Implantação do BSC Profa. Valéria Castro.

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Implantação do BSC Profa. Valéria Castro

Desdobramento das relações de causa e efeito A estratégia no BSC é definida como um conjunto de hipóteses sobre: Os objetivos e as ações necessárias para seu alcance; Os objetivos e as medidas de desempenho. Para tanto deve-se desenvolver relações de causa e efeito: Se aumentarmos o treinamento dos funcionários sobre os produtos, então eles estarão mais informados sobre os produtos que vendem. Se estiverem mais informados sobre os produtos, então a eficácia das vendas aumentará. Se as vendas melhorarem, então a média das margens dos produtos aumentará.

Desdobramento das relações de causa e efeito entre as perspectivas (integração lateral) O que se pretende alcançar de resultado financeiro O que se pode e deve fazer em termos de mercado Escolhas quanto ao modos de produção e distribuição Estrutura organizacional e administrativa Esse desdobramento deve partir da proposição de valor (valor a ser criado e entregue ao cliente) Kaplan e Norton sugerem que podem ser: Excelência operacional Liderança de produto Soluções completas para o cliente Fidelização do cliente

Desdobramento das relações de causa e efeito entre as perspectivas (integração lateral) B2B - Distribuidoras de energia: excelência operacional. B2C – Serviço em educação -> escolha por segmento específico: solução completa para o cliente. Cada proposição demanda processos gerenciais, de controle, políticas de incentivo e remuneração, treinamento e recrutamento diferentes.

Desdobramento das relações de causa e efeito entre estratégia e ações (integração vertical) Deve-se considerar o estágio de desenvolvimento do negócio. Kaplan e Norton identificam os principais: Crescimento rápido (entrada no mercado) Sustentação (é concorrente em um setor) Colheita (posição consolidada) O conjunto de objetivos, medidas e metas indicam o caminho a ser seguido em cada estágio do negócio.

Desenho do mapa estratégico Finalidade decodifica processos de escolha dos gestores auxilia o monitoramento da estratégia vincula planejamento estratégico e operacional Características conciso (1 pg) consistente específico organizado por objetivos estratégicos Elementos objetivos estratégicos medidas metas e ações

Para cumprir nossa visão como devemos aparecer para nossos clientes? FINANCEIRA objetivos medidas metas iniciativas PROCESSOS INTERNOS objetivos medidas metas iniciativas Para ter sucesso financeiro, como devemos aparecer para os acionistas? Para satisfazer a nossos acionistas e clientes, que processos devemos aperfeiçoar? Para cumprir nossa visão como devemos garantir nossa habilidade para mudar e melhorar? Para cumprir nossa visão como devemos aparecer para nossos clientes? VISÃO E ESTRATÉGIA CLIENTE objetivos medidas metas iniciativas APRENDIZADO E CRESCIMENTO objetivos medidas metas iniciativas

Ser centro de referência em pediatria APRENDIZADO E CRESCIMENTO FINANCEIRA objetivos medidas metas iniciativas - Otimizar utilização do espaço e equipamentos Diversificar fontes de receita Pensadas a partir do mapa, ou seja, melhor forma de se alcançar objetivo est. PROCESSOS INTERNOS objetivos medidas metas iniciativas - Oferecer todos os procedimentos médicos relacionados à especialidade e complementares Ser centro de referência em pediatria CLIENTE objetivos medidas metas iniciativas Ampliar nº de atendimentos. Atender a mais convênios. - Aumentar o nível de satisfação com atendimento. APRENDIZADO E CRESCIMENTO objetivos medidas metas iniciativas Incentivar e aumentar vínculo com universidades Promover integração entre especialidades

BSC como sistema de gestão Mapa precisa ser absorvidos pelos funcionários para se tornar paradigma para suas ações O uso do mapa como referência depende da demonstração clara de que será utilizado para avaliação de desempenho Requer conhecimento sobre o negócio e sobre os recursos disponíveis Empresa não pode sofrer de falta de direção, competência ou motivação para o alcance do desempenho desejado Prescinde de comunicação adequada para divulgação da estratégia: entendimento, coerência entre discurso e ação organizacional

Barreiras ao sistema de mensuração Objetivos confusos Sistemas de feedback informais Resistência por sistemas de mensuração impostos Foco na mensuração da atividade e não nos resultados Medidas de curto prazo predominam Prevalecem os aspectos financeiros Consideradas medidas de eficiência (produtividades) sobre as de eficácia (valor do produto) Predomina a preocupação em medir eficiência por meio da apuração do consumo de recursos. Medidas funcionais (desempenho do departamento) predominam sobre as relacionadas ao consumidor (satisfação do consumidor)

Referência COSTA, Ana Paula Paulino da Costa. Balanced Scorecard: conceitos e guia de implementação. São Paulo: Atlas, 2006. COSTA, Benny; ALMEIDA, Martinho R. Modelos e inovações em estratégia. SBC: UMESP, 2007.