tema 2 UTILIZAÇÃO DE FERRAMENTAS DIGITAIS EM SALAS DE AULA (#ecoimooc5,#artefacto1) UC Educação Aberta a Distância 11010 Elisabete Caseiro – 1500570 – T1 27-11-2016
ASSUNTOS A ABODAR: Competências a desenvolver nos alunos Objetivos de aprendizagem / ferramentas tecnológica Taxonomia Digital Bloom Como operacionalizar o uso das ferramentas tecnológicas
Competências a desenvolver nos alunos: Hoje em dia, na era do digital as competências dos alunos passa muito mais do que ter habilidades de pensamento e conhecimento dos temas a aprender. É imprescindível que os alunos saibam navegar na internet e com ela adquirir conhecimentos sociais, políticos e culturais de uma forma global e aprendam a interpretar sobre o mundo que os rodeia, tornando-se assim cidadãos ativos da vida em sociedade.
Acesso à internet e às tic O acesso às informações conhecimentos e noticias através da TIC afeta por si só a aprendizagem dos alunos, por isso, é cada vez mais importante saber como as TIC e os novos media podem ser sintetizados nas disciplinas escolares. UTILIZAÇÃO DE FERRAMENTAS ONLINE IMPLICA: Leitura Escrita correta online Compreensão de conteúdos Saber navegar na Net e acesso à banda larga. Acesso à internet e às tic
PARTICIPAÇÃO DIGITAL NAS ESCOLAS Preparar os alunos para um crescimento no mundo através de competências a desenvolver com as TIC tais como: PARTICIPAÇÃO DIGITAL NAS ESCOLAS LITERACIA DIGITAL Espaço de debate para exercer a cidadania; Incentivo para os alunos compreenderem o mecanismo de participação social através da Web; Compartilhamento e entendimento de fontes de informação; Ser produtores de contextos ex. blogs e fan page. Acesso à Web de forma compreensiva. Leitura de comentários e noticias. Alfabetização mediática; Pesquisa de informações; Cruzamento de fontes; Download e upload de conteúdos.
Objetivos de Aprendizagem: A par da revolução tecnológica e da sociedade do conhecimento a internet transforma-se num instrumento fundamental para o desenvolvimento da sociedade em rede. A integração das novas tecnologias no processo de ensino requer uma aprendizagem baseada em pedagogias construtivistas, aprendizagem autónoma e feita para a criação do próprio conhecimento.
Para o efeito a internet disponibiliza inúmeras ferramentas tecnológicas mobilizadas das quais apresento 3 Permite partilha escrita /elaboração de recursos de forma colaborativa através da Apps. È um processador de texto e folha de calculo com apresentação gratuita online com o Docs. Permite a criação de Sites gratuitos; Tem com o Table uma função de gestão de grupos e projetos online.
Ferramenta para fazer mapas conceptuais Ferramenta para fazer mapas conceptuais. Bom programa para resumo de estudos Permite a colaboração entre elementos de um grupo ou turma. (pode ser gratuito)
Taxonomia digital de bloom: Ajuda a identificar maneiras de promover uma aprendizagem tecnológica aos alunos; As ferramentas tecnológicas ajudam os alunos a: CRIAR COMPREENDER ANALISAR, os conteúdos sobre os temas propostos nas aulas. As ferramentas são veículos para transformar o pensamento dos alunos, mesmo em diferentes níveis.
Como operacionalizar o uso de ferramentas tecnológicas: Nesta era da tecnologia, procura-se formar os professores para um ensino com metodologias inovadoras. Cabe ao professor articular e planejar uma aula que possibilite construir o conhecimento com apoio pedagógico e tecnológico.
Através: De programas tecnológicos específicos para a aprendizagem em sala de aula os alunos desenvolvem capacidades de critica e tornam-se capazes de utilizar a tecnologia em favor da construção do conhecimento científico.
Referencias bibliográficas: Hague, C. Williamson, B.(2009). Digital participation, digital literacy, and school subjects. A review of the policies, literature and evidence. Futurlab inovation in edutation http://digitallearningworld.com/blooms-digital-taxonomy http://www.boxoftricks.net/internet-resouces-for- education/ http://www.fpce.up.pt/ciie/sites/default/files/ESC42_09Soni aSebastiao.pdf https://www.google.pt/search?q=imagens+da+taxonomia+d igital+de+bloom&biw https://www.youtube.com/watch?v=N_Di1PB02X0&featur e=player_embedded Referencias bibliográficas: