SEJAM MUITO BEM – VINDOS!

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Iniciativa Coordenação Técnica Apoio Parceria Metodologia, objetivos, dimensões e temas do Programa Melhoria da Educação no Município.
Advertisements

Resultado da Avaliação IV SEMINÁRIO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA Intersubjetividade na EAD: implicações e possibilidades Maria Cristina Lima Paniago.
De que capacitação de professores precisamos? PROGRAMA CRESCER EM REDE e SUA CLASSE, BRASIL Dra. Luciana Allan ABED, Setembro 2016.
Gestão de Tutoria Adriana Domingues Freitas – Cruzeiro do Sul Virtual Karen Diana M. Arsenovicz - Cruzeiro do Sul Virtual Hugo Batista Fernandes - Cruzeiro.
Curso - Avaliação e Aprendizagem Atividades no município ____________ Etapa OUTUBRO.
Prof. Ma. Maria Cecilia Amendola da Motta
PROJETO COSTA NORTE ESCOLA
Curso - Avaliação e Aprendizagem
Ensino Híbrido: uma nova abordagem para o Ensino Médio
Experiência FAESA na implantação dos 20% EAD
FORMAÇÃO DE PROFESSORES INCLUINDO AS TDIC: O CASO DO PARFOR NO ISERJ
Diretoria de Ensino Norte 2 06/05/16
Centro Educacional Unificado
Tema proposto para Escola Superior de Guerra (ESG):
Informações importantes
Oficina 1 Formação de Gestores Escolares
Minha terra encanta o mundo inteiro
JOGOS E RECURSOS UTILIZADOS NA ALFABETIZAÇÃO
Um ótimo dia para todos! Sejam Bem-vindos!.
CURSO: LICENCIATURA EM FÍSICA
DESENVOLVIMENTO DOCENTE NA UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE
Programação Formação Continuada 2016
RELATÓRIO DAS AÇÕES DO NÚCLEO PEDAGÓGICO 2016.
1º semestre Plano de Formação
DISCIPLINAS COMUNS: CURSOS PRESENCIAIS. CURSOS PRESENCIAIS Para os demais cursos NPG METODOLOGIA DA PESQUISA ORIENTAÇÃO DE CARREIRA COM COACHING ( OPTATIVA.
UMA AVALIAÇÃO SOBRE OS PRINCIPAIS FATORES QUE INTERFEREM NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM NOS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO À DISTÂNCIA. QUAL A VISÃO DO ALUNO?
Mario Augusto Pires Pool Unilasalle – Rede La salle 2016
Roteiro para Elaboração do Projeto de aplicação da Modelagem Matemática na sala de aula da Educação Básica.
27 de Abril de 2016 – Grupo de Abril de 2016 – Grupo 1.
Informações importantes
Princípios da EAD na Avaliação em Disciplinas Semipresenciais: a experiência no Agendamento de Avaliações do UNICURITIBA Ciro Francisco Burgos Fernandez.
RESUMO / TÓPICOS – Disciplinas on-line do SER EDUCACIONAL:
Coordenação: Vani Kenski
Curso - Avaliação e Aprendizagem
Mediação Pedagógica e Tecnológica das TDICS na EAD
Projeto Político Pedagógico - PPP
1.
4ª TEMA CADERNOS DO CURRÍCULO
Valores e atitudes para a vida através do esporte
Angela Bernardo de Lorena Julio Cesar de Rose João dos Santos Carmo
Avaliação de satisfação de curso EaD por meio da análise qualitativa
SKYPE: COMO UMA FERRAMENTA DE COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL ESTÁ TRANSFORMANDO AS INTERAÇÕES NOS GRUPOS DE ESTUDOS DOS ALUNOS DA EAD.
Profª Dra. Julia de Cassia P. Nascimento CRUZEIRO DO SUL EDUCACIONAL
Profª Dra. Janilse Fernandes Nunes Centro Universitário Franciscano
PROJETO COSTA NORTE ESCOLA PARCERIA SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DE BERTIOGA SISTEMA COSTA NORTE.
Nome e dos cursistas: Joelma dos Santos Cardoso Correia Maria José dos Santos Silva da Luz
DISCENTE: KAROLINE BRITO
A institucionalização do Atendimento Educacional Especializado no Projeto Político Pedagógico Rejane Araruna Mestranda em Educação - UFC Especialista em.
“Mediações no Cotidiano do Laboratório de Informática Educativa” Carmem Silva de Oliveira Informática Educativa: inovando a aprendizagem.
APRESENTAÇÃO MARCONDES MARIANO DA SILVA DOUTORANDO EM ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA; MESTRE EM ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS; ESPECIALISTA EM METODOLOGIA DO ENSINO;
Integração do currículo em escolas de educação integral em tempo integral Paulo Emílio de Castro Andrade.
1ª AÇÃO MMR Problema: Alta Concentração de alunos com desempenho abaixo do básico (38,1%) em Matemática Plano de Melhoria: Formação Docente ESCOLA ESTADUAL.
MEC/SEB SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO UNDIME UEMG
O Uso do Moodle como Ferramenta de Apoio em um processo de Sala de Aula Invertida: Uma Experiência do IPOG - Instituto de Pós Graduação e Graduação Ariana.
PLANO DE AÇÃO ESTRATÉGICA – 2019
IV Conferência Estadual
O PORTFÓLIO COMO ESTRATÉGIA DE APRENDIZAGEM
EDILENE APARECIDA ROPOLI - UNICAMP -
DESAFIOS E OPORTUNIDADES NO ENSINO DE ENGENHARIA A DISTÂNCIA NO BRASIL
Aula 1 Conheça seu curso e sua Instituição Nome do Professor.
ESTÁGIO EM MATEMÁTICA II ORIENTAÇÕES PARA REALIZAÇÃO DO ESTÁGIO
EDUCAÇÃO ESPECIAL PCNP – Gediane Tenório.
TRANSPARÊNCIA E UNICIDADE
NÃO BASTA SER FAMÍLIA, PRECISA SER PRESENTE! Ensino Fundamental I 1º PLANTÃO PEDAGÓGICO/2019.
Escola Municipal de Ensino Fundamental Presidente João Goulart
Diretoria de Ensino – Região Osasco
MULTIPLICAÇÃO DAS ATIVIDADES
Pauta 9 A competência 8 da BNCC: AUTOCONHECIMENTO E AUTOCUIDADO
Pauta 3 A competência 2 da BNCC: PENSAMENTO CIENTÍFICO, CRÍTICO E CRIATIVO.
Afinal,do que estamos falando?
Transcrição da apresentação:

SEJAM MUITO BEM – VINDOS! BOA TARDE! SEJAM MUITO BEM – VINDOS!

PROGRAMA SALA DE LEITURA Encontro de Finalização das Atividades de 2016 PCNP – Profª Ana Paula Lopes Vieira 01 de Novembro de 2016

REFLEXOS POSITIVOS DA AÇÃO PEDAGÓGICA DO PROFESSOR DA SALA DE LEITURA

AVALIAÇÃO DO DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS DOS ALUNOS PELO PROFESSOR DA SALA DE LEITURA

Alcancei os objetivos propostos? QUESTÕES Como sei se os alunos estão desenvolvendo as atitudes propostas pela Sala de Leitura? Alcancei os objetivos propostos? Relembrando...

AS 9 ATITUDES QUE IMPACTAM SALA DE LEITURA ACOLHIMENTO, LIBERDADE, CRIATIVIDADE, ORGANIZAÇÃO, CONVÍVIO, MOBILIZAÇÃO, DIVULGAÇÃO, AVALIAÇÃO .

METODOLOGIA DA SALA DE LEITURA: Aprendizagem colaborativa, protagonismo juvenil e competências para a educação integral RESPONSABILIDADE; ABERTURA AO NOVO; COMUNICAÇÃO; PENSAMENTO CRÍTICO; CRIATIVIDADE; RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS; COLABORAÇÃO; AUTOCONHECIMENTO.

CONDIÇÕES PARA O DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS DA EDUCAÇÃO INTEGRAL: O estabelecimento de comprometimento entre professores e alunos; A realização de ações em equipe; Problematização de situações colaborativas, geralmente aplicada a projetos; Execução de ações planificadas, em determinado período de tempo, que induzam às competências cognitivas e socioemocionais requeridas.

APRENDIZAGEM COLABORATIVA METODOLOGIA DA SALA DE LEITURA: APRENDIZAGEM COLABORATIVA MULTILETRAMENTOS MÉTODO PROTAGONISTA

Considero os três momentos?

AUTOAVALIAÇÃO DO PROFESSOR Esta prática permite o replanejamento das atividades e da metodologia aplicada e o compartilhamento com os colegas: a- Diário de bordo (professor e alunos); b- Gravação de um vídeo; c- Criação de um blog. Reflexão e descrição, com os alunos, de como foi desenvolvida cada competência, Registro das atividades desenvolvidas, dos sucessos e/ou dificuldades apresentadas e opções de novas práticas

I - AÇÕES SEE e INSTITUTO AYRTON SENNA - IAS Formação continuada para os professores, por meio de videoconferências: 12/04, 26/04, 06/05, 24/05, 08/08; Curso EAD para gestores do Programa na DE: pela plataforma IAS: 2º semestre; Acompanhamento via telefone, e-mail e whatsapp, sempre que necessário e uma visita: à DE e à EE “Arnaldo Barreto”: 09/09;

II - Ações da DE - Supervisores e Núcleo Pedagógico Acompanhamento dos planos de ação de mobilização da comunidade, via e-mail; Divulgação do trabalho realizado na Sala de Leitura pelos professores: Boletim nº 09, da DE; Página do Facebook da DE; Comunicação frequente com os professores: rede no site da DE, criação de grupo de whatsapp e e-mail; Formação continuada: encontros presenciais: 19/04, 26/04, 06/05, 24/05, 11/08, 20/10, 01/11 (70 participantes, aproximadamente); Visita às escolas: EE “Albino César”: 02/06, EE “Francisco Voccio” : 07/06 e EE “Côn. João Ligabue”: 07/06, EE “Julio Pestana”: 21/06, EE “Arnaldo Barreto”: 22/06, EE “Silva Jardim”: 22/08, EE “Philomena Baylão”: 23/09, EE “Arnaldo Barreto”: 09/09.

Festival Sincronia das Linguagens, Saraus; Cafés Literários. III - AÇÕES DA ESCOLA Participação : Festival Sincronia das Linguagens, Saraus; Cafés Literários.

PROJETO MEDIAÇÃO E LINGUAGEM Videoconferências sobre o Programa: 12/04,19/04, 20/10; Seleção de trabalhos do Polo Grupo X (Centro, Centro-Oeste, Norte 1, Norte 2): 30/09; Participação dos alunos da EE “Sebastião de Souza Melo”, com a produção de um podcast: 20/10.

PLATAFORMA “aglaia educacional” Conteúdos na: Sala de Leitura Sala Multiletramento de Jovens

Mês de Outubro: bit.ly/slmural2015 PREECHIMENTO DO “MURAL VIRTUAL” Mês de Outubro: bit.ly/slmural2015

EE “Pedro Moraes Victor” APRESENTAÇÕES e CONFRATERNIZAÇÃO EE “Pedro Moraes Victor” EE “Arnaldo Barreto”

Obrigado a Todos que Participaram do Programa Sala de Leitura! Até o Próximo Encontro!