Mostra Institucional de Resumos Científicos 30 E 31 DE OUTUBRO E 01 DE NOVEMBRO DE 2017 A EDUCOMUNICAÇÃO SOCIOAMBIENTAL NA ESCOLA TENDO O TEXTO LIVRE.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Autora: Maria de Lourdes Vieira Universidade Estadual de Goiás Anápolis-GO.
Advertisements

SEQUÊNCIA DIDÁTICA: ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL.
Departamento Pedagógico Divisão de Educação Básica Assessoria de Educação do Campo.
Software Livre no Ensino Fundamental: Case da Rede Pública Municipal de Vitória/ES Sandro Brasileiro.
Ged 32- Educação Híbrida na E.E. Paulo Eduardo de Souza Firmo Ext. Capão bonito II PROGETEC: Cleber Sandri Educação Hibrida.
Levando em consideração a dinâmica histórica do país e o Decreto Federal reconhecido em 01/04/1976 que Institui no Rio Grande do Norte o Curso de.
Em busca de eficácia na formação continuada a distância de professores e gestores municipais Profa. Me. Cláudia Yazlle.
Superintendência de Políticas para a Educação Básica Diretoria de Educação Básica Coordenação de Ensino Médio Entrelaçando Leitura e Letramento: um diálogo.
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS UnU de Ciências Exatas e Tecnológicas Curso de Ciências Biológicas –Modalidade Licenciatura CDMI – Comunicação Mediada Por.
ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL Aula 1- Princípios e Práticas em Orientação Educacional.
UPE Campus Petrolina ABC DO SEMIÁRIDO. O que é o LIFE O Laboratório Interdisciplinar de Formação de Educadores- LIFE, tem como propósito abrigar projetos.
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS UnU de Ciências Exatas e Tecnológicas Curso de Ciências Biológicas - Modalidade Licenciatura CMDI – Comunicação Mediada.
Curso de Filosofia - UFRN
Prática da LDB nas instituições de ensino
Ensino Híbrido: uma nova abordagem para o Ensino Médio
Campos privilegiados de Estágio do Curso de Pedagogia
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS UNU DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLÓGICAS CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS – MODALIDADE LICENCIATURA CMDI – COMUNICAÇÃO MEDIADA.
UNINDO-SE A UMA MINORIA – O SURDO
A Educação Matemática como Campo Profissional e Científico
Minha terra encanta o mundo inteiro
AULA 1 Introdução à Pesquisa em Ensino de Física Monografia para a Licenciatura em Física Profa. Cristina Leite ramal 7004, sala.
CURSO: LICENCIATURA EM FÍSICA
Tema 2 UTILIZAÇÃO DE FERRAMENTAS DIGITAIS EM SALAS DE AULA (#ecoimooc5,#artefacto1) UC Educação Aberta a Distância Elisabete Caseiro – –
FORMAÇÃO DO CONHECIMENTO PARA ALÉM DA SALA DE AULA
ORIENTAÇÃO ACADÊMICA NO CURSO DE PEDAGOGIA PRESENCIAL
Metodologia e Prática do Ensino.. O que é Metodologia ? 1.A arte de dirigir o espírito na investigação da verdade. 2. (Filosofia) Estudos dos métodos.
1Acadêmico do curso de Agronomia – UDC
Tiago Nicola Lavoura & Rui Neves
Coordenação: Vani Kenski
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS UNU DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLÓGICAS CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS – MODALIDADE LICENCIATURA CMDI – Comunicação Mediada.
Curso - Avaliação e Aprendizagem
Nome SOBRENOME Acadêmico do curso de xxxxxxxxxxxx Faculdade Campo Real
1Acadêmico(a) do curso de Administração – UDC
  AVALIAÇÕES EXTERNAS Profª Msc. Juciene Bertoldo da Silva
Nome SOBRENOME Acadêmico do curso de xxxxxxxxxxxx Faculdade Campo Real
Nome SOBRENOME Acadêmico do curso de xxxxxxxxxxxx Faculdade Campo Real
IV Mostra Institucional de Resumos Científicos 31 de outubro a 01 de NOVEMBRO de 2017 A EDUCOMUNICAÇÃO SOCIOAMBIENTAL NA ESCOLA TENDO O TEXTO LIVRE.
SATISFAÇÃO DOS CLIENTES:
MOSTRA INSTITUCIONAL DE RESUMOS CIENTÍFICOS 30 DE OUTUBRO A 01 DE NOVEMBRO DE 2017 TEMA Incluir nome dos alunos do grupo, do orientador e professor.
Plano de Trabalho Docente PTD
LICENCIATURA EM LETRAS
Nome SOBRENOME Acadêmico do curso de xxxxxxxxxxxx Faculdade Campo Real
Nome SOBRENOME Acadêmico do curso de xxxxxxxxxxxx Faculdade Campo Real
PRODUZIR TEXTOS E ESCREVER
Ana María Martin Cuadrado. Adriana Barroso de Azevedo Fernando Spanhol
Projeto novos talentos
Parcerias para educação,cultura e cidadania de crianças e adolescentes
Gêneros de Divulgação científica:
Colégio Estadual Governador Lomanto Júnior
DISCENTE: KAROLINE BRITO
A LITERATURA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: ASPECTOS E CONTRIBUIÇÕES NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM. DAGMAR NEPONUCENO BELO CARDOSO UNIVERSIDADE FEDERAL DO.
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS - EJA
Formação profissional: educação do bibliotecário escolar
Planejamento, Avaliação e Fundamentos Cognitivos em EaD
Ciclo da Consolidação, 9º ano do Programa de Intervenção Pedagógica
Currículos e Programas
BILINGUISMO O termo aplicado ao indivíduo, pode significar simplesmente a capacidade de expressar-se em duas línguas. BILINGUISMO.
PLANO DE TRABALHO DOCENTE
TECNOLOGIA OU METODOLOGIA
Nome SOBRENOME Acadêmico do curso de xxxxxxxxxxxx Faculdade Campo Real
Nome SOBRENOME Acadêmico do curso de xxxxxxxxxxxx Faculdade Campo Real
Nome SOBRENOME Acadêmico do curso de xxxxxxxxxxxx Faculdade Campo Real
Nome SOBRENOME Acadêmico do curso de xxxxxxxxxxxx Faculdade Campo Real
1º DIA – aula 01: conhecendo as partes de um tcc
Coordenadora de área: Ida Maria Marins
Diretoria de Ensino – Região Osasco
VIII Fórum Institucional de Ensino
Educação Ambiental Ensino Fundamental. Percepção de professores sobre a educação ambiental no ensino fundamental A educação ambiental (EA) recebeu, ao.
Itinerários Avaliativos de Minas Gerais. Itinerários Avaliativos.
AVANÇO TECNOLÓGICO NA EDUCAÇÃO Evolução das técnicas e ferramentas para maximização do aprendizado.
Transcrição da apresentação:

Mostra Institucional de Resumos Científicos 30 E 31 DE OUTUBRO E 01 DE NOVEMBRO DE 2017 A EDUCOMUNICAÇÃO SOCIOAMBIENTAL NA ESCOLA TENDO O TEXTO LIVRE COMO CATALISADOR DE CIDADANIA MORENO, Derliz Hong Hung¹ CORPUS, Aleixus² Resumo Este resumo dialoga acerca da proposta educomunicativa socioambiental, buscando uma construção coletiva do conhecimento em uma realidade de descentralização e difusão de conteúdos. Tendo como ponto de partida o curta-metragem educativo “Carta da Terra para Crianças: Um Novo Olhar - O Filme”, será proposta uma oficina de “zine” com estudantes de uma turma de quarto ano do ensino fundamental de uma escola municipal de Foz do Iguaçu. O vídeo escolhido foi filmado na Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), possuindo sonorização e legendas para leitores-ouvintes. Para a realização deste projeto, será buscado apoio no jornal escolar, cujos precursores, Janusz Korczak e Célestin Freinet, já propunham esta prática no início do século passado, período anterior à consolidação da Educomunicação, o campo de estudo deste trabalho. A proposta é fazer com que os próprios alunos sejam protagonistas do processo, criando e estreitando laços entre eles, a partir do reconhecimento e envolvimento com os temas abordados e pensados a partir do filme a ser exibido. Por contar com locações no próprio município, incluindo pontos turísticos, os estudantes ainda poderão ter uma maior conexão e identificação com esta produção cinematográfica, fatos que facilitarão o desenvolvimento da oficina. Sendo assim, os alunos poderão refletir e ter um olhar transformador sobre a própria realidade. Durante a análise prévia para esta iniciativa, também houve contribuição de autores de outras áreas além da Comunicação e da Pedagogia, como Filosofia e Psicologia. Marcada pela interdiscursividade e transdisciplinaridade, a inter-relação entre a Comunicação e a Educação propõe a reformulação do modelo tradicional de ensino, a aplicação de recursos tecnológicos na didática, a mediação dos meios de comunicação por parte da escola e a utilização de ferramentas midiáticas para o ensino. O campo firma-se na dialogicidade e tem como fim exercitar uma cidadania catártica, por meio de uma educação humanizada e deshierarquizada. Palavras-chave: comunicação, educomunicação socioambiental, escola. _____________________ Acadêmico do VIII Período do Curso de Letras da Faculdade Educacional de Medianeira – UDC Medianeira. Professora Mestre Aleixus Corpus – Orientador, da Faculdade Educacional de Medianeira –UDC Medianeira. aleixus@udc.edu.br