BIMODALIDADE DE ENSINO E CONVERGÊNCIA EDUCACIONAL

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
EDUCAÇÃO E TECNOLOGIAS: propostas e dasafios. Utilizando tecnologias na Educação O que chamamos de tecnologia? A tecnologia é sempre utilizada em sala.
Advertisements

Tecnologias do conhecimento Os desafios da educação.
PLANEJAMENTO COLETIVO. Perguntas! O que é? Quando deve ser feito? Quem participa? Qual é a autonomia dos participantes ? Como Registrar ? Como desenvolver?
Inclusão Escolar. Vivemos num momento histórico de reflexão sobre como deve ser a formação dos profissionais que atuam no campo educacional. Vivemos num.
UTILIZAÇÃO DO SISTEMA DE GERENCIAMENTO DE CURSOS MOODLE PARA O DESENVOLVIMENTO DE UM PROJETO DE CURSO NA DISCIPLINA DE TEORIA GERAL DE SISTEMAS DENIS BENNER.
Colégio Sesi PR Ensino Médio PROPOSTA PEDAGÓGICA 2017.
Olá turma! Preparados para darem mais um passo rumo ao sucesso? Eis que começamos a unidade 3. UNIDADE 3 Educação à distância: conceitos básicos Evolução.
DESIGN THINKING NA EDUCAÇÃO PRESENCIAL, A DISTÂNCIA E CORPORATIVA Profa. Dra. Carolina Costa Cavalcanti Profa. Dra. Andrea Filatro Profa. Dra. Mônica Garbin.
Márcia Figueiredo INFOERA. Introdução Infoera : "info: informação", "era": época, tempo. A infoera, a era da informação e do conhecimento, está crescentemente.
HYPER-I-BOOK: INOVAÇÃO TECNOLÓGICA PARA EAD Alvino Moser Neliva Terezinha Tessaro Nelson Pereira Castanheira Rodrigo Otávio dos Santos Centro Universitário.
MATERIAIS INSTRUCIONAIS: INOVAÇÃO E PRODUÇÃO Prof. Janes F Tomelin.
1º Encontro da Comunidade de Prática dos Professores de Geografia de Matosinhos – 7 Jul 2016 A importância do trabalho em grupo no ensino - aprendizagem.
Olá! Nesta aula você estudará os tipos de tutoria.
TIC na Educação: ferramenta ou elemento fundante? Maria Helena Bonilla GEC/Faced/Ufba... pode copiar, modificar, distribuir tudo.
UPE Campus Petrolina ABC DO SEMIÁRIDO. O que é o LIFE O Laboratório Interdisciplinar de Formação de Educadores- LIFE, tem como propósito abrigar projetos.
RECURSOS INTERATIVOS PARA MOTIVAR O INTERESSE E A APRENDIZAGEM DE ALUNOS MATRICULADOS EM CURSOS DE GRADUAÇÃO NA MODALIDADE EAD RAFAEL RIBEIRO MONTEIRO.
PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO (PPC): elaboração e reformulação
SISTEMA DE AVALIAÇÃO DO ESTADO DO PIAUÍ.
Ensino Híbrido: uma nova abordagem para o Ensino Médio
Campos privilegiados de Estágio do Curso de Pedagogia
Informática Integrada às Novas Tecnologias de Educação
WEBJORNALISMO Aula 4 – 2º Bimestre.
Para onde caminha o Ensino e a Aprendizagem Tecnologias X Metodologias
Prof. Vasco Moretto Prof. Gustavo Moretto
Formação de Professores e uso de Tecnologias
Tema 2 UTILIZAÇÃO DE FERRAMENTAS DIGITAIS EM SALAS DE AULA (#ecoimooc5,#artefacto1) UC Educação Aberta a Distância Elisabete Caseiro – –
TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E INFORMAÇÃO (TIC’s) NAS AULAS DE FILOSOFIA
ENSINO HÍBRIDO NO DIREITO
O futuro será híbrido: COMO AS IES ESTÃO SE PREPARANDO PARA ISSO
PEDAGOGIA DE PROJETOS FERNANDO HERNÁNDEZ.
RESUMO / TÓPICOS – Disciplinas on-line do SER EDUCACIONAL:
MATERIAL DIDÁTICO NA EAD E OS REAS
SEMANA NACIONAL DO EXCEPCIONAL APAE - Itatiba 11 a 29 de agosto de 2008 CICLO INTEGRADO DE ESTUDOS EM SAÚDE E EDUCAÇÃO Educação Especial e Educação.
Introdução a Educação a Distância
Mediação Pedagógica e Tecnológica das TDICS na EAD
PEDAGOGIA DE PROJETOS FERNANDO HERNÁNDEZ. CONSIDERAÇÕES GERAIS O CURRÍCULO ESCOLAR; OUTRA FORMA DE ORGANIZAR O TEMPO E O ESPAÇO ESCOLAR; OUTRA FORMA DE.
Currículo Escolar, mudanças educacionais e as TIC (s)
GERONTECNOLOGIA Núcleo de Apoio à Inclusão Digital
Ministrantes: simone de paula rodrigues moura
XXIII CONGRESSO INTERNACIONAL ABED DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA - CIAED
inovação e design na educação
INTRODUÇÂO As transformações ocorridas nas formas de comunicação no século XX se intensificaram no século XXI por meio da presença das tecnologias digitais.
SKYPE: COMO UMA FERRAMENTA DE COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL ESTÁ TRANSFORMANDO AS INTERAÇÕES NOS GRUPOS DE ESTUDOS DOS ALUNOS DA EAD.
Tecnologias Imersivas e Interativas na Educação
FORMAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA: DESAFIOS E OPORTUNIDADES NA EXECUÇÃO DE UM CURSO HÍBRIDO PARA O MEIO RURAL.
Janine Donato Spinardi Katia Ethiénne Esteves dos Santos
ALESSANDRA DE PAULA - CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL UNINTER
  ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO: UM OLHAR SOBRE O PROCESSO FORMATIVO NA MODALIDADE A DISTÂNCIA. Autores: Priscila Bernardo Martins; Edda Curi; Carlos.
Interatividade e Conectividade em Ambientes Virtuais
EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA.
O perfil dos alunos à saída da escolaridade obrigatória
A informática tem grande importância para nós, pois através do mesmo podemos compreender e acompanhar as mudanças que existe em nosso meio.
O perfil dos alunos à saída da escolaridade obrigatória
Nome e dos cursistas: Joelma dos Santos Cardoso Correia Maria José dos Santos Silva da Luz
Rogério Bandeira de Melo Moreira
DISCENTE: KAROLINE BRITO
Planejamento, Avaliação e Fundamentos Cognitivos em EaD
Formação de Professores na Perspectiva da Educação Inclusiva Rita Vieira de Figueiredo (Ph.D) Universidade Federal do Ceará Brasilia 31 de março 2010.
APRENDIZAGEM COLABORATIVA EM AMBIENTES VIRTUAIS
ANÁLISE DO BLENDED LEARNING NO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃO NA MODALIDADE EAD DE UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO DO MUNICÍPIO DE LONDRINA Apresentação.
DESAFIOS E OPORTUNIDADES NO ENSINO DE ENGENHARIA A DISTÂNCIA NO BRASIL
Aula 1 Conheça seu curso e sua Instituição Nome do Professor.
A IMPORTÂNCIA DA INTEGRAÇÃO ENTRE O SISTEMA DE GESTÃO ESCOLAR, AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM E OS PORTAIS EDUCACIONAIS: UMA VISÃO DO DEPARTAMENTO.
EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA QUE TRANSCENDE A PLATAFORMA: RELAÇÕES MAIS HUMANAS EM EXPERIÊNCIAS REAIS E SIGNIFICATIVAS.
O MOBILE-LEARNING COMO SUPORTE PEDAGÓGICO PARA A FORMAÇÃO CONTINUADA
Carolina Abdalla e Sandra Ulrich
CIÊNCIA DIGITAL Gabriel Vieira (mestrado) Grazieli Izidorio (mestrado)
Sociedade em Rede A sociedade em rede é estruturada a partir do desenvolvimento de tecnologias microeletrônicas; Essas sociedades resultaram no aperfeiçoamento.
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento normativo que define o conjunto progressivo de aprendizagens essenciais que todos os alunos devem.
AVANÇO TECNOLÓGICO NA EDUCAÇÃO Evolução das técnicas e ferramentas para maximização do aprendizado.
Transcrição da apresentação:

BIMODALIDADE DE ENSINO E CONVERGÊNCIA EDUCACIONAL Prof. Janes Fidélis Tomelin

“(. ) produzimos mais informações do que nós podemos consumir “(...) produzimos mais informações do que nós podemos consumir. A quantidade de fotografias, materiais gravados, textos, metadados que corremos atrás, está nos oprimindo”. (Shirky apud Carr, 2008)

https://2.bp.blogspot.com/-J-TCEiH1zzo/V0cHRrb0wkI/AAAAAAAAAhk/7QFHaWD3-pskmNG83Cw4sJoNiGEEhW2cACLcB/s1600/conteudo-escolar-x-democracia.jpg

CONVERGÊNCIAS TECNOLÓGICAS

CONVERGÊNCIAS TECNOLÓGICAS (...) é mais do que simplesmente uma mudança tecnológica. A convergência altera a relação entre as tecnologias, as indústrias, os mercados, os gêneros e os tipos de audiências existentes. A convergência refere-se a um processo e não a um ponto final. Graças à proliferação de canais e a portabilidade das novas tecnologias de computação e das telecomunicações, estamos ingressando em uma era onde os meios estarão por toda parte e utilizaremos todos os tipos de mídias integradas e conectadas entre si. (JENKINS, 2004, p. 34)

CONVERGÊNCIAS TECNOLÓGICAS

CONVERGÊNCIAS DOS CONTEÚDOS Conteúdos em múltiplas plataformas de mídia Cooperação entre múltiplos mercados midiáticos Comportamento migratório dos públicos. Hiperlink --- > Hipertexto

CONVERGÊNCIAS METODOLÓGICAS TRADICIONAL CONSTRUTIVISMO SOCIOINTERACIONISMO ANDRAGOGIA METODOLOGIAS ATIVAS

CONVERGÊNCIAS EM TODOS OS CAMPOS “O caminho é o da convergência em todos os campos e áreas: prédios, plataformas digitais; produção digital de materiais integrada e principalmente currículo flexível e modelos pedagógicos centrados em problemas, projetos e desafios”. (MORAN, 2015) http://www2.eca.usp.br/moran/wp-content/uploads/2013/12/mudando_moran.pdf

CONVERGÊNCIAS METODOLOGIAS ATIVAS Andragogia Aprendizagem por pares Sala de aula invertida Pedagogia da dúvida METODOLOGIAS ATIVAS Aprendizagem Significativa Aprendizagem Colaborativa Estudo de Caso Aprendizagem baseada em problemas Estudo de Meio

CONVERGÊNCIA EDUCACIONAL “Entre as múltiplas oportunidades oferecidas pelas inovações tecnológicas de informação e comunicação na atualidade, um movimento se destaca pela sua profunda capacidade de alcance da transformação educacional almejada por todos os participantes. Trata-se da apropriação das redes digitais para a formação de comunidades de ensino-aprendizagem com a possibilidade de comunicação entre todos os participantes, independente do espaço em que se encontrem. É a partir dessa integração que a realidade educacional pode se alterar em termos historicamente diferenciados de tudo o que já foi pensado na área”. (Kenski, 2008)

CONVERGÊNCIAS NA SALA DE AULA

CONVERGÊNCIAS NA SALA DE AULA

CONVERGÊNCIAS NA SALA DE AULA

CONVERGÊNCIAS NA SALA DE AULA VIRTUAL

CONVERGÊNCIAS CURRICULARES DCNs Conteúdos Competências Mercado CURRÍCULO

CONVERGÊNCIA DE MODALIDADES PRESENCIAL UNIMODALIDADE PRESENCIAL E EAD BIMODALIDADE FLEXÍVEL MULTIMODALIDADE

CONVERGÊNCIA DE MODALIDADES 100% PRESENCIAL 80% PRESENCIAL 20% EAD 60% PRESENCIAL 40% EAD 60% PRESENCIAL 40% EAD 80% PRESENCIAL 20% EAD 100% EAD

JENKINS, Henry. Cultura da Convergência. Aleph, 2008. “Contra o paradigma da ‘revolução digital’ de que as novas mídias substituiriam as antigas. Segundo o paradigma da convergência, novas e velhas mídias vão interagir de forma cada vez mais complexa”. JENKINS, Henry. Cultura da Convergência. Aleph, 2008.

Prof. Janes Fidélis Tomelin CONTATO Prof. Janes Fidélis Tomelin janesft@gmail.com janes.Tomelin@unicesumar.edu.br