Didáctica da Matemática: teorias de aprendizagem

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Ensino e Aprendizagem: Enfoques Teóricos
Advertisements

3 Teorias da Aprendizagem Matemática
Teorias de Aprendizagem
Teorias de Aprendizagem Profa. Cibelle Celestino Silva
Eixo 3 – TECNOLOGIA Mapas Conceituais: uma breve revisão CAVELLUCCI, Lia Cristina Barata. FORMADORA JANAINA R. PITAS CEFAPRO DE PRIMAVERA DO LESTE
Mapa Conceitual : Aprendizagem Significativa em Ead Modulo I Fundamentação Teórica Modulo I Fundamentação Teórica Unidade 1 Aprendizagem Significativa:
Correntes atuais em Psicologia. Comportamentalismo  Também conhecido como Behaviorismo  Surgiu por volta de 1900  Principais autores: Watson, Skinner.
Seminário de Teorias da Aprendizagem Henri Wallon Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática – CEFET / RJ Maio de 2005 Prof.
IA889 – Sistemas de Cognição Artificial INTRODUÇÃO Ricardo R. Gudwin DCA-FEEC-UNICAMP.
CONCEPÇÕES PEDAGÓGICAS/PASSOS DA DIDACTICA paradigmas educacionais/ Os desafios da Didáctica Escola Tradicional Escola Tecnicista Escola Nova Construtivismo.
CONCEPÇÕES PEDAGÓGICAS/PASSOS DA DIDACTICA paradigmas educacionais/ Os desafios da Didáctica Escola Tradicional Escola Tecnicista Escola Nova Construtivismo.
Tema: Metodologia do Esporte Coletivo. PERSPECTIVAS PEDAGÓGICAS Ensinar o esporte – como proceder ao ensinar os esportes, qual a abordagem metodológica.
Curso de Psicologia Disciplina: Ciclo do Desenvolvimento Humano Equipe: Marcilio, Mario, Eduardo e Antoniele. Professora Ms: Lina de Gil.
PSICOPEDAGOGIA Msc. Luciene de O. Vieira.. O fracasso é do aprendente ou do ensinante.
Resolução de Problemas por Meio da Matemática. Competência X Habilidade Competência: capacidade de realização de ações complexas; Habilidade: associada.
A PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Dr. Nilton Formiga Psicólogo Social
ENSINO DA NATUREZA E DA SOCIEDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Competência Leitora E A Resolução de Problemas
DESENVOLVIMENTO COGNITIVO NA PERSPECTIVA PIAGETIANA
APRESENTAÇÃO MULTIMÉDIA #27 TEMA V | PROBLEMAS E CONCEITOS TEÓRICOS ESTRUTURADORES DA PSICOLOGIA CAPÍTULO 1| OS GRANDES AUTORES DA HISTÓRIA DA PSICOLOGIA.
PSICOLOGIA DA APRENDIZAGEM A TEORIA SOCIO-HISTÓRICA
O fato educativo? O fato educativo define a existência do homem – tem a ver com a própria existência do homem…. Surge quando o próprio homem pode experimentar.
Carlos Eduardo Rodrigues
Prof. Vasco Moretto Prof. Gustavo Moretto
A TEORIA EPISTEMOLÓGICA GENÉTICA
MASS COMMUNICATION RESEARCH TEORIAS DE ORIENTAÇÃO PSICOLÓGICA PESQUISAS COM BASE FUNCIONALISTA Profa. Dra. Cláudia Lago.
Competência Leitora E A Resolução de Problemas
Behaviorismo Radical e Prática Clínica
O desenvolvimento cognitivo da criança.
Gestaltismo ..
Teoria de Piaget sobre como as crianças aprendem
A perspectiva socioconstrutivista interacionista
Iniciação Científica.
A importância do lúdico no processo de aprendizagem do adolescente
PRINCÍPIOS TEÓRICOS E METODOLÓGICOS DO ENSINO DE HISTÓRIA
Concepções da Psicologia sobre o desenvolvimento humano
A escola como formadora do sujeito
Vygotsky - conceitos Luigi granizo Mariana abatayguara Mayara santos
O Cuidar da Enfermagem: Aspectos Psicológicos. Com Jaqueline e Thamires.
Teoria de Piaget sobre como as crianças aprendem
Abordagem Comportamentalista
Avaliação Mediadora Jussara Hoffmann.
A perspectiva socioconstrutivista interacionista
Idealismo.
ABORDAGEM COGNITIVISTA
Constructos Básicos Me. João Camilo de Souza Jr..
DIDÁTICO DE MATEMÁTICA
As abordagens do processo ensino-aprendizagem e o professor
Ontogénese – desenvolvimento cognitivo
PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO
Psicologia e educação: compartilhando saberes
Psicologia Geral e da Educação II Carlos Eduardo Rodrigues 2º semestre 2014.
HISTÓRIA DA PSICOLOGIA (SDE 0012 ) Profª Regina Rangel BENJAMIN JR., L. T. Uma Breve História da Psicologia Moderna, LTC, Unidade III Movimentos.
Claudia Lisete Oliveira Groenwald
Ciência da vida mental Consciência
Teoria do desenvolvimento cognitivo
Piaget, Vygotsky e Wallon
ESTÁGIOS DO DESENVOLVIMENTO SEGUNDO PIAGET
Profª. Luciana Eliza dos Santos
Leitura dos Resultados EXEMPLO
Abordagem da reflexologia russa
APRENDIZAGEM COLABORATIVA EM AMBIENTES VIRTUAIS
Teorias da Aprendizagem Professor. Gleydson Rocha.
As Abordagens do Processo Ensino – Aprendizagem e o Professor Ensino: as Abordagens do Processo MARIA DA GRAÇA NICOLETTI MIZUKAMI Ensino: as Abordagens.
A perspectiva socioconstrutivista interacionista
O Desenvolvimento Cognitivo Elaine Regina Rufato Delgado
Campos Conceituais: A Teoria de Vergnaud Diana Mary Moura Nogueira.
DO CONHECIMENTO COTIDIANO AO CONHECIMENTO CIENTÍFICO
“APRENDER É GRAVAR” Decorrências:
Transcrição da apresentação:

Didáctica da Matemática: teorias de aprendizagem José Manuel Matos Maria de Lurdes Serrazina

(Psicologia e Matemática) Escolas de pensamento (Psicologia e Matemática) (Originam) Teorias de aprendizagem em Matemática Ou seja: Como o sujeito aprende Aprendizagem por Associação (Comportamentalista) Aprender é conectar Aprendizagem cognitiva (Cognitivista) Aprender é compreender

Perspectivas nas quais as teorias de aprendizagem em COMPORTAMENTALISTA Perspectivas nas quais as teorias de aprendizagem em Matemática estão fundamentadas ESTRUTURALISTA GESTALTISTA CONSTRUTIVISTA

Perspectiva comportamentalista O comportamentalismo é “a doutrina segundo a qual todos os processos mentais consistem no funcionamento de conexões, inatas e adquiridas, entre situações e respostas.

Principais características do comportamentalismo (Sandiford (1942) – conexionismo) É um produto da doutrina do associacionismo. É uma teoria da aprendizagem. Tem uma orientação evolutiva porque liga o comportamento humano com o dos animais inferiores. Afirma claramente que aprender é conectar. É atomista e não holístico ou orgânico porque enfatiza a análise do comportamento para descobrir os elementos que estão conectados ou ligados uns aos outros. O intelecto de uma pessoa é a soma total das ligações que formou. Quanto maior o número de ligações, maior sua inteligência.

Leis da aprendizagem segundo Thorndike (comportamentalismo) Efeito estímulo-resposta Exercício uso–desuso Prontidão Ligação para agir Thorndike (Primeiro teórico comportamentalista com influência no ensino da Matemática). Defendia que a aprendizagem consistia numa série de conexões. (Mais tarde tais conexões foram chamadas de estímulos e respostas)

Perspectiva gestaltista (abordagem globalizante) A proposta gestaltista encontra-se condensada na afirmação de que “o todo é maior que a soma das partes”. (WERTHEIMER, 1938) A percepção humana não podia ser explicada apenas como uma soma de estímulos. O organismo perceptivo tinha uma natural tendência para estruturar as suas percepções, procurando formas globais, ou gestalts, no ambiente. Se opunha à memorização e à aprendizagem mecanizada, pois buscava a compreensão das estruturas.

Exemplo 1

Exemplo 2

Perspectiva estruturalista A corrente estruturalista foi protagonizada por Piaget, e foi a que mais influenciou o ensino e a aprendizagem da Matemática. O ensino deve estar pautado numa aprendizagem de estruturas. (BRUNER, 1915). Cita como estratégia metodológica a resolução de problemas. Propunha uma sequência de ensino que, segundo ele, estava de acordo com o desenvolvimento cognitivo dos alunos. Bruner propõe três modos de representação: motor, icónico e simbólico.

Perspectiva construtivista O conhecimento é ativamente construído pelo sujeito cognisciente e não passivamente recebido do meio. Conhecer é um processo adaptativo que organiza o mundo experiencial de cada um, não descobre um mundo independente, pre-existente, exterior à mente do sujeito.