Comunicação/educação: apontamentos

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Técnica de redação: o que é preciso saber para bem escrever.
Advertisements

A CRIANÇA DE SEIS ANOS E AS ÁREAS DO CONHECIMENTO Patrícia Corsino.
DIDÁTICA Profa. Therezinha Conde Aula 4 CORRENTES PEDAGÓGICAS PROGRESSISTAS: LIBERTADORA, LIBERTÁRIA E CRÍTICO SOCIAL DOS CONTEÚDOS.
Aprendizagem Cognição Desenvolvimento Crescimento Maturação Conhecimento.
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS UNU DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLÓGICAS CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS – MODALIDADE LICENCIATURA CMDI – COMUNICAÇÃO MEDIADA.
DIVERSIDADE HUMANA – UMA AÇÃO NECESSÁRIA DE REFLEXÃO PARA A PRÁTICA DO CONTEXTO EDUCACIONAL Equipe: Adriana Gomes Izidoro, Rosangela Aparecida Nunes, Sharlene.
METODOLOGIA DO ENSINO DE MATEMÁTICA Aula 3 – MEM Prof a Sara Lacerda.
Comunicação/educação: apontamentos 2º. Semestre 2016 Aula 1 Fundamentos Epistemológicos da Educomunicação (Licenciatura) - Prof. Dr. Claudemir E.Viana.
Educação em Tempos de Comunicação. Adilson Citelli 2º. Semestre 2016 Epistemologia da Educomunicação FUNDAMENTOS EPISTEMOLÓGICOS DA EDUCOMUNICAÇÃO-CCA-0287.
BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR. COMO CHEGAMOS À SEGUNDA VERSÃO BNCC 15 Março CONCLUSÃ O DA CONSULTA PÚBLICA 2 Dezembro DIA NACIONAL DA BASE 16 Setembro.
Superintendência de Políticas para a Educação Básica Diretoria de Educação Básica Coordenação de Ensino Médio Entrelaçando Leitura e Letramento: um diálogo.
REPRESENTAÇÃO SOCIAL DOS ACADÊMICOS DE LICENCIATURA EM INFORMÁTICA SOBRE O PAPEL DO PROFESSOR DE INFORMATICA NO PROCESSO EDUCACIONAL Danice Betania de.
Prof. José Edilmar de Sous a. Introdução Um estudo com pesquisadores iniciantes ingressantes na Pós- Graduação em Educação; Inquietações sobre como os.
Psicologia Ciência e Profissão Prof. Felipe Pinho Aula 1 – Introdução à Psicologia.
Diretrizes do Ensino de Ciências e Diretrizes do Ensino da Matemática.
Virgínia Patrocínio PPGCom - ESPM, SP
A reforma do Pensamento / Pensamento Complexo Edgar Morin
Competência Leitora E A Resolução de Problemas
INTERATIVIDADE ANA PAULA DE ALMEIDA LIMA MARIA CRISTINA MOARA PAIVA.
Centro Educacional Unificado
A relação teoria-prática: um debate necessário para entender o papel da documentação.
Avaliação da aprendizagem sobre educomunicação
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS UNU DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLÓGICAS CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS – MODALIDADE LICENCIATURA CMDI – COMUNICAÇÃO MEDIADA.
Prof. M.Sc. Ednaldo N. Mascarenhas
A Educação Matemática como Campo Profissional e Científico
Tema e problema de pesquisa
Fundamentos das Ciências Sociais
Aluno: Rodrigo Pimentel
O ensino de História: teoria e prática
ORGANIZAÇÃO DA INFORMAÇÃO E DO CONHECIMENTO
Prof. Dr. Manoel Oriosvaldo de Moura
Psicologia: Ciência e Profissão.
Prof. Luciano Soares Pedroso julho de 2017
Com base no texto de Rüdiger
LINGUÍSTICA DOCUMENTÁRIA
Psicologia: Ciência e Profissão.
Métodos da pesquisa – coleta de dados
Análise e Observação Institucional
Formação de professores de ciências no Brasil
CONSCIÊNCIA & ATIVIDADE
Mostra Institucional de Resumos Científicos 30 E 31 DE OUTUBRO E 01 DE NOVEMBRO DE 2017 A EDUCOMUNICAÇÃO SOCIOAMBIENTAL NA ESCOLA TENDO O TEXTO LIVRE.
L. S. Vigotsky Psicólogo russo / Dialética marxista
O perfil dos alunos à saída da escolaridade obrigatória
O perfil dos alunos à saída da escolaridade obrigatória
Plano da Disciplina: Filosofia.
SOCIOLOGIA SOCIEDADE E INDIVÍDUO Socialização
LINGUÍSTICA DOCUMENTÁRIA
“A música popular é tanto mais expressiva quanto mais tem uma opinião” (CNHMPB, João do Vale)
Psicologia Social: uma reflexão. Prof. Ms. Gerson Heidrich
Pela primeira vez, o Brasil terá uma base que define o conjunto de aprendizagens essenciais a que todos os estudantes têm direito na Educação Básica.
Leitura dos Resultados EXEMPLO
APONTAMENTOS SOBRE LIVRO DIDÁTICO
I – inTrodução à linguística:
PARADIGMA EDUCACIONAL MESTRANDOS: Evanda Lopes de Souza Jeisabelly Adrianne L. Teixeira Márcia Maria Pereira UNIVERSIDADE TECNOLOGICA INTERCONTINENTAL.
Linguagem Natural, Linguagem Artificial e Linguagem Documentária
Áreas da Filosofia.
TEORIAS DA EDUCAÇÃO Prof. Dr. Renato Araújo Teixeira
TEORIAS DO CONHECIMENTO E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS
Metodologias Ativas O TRABALHO EDUCATIVO COM ADOLESCENTES Profª. Drª
Linguagem Natural, Linguagem Artificial e Linguagem Documentária
TENDÊNCIA PROGRESSISTA CRÍTICO SOCIAL DOS CONTEÚDOS Grupo: Celia; Edna Araújo; Eleni Lima; Izabel Shamylla.
LINGUÍSTICA DOCUMENTÁRIA
Máximo José Da Costa (UFRN)
Pauta 8 A competência 7 da BNCC: ARGUMENTAÇÃO
Pauta 4 A competência 3 da BNCC: REPERTÓRIO CULTURAL
A comunicação na escola
Interações sociais e significação no aprendizado das crianças PEDAGOGIA A interação social entre crianças e entre crianças e adultos/educadores, promove.
LIBÂNEO, José Carlos. Pedagogia e pedagogos, para quê? 9 ed. São Paulo, Cortez, 2007.
Guia de Implementação BNCC e DRC-MT. Etapas para realização da Feira de Ciências na Escola na perspectiva da Investigação Científica.
AS CARACTERÍSTICAS E HABILIDADES QUE SE ESPERA ENCONTRAR EM UM BOM PROFESSOR 28º Congresso do SINPEEM Outubro/2017 – SP Profª Isabel Parolin.
Transcrição da apresentação:

Comunicação/educação: apontamentos FUNDAMENTOS EPISTEMOLÓGICOS DA EDUCOMUNICAÇÃO-CCA-0287 Prof. Dr. Claudemir Edson Viana 2º. Semestre 2017 Aula 1 Fundamentos Epistemológicos da Educomunicação (Licenciatura) - Prof. Dr. Claudemir E .Viana

Objetivos: abordar sobre o campo comunicação/educação; Aula: 15/08 Tema: Comunicação/Educação: apontamentos para discussão Módulo I –Epistemologia e Educomunicação - Ciência: definição e história - Ciência hoje e a ciência da comunicação - Educomunicação e a ciência: área do conhecimento, intervenção ou um novo paradigma? Objetivos: abordar sobre o campo comunicação/educação; indicar o problema científico do campo comunicação/educação; destacar alguns aspectos fundamentais do problema. Material de apoio e de estudos: Maria Aparecida Baccega em visita ao Educom O que é o conhecimento? (+prof. Baccega) - TV UNITINS 2009 – entrevista profa. Baccega Leitura básica: BACCEGA, Maria Aparecida. Comunicação/Educação: apontamentos para a discussão. Revista Comunicação, Mídia e Consumo. ESPM. V.1, n2, 2004. (em PDF no Face da licenciatura); Fundamentos Epistemológicos da Educomunicação (Licenciatura) – Prof. Dr. Claudemir E .Viana

Relação Tempo – Espaço; Estados Nacionais: se reorganizam; CONTEXTOS: Novas socializações; Relação Tempo – Espaço; Estados Nacionais: se reorganizam; Novas linguagens / novas sensibilidades; Agencias de socialização: família / escola / mídias; Formação de valores, condução imaginário/procedimentos dos indivíduos/sujeitos; Conjunto relações + Memória = construção coletiva; Realidade Objetiva relações imagéticas = Signos/Símbolos Signos/Símbolos REFLETEM/REFRATAM a realidade (Bakhtin); São campo de disputas: novos sentidos e reelaboração dos sentidos; Vários discursos = diálogo entre discursos; Indivíduo formado por Diálogo entre discursos : Subjetividade = Polifonia das Agencias socializadoras. Fundamentos Epistemológicos da Educomunicação (Licenciatura) - Prof. Dr. Claudemir E .Viana

Enunciador de um discurso Campo da Comunicação: Unicidade de discursos da comunicação = comunicador (indivíduo/sujeito) é o mediador da informação coletiva Enunciador de um discurso Enunciatário = reelabora a polifonia de discursos Meios de Comunicação = Enunciador / Enunciatário (MC = Er/Eo); Indivíduo/Sujeito = Enunciatário / Enunciador (IS = Eo/Er e Er/Eo) 2 pólos intercambiantes: Er/Eo Eo/Er dialogicidades Fios ideológicos (FI- Bakhtin) polifonias Estudos sobre Comunicação: Aflorar 2 pólos: os MCM e o papel indivíduos/sujeitos; Consciência social / ideologias / estética; Atualiza manifestações culturais (discursos e seus produtos); Encontro de Ciências (sociais) em situação de deslocamentos: + abertas ao diálogo Interdiscursividade; Ciências (conceitos etc) ganham outras especificidades no confronto dos discursos = Metassignificação: processo espiralado / novas posturas metodológicas Fundamentos Epistemológicos da Educomunicação (Licenciatura) - Prof. Dr. Claudemir E .Viana

Campo Comunicação/Educação: Base do campo: fundamentar práticas de formação de sujeitos conscientes; reconhecer Meios de Comunicação (MC) como Agência Socializadora (AS) = outro lugar de saberes. Novas metassignificações = ressemantizando sentidos; capacidade de pensar criticamente a realidade / inter-relacionar conhecimentos; 1ª. Reflexão: Mundo é Editado: interesses e ponto de vista = Realidade Outra Realidade Outra = Er/Eo Eo/Rc (receptor) – indivíduo/sujeito Relatos e ponto de vista = milhões de mediações : MC + IS +..... (metonímias da realidade) 2ª. Reflexão: MC são educadores = formam cidadania (qual cidadania queremos?); I/S: entender os MC; saber ler criticamente (L.C); saber intervir p/ o que se quer; Cultura da mídia = Er/Em (emissor) Eo/Rc : construtor de significados Fundamentos Epistemológicos da Educomunicação (Licenciatura) - Prof. Dr. Claudemir E .Viana

Informação conhecimento = criticidade. Conhecimento = reelaboração sobre Realidade Outra (mundo editado) Construção de visão totalizante dos fatos; percepção dos fatos MC = Realidade Outra = Edição fatos = espetáculo (reprodução sistema) Confusão entre conhecimento/informação, totalização/fragmentação 3ª. Reflexão: Recepção: nova perspectiva de estudos; Eo/Rc memória coletiva + comunicação Er/Em (Eo) Pólo Emissor + Pólo Receptor: se significam nos diálogos (entre si e com os contextos) Comunicação está imersa na cultura = prática cultural Ressemantizam-se os significados a partir das referências de sua cultura Práticas Culturais = mediações (Barbero) : lugar da produção e recepção; Receptor-sujeito = ressignifcar a partir de sua cultura, seu universo; co-produtores da cultura; re(vestem) significados; recepção é um ato cultural Fundamentos Epistemológicos da Educomunicação Licenciatura) - Prof. Dr. Claudemir E .Viana

Para pensar: “Uma teoria não é o conhecimento; ela permite o conhecimento. Uma teoria não é uma chegada; é a possibilidade de uma partida. Uma teoria não é uma solução; é a possibilidade de tratar um problema. Em outras palavras, uma teoria só realiza seu papel cognitivo, só ganha vida com o pleno emprego da atividade mental do sujeito. É essa intervenção do sujeito que dá ao termo MÉTODO seu papel indispensável” Edigar Morin Ciência com Consciência 210. p. 335. Fundamentos Epistemológicos da Educomunicação (Licenciatura) - Prof. Dr. Claudemir E .Viana

Tarefas próxima aula : 23 e 30/08 ler os textos: MORIN, Edgar. A cabeça bem-feita: repensar a reforma, reformar o pensamento / Edgar Morin. 8a ed. -Rio de Janeiro: Bertrand Brasil,2003. (em PDF no grupo do Face). Ler páginas 87-113. ____________. Teoria e método.In: Ciência com Consciência. Rio de Janeiro: Bertrand. p. 335-342 (em PDF no grupo Face) Fundamentos Epistemológicos da Educomunicação (Licenciatura) - Prof. Dr. Claudemir E .Viana