A LÍNGUA PORTUGUESA E A MATEMÁTICA NA ESCALA DE PROFICIÊNCIA DO SIMAVE

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Reafirmando Compromissos Ações Saresp 2014
Advertisements

AVALIAÇÃO EDUCACIONAL COMO INSTRUMENTO DA GESTÃO PEDAGÓGICA:
ADAPTAÇÃO CURRICULAR.
SISTEMA DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA Edição 2015 Resultados Brasília-DF | Setembro de 2016.
2ª ETAPA - ACORDO DE RESULTADOS 2009 METODOLOGIA DE AVALIAÇÃO SRE e Escolas Estaduais.
Reunião Pedagógica Língua Inglesa 03 e 04 /02/2011.
Analisando dados 4 – Quais tópicos apresentam os maiores percentuais de acerto? TÓPICO 5 – 61% TÓPICO 4 – 58% TÓPICO 2 – 56% 5 – Quais tópicos apresentam.
ORIENTAÇÃO TÉCNICO - PEDAGÓGICA RECUPERAÇÃO PARALELA MATEMÁTICA Março 2011.
Professora Taís Giannella Aluna Eliete Raposo NÚCLEO DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL PARA A SAÚDE/UFRJ.
SECRETARIA DA EDUCAÇÃO Coordenadoria de Gestão da Educação Básica Núcleo Pedagógico Diretoria de Ensino da Região de São José dos Campos Replanejamento.
A avaliação no contexto escolar GOVERNO DO CRATO SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO Coordenadoria de Aperfeiçoamento Pedagógico.
Curso - Avaliação e Aprendizagem Atividades no município ____________ Etapa OUTUBRO.
As Metas do Ideb Para as Escolas Brasileiras
Curso - Avaliação e Aprendizagem
Diretoria de Ensino de Piracicaba
FORMAÇÃO DE PROFESSORES INCLUINDO AS TDIC: O CASO DO PARFOR NO ISERJ
Diretoria de Ensino de Piracicaba Maio/2017
Total de Escolas: escolas
Curso - Avaliação e Aprendizagem
BANCO DE ITENS Avaliação da Aprendizagem Escolar - SIMAVE.
Avaliação Oratório São João Bosco
Plano Estratégico de Ação do PAAEB
Prova Brasil Língua Portuguesa.
2º Encontro de Estudos: Foco Aprendizagem com Gestores
Minha terra encanta o mundo inteiro
JOGOS E RECURSOS UTILIZADOS NA ALFABETIZAÇÃO
1º semestre Plano de Formação
Tema 2 UTILIZAÇÃO DE FERRAMENTAS DIGITAIS EM SALAS DE AULA (#ecoimooc5,#artefacto1) UC Educação Aberta a Distância Elisabete Caseiro – –
Resultados dos alunos dos Programas Alfa e Beto vs. demais programas
Tenham Um Dia Maravilhoso!
27 de Abril de 2016 – Grupo de Abril de 2016 – Grupo 1.
Curso - Avaliação e Aprendizagem Atividades no município Ilha Comprida
AÇÃO DE MELHORIA Processos de Ensino Aprendizagem
SISTEMA DE CADASTRO DE ALUNOS
Provas de Aferição Ano Letivo 2016 / 2017
RESULTADOS AVALIAÇÃO EXTERNA 2016
Escola municipal de ensino fundamental fidel Zanchetta
FAMÍLIA E ESCOLA: PARCEIRAS PARA O SUCESSO NA APRENDIZAGEM DOS ALUNOS
Jovens Empreendedores
Curso - Avaliação e Aprendizagem
Os Cadernos e as Situações de Aprendizagem
Curso - Avaliação e Aprendizagem Atividades no município ____________
Quadro 1 – Resultado - TCT das turmas A e B – 8º ano
Curso - Avaliação e Aprendizagem
1.
  AVALIAÇÕES EXTERNAS Profª Msc. Juciene Bertoldo da Silva
SARESP 2017 Resolução SE-39, de
1ª AÇÃO MMR Problema: Alta Concentração de alunos com desempenho abaixo do básico (38,1%) em Matemática Plano de Melhoria: Formação Docente ESCOLA ESTADUAL.
Provocar e gerir discussões a partir da análise dos resultados da avaliação diagnóstica do Programa Mais Alfabetização, articulando com as habilidades.
HIDRÁULICA E HIDROLOGIA APLICADAS
SISTEMA DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA
1º Encontro de Especialistas em Educação Básica
MEC/SEB SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO UNDIME UEMG
Ciclo da Consolidação, 9º ano do Programa de Intervenção Pedagógica
Leitura dos Resultados EXEMPLO
Ghisleine Trigo Silveira APASE – São Paulo 23/08/2018
Mapeamento de Processos
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC)
Língua Portuguesa: Avaliação da Aprendizagem em Processo 2012
ESTÁGIO EM MATEMÁTICA II ORIENTAÇÕES PARA REALIZAÇÃO DO ESTÁGIO
Acompanhamento dos Processos Pedagógicos
PROFESSORA MARTA LEONOR S.P.P. VIEIRA
PROGRAMA MAIS ALFABETIZAÇÃO
ee. Profª clarice de magalhÃES CASTRO projeto: “matemática Na prática”
NÃO BASTA SER FAMÍLIA, PRECISA SER PRESENTE! Ensino Fundamental I 1º PLANTÃO PEDAGÓGICO/2019.
2018 VAMOS RECORDAR!!.
Método de Melhoria de Resultados MMR Nome da Unidade Escolar
Coordenadora de área: Ida Maria Marins
QUESTIONÁRIO CURRÍCULO PAULISTA
APROPRIAÇÃO DOS RESULTADOS - PROEB /2018
Transcrição da apresentação:

A LÍNGUA PORTUGUESA E A MATEMÁTICA NA ESCALA DE PROFICIÊNCIA DO SIMAVE TRABALHANDO AS LIÇÕES A LÍNGUA PORTUGUESA E A MATEMÁTICA NA ESCALA DE PROFICIÊNCIA DO SIMAVE PROALFA E PROEB Setembro de 2014

Etapas Os resultados em Minas 3 A escala de proficiência de Língua Portuguesa e de Matemática 7 As lições para o Ensino Fundamental 13 O monitoramento 19

SIMAVE-PROALFA Os resultados e as metas MINAS GERAIS SIMAVE-PROALFA Os resultados e as metas REDE MUNICIPAL PROFICIÊNCIA MÉDIA ALUNOS NO RECOMENDADO (%) RESULTADO 2013 META 2014 2104 3º EF 570,8 585,0 80,4% 84,0% REDE ESTADUAL PROFICIÊNCIA MÉDIA ALUNOS NO RECOMENDADO (%) RESULTADO 2013 META 2014 2104 3º EF 622,8 626,3 93,1% 94,0%

ALUNOS NO RECOMENDADO (%) ALUNOS NO RECOMENDADO (%) SIMAVE-PROEB Os resultados Cálculo das metas do PROEB das redes municipais em processo de construção pela SEE. LÍNGUA PORTUGUESA - REDE MUNICIPAL PROFICIÊNCIA MÉDIA ALUNOS NO RECOMENDADO (%) RESULTADO 2013 META 2014 2104 5º EF 205,0 35,4% 9º EF 255,6 36,6% 3º EM 285,5 42,9% LÍNGUA PORTUGUESA - REDE ESTADUAL PROFICIÊNCIA MÉDIA ALUNOS NO RECOMENDADO (%) RESULTADO 2013 META 2014 2104 5º EF 218,7 220,0 46,5% 47,6% 9º EF 260,8 263,0 40,5% 42,0% 3º EM 280,6 282,0 36,4% 37,3%

SIMAVE-PROEB Os resultados e as metas Cálculo das metas do PROEB das redes municipais em processo de construção pela SEE. MATEMÁTICA – REDE MUNICIPAL PROFICIÊNCIA MÉDIA ALUNOS NO RECOMENDADO (%) RESULTADO 2013 META 2014 2104 5º EF 225,5 51,1% 9º EF 259,0 19,5% 3º EM 290,8 5,3% MATEMÁTICA – REDE ESTADUAL PROFICIÊNCIA MÉDIA ALUNOS NO RECOMENDADO (%) RESULTADO 2013 META 2014 2104 5º EF 239,4 241,0 61,7% 63,0% 9º EF 264,5 268,0 22,9% 24,0% 3º EM 283,6 286,0 3,8% 4,0%

Os resultados de Minas 3º EF DIFICULDADES: GRAVÍSSIMAS: D15, D16, D17, D18, D19, D20, D21 GRAVES: D10, D11, D12, D13, D14 MÉDIAS: D5 Municipal Estadual

Os resultados de Minas 5º EF DIFICULDADES: GRAVÍSSIMAS: D10 GRAVES: D1, D3, D5, D8, D21, D23, D6, D7, D11, D12, D15, D13 MÉDIAS: D0, D2 Estadual Municipal

DIFICULDADE GRAVÍSSIMAS: D2 Os resultados de Minas 5º EF DIFICULDADE GRAVÍSSIMAS: D2 GRAVES: D1, D3, D4, D5, D11, D12, D6, D13, D14, D15, D20, D21, D16, D17 D18, D19, D23, D24, D25, D26, D27, D28 MÉDIAS: D7, D8, D9, D10, D22, D29, D30 Municipal Estadual

Os resultados de Minas 9º EF DIFICULDADES: GRAVÍSSIMAS: D18, D20 GRAVES: D10, D14, D26 MÉDIAS: D1, D3, D5, D8, D21, D23, D25, D28, D11, D12, D15, D16, D27, D13 Municipal Estadual

GRAVÍSSIMAS: D5, D7, D6, D8, D10, D11, D26, D27, D28, D29, D30 Os resultados de Minas 9º EF DIFICULDADES: GRAVÍSSIMAS: D5, D7, D6, D8, D10, D11, D26, D27, D28, D29, D30 GRAVES: D12, D13 MÉDIAS: D1, D9, D2, D3, D4, D14, D15, D16, D19, D20, D21, D22, D17, D18, D23, D24, D25, D31, D32 Municipal Estadual

Os resultados de Minas 3º EM DIFICULDADES: GRAVÍSSIMAS: D20 GRAVES: D19, D10, D14, D18, D26 MÉDIAS: D13 Estadual Municipal

Os resultados de Minas 3º EM Estadual Municipal DIFICULDADES: GRAVÍSSIMAS: D2, D3, D4, D5, D12, D13, D15, D16, D17, D18, D19, D20, D21, D22, D23, D24, D25, D26, D27, D28, D29, D30, D33, D34, D35, D36, D37, D40, D31, D32 GRAVES: DD6, D7, D8, D9 MÉDIAS: D1, D11, D10, D14, D38, D39 Estadual Municipal

A intervenção pedagógica Usando as LIÇÕES para avançar na aprendizagem LÍNGUA PORTUGUESA Estadual Municipal

A intervenção pedagógica Usando as LIÇÕES para avançar na aprendizagem LÍNGUA PORTUGUESA A intervenção pedagógica Usando as LIÇÕES para avançar na aprendizagem Estadual Municipal

A intervenção pedagógica Usando as LIÇÕES para avançar na aprendizagem MATE MÁTICA Estadual Municipal

A intervenção pedagógica Usando as LIÇÕES para avançar na aprendizagem LÍNGUA PORTUGUESA Municipal Estadual

A intervenção pedagógica Usando as LIÇÕES para avançar na aprendizagem MATE MÁTICA Municipal Estadual

A intervenção pedagógica Usando as LIÇÕES para avançar na aprendizagem LÍNGUA PORTUGUESA Municipal Estadual

A intervenção pedagógica Usando as LIÇÕES para avançar na aprendizagem MATE MÁTICA Municipal Estadual

E agora? Aplicando conhecimentos De posse dessas informações, iremos: Analisar o resultado de nossa SME e escolas, identificando qual nível da escala de proficiência cada um se encontra apresenta; Identificar as habilidades cujas dificuldades são gravíssimas, graves e médias de acordo a gradação das competências e habilidades da escala de proficiência; Selecionar as lições que contemplam essas habilidades; Localizar, no documento “Gradação das Habilidades, a “ordem” em que elas deverão ser trabalhadas; Planejar o trabalho que será desenvolvido na sala de aula; Acompanhar sua realização e funcionamento juntos aos professores e alunos em sala de aula para possíveis adaptações; Preencher a ficha de acompanhamento conforme a evolução do trabalho até a data de aplicação do SIMAVE em Novembro.

Acompanhamento Fazendo valer a intervenção pedagógica

OBRIGADO E BOM TRABALHO Equipe Central – SEE/MG