ABORDAGEM COGNITIVISTA

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Tecnologias do conhecimento Os desafios da educação.
Advertisements

INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO 1ª Parte. Avaliação X Prática Pedagógica Sem uma clara e consistente teoria pedagógica e sem um satisfatório planejamento de.
DIDÁTICA Profa. Therezinha Conde AULA 5 PLANEJAMENTO NO CAMPO DA EDUCAÇÃO: NÍVEIS DE PLANEJAMENTO E SEUS FUNDAMENTOS.
DIDÁTICA Profa. Therezinha Conde Aula 4 CORRENTES PEDAGÓGICAS PROGRESSISTAS: LIBERTADORA, LIBERTÁRIA E CRÍTICO SOCIAL DOS CONTEÚDOS.
Aprendizagem Cognição Desenvolvimento Crescimento Maturação Conhecimento.
É a contínua alteração no comportamento ao longo do ciclo da vida, através da interação entre as necessidades da tarefa, a biologia do indivíduo e as.
Jean Piaget ( ) Um pioneiro no estudo da inteligência infantil.
Tema: Metodologia do Esporte Coletivo. PERSPECTIVAS PEDAGÓGICAS Ensinar o esporte – como proceder ao ensinar os esportes, qual a abordagem metodológica.
DESENVOLVIMENTO COGNITIVO NA PERSPECTIVA PIAGETIANA
Total de Escolas: escolas
METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA
APRESENTAÇÃO MULTIMÉDIA #27 TEMA V | PROBLEMAS E CONCEITOS TEÓRICOS ESTRUTURADORES DA PSICOLOGIA CAPÍTULO 1| OS GRANDES AUTORES DA HISTÓRIA DA PSICOLOGIA.
Pesquisa JOGO JOGO MODIFICADO ARTE PESQUISA CONCEITO MODALIDADE
A EPISTEMOLOGIA GENÉTICA DE JEAN PIAGET E A aprendizagem
Carlos Eduardo Rodrigues
A TEORIA EPISTEMOLÓGICA GENÉTICA
IDPP – Porque estudar ? Disciplina de base, introdutória ao estudo do Direito. Matéria de iniciação  noções fundamentais para a compreensão do fenômeno.
A Educação Matemática como Campo Profissional e Científico
Conhecimento Empírico X Conhecimento Científico:
PROPOSTA PEDAGÓGICA.
Elaboração de um projeto de pesquisa
O ensino de História: teoria e prática
PIAGET Vida, Obra e Conceitos.
CURSO: LICENCIATURA EM FÍSICA
O desenvolvimento cognitivo da criança.
TENDÊNCIAS PEDAGÓGICAS E PROCESSOS EDUCATIVOS
Teoria de Piaget sobre como as crianças aprendem
A perspectiva socioconstrutivista interacionista
Iniciação Científica.
UERJ – PIBID SUBPROJETO DE QUÍMICA
A escola como formadora do sujeito
Visão Cognitiva e Informação
Formação Continuada 2012 Escola Filinto Müller/Angélica
CONSCIÊNCIA & ATIVIDADE
J. Gimeno Sacristán Angela Figueroa I. USP- Faculdade de Educação
Teoria de Piaget sobre como as crianças aprendem
PLANEJAMENTO EDUCACIONAL: COMO ENSINAR?
Didáctica da Matemática: teorias de aprendizagem
Piaget e Vygotsky: diferenças e semelhanças
Abordagem Comportamentalista
L. S. Vigotsky Psicólogo russo / Dialética marxista
ABORDAGEM INTERACIONISTA E SOCIOINTERACIONISTA Licenciatura em Biologia modalidade EAD.
ABORDAGEM COGNITIVISTA
ESTUDO DO DESENVOLVIMENTO DOS CONCEITOS CIENTÍFICOS NA INFÂNCIA
Aget.
Universidade Federal do Ceará Faculdade de Educação
Cristiane Coelho Teles – UNIFACS - Universidade de Salvador
Docência e Gestão Pedagógica do Ensino Superior
Psicologia Geral e da Educação II Carlos Eduardo Rodrigues 2º semestre 2014.
1ª AÇÃO MMR Problema: Alta Concentração de alunos com desempenho abaixo do básico (38,1%) em Matemática Plano de Melhoria: Formação Docente ESCOLA ESTADUAL.
Formação de Professores na Perspectiva da Educação Inclusiva Rita Vieira de Figueiredo (Ph.D) Universidade Federal do Ceará Brasilia 31 de março 2010.
As contribuições da Psicologia para Educação: teoria genética e aprendizagem escolar Legenda.
Piaget, Vygotsky e Wallon
ESTÁGIOS DO DESENVOLVIMENTO SEGUNDO PIAGET
Profª. Luciana Eliza dos Santos
PLANEJAMENTO EDUCACIONAL
Programa de Formação de Professores
TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA
TEORIAS DO CONHECIMENTO E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS
TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA
Nome da Tendência Pedagógica Papel da Escola ConteúdosMétodos Professor x aluno AprendizagemManifestações Pedagogia Liberal Tradicional. Preparação intelectual.
Metodologias Ativas O TRABALHO EDUCATIVO COM ADOLESCENTES Profª. Drª
TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA
A perspectiva socioconstrutivista interacionista
O Desenvolvimento Cognitivo Elaine Regina Rufato Delgado
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO-UEMA NÚCLEO DE TECNOLOGIAS PARA EDUCAÇÃO-UEMAnet UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL-UAB ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO EDUCACIONAL.
Campos Conceituais: A Teoria de Vergnaud Diana Mary Moura Nogueira.
DO CONHECIMENTO COTIDIANO AO CONHECIMENTO CIENTÍFICO
A EDUCAÇÃO FÍSICA NA ABORDAGEM CRÍTICO SUPERADORA 1. Consideração da prática pedagógica (aula) no interior de um projeto político-pedagógico (escola) referenciado.
“APRENDER É GRAVAR” Decorrências:
Transcrição da apresentação:

ABORDAGEM COGNITIVISTA EQUIPE: VILAR VINÍCIUS BORGES LUZ ENRICO CASTELO BRANCO AUGUSTO

CARACTERÍSTICAS GERAIS Abordagem cognitivista – Estudar cientificamente a aprendizagem. Processos centrais (organização do conhecimento, processo de informações, estilo de pensamento, comportamentos relativos a tomada de decisão) É uma abordagem predominantemente interacionista. Seus principais representantes são o suíço Jean Piaget e o norte- americano Jerome Bruner. PIAGET (1896-1980) estudou inicialmente BIOLOGIA, na Suíça, e posteriormente se dedicou à área de PSICOLOGIA, EPISTEMOLOGIA e EDUCAÇÃO. A TEORIA COGNITIVA foi criada por PIAGET para explicar o Desenvolvimento cognitivo humano. De acordo com essa teoria, o desenvolvimento cognitivo humano é dividido em 4 fases: (1) SENSÓRIO MOTOR; (2) PRÉ-OPERACIONAL; (3) OPERATÓRIO CONCRETO E (4) OPERATÓRIO FORMAL.

HOMEM E MUNDO Pelo fato da TEORIA COGNITIVISTA ser tratada numa perspectiva interacionista → HOMEM e MUNDO são analisados conjuntamente. Noção de DESENVOLVIMENTO do ser humano por fases, onde estas estão INTER- RELACIONADAS. Cada estágio envolve um PERÍODO DE FORMAÇÃO e um de REALIZAÇÃO. Cada estrutura constitui a REALIZAÇÃO DE UM ESTÁGIO e o COMEÇO DO ESTÁGIO SEGUINTE, simultaneamente, conduzindo a formação de um novo processo evolucionário. As estruturas precedentes tornam-se parte das estruturas posteriores. O homem muda o meio ao mesmo tempo em que este modifica o homem – visão interacionista. Para a Abordagem Cognitivista o ERRO é muito importante para a aprendizagem.

SOCIEDADE E CULTURA Fatos sociológicos variam de grupo a grupo de acordo com o nível mental médio dos componentes Desenvolvimento ontogênico – possível autonomia Moral – contrução gradual – de regras impostas à contrato social – saatisfação do grupo Democracia – gradual – superação do egocentrismo do homem – não é o final

CONHECIMENTO Para os epistemólogos genéticos, conhecimento é considerado como uma construção contínua; A passagem de um estado de desenvolvimento para o seguinte é sempre caracterizada por formação de novas estruturas que não existiam anteriormente no indivíduo; “Conhecer é, pois, assimilar o real às estruturas de transformações e são as estruturas elaboradas pela inteligência enquanto prolongamento direto da ação” (Piaget. 1970ª, p. 30) Quanto a aquisição do conhecimento, Piaget admite, pelo menos duas fases Fase exógena – constatação, cópia, repetição Fase ENDÓGENA – compreensão das relações, das combinações Pressupõe uma abstração reflexiva ou empírica

CONHECIMENTO As estruturas mentais ou as estruturas orgânicas – nem inatas, nem determinadas pelo meio, mas produto de uma construção; Não há um começo absoluto – gênese e estrutura Desenvolvimento humano é determinado: 1 Pelas maturações internas do organismo 2 Pelas aquisições vinculadas à experiência (a-b-c) 3 Pela estimulação ou imposição do meio externo social (a-b) 4 Pelas equilibrações processadas nas reestruturações internas, ao longo da construção sequencial dos estágios. Diferença básica entre desenvolvimento e aprendizagem – processos indutivos -> “formas de pensamento” aplicadas ao mundo físico.

EDUCAÇÃO Objetivo da educação Educação como processo de socialização Conjunto de relações de reciprocidade

ESCOLA Escola Piagetiana: entre a cooperação e a formação/desenvolvimento intelectual. Diretrizes da escola Piagetiana: trabalho em grupo, diretividade sequencial e consecução de alto nível de interesse pela tarefa. “Escola do Pensamento” (Furth & Wachs).

A Concepção Piagetiana ENSINO-APRENDIZAGEM A Concepção Piagetiana Comporta possibilidades de novas indagações; Assimilação de objetos a esquemas mentais; O ENSINO deve assumir diferentes formas durante o desenvolvimento; O aprendizado depende da esquematização do presente – estágio atual e relacionamento atual com o meio.

CATEGORIAS DE APRENDIZAGEM As das ações enquanto conteúdo; As das ações enquanto formas; As das sucessões físicas; As das formas aplicadas nas sucessões físicas;

Metodologia do ensino cognitivista - Não existe um modelo pedagógico, mas sim uma teoria de conhecimento; - A construção da inteligência por meio da troca do organismo com o meio; - Operações pelo aluno, baseado na investigação; - O trabalho em equipe é fundamental no processo de socialização do individuo; - A necessidade do desafio, desequilíbrio, a criação de novos objetivos;

- A necessidade em conhecer as estruturas de conhecimento para que se possa construir uma sequencia epistemológica; - Criação do próprio material. A apresentação de situações que levaram a problemas, que desencadeiam em outros; - O trabalho deve ser apresentado a partir de situações que geraram investigação por parte do aluno; - As experiências não devem ser feitas na frente do aluno. Devem ser feitas pelo aluno; - Respeitar o ritmo individual do trabalho adaptando a realidade do aluno, com os programas, técnicas, horários suficientemente flexíveis para ajudar na assimilação do conhecimento do aluno. ­­­­­

AVALIAÇÃO Segundo PIAGET, o conhecimento começa a partir do instante em que é COMUNICÁVEL e CONTROLÁVEL, NÃO MENSURÁVEL Avaliação QUALITATIVA, com ênfase para vários critérios Sem pressão no sentido de desempenho acadêmico e padronizado no desenvolvimento cognitivo do ser humano

CONSIDERAÇÕES FINAIS Abordagem Cognitiva difere de forma acentuada da abordagem comportamentalista, pois, nega o mecanismo de justaposição dos conhecimentos no desenvolvimento da aprendizagem