O uso de mídia social como ferramenta motivacional para a disciplina na modalidade a distância: Fortaleza/CE - Abril/2016 Alexandre Guimarães Bezerra Cavalcante.

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Transcrição da apresentação:

O uso de mídia social como ferramenta motivacional para a disciplina na modalidade a distância: Fortaleza/CE - Abril/2016 Alexandre Guimarães Bezerra Cavalcante - cavalcantedocente74@gmail.com Gesy Lanne Muniz Luna - geisyluna@unifor.br Lana Paula Crivelaro Monteiro de Almeida - lanapaula@unifor.br Danilo Lopes Ferreira Lima - lubbos@uol.com.br Andrea Chagas Alves de Almeida - andrea_chagas@unifor.br

INTRODUÇÃO ENSINO a DISTÂNCIA Acesso mais fácil à informação Conhecimento melhor estruturado ENSINO a DISTÂNCIA Novos paradigmas no contexto do processo ensino aprendizagem Mídias Sociais – forte canal para potencializar a socialização dos alunos

INTRODUÇÃO “educadores consideram que o conhecimento é construído socialmente por meio de processos educacionais facilitados por cooperação, colaboração e interações sociais” (MOLINA; SALES, 2008). “o aprendizado não é somente a união entre pessoas e conteúdos, mas sim a conexão de pessoas com outras para dar suporte à construção colaborativa do conhecimento” (CHANTTI, 2006).

OBJETIVO Analisar o uso da mídia social facebook como ferramenta motivacional e de interação na disciplina Políticas de Saúde ofertada para os alunos do Centro de Ciências da Saúde de uma universidade particular de ensino, no município de Fortaleza-Ceará.

METODOLOGIA Trata-se de uma pesquisa descritiva de abordagem quantitativa, onde foi categorizada as postagens da página da disciplina criada no facebook e posteriormente analisadas. A coleta de dados ocorreu no mês de janeiro de 2016. Para coleta dos dados foi levado em consideração todas as postagens realizadas na página da disciplina no facebook, desde o inicio do semestre. Foram convidados a curtirem e acompanhar a página todos os alunos regularmente matriculados na disciplina, contudo eles não tinham a obrigação de participarem do grupo criado no Facebook, fazendo isso de livre e espontânea vontade obedecendo- se assim ao princípio ético do voluntariado.

RESULTADOS Mídia Social ferramenta motivacional - alunos sem obrigatoriedade de participar da ferramenta; Participação de 54,7% dos alunos matriculados na disciplina no semestre 2016.1; Primeira vez que a ferramenta é incorporada na disciplina; Os dados serão apresentados comparando as atividades na primeira e segunda etapa da disciplina – períodos do semestre que corresponde a aplicação das verificações parciais.

RESULTADOS Origem das Postagens Primeira Etapa (%) Segunda Etapa (%) Tabela 1- Comparação da utilização do Facebook entre a primeira e a segunda etapa do semestre, segundo origem das postagens (NEAD-UNIFOR, 2016): Origem das Postagens Primeira Etapa (%) Segunda Etapa (%) PROFESSOR 54,5 57,2 ESTUDANTES 27,3 42,8 NEAD 18,2 -

RESULTADOS Tipo de Postagem Primeira Etapa (%) Segunda Etapa (%) Tabela 2- Comparação da utilização do Facebook entre a primeira e a segunda etapa do semestre, segundo tipos de postagens (NEAD-UNIFOR, 2016): Tipo de Postagem Primeira Etapa (%) Segunda Etapa (%) INFORMAÇÃO 54,5 50,0 DÚVIDA 18,3 28,4 MOBILIZAÇÃO 13,6 7,1 CONTEÚDO 9,1 14,2 APRESENTAÇÃO 4,5 -

RESULTADOS Tipo de Comentários Primeira Etapa (%) Segunda Etapa (%) Tabela 3- Comparação da utilização do Facebook entre a primeira e a segunda etapa do semestre, segundo tipos de comentários (NEAD-UNIFOR, 2016): Tipo de Comentários Primeira Etapa (%) Segunda Etapa (%) Trocas sociais 92,3 88,8 Trocas colaborativas 7,7 11,2

RESULTADOS Motivação Socialização Partilha de informações Durante o semestre em que a disciplina foi ofertada notou-se a ocorrência das cinco situações nas redes sociais, as quais não transpareceram no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA/uniforonline) em que o conteúdo da disciplina estava disponibilizado. São elas: Motivação Socialização Partilha de informações Construção do conhecimento Desenvolvimento de conhecimento

CONCLUSÃO Conclui-se que a utilização do Facebook como ferramenta motivacional e de interação no ensino a distância mostrou- se bastante aplicável desde que as trocas colaborativas foram otimizadas no transcorrer da disciplina Políticas de Saúde, bem como as postagens efetuadas pelos alunos. Quando levamos em consideração a não obrigatoriedade da participação na rede social podemos perceber o potencial que esta tem no processo ensino-aprendizagem a distância.

O uso de mídia social como ferramenta motivacional para a disciplina na modalidade a distância: Fortaleza/CE - Abril/2016 Alexandre Guimarães Bezerra Cavalcante - cavalcantedocente74@gmail.com Gesy Lanne Muniz Luna - geisyluna@unifor.br Lana Paula Crivelaro Monteiro de Almeida - lanapaula@unifor.br Danilo Lopes Ferreira Lima - lubbos@uol.com.br Andrea Chagas Alves de Almeida - andrea_chagas@unifor.br