Caracterizar problemas humanos nas organizações;

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ Campus Londrina COMO FORMULAR UM PROBLEMA DE PESQUISA? Antonio Carlos.
Advertisements

PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL E DO TRABALHO
BSC Balanced Scorecard. O QUE É BSC? Balanced Scorecard (Indicadores Balanceados de Desempenho) BSC é um modelo de gestão que auxilia as organizações.
Unidade 1 Introdução à administração e às organizações.
1 Dinâmica das Competências Estratégicas em Empresas Orientadas ao Mercado. Competitividade “Recursos - Competências” - Bases teóricas Nos últimos anos,
PROCESSOS BÁSICOS DA GESTÃO DE PESSOAS.
Aula 01 – Breve Histórico sobre a Psicologia Organizacional e do Trabalho Psicologia Profa. Patrícia Carvalho.
DO PENSAMENTO DO NOSSO GRUPO
Prof. Dr. Gilberto de Oliveira Moritz
Liderança e Comportamento Humano
Introdução ao Comportamento Organizacional
GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS
3º Encontro Internacional de Pesquisadores
ESTRATEGIA EMPRESARIAL AVALIAÇÃO DAS CAPACIDADES INTERNAS 3ª parte
Introdução Os pesquisadores através da mensuração descrevem fenómenos que existem no mundo empresarial em termos de por exemplo, demografia, comportamento,
Psicologia e Educação III
Disciplina: Desenvolvimento de Recursos Humanos
Implantação do Sistema Channel no TCE-MG
Material para avaliação Estratégia em RH
Qualidade de Vida no Trabalho
Comportamento Humano nas Organizações
PROMOÇÃO DA SAÚDE E PAPEL DO ENFERMEIRO NA EDUCAÇÃO BÁSICA
Gestão de Recursos Humanos
EVOLUÇÃO HISTÓRICA RH Orientador(a) – Daciane de Oliveira Silva
TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO
PROFESSOR: NORIVAL CARVALHO CUNHA DISCIPLINA: TEORIAS DAS ORGANIZAÇÕES
“UMA PRÁTICA PSICOLÓGICA INCLUSIVA EM HOSPITAL PSIQUIÁTRICO: DO CUIDADO DE SER AO RESGATE DA CIDADANIA” O texto aborda uma prática psicológica em hospital.
Definição dos Termos.
Psicologia: ciência e profissão.
Concepções da Psicologia sobre o desenvolvimento humano
Modulo 1 – Desenvolvimento Organizacional 1.2. Cultura Organizacional
Relatório de Autoavaliação Institucional
TECNOLOGIA E COMPETITIVIDADE
EDUCAÇÃO ESPECIAL.
Programa de Operadores de Alto Desempenho
Coordenação: tipologia, processo e aspectos da prática Aula 4.1
Introdução à Administração
EAC Tópicos em contabilidade gerencial Profa. Luciane Reginato
Administração de Recursos Humanos
MÓDULO GESTÃO DE PESSOAS
AS GERAÇÕES DE RH Os Indivíduos, as Organizações
É a aplicação de um conjunto de conhecimentos e técnicas administrativas especializadas no gerenciamento das relações das pessoas com as organizações,
INTRODUÇÃO AO ESTUDO DA PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL
Descrição e Análise dos cargos
Ética Inteligência Artificial.
O QUE É COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL?
MODELOS DE GESTÃO Organização à atuação do gestor AULA 3.1 –
Comportamento Organizacional
Qualidade e Certificação Profa. Dra. Maria Meimei Brevidelli
A importância da SST nas Organizações
Planejamento Estratégico ZIMOL
Prática Gerencial em Saúde Hospitalar
Aula 3 – Visão Estratégica
PRÁTICA DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM GESTÃO DAS ORGANIZAÇÕES NÃO ESCOLARES Aula 1- O Estágio nas Organizações Não Escolares e seus diferentes cenários,
Lucília Salgado.
Prof. Alberto Martins Júnior
Administração de Cargos e Salários
Capítulo 12 Treinamento Conceito de Treinamento.
Capítulo 3 Uma abordagem humana.
Planejamento de Recursos Humanos
A PSICOLOGIA NA EMPRESA
NR7 PCMSO Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional
Software Process Improvement Capability dEtermination
PROFESSOR RICARDO FERREIRA
Teoria Comportamental McGregor - Teoria X e Teoria Y
Teoria Comportamental Maslow e Herzberg
Douglas gallo – IFSP – DOUTORANDO EM URBANISMO
Pauta 11 A competência 9 da BNCC: RESPONSABILIDADE E CIDADANIA
Pauta 10 A competência 9 da BNCC: EMPATIA E COOPERAÇÃO
MEIO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
Transcrição da apresentação:

Caracterizar problemas humanos nas organizações; UNIDADE 3 – CONTRIBUIÇÕES DA PSICOLOGIA PARA ALGUNS DESAFIOS OU PROBLEMAS HUMANOS NAS ORGANIZAÇÕES OBJETIVOS DA UNIDADE: Caracterizar problemas humanos nas organizações; Identificar contribuições da Psicologia à geração de Qualidade de Vida no Trabalho

PRINCIPAIS PROBLEMAS HUMANOS NAS ORGANIZAÇÕES Problemas de criação e estruturação da organização; 2. Problemas de recrutamento, seleção, treinamento, socialização e distribuição de pessoas; 3. Problemas que derivam da natureza do contrato psicológico estabelecido entre o indivíduo e a organização Contrato psicológico: Contrato implícito e não formal baseado em percepções Contrato psicológico

4. Problemas de integração das diversas unidades de uma organização complexa; 5. Problemas originados da necessidade da organização de ser eficiente, sobreviver e desenvolver sua capacidade de se adaptar a um mundo do trabalho em transformações..

Aspectos psicossociais no trabalho palavra grega que significa “estudo da mente ou da alma” palavra grega que significa “estudo da mente ou da alma” Aspectos psicossociais no trabalho Referentes às percepções e/ou experiências que os trabalhadores têm sobre interações no ambiente de trabalho, conteúdo do trabalho, habilidades e necessidades, valores, relação entre o trabalho e outras esferas da vida pessoal. Influencia a saúde, a qualidade, o desempenho e a satisfação no trabalho

QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO Esforços para a humanização do trabalho e responsabilidade social da organização, de modo que as necessidades e expectativas dos empregados sejam atendidas (WALTON, 1973).

Conjunto das ações de uma empresa no sentido de implantar melhorias e inovações gerenciais, tecnológicas e estruturais no ambiente de trabalho (LIMONGI-FRANÇA, 1996)  Preocupação com o bem-estar e a satisfação do trabalhador, aliada ao aumento de produtividade, eficácia e efetividade organizacional;  Forma de se pensar sobre pessoas, trabalho e organização em uma perspectiva de humanização do trabalho.

PRINCIPAIS PONTOS DAS ABORDAGENS: condições e práticas organizacionais tais como cargos enriquecidos, participação dos empregados nos processos de tomada de decisões, condições seguras de trabalho;  efeitos visíveis que as condições de trabalho têm no bem-estar de um indivíduo e humanização

QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO Oportunidade de uso e desenvolvimento de capacidades Oportunidade de crescimento contínuo e segurança Integração social no trabalho Compensação justa e adequada Constitucionalismo Trabalho e o espaço total da vida Relevância social da vida no trabalho Condições de trabalho QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO Dimensões (Walton) 8

DIMENSÕES INDICADORES Integração social no trabalho  apoio dos grupos primários  igualitarismo e ausência de preconceitos

11

Psicologia das Organizações : conceitos, objetivos e campo de atuação; Comportamento humano nas organizações ; Contribuições da Psicologia para alguns problemas humanos nas organizações.