Prof. Dr. Carlos Cyrne Out

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Transcrição da apresentação:

Prof. Dr. Carlos Cyrne Out. 2017 cyrne@univates.br O uso de metodologias ativas como estratégia para a melhoria de aprendizagem Prof. Dr. Carlos Cyrne Out. 2017 cyrne@univates.br

A sala de aula de “hoje”: Corpos presentes e mentes ausentes A universidade terá de rever: o conceito de aula a abordagem pedagógica as formas de aprendizagem e ensino

Esta aprendizagem deve considerar a necessidade de: Inovar pedagogicamente e transpor os limites da sala de aula Superar o disciplinar Superar a transmissão unidirecional de conhecimentos Diversificar os percursos formativos Flexibilizar os currículos Construção de competências para mobilizar conhecimentos complexos e o agir na incerteza

Considerar o fenômeno das Redes Sociais El Considerar o fenômeno das Redes Sociais

Considerar “novas” metodologias: Aprendizagem Baseada em Problemas Aprendizagem Baseada em Projetos Aprendizagem Baseada em Jogos Estudo de Casos Aprendizagem Baseada em Times Ensino por Pares Sala de Aula Invertida

Um novo aluno?

O aluno: o que quer? Mais liberdade e autonomia Ensino personalizado, colaborativo e em rede Com conteúdos relacionados ao mundo real Quer sentir-se motivado e conectado com as novas tecnologias Quer ser produtor de conhecimento e não um ouvinte passivo de aulas expositivas

Um novo Professor?

Novas metodologias?

Universidade do Vale do Taquari Univates Centro Universitário UNIVATES Lajeado-RS Universidade do Vale do Taquari Univates

Espaços na Univates

Ações institucionais inspiradoras PROJETO QUALIFICA (Metodologias Ativas (Projetos de Qualificação por Centro) PROGRAMA DE QUALIFICAÇÃO DOCENTE (Metodologias Inovadoras, Tecnologias, …) GOOGLE FOR EDUCATION (Sala de Aula e Administrativo) Certificação Google For Education FORMAÇÃO TUTORIAL (Cursos da área da Saúde) 2013 → 2014 2014 → 2015 2015 2016 2017

Qualificação dos Docentes OFICINAS   Metodologias Ativas Relato de experiência: metodologias ativas - o uso de Mapas Conceituais Metodologias ativas - problematização Metodologias ativas no curso de Nutrição: relatos de experiências I e II Práticas de ensino em metodologias ativas I e II ,,,

FÓRUNS Metodologias Ativas no Ensino de Graduação (Re)pensando a formação em saúde, metodologias ativas de ensino e de aprendizagem e o perfil do egresso dos cursos da saúde da Univates Active Learning – Metodologias ativas aplicadas ao Curso de Direito Metodologias Inovadoras para a Aprendizagem Ativa e Avaliação PALESTRAS Metodologias ativas: desafios e possibilidades Metodologias Ativas no Ensino Superior TOTAL de participações de professores: 518  

Metodologias Aplicadas Sala de Aula Invertida Arco de Maguerez Writting Across the Curriculum Peer-Based Learning Problematização

Aplicação na Disciplina de Redes de Computadores

Base nas 5 etapas do Arco de Maguerez

Pesquisa e produção colaborativa (WAC) Destacar os elementos mais relevantes(Peer Instruction) Simulação, testes e avaliação das hipóteses Aplicar e validar a solução definida por cada grupo Compreender o problema e como ele afeta a realidade Problematização Na Prática...

Avaliação dos conhecimentos prévios Vídeos curtos Avaliação dos conhecimentos prévios + PROBLEMATIZAÇÃO Hipóteses e soluções Teorização (Palavras-Chave) Apresentações curtas

Aplicar e validar as hipóteses de solução PRÁTICA... Aplicar e validar as hipóteses de solução

Aplicação na disciplina de Logística

Pesquisar e assistir a um vídeo sobre logística Rotação de estações Pesquisar e assistir a um vídeo sobre logística Elaborar um conceito para logística Criar um infográfico representando o conceito de logística Definir as diferenças entre logística e gestão da cadeia de suprimentos Avaliar em que nível de gestão estão as empresas do Vale do Taquari Produção de vídeo Dada a temática cada aluno produziu um vídeo de até três minutos Rede DGP 2017\Confiança Yasser, Professor Cyrne.mp4

Aplicação no estágio do curso de Design em parceria com a empresa Mercur

Muito obrigado. cyrne@univates.br