A identidade docente nos tempos e espaços do currículo: uma reflexão pautada na ação do professor da escola pública JAYSON MAGNO DA SILVA Doutorando em.

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Transcrição da apresentação:

A identidade docente nos tempos e espaços do currículo: uma reflexão pautada na ação do professor da escola pública JAYSON MAGNO DA SILVA Doutorando em Educação pela PUC-SP, pesquisador da Linha Currículo, Conhecimento e Tecnologias do Programa de Pós-Graduação em Educação: Currículo da PUC-SP, diretor de Escola da Rede Municipal de Ensino de São Paulo. Atua na formação de professores.

Quem somos nós? Quem são os outros? √ Tensão que faz parte do acontecer humano. √ Certa dose binária e dicotômica: Nós os bons; os Outros os maus.

Construção da Identidade √ Pauta-se na diferença. √ É processo. √ Segundo Gomes (2007), não é inata, mas construída num determinado contexto histórico, social, político e cultural.

Como essa visão entre o nós e os outros, construtora de identidades, se manifesta na escola e se expressa no currículo? √ Fracasso Escolar: características culturais, étnicas e sociais. √ Distinção entre os gêneros.

√ Invasão cultural. √ Senso comum × Conhecimento científico. Como essa visão entre o nós e os outros, construtora de identidades, se manifesta na escola e se expressa no currículo? √ Invasão cultural. √ Senso comum × Conhecimento científico.

Como essa visão entre o nós e os outros, construtora de identidades, se manifesta na escola e se expressa no currículo? √ O outro como genérico e folclórico. √ O outro como alguém a tolerar (condolência, benevolência).

Identidade Docente √ Gomes (2007): identidade docente vista de forma homogênea, dada, determinada.

Identidade Docente √ Marcelo (2009): A construção da identidade docente se desenvolve num processo de interpretação de si mesmo dentro de um certo contexto. √ Construção da identidade docente na contextura da escola e da sociedade.

Identidade Docente √ Currículo como construtor de identidades. √ Dimensões políticas, pedagógicas, culturais e sociais.

Identidade Docente √ Freire (2008): Somos seres inacabados, não determinados; por isso, temos o poder de mudar, de nos transformar e de transformar o mundo.

Identidade Docente √ Transformação: assunção do professor enquanto sujeito do currículo, o que não implica a exclusão do outro.

Identidade Docente √ É na relação eu-tu que me torno cada vez mais sujeito e não objeto coisificado e que permito que os outros sejam outros e não espelho de mim mesmo.

Identidade Docente √ Sujeito do currículo: se opõe ao treinamento pragmático e ao elitismo autoritário dos que se imaginam donos da verdade e do conhecimento válido.

Identidade Docente √ Sujeito do currículo ↔ Diálogo (Freire, 2009). √ Diálogo: fé nos homens, humildade, comunhão, confiança, esperança, relação A com B e não A sobre B, método para conhecer o mundo, desopacizar a realidade, desvelar a ideologia dominante.

Concluindo... √ À luz do referencial teórico que ilumina a presente reflexão, a identidade docente se constrói no tempo e espaço do currículo e pode se constituir em uma prática horizontalizada e humanizadora voltada à promoção da justiça social na negação da prática elitista, sectária e pragmática.

Referências FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 37. ed. São Paulo, Paz e Terra, 2008. ______. Pedagogia do oprimido. 48. ed. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 2009. GOMES, Nilma Lino. Indagações sobre currículo: diversidade e currículo. In: BEAUCHAMP, Jeanete; PAGEL, Sandra Denise & NASCIMENTO, Aricélia Ribeiro do. (Orgs.) Indagações sobre currículo. Brasíilia, Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2007. MARCELO, Carlos. A identidade docente: constantes e desafios. In: Revista Brasileira de Pesquisa sobre formação docente. Belo Horizonte: v. 1 (1): 109-131, ago-dez, 2009.

Obrigado! jaysonmagno@hotmail.com