Atividades de sala de aula no ECLE CAP.3 Baseado na obra de Jack C. Richards O ENSINO COMUNICATIVO DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS Elaborado por Cecília Hartt
Atividades de precisão X atividades de fluência Atividades c/ foco na fluência: Refletem o uso natural do idioma Concentram-se na efetivação da comunicação Exigem o uso significativo da linguagem Produzem uma linguagem q pode ñ ser previsível Buscam interligar linguagem ao contexto
Atividades c/ foco na precisão Refletem o uso da linguagem da sala de aula Formação de exemplos lingüísticos corretos Linguagem fora do contexto Pequenas amostras da linguagem Comunicação nem sempre significativa Escolha controlada da linguagem
Prática mecânica, significativa e comunicativa Prática mecânica: Atividade de prática controlada que os alunos podem realizar sem a necessidade de entender a linguagem que estão usando. Prática significativa: Atividade em que, embora exista um controle de linguagem, os alunos devem fazer escolhas significativas durante sua realização.
Prática comunicativa Prática do uso da linguagem dentro de um contexto real de comunicação. Troca de informações reais. Linguagem usada não é totalmente previsível.
2 tipos de atividades Atividades pré comunicativas: Atividades estruturais Atividades aparentemente comunicativas Atividades comunicativas: Atividades funcionais de comunicação Atividades de interação social
Atividades de preenchimento de espaços (lacunas de informação) Em uma comunicação real as pessoas normalmente se comunicam com o objetivo de obter informações que não possuem. É o chamado preenchimento de lacunas de informação. Uso do vocabulário, gramática e estratégias de comunicação para realização de tarefas.
Atividades de quebra-cabeças Princípio de preenchimento de espaços. Classe dividida em grupos e cada grupo recebe parte das informações.
Outros tipos de atividades do ECLE Atividades de realização de tarefas Atividades de levantamento de informações Atividades de expressão de opinião Atividades de transferência de informações Atividades de dedução lógica Dramatizações
Ênfase no trabalho em pares ou em grupos Oportunidade de aprender com os colegas do grupo. Maior produção de linguagem. Provável aumento do nível de motivação. Oportunidade de desenvolver fluência.
Pressão pelo uso de materiais autênticos Atividades em sala de aula deveriam andar paralelamente com o mundo real tanto quanto possível. Oferecem informações culturais sobre a língua alvo Oferecem exposição à língua real Íntima correlação c/ necessidades dos alunos Apóiam abordagem mais criativa para ensino
Materiais autênticos X criados Materiais criados também podem motivar aluno e são desenvolvidos fundamentados em conteúdos estruturados Materiais autênticos freqüentemente apresentam linguagem difícil ou irrelevante A utilização de materiais autênticos constitui uma sobrecarga para os professores