MENTORING DOCENTE Prof. Janes F Tomelin Profa. Karina N Tomelin.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Tecnologias na Educação: Ensinando e aprendendo com as TIC Curso de 60 horas Realização: SMEC/NTM/MEC/PROINFO INTEGRADO Ano: 2016.
Advertisements

Os novos espaços de atuação do educador com as tecnologias (José Manoel Moran) ● Esperavam-se muitas mudanças na educação, mas as mídias sempre foram incorporadas.
Modelo de análise construído com base nos trabalhos de: Kember e Kwan (2000) Mayes e Fowler (1999) Roberts (2003) Schank e Cleary (1995) Sugrue.
Soraia Dias Graduanda em pedagogia – UFBA Técnico em segurança do trabalho Estagiaria em tecnologia educacional.
QUALIDADE E COMBATE DA EVASÃO NA EAD: DESAFIOS E SOLUÇÕES Profº Celso Filho Coord. Pedagógico de Polos.
O curso está estruturado em três eixos conceituais: Projeto: Planejar o futuro Tecnologia Ferramentas Conhecimentos Currículo Planejamento das ações.
Instituto Legislativo Brasileiro – ILB Escola de Governo do Senado Federal DESAFIOS DA ESCOLA DE GOVERNO DO SENADO FEDERAL E ADAPTAÇÕES ÀS DEMANDAS LEGAIS.
Você já conhece as ferramentas que estarão à sua disposição para a mediação com os alunos? Então venha comigo!
Planejamento de Carreira e Sucesso Profissional
PROGRAMA DE ESTÁGIO 2017.
Curso - Avaliação e Aprendizagem
Leonardo da Luz Dorneles Coordenadora: Magalí Teresinha Longhi
Coordenação: Luciana Danielli
O uso de recursos pedagógicos no ensino da Matemática
METODOLOGIA DO ENSINO DE MATEMÁTICA
A GRADUAÇÃO TECNOLÓGICA EM GESTÃO PÚBLICA:
PIBID: TRABALHANDO EM GRUPO E SOCIALIZANDO O CONHECIMENTO
SISTEMA DE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM (SAA)
Projeto Fénix Processos pedagógicos Resultados e conclusões Resumo
Leitura na escola e na comunidade
Prof. Dr. Carlos Cyrne Out
Docência Online: Funções e Competências do Professor
Ler e Escrever: Desafio de todos
O QUE É PEDAGOGIA? E D U C A R DISCIPLINA: PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO
Projetos e Programas Projetos e Programas 2007.
Profa. Marquiana de F. Vilas Boas Gomes
Uso de Tecnologias no Ensino de Química
A TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA EM UM CURSO DE GRADUAÇÃO
DOCÊNCIA ONLINE “HORA DE PRATICAR” Universidade de Brasília /DF
Camila Fernandes de Lima Ferreira Ana Maria Souza Valle Teixeira
Mediação Tecnológica: ferramentas interativas utilizadas nos cursos profissionalizantes da UEMA Ilka Serra - UEMA.
FORMAÇÃO DOCENTE EM METODOLOGIAS ATIVAS DE APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS A DISTÂNCIA NO SESI/SC Favretto, Rosani Ap. D. – Supervisora Técnica.
A Prática Laboratorial na Modalidade EaD em Jornalismo (Uninter):
Tecnologias Imersivas e Interativas na Educação
KARIME SMAKA BARBOSA RODRIGUES - UNICURITIBA -
A INFLUÊNCIA DE UM CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA ON-LINE NA PRÁTICA PEDAGÓGICA DE PROFESSORES NA EDUCAÇÃO SUPERIOR.
Prof. Sílvio Petroli Neto Profa. Mylene Dias Rezende
A Importância das Práticas Pedagógicas e Tutor Presencial na Educação a Distância Esp. Guilherme Machado Düren Ms. Mônica Eliza Malacarne.
Objetivo Aperfeiçoamento e valorização dos professores da rede pública, o enriquecimento do processo de ensino-aprendizagem e a melhoria da qualidade.
Diretoria de Ensino Região de Piracicaba 07/02/2018
Recursos Humanos Setor de Pessoal.
EDUCAÇÃO “Se você planeja para um ano, semeie milho.
FÉNIX EBSSMA PRÓ-SUCESSO 2015/2016.
Objetivo Alfabetizar todas as crianças até o final do 3º ano.
NOSSO CONCEITO A empresa e seu capital humano como um grande ambiente de aprendizagem.
PACTO PELA EDUCAÇÃO DO PARÁ
Professor reflexivo: construindo uma crítica
A METODOLOGIA DE SALA DE AULA INVERTIDA E AS TECNOLOGIAS DIGITAIS
Serviços Agregados à Telefonia
USO DO BLOG COMO RECURSO DIDÁTICO
PRÁTICA DOCENTE USANDO FLIPPED CLASSROOM:
Profª Dra. Julia de Cassia P. Nascimento CRUZEIRO DO SUL EDUCACIONAL
DIDÁTICA DO ENSINO SUPERIOR
Educação no Brasil Tragédia.
Conselho de Classe: espaço de análise, reflexão e avaliação do trabalho pedagógico UO:CAMPO GRANDE 05/12/2018 Conselho de Classe.
ESTÁGIO IV PUCGO – Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Programa Executivo Aperfeiçoamento em Gestão de Esportes FGV/FIFA/CIES
QUALIFICAÇÃO DA PRÁTICA DOCENTE:
APRENDIZAGEM COLABORATIVA UM EXPERIMENTOUTILIZANDO O GOOGLE DOCS
ESTUDO PARA INOVAR MÉTODOS EDUCACIONAIS COM COMPETÊNCIA DIGITAL
TC Projetos de Estudos Integradores:
Valéria Ribeiro Collato
O controle do ensino em suas mãos
Pauta 11 A competência 9 da BNCC: RESPONSABILIDADE E CIDADANIA
Pauta 12 Que alunos pretendemos formar?
Pauta 5 A competência 4 da BNCC: COMUNICAÇÃO
Pauta 6 A competência 5 da BNCC: CULTURA DIGITAL
Pauta 2 A competência 1 da BNCC: CONHECIMENTO
Pauta 10 A competência 9 da BNCC: EMPATIA E COOPERAÇÃO
PORTFÓLIO Bolsista Rosimere Machado dos Santos
Transcrição da apresentação:

MENTORING DOCENTE Prof. Janes F Tomelin Profa. Karina N Tomelin

MENTORING Mentoring é um termo inglês, normalmente traduzido como "tutoria", "mentoria", "mentorado" ou "apadrinhamento". O mentoring é uma ferramenta de desenvolvimento profissional e consiste em uma pessoa experiente ajudar outra menos experiente.

O Mentoring é um curso customizado a partir das fragilidades indicadas pelos processos de avaliação institucional e/ou outras demandas institucionais. Acontece em um ambiente virtual de aprendizagem (Blackboard) de maneira colaborativa. O curso é semestral tem duração de dois meses.

Estrutura Ambiente Virtual de Aprendizagem Docentes Aprendizagem colaborativa entre pares

O QUE É O Curso é aberto a todos os professores, porém os docentes com potencial de melhoria são orientados a participar. O Mentoring é constituído de quatro grandes temáticas pedagógicas emergentes e são customizadas a cada semestre.

DESENVOLVIMENTO 2015 2016 Plano de Ensino e Plano de Aula Metodologias ativas Ética Docente Relacionamento com Estudantes Desafios na Avaliação Avaliação Formativa, Somativa e Diagnóstica Elaboração de questões Feedback e rubrica de avaliação.

COMO FUNCIONA Para cada temática há indicação de leituras e a participação de um Atelier Pedagógico. O Atelier é um fórum colaborativo em que o docente além de postar sua atividade sobre a temática, avalia, sugere, discute ou socializa sua contribuição sobre a postagem de outro colega.

EX DE INTERAÇÃO

EX DE INTERAÇÃO

Recursos Fórum colaborativo Atelier Pedagógico Web conferência invertida Objetos de aprendizagem Recursos

Resultados Este projeto valoriza a aprendizagem colaborativa entre os docentes utilizando uma metodologia e abordagem inovadora, permitindo atingir grande número de professores e potencializando a melhora dos indicadores de avaliação institucional.

Depoimentos Esse curso proporcionou a troca de conhecimento entre diversos profissionais de diferentes áreas e reforçou a importância de nós professores estarmos comprometidos de fato com a formação de nossos alunos. Foi uma ótima experiência!!! O curso foi importante para atualização e alinhamento de minha docência à proposta da Laureate. As leituras sugeridas ajudaram a eu estar mais bem preparado em termos de metodologias ativas.

Depoimento Gostei muito do curso. Compartilhar as experiências com os colegas foi muito proveitoso e motivador. Acredito que o estímulo ao aperfeiçoamento contínuo foi um diferencial, especialmente em razão das reflexões sobre nossa profissão, que são necessárias. Não devemos ficar na "mesmice", ou no modo "automático". Precisamos nos atualizar e buscar implementar isso diariamente no nosso ofício. Recomendo a todos , ótimos espaço de reflexão, troca de ideias e aperfeiçoamento.

Obrigado! Prof. Janes F Tomelin – jftomelin@eadlaureate.com.br Profa. Karina N Tomelin – Karina.Tomelin@fmu.br