Tema 2 UTILIZAÇÃO DE FERRAMENTAS DIGITAIS EM SALAS DE AULA (#ecoimooc5,#artefacto1) UC Educação Aberta a Distância 11010 Elisabete Caseiro – 1500570 –

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Elaborado por: Abigail Vital NTE Volta Redonda APRESENTAÇÃO DE SLIDES.
Advertisements

Conteúdos, Competências, Habilidades e Conhecimentos: um currículo nacional para a era global Profa. Dra. Stela C Bertholo Piconez Coordenadora Científica.
O papel do professor e do aluno no ensino a distância Profs. Cristiane Borges, Denys Sales e Iraci Schmidlin.
FERRAMENTAS VIRTUAIS DE ENSINO E APRENDIZAGEM.
INSTITUTO DE DESENVOLVIMENTO DO ENSINO SUPERIOR DO BRASIL.
VIOLÊNCIA NAS ESCOLAS : MITO OU REALIDADE ? COMO POSSO CONTRIBUIR PARA DIMINUIR O ÍNDICE DE VIOLÊNCIA NA MINHA ESCOLA?
Classificação dos Métodos de Ensino:
Tecnologias na Sala de Aula Ferramentas e Possibilidades Pedagógicas Professora Orientadora: Naira Delazari.
Diretrizes do Ensino de Ciências e Diretrizes do Ensino da Matemática.
Cenário de aprendizagem Film review Artefacto digital 1
Ser um designer instrucional na era da tecnologia móvel: desafios para o professor do século XXI I SEMANA DE INFORMÁTICA EDUCACIONAL DO IFPI - CAMPUS TERESINA.
Ensino Híbrido: uma nova abordagem para o Ensino Médio
Base Nacional Comum Curricular
Cenários de aprendizagem Formação inicial Xadrez Artefacto digital 1
Prof. Vasco Moretto Prof. Gustavo Moretto
Oficina de Internet na Escola
A Educação Matemática como Campo Profissional e Científico
Tema 3 minecraft JOGO MEDIADOR DE APRENDIZAGEM COOPERATIVA E COLABORATIVA (#ecoimooc5,#ecoimooc5t3,#artefacto2) UC Educação Aberta a Distância Elisabete.
JOGOS E RECURSOS UTILIZADOS NA ALFABETIZAÇÃO
O uso da tecnologia no ambiente escolar: o YouTube e suas ferramentas de aprendizagem no âmbito da Língua Inglesa.
MAPAS CONCEITUAIS César Ferreira Soares IAG-USP
Para desenvolver um trabalho de qualidade, quais habilidades são importantes no repertório do tutor virtual?
Roteiro para Elaboração do Projeto de aplicação da Modelagem Matemática na sala de aula da Educação Básica.
Plano Tecnológico.
Internet na educação básica
PEDAGOGIA DE PROJETOS FERNANDO HERNÁNDEZ.
RESUMO / TÓPICOS – Disciplinas on-line do SER EDUCACIONAL:
Adenilse silva de jesus Reginaldo Vieira da Costa
Projecto E-learningUP|
PRINCÍPIOS TEÓRICOS E METODOLÓGICOS DO ENSINO DE HISTÓRIA
Os Cadernos e as Situações de Aprendizagem
Mediação Pedagógica e Tecnológica das TDICS na EAD
PROJETO EDUCAÇÃO PARA O TRÂNSITO
Organização Programática 2º Ciclo
PEDAGOGIA DE PROJETOS FERNANDO HERNÁNDEZ. CONSIDERAÇÕES GERAIS O CURRÍCULO ESCOLAR; OUTRA FORMA DE ORGANIZAR O TEMPO E O ESPAÇO ESCOLAR; OUTRA FORMA DE.
Currículo Escolar, mudanças educacionais e as TIC (s)

8. Utilizar a pesquisa e a inovação.
GERONTECNOLOGIA Núcleo de Apoio à Inclusão Digital
Projeto: Meu Mato Grosso do Sul.
O uso do celular no Ensino de Ciências e Matemática
FORMAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA: DESAFIOS E OPORTUNIDADES NA EXECUÇÃO DE UM CURSO HÍBRIDO PARA O MEIO RURAL.
O perfil dos alunos à saída da escolaridade obrigatória
A informática tem grande importância para nós, pois através do mesmo podemos compreender e acompanhar as mudanças que existe em nosso meio.
O perfil dos alunos à saída da escolaridade obrigatória
Mayara Reinert Gelamo Orientadora: Tatiana Comiotto Menestrina
“Mediações no Cotidiano do Laboratório de Informática Educativa” Carmem Silva de Oliveira Informática Educativa: inovando a aprendizagem.
PICTTE Profiles in Information and Communication Technologies for Teachers Education 12 Abril 2000 SOCRATES PROGRAMME.
PROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR
Formação profissional: educação do bibliotecário escolar
1ª AÇÃO MMR Problema: Alta Concentração de alunos com desempenho abaixo do básico (38,1%) em Matemática Plano de Melhoria: Formação Docente ESCOLA ESTADUAL.
UTILIZAÇÃO DA MÍDIA IMPRESSA E MÍDIA INFORMÁTICA
Claudia Lisete Oliveira Groenwald
1º Encontro de Especialistas em Educação Básica
Mestrando: Ramão Jorge Dornelles
Currículos e Programas
Leitura dos Resultados EXEMPLO
APRENDIZAGEM COLABORATIVA EM AMBIENTES VIRTUAIS
Aula 1 Conheça seu curso e sua Instituição Nome do Professor.
APRENDIZAGEM BASEADA EM GAMES: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NO
Disciplina de TIC 1º Ano Curso Técnico de apoio PSICOsSOCIAL (Ap)
O Referencial de Competências-Chave
Aprendizagem e Avaliação na Sociedade Digital
DO CONHECIMENTO COTIDIANO AO CONHECIMENTO CIENTÍFICO
Capacitar as escolas através de dados comparativos e
Pauta 8 A competência 7 da BNCC: ARGUMENTAÇÃO
Como redigir a introdução e a conclusão de um trabalho escrito Plano de Desenvolvimento das Literacias da Informação e Digitais.
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento normativo que define o conjunto progressivo de aprendizagens essenciais que todos os alunos devem.
As Diretrizes da LDB em relação aos princípios da EDH – Lei 9
AVANÇO TECNOLÓGICO NA EDUCAÇÃO Evolução das técnicas e ferramentas para maximização do aprendizado.
Transcrição da apresentação:

tema 2 UTILIZAÇÃO DE FERRAMENTAS DIGITAIS EM SALAS DE AULA (#ecoimooc5,#artefacto1) UC Educação Aberta a Distância 11010 Elisabete Caseiro – 1500570 – T1 27-11-2016

ASSUNTOS A ABODAR: Competências a desenvolver nos alunos Objetivos de aprendizagem / ferramentas tecnológica Taxonomia Digital Bloom Como operacionalizar o uso das ferramentas tecnológicas

Competências a desenvolver nos alunos: Hoje em dia, na era do digital as competências dos alunos passa muito mais do que ter habilidades de pensamento e conhecimento dos temas a aprender. É imprescindível que os alunos saibam navegar na internet e com ela adquirir conhecimentos sociais, políticos e culturais de uma forma global e aprendam a interpretar sobre o mundo que os rodeia, tornando-se assim cidadãos ativos da vida em sociedade.

Acesso à internet e às tic O acesso às informações conhecimentos e noticias através da TIC afeta por si só a aprendizagem dos alunos, por isso, é cada vez mais importante saber como as TIC e os novos media podem ser sintetizados nas disciplinas escolares. UTILIZAÇÃO DE FERRAMENTAS ONLINE IMPLICA: Leitura Escrita correta online Compreensão de conteúdos Saber navegar na Net e acesso à banda larga. Acesso à internet e às tic

PARTICIPAÇÃO DIGITAL NAS ESCOLAS Preparar os alunos para um crescimento no mundo através de competências a desenvolver com as TIC tais como: PARTICIPAÇÃO DIGITAL NAS ESCOLAS LITERACIA DIGITAL Espaço de debate para exercer a cidadania; Incentivo para os alunos compreenderem o mecanismo de participação social através da Web; Compartilhamento e entendimento de fontes de informação; Ser produtores de contextos ex. blogs e fan page. Acesso à Web de forma compreensiva. Leitura de comentários e noticias. Alfabetização mediática; Pesquisa de informações; Cruzamento de fontes; Download e upload de conteúdos.

Objetivos de Aprendizagem: A par da revolução tecnológica e da sociedade do conhecimento a internet transforma-se num instrumento fundamental para o desenvolvimento da sociedade em rede. A integração das novas tecnologias no processo de ensino requer uma aprendizagem baseada em pedagogias construtivistas, aprendizagem autónoma e feita para a criação do próprio conhecimento.

Para o efeito a internet disponibiliza inúmeras ferramentas tecnológicas mobilizadas das quais apresento 3 Permite partilha escrita /elaboração de recursos de forma colaborativa através da Apps. È um processador de texto e folha de calculo com apresentação gratuita online com o Docs. Permite a criação de Sites gratuitos; Tem com o Table uma função de gestão de grupos e projetos online.

Ferramenta para fazer mapas conceptuais Ferramenta para fazer mapas conceptuais. Bom programa para resumo de estudos Permite a colaboração entre elementos de um grupo ou turma. (pode ser gratuito)

Taxonomia digital de bloom: Ajuda a identificar maneiras de promover uma aprendizagem tecnológica aos alunos; As ferramentas tecnológicas ajudam os alunos a: CRIAR COMPREENDER ANALISAR, os conteúdos sobre os temas propostos nas aulas. As ferramentas são veículos para transformar o pensamento dos alunos, mesmo em diferentes níveis.

Como operacionalizar o uso de ferramentas tecnológicas: Nesta era da tecnologia, procura-se formar os professores para um ensino com metodologias inovadoras. Cabe ao professor articular e planejar uma aula que possibilite construir o conhecimento com apoio pedagógico e tecnológico.

Através: De programas tecnológicos específicos para a aprendizagem em sala de aula os alunos desenvolvem capacidades de critica e tornam-se capazes de utilizar a tecnologia em favor da construção do conhecimento científico.

Referencias bibliográficas: Hague, C. Williamson, B.(2009). Digital participation, digital literacy, and school subjects. A review of the policies, literature and evidence. Futurlab inovation in edutation http://digitallearningworld.com/blooms-digital-taxonomy http://www.boxoftricks.net/internet-resouces-for- education/ http://www.fpce.up.pt/ciie/sites/default/files/ESC42_09Soni aSebastiao.pdf https://www.google.pt/search?q=imagens+da+taxonomia+d igital+de+bloom&biw https://www.youtube.com/watch?v=N_Di1PB02X0&featur e=player_embedded Referencias bibliográficas: