RECUPERAÇÃO DA APRENDIZAGEM

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Transcrição da apresentação:

RECUPERAÇÃO DA APRENDIZAGEM I ENCONTRO FORMATIVO PARA EDUCADORES DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE PARANAIGUARA-GO   RECUPERAÇÃO DA APRENDIZAGEM Profª Msc. Juciene Bertoldo da Silva Tutora Educacional Junho/2017

Manolito...

RECUPERAÇÃO DA APRENDIZAGEM A recuperação da aprendizagem constitui mecanismo colocado à disposição das escolas e dos professores para garantir a superação de dificuldades específicas encontradas pelo estudante durante o seu percurso escolar. Deverá ocorrer de forma contínua ao longo do ano e intensiva ao final do ano letivo. Desse modo, todos os alunos de cada ano/série de todas as modalidades de ensino serão contemplados(as).

A RECUPERAÇÃO CONTÍNUA “A Recuperação Contínua é composta por um conjunto de estratégias elaboradas pelo professor com o objetivo de recuperar conteúdos essenciais que não foram assimilados pelo estudante. Portanto, a recuperação contínua tem como foco a aprendizagem e não, simplesmente, a recuperação de notas.” Jussara Hoffmann “A chave do processo é avançar e retroceder ao mesmo tempo. Quem atingiu o esperado tem de continuar aprendendo. E os demais não devem ser abandonados, certo? "É preciso trabalhar as dúvidas em atividades, dentro da própria sala de aula, assim que elas aparecem, em vez de deixar que se acumulem”. Maria Celina Melchior

A LDB E A RECUPERAÇÃO A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, defende que: Art.12. Os estabelecimentos de ensino, respeitadas as normas comuns e as do seu sistema de ensino, terão a incumbência de: V- prover meios para a recuperação dos alunos de menor rendimento; Art. 13. Os docentes incumbir-se-ão de: III-Zelar pela aprendizagem dos alunos; IV- estabelecer estratégias de recuperação para os alunos de menor rendimento;

Resolução de 005/2011 do CEE Art. 106- Parágrafo único. A recuperação deverá abranger os conteúdos curriculares do módulo/etapa/ano, para os educandos que a ela fazem jus, conforme disposto no regimento e normas dos respectivos Sistemas de Ensino, exigida e frequência mínima de total de horas letivas para aprovação.(incisos I,II e III). Art. 32. O Sistema Educativo do Estado de Goiás, as escolas e os professores, com o apoio das famílias e da comunidade, envidarão esforços para assegurar o progresso contínuo dos educandos no que se refere ao seu desenvolvimento pleno e à aquisição de aprendizagens significativas.

§1º As providências necessárias para que a operacionalização do princípio da continuidade não seja traduzido como “promoção automática” de educandos de um ano, série, ciclo, módulo ou etapa para o seguinte, devem ser adotadas, inclusive para que o combate à repetência não se transforme em descompromisso com o ensino e a aprendizagem.

Parecer CEE nº 11 de 10 de Junho de 2011:

Pensemos... Progressão automática.

O que se espera do professor no processo de recuperação da aprendizagem? 1 – Identificar detalhadamente as dificuldades de aprendizagem dos alunos apontadas pelos professores das disciplinas previstas nesta resolução; 2 – Desenvolver atividades significativas e diversificadas que levem o aluno a superar suas dificuldades de aprendizagem; 3 – Utilizar diferentes materiais e ambientes pedagógicos que favoreça, aprendizagem do aluno;

4 – Avaliar continuamente os alunos atendidos, aferindo os avanços conquistados, com vistas à sua permanência ou não nas atividades de recuperação; 5 – Zelar pela incorporação e registro dos resultados da avaliação das atividades de recuperação, na síntese do desempenho bimestral obtido pelo aluno na respectiva disciplina; 6 – Cuidar do registro, em ata, dos encaminhamentos decididos pelos Conselhos de Classe e na ficha individual de acompanhamento do aluno;

Atenção... Compreenda os motivos das dificuldades de aprendizagem dos alunos; Procure estabelecer vínculos positivos e de confiança com os alunos; Valorize os saberes dos alunos; Acolha as ideias, dúvidas e trate os erros dos alunos como sinais de saberes; Manifeste confiança na capacidade dos alunos, respeite às dúvidas, saberes, etc;

Organize uma boa rotina, pautas de observação e registros constantes do processo de aprendizagem dos alunos; Saiba organizar bons agrupamentos; Saber fazer boas perguntas; Tenha disponibilidade para entender as possíveis rejeições dos alunos às atividades, procurando investigar quais as razões;

Recursos: Fichas de registros; Avaliações diagnósticas com testes padronizados; Protocolos de avaliação de leitura, escrita e raciocínio lógico Matemático. Encaminhamento dos casos que necessitam de atenção profissional.

Registros...

Avaliação QUALITATIVA X QUANTITATIVA Cipriano Carlos Luckesi