SEJAM MUITO BEM – VINDOS! BOA TARDE! SEJAM MUITO BEM – VINDOS!
PROGRAMA SALA DE LEITURA Encontro de Finalização das Atividades de 2016 PCNP – Profª Ana Paula Lopes Vieira 01 de Novembro de 2016
REFLEXOS POSITIVOS DA AÇÃO PEDAGÓGICA DO PROFESSOR DA SALA DE LEITURA
AVALIAÇÃO DO DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS DOS ALUNOS PELO PROFESSOR DA SALA DE LEITURA
Alcancei os objetivos propostos? QUESTÕES Como sei se os alunos estão desenvolvendo as atitudes propostas pela Sala de Leitura? Alcancei os objetivos propostos? Relembrando...
AS 9 ATITUDES QUE IMPACTAM SALA DE LEITURA ACOLHIMENTO, LIBERDADE, CRIATIVIDADE, ORGANIZAÇÃO, CONVÍVIO, MOBILIZAÇÃO, DIVULGAÇÃO, AVALIAÇÃO .
METODOLOGIA DA SALA DE LEITURA: Aprendizagem colaborativa, protagonismo juvenil e competências para a educação integral RESPONSABILIDADE; ABERTURA AO NOVO; COMUNICAÇÃO; PENSAMENTO CRÍTICO; CRIATIVIDADE; RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS; COLABORAÇÃO; AUTOCONHECIMENTO.
CONDIÇÕES PARA O DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS DA EDUCAÇÃO INTEGRAL: O estabelecimento de comprometimento entre professores e alunos; A realização de ações em equipe; Problematização de situações colaborativas, geralmente aplicada a projetos; Execução de ações planificadas, em determinado período de tempo, que induzam às competências cognitivas e socioemocionais requeridas.
APRENDIZAGEM COLABORATIVA METODOLOGIA DA SALA DE LEITURA: APRENDIZAGEM COLABORATIVA MULTILETRAMENTOS MÉTODO PROTAGONISTA
Considero os três momentos?
AUTOAVALIAÇÃO DO PROFESSOR Esta prática permite o replanejamento das atividades e da metodologia aplicada e o compartilhamento com os colegas: a- Diário de bordo (professor e alunos); b- Gravação de um vídeo; c- Criação de um blog. Reflexão e descrição, com os alunos, de como foi desenvolvida cada competência, Registro das atividades desenvolvidas, dos sucessos e/ou dificuldades apresentadas e opções de novas práticas
I - AÇÕES SEE e INSTITUTO AYRTON SENNA - IAS Formação continuada para os professores, por meio de videoconferências: 12/04, 26/04, 06/05, 24/05, 08/08; Curso EAD para gestores do Programa na DE: pela plataforma IAS: 2º semestre; Acompanhamento via telefone, e-mail e whatsapp, sempre que necessário e uma visita: à DE e à EE “Arnaldo Barreto”: 09/09;
II - Ações da DE - Supervisores e Núcleo Pedagógico Acompanhamento dos planos de ação de mobilização da comunidade, via e-mail; Divulgação do trabalho realizado na Sala de Leitura pelos professores: Boletim nº 09, da DE; Página do Facebook da DE; Comunicação frequente com os professores: rede no site da DE, criação de grupo de whatsapp e e-mail; Formação continuada: encontros presenciais: 19/04, 26/04, 06/05, 24/05, 11/08, 20/10, 01/11 (70 participantes, aproximadamente); Visita às escolas: EE “Albino César”: 02/06, EE “Francisco Voccio” : 07/06 e EE “Côn. João Ligabue”: 07/06, EE “Julio Pestana”: 21/06, EE “Arnaldo Barreto”: 22/06, EE “Silva Jardim”: 22/08, EE “Philomena Baylão”: 23/09, EE “Arnaldo Barreto”: 09/09.
Festival Sincronia das Linguagens, Saraus; Cafés Literários. III - AÇÕES DA ESCOLA Participação : Festival Sincronia das Linguagens, Saraus; Cafés Literários.
PROJETO MEDIAÇÃO E LINGUAGEM Videoconferências sobre o Programa: 12/04,19/04, 20/10; Seleção de trabalhos do Polo Grupo X (Centro, Centro-Oeste, Norte 1, Norte 2): 30/09; Participação dos alunos da EE “Sebastião de Souza Melo”, com a produção de um podcast: 20/10.
PLATAFORMA “aglaia educacional” Conteúdos na: Sala de Leitura Sala Multiletramento de Jovens
Mês de Outubro: bit.ly/slmural2015 PREECHIMENTO DO “MURAL VIRTUAL” Mês de Outubro: bit.ly/slmural2015
EE “Pedro Moraes Victor” APRESENTAÇÕES e CONFRATERNIZAÇÃO EE “Pedro Moraes Victor” EE “Arnaldo Barreto”
Obrigado a Todos que Participaram do Programa Sala de Leitura! Até o Próximo Encontro!