Definição da Estratégia Organizacional

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Transcrição da apresentação:

Definição da Estratégia Organizacional MISSÃO O que somos? VISÃO Para onde vamos? Objetivos Organizacionais O que há no ambiente? O que temos na empresa? Análise Ambiental Análise Organizacional Quais oportunidades e ameaças existem no ambiente? Quais as forças e fraquezas da organização? Estratégia Organizacional O que devemos fazer?

É imprescindível que os gerentes de R. H É imprescindível que os gerentes de R.H. desenvolvam a capacidade de traduzir a estratégia e os objetivos táticos e operacionais da empresa em metas factíveis de R.H. e em seguida implementar essas metas.

Os passos no planejamento de RH Objetivos e estratégias Organizacionais Objetivos e estratégias de RH Etapa 2: Prever as necessidades de recursos humanos Etapa 1: Avaliar os atuais recursos humanos Comparação Etapa 3: Desenvolver e Implementar planos de recursos humanos Corrigir/evitar excesso de pessoal Corrigir/evitar falta de pessoal

Planejamento de Recursos Humanos Através dele traduzimos as estratégias organizacionais em objetivos e estratégias de RH Processo gerencial de análise das necessidade organizacionais de recursos humanos e desenvolvimento de políticas, programas, sistemas e atividades que atendam as necessidades da empresa a curto, médio e longo prazos.

AVALIAÇÃO DE RESULTADOS DIAGNÓSTICO DAS CONDIÇÕES Externas Organizacionais Empregados AVALIAÇÃO DE RESULTADOS ESTABELECIMENTO DE OBJETIVOS Planejamento Sistemas de Informação ESCOLHA DAS ATIVIDADES Recrutamento e seleção Desenvolvimento Remuneração Relações com os empregados

Diagnóstico das condições Situação dos empregados Como eles são? Habilidades Competências Necessidades Atitudes Motivação Ambiente Externo Leis Tendências Globalização Tecnologias Ambiente Organizacional Estratégias e objetivos da empresa A situação financeira A cultura organizacional As tecnologias usadas

Modelos de planejamento de RH 1 – Modelo baseado na procura estimada do produto ou serviço 2 – Modelo baseado em segmentos de cargos 3 – Modelo de substituição de postos-chave 4 – Modelo baseado no fluxo de pessoal 5 – Modelo de planejamento integrado

Modelo de Planejamento Integrado Análise da demanda Análise do suprimento Interno Análise da força de trabalho atual Externo Condições Organizacionais Planos financeiros Planos de Marketing Planos de Produção Mudanças na quantidade de Funcionários Promoções Desligamentos Demissões Transferências Aposentadorias Mudanças nas atividades dos funcionários Remuneração Treinamento Desenho de cargos Comunicação Atração de candidatos seleção e admissão Previsão de disponibilidade Interna Quantidade Capacidade Diversidade Custos Previsão de Demanda Quantidade Capacidade Diversidade Custos Previsão de Demanda Quantidade Capacidade Diversidade Custos Comparar com + Reconciliação através de decisões

Socialização Organizacional Constitui o esquema de recepção e de boas vindas aos novos candidatos. Funciona como elemento de fixação e manutenção da cultura organizacional

Métodos de Socialização Os mais utilizados são: 1 – Processo Seletivo = na entrevista da seleção o candidato já começa a obter informações e observar como funciona a organização e como se comportam as pessoas que nela trabalham; 2 – Conteúdo do cargo = O indivíduo deve receber tarefas solicitadoras e capazes de proporcionar-lhe sucesso no início de sua carreira na empresa.

Métodos de Socialização 3 – Supervisor como tutor = O supervisor deve cuidar dos novos funcionários como um verdadeiro tutor, que os acompanha e os orienta durante o período inicial na organização. O supervisor deve: Transmitir ao novo empregado uma descrição clara da tarefa a ser realizada. Proporcionar todas as informações técnicas sobre como executar a tarefa. Negociar com o novo empregado as metas e resultados a alcançar. Proporcionar ao novo empregado a retroação adequada sobre o seu desempenho

Métodos de Socialização 4 – Grupo de Trabalho = para a integração escolher um grupo de trabalho que possa provocar nele um impacto positivo e duradouro 5 – Programa de Integração = programa formal e intensivo de treinamento inicial para os novos;

Os principais itens de um programa de socialização Assuntos Organizacionais 1. A missão e os objetivos globais da organização 2. As políticas e diretrizes da organização 3. A estrutura da organização e as sua unidades organizacionais 4. Produtos e serviços oferecidos pela organização 5. Regras e procedimentos internos 6. Procedimentos de segurança no trabalho 7. Arranjo físico e instalações que o novo membro irá utilizar

Os principais itens de um programa de socialização Benefícios oferecidos Horário de trabalho, de descanso e de refeições Dias de pagamento e de adiantamento salariais Programa de benefícios sociais oferecidos pela organização Relacionamento Apresentação aos superiores e aos colegas de trabalho Deveres do novo participante Responsabilidades básicas confiadas ao novo 2. Funcionário 3. Visão geral do cargo 4. Tarefas 5. Objetivos do cargo 6. Metas e resultados a alcançar

Objetivos do programa de socialização 1. Reduzir a ansiedade 2. Reduzir a rotatividade 3. Economizar tempo 4. Desenvolver expectativas