores de dois anos não apresentam capacidade de resolver tarefas simples do dia a dia, tais como: Interpretar um gráfico que relaciona exercício físico e pressão sanguínea. Entender argumentos em editoriais de jornais. Decidir entre ofertas de cartões de crédito envolvendo diferentes juros e diferentes anuidades. Sintetizar os resultados de uma pesquisa sobre o envolvimento dos pais nas escolas. O estudo sobre analfabetismo funcional promovido pela Pew Charitable Trusts, o primeiro a se concentrar em universitários, descobriu que os estudantes não conseguem desenvolver habilidades essenciais - não importando seu campo de estudo, revelando preocupante inaptidão destes universitários.

ACERTAR QUESTÕES EM TESTES SIGNIFICA QUE A PESSOA APRENDEU? O QUE É UM APRENDIZADO EFETIVO?

Para que o Aprendizado Efetivo ocorra, quatro elementos são essenciais: AQUISIÇÃO INDIVIDUAL INICIAL DA INFORMAÇÃO E COMPREENSÃO DOS CONCEITOS AMPLIAÇÃO DA COMPREENSÃO ATRAVÉS DA EXPOSIÇÃO À EXPLICAÇÕES DE TERCEIROS, COM CORRELAÇÃO, CONTEXTUALIZAÇÃO. ELABORAÇÃO – ATRAVÉS DA REALIZAÇÃO DE ATIVIDADES QUE DEMANDAM DOMÍNIO DO CONHECIMENTO COMPREENDIDO, ENVOLVENDO A EXPRESSÃO ORAL, GRÁFICA OU PSICOMOTORA. APLICABILIDADE – COM A COLOCAÇÃO EM PRÁTICA DO CONHECIMENTO ATRAVÉS DO SEU USO EM PROBLEMAS REAIS. APRENDIZADO EFETIVO O Aprendizado efetivo se realiza pela criação de novas memórias, através da ampliação e transformação das redes neurais, com implicações cognitivas duradouras.

O MODELO HÍBRIDO É O CAMINHO PARA A REESTRUTURAÇÃO METODOLÓGICA DA EDUCAÇÃO SUPERIOR

MODELO HÍBRIDO UTILIZADO NA UNIAMÉRICA

MODELO DE MATRIZ BASEADA EM COMPETÊNCIAS BIOMEDICINA GRANDES ÁREAS TEMAS DE PROJETOS COMPETÊNCIAS ATIVIDADES DE SALA UNIDADES DE APRENDIZAGEM SAÚDE E QUALIDADE DE VIDA FUNDAMENTOS DA SAÚDE COMPETÊNCIA 01 ATIVIDADE DE SALA 01 PROCESSOS DE SAÚDE E DOENÇA Unidade de Aprendizagem 01 COMPETÊNCIA 02 ATIVIDADE DE SALA 02 ANÁLISES CLÍNICAS Unidade de Aprendizagem 02 COMPETÊNCIA ... ATIVIDADE DE SALA ... ANÁLISES LABORATORIAIS CITOLOGIA ONCÓTICA COMPETÊNCIA n. ATIVIDADE DE SALA 64 ANÁLISES HEMATOLÓGICAS ANÁLISES AMBIENTAIS BROMATOLOGIA Unidade de Aprendizagem 112 IMAGENOLOGIA DIANGÓSTICO POR IMAGEM

MODELO DE AVALIAÇÃO AVALIAÇÃO DO RESULTADO AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO AVALIAÇÃO DA ELABORAÇÃO (Portfólio) AVALIAÇÃO DO CONHECIMENTO (PROVA) GRANDES ÁREAS TEMAS DE PROJETOS COMPETÊNCIAS ATIVIDADES DE SALA UNIDADES DE APRENDIZAGEM SAÚDE E QUALIDADE DE VIDA FUNDAMENTOS DA SAÚDE COMPETÊNCIA 01 ATIVIDADE DE SALA 01 PROCESSOS DE SAÚDE E DOENÇA Unidade de Aprendizagem 01 COMPETÊNCIA 02 ATIVIDADE DE SALA 02 ANÁLISES CLÍNICAS Unidade de Aprendizagem 02 COMPETÊNCIA ... ATIVIDADE DE SALA ... ANÁLISES LABORATORIAIS CITOLOGIA ONCÓTICA COMPETÊNCIA n. ATIVIDADE DE SALA 64 ANÁLISES HEMATOLÓGICAS ANÁLISES AMBIENTAIS BROMATOLOGIA Unidade de Aprendizagem 112 IMAGENOLOGIA DIANGÓSTICO POR IMAGEM

Active Learning Classroom Sala na Uniamérica

MODELO DA UNIDADE DE APRENDIZAGEM

MODELO HÍBRIDO

MODELO HÍBRIDO

MODELO HÍBRIDO

POSICIONAMENTO EAD x HÍBRIDO EAD ONLINE (com ou sem aula prática no polo) Público do EAD (bem definido) – mercado deve passar dos atuais 1,5M para 2,8M nos próximos cinco anos. Decisão de compra por um MIX de elementos, em ordem de importância: PREÇO, CONVENIÊNCIA (localização, horário, portfólio de cursos) e VISIBILIDADE DA MARCA. MODELO HÍBRIDO Público do presencial – estimativa de 2 a 4 M de alunos nos próximos cinco anos. Decisão de compra por um MIX de elementos: estrutura do campus; diferenciais acadêmicos; novas experiências de aprendizagem; credibilidade da marca.

OBRIGADO! presidente@uniamerica.br