Suzana Macedo Zap Suzana Macedo Zap

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Os Materiais Curriculares e Outros Recursos Didáticos
Advertisements

DIDÁTICA Profa. Therezinha Conde AULA 5 PLANEJAMENTO NO CAMPO DA EDUCAÇÃO: NÍVEIS DE PLANEJAMENTO E SEUS FUNDAMENTOS.
A CRIANÇA DE SEIS ANOS E AS ÁREAS DO CONHECIMENTO Patrícia Corsino.
Inclusão Escolar. Vivemos num momento histórico de reflexão sobre como deve ser a formação dos profissionais que atuam no campo educacional. Vivemos num.
1ª ORIENTAÇÃO TÉCNICA 08 DE ABRIL DE 2016
A INFÂNCIA E SUA SINGULARIDADE Sônia Kramer Acadêmicos: Cláudia Gadotti Edir Giacomelli Gustavo Martins.
ENSINAR A COMPREENSÃO CURRICULO E AVALIAÇÃO METODOLOGIA E DOCÊNCIA DO ENSINO SUPERIOR Equipe: ANA CAROLINA FRANÇA ANDREIA MATOS LUCAS MARILIA BARRETO PAULA.
Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias CONHECIMENTOS DE FÍSICA Capítulo 2.
1 PLANEJAMENTO. 2 O QUE É PLANEJAMENTO E QUAL SUA IMPORTÂNCIA É um processo que consiste em preparar um conjunto de decisões tendo em vistas agir, posteriormente,
ÁREA - CONHECIMENTOS 9º Ano. A BASE DO SISTEMA EDUCATIVO É O ALUNO, E A ESCOLA UMA VIA INSTITUCIONAL ENTRE OUTRAS, DE ACESSO À EDUCAÇÃO E IMPLICITAMENTE.
Karl Marx. Detalhes importantes da biografia Nasceu em Trier, Prússia (atual sul da Alemanha); estudou direito em Bonn e Berlim, mas se interessou por.
DIDÁTICA GERAL 3 a Fase / Educação Física Prof a : Ivanete Lago Groh CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRUSQUE - Unifebe
HADJI, C. AVALIAÇÃO DESMISFICADA. PORTO ALEGRE, ARTMED, 2001 A atividade de avaliação dentro da escola deve ser construída, antes de tudo, como uma prática.
ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL Aula 1- Princípios e Práticas em Orientação Educacional.
Tendência Progressista Libertária. Freinet Francês Crítico da escola tradicional Importância da escrita – imprensa na escola Criador da escola moderna.
A PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Prof. Ma. Maria Cecilia Amendola da Motta
ENSINO DA NATUREZA E DA SOCIEDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL
SISTEMA DE AVALIAÇÃO DO ESTADO DO PIAUÍ.
Diretoria de Ensino de Piracicaba
Centro de Memória CEP CEP.
Campos privilegiados de Estágio do Curso de Pedagogia
Faculdade META Docência do Ensino Superior (Pós-graduação)
Paulo Vinícius Rampinelli
XIII CONGRESSO BRASILEIRO DE DIREITO EDUCACIONAL
CONSTRUINDO O PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO
PROPOSTA PEDAGÓGICA.
Avaliação e aprendizagem na escola: a prática pedagógica como eixo da reflexão MARINO MONDEK.
Metodologia do Ensino de Física I
TENDÊNCIAS PEDAGÓGICAS E PROCESSOS EDUCATIVOS
PEDAGOGIA DE PROJETOS FERNANDO HERNÁNDEZ.
APRESENTAÇÃO O QUE SIGNIFICA DIDÁTICA? UAB - FÍSICA DIDÁTICA.
UERJ – PIBID SUBPROJETO DE QUÍMICA
PRINCÍPIOS TEÓRICOS E METODOLÓGICOS DO ENSINO DE HISTÓRIA
PROCESSOS DIDÁTICOS E PEDAGÓGICOS
PEDAGOGIA DE PROJETOS FERNANDO HERNÁNDEZ. CONSIDERAÇÕES GERAIS O CURRÍCULO ESCOLAR; OUTRA FORMA DE ORGANIZAR O TEMPO E O ESPAÇO ESCOLAR; OUTRA FORMA DE.
Formação Continuada 2012 Escola Filinto Müller/Angélica
Avaliação Mediadora Jussara Hoffmann.
Ariana Cosme Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
LEGISLAÇÃO EDUCACIONAL
PRODUZIR TEXTOS E ESCREVER
A melhor opção para o seu futuro.
Universidade Federal do Ceará Faculdade de Educação
Gestão Democrática.
Definições e reflexões para uma caminhada na compreensão
“Mediações no Cotidiano do Laboratório de Informática Educativa” Carmem Silva de Oliveira Informática Educativa: inovando a aprendizagem.
Docência e Gestão Pedagógica do Ensino Superior
Formação profissional: educação do bibliotecário escolar
Profa. Dra. Marta Scarpato
Formação de Professores na Perspectiva da Educação Inclusiva Rita Vieira de Figueiredo (Ph.D) Universidade Federal do Ceará Brasilia 31 de março 2010.
Dez novas competências para Ensinar – Philippe Perrenoud
Relação entre BNCC, Currículo e Projeto Político Pedagógico
Currículos e Programas
Documento Base (Formulação Preliminar) Comissão SEB/MEC - Fev/2016
EDUCAÇÃO FISICA NO ENSINO MÉDIO
Inclusão escolar consiste na ideia de todas as pessoas terem acesso, de modo igualitário, ao sistema de ensino. Não é tolerado nenhum tipo de discriminação,
PLANO DE TRABALHO DOCENTE
Teorias do currículo.
Metodologias Ativas O TRABALHO EDUCATIVO COM ADOLESCENTES Profª. Drª
UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA/EAD/UAB CAMPUS ARAPIRACA Disciplina: Planejamento, Currículo e Avaliação da Aprendizagem.
ALLAN TORRES CULTURA POPULAR CONCEITOS Definições objetivos.
PARA REFLETIR O que é o PPP? Para que? Qual a sua utilidade? Como ele é construído? Todos os servidores conhecem o PPP e participam da (re)elaboração?
1 POSTURA ÉTICA E AS RELAÇÕES INTERPESSOAIS DO PROFESSOR DO ENSINO SUPERIOR Profa. Gilvanete Correia Bezerra.
SOCIOLOGIA Criação e evolução de uma ciência PROFESSOR ADRIANO PASSOS.
A EDUCAÇÃO FÍSICA NA ABORDAGEM CRÍTICO SUPERADORA 1. Consideração da prática pedagógica (aula) no interior de um projeto político-pedagógico (escola) referenciado.
PERSPECTIVAS PEDAGÓGICAS E A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR EM GEOGRAFIA.
LIBÂNEO, José Carlos. Pedagogia e pedagogos, para quê? 9 ed. São Paulo, Cortez, 2007.
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento normativo que define o conjunto progressivo de aprendizagens essenciais que todos os alunos devem.
As Diretrizes da LDB em relação aos princípios da EDH – Lei 9
AVANÇO TECNOLÓGICO NA EDUCAÇÃO Evolução das técnicas e ferramentas para maximização do aprendizado.
Transcrição da apresentação:

Suzana Macedo Zap Suzana Macedo Zap

PROGRAMA O documento oficial de caráter nacional em que é indicado o conjunto de conteúdos, objetivos, etc., a considerar num determinado nível. Um programa educativo é um documento que permite organizar e detalhar um processo pedagógico. O programa permite orientar o docente no que se refere aos conteúdos que deve partilhar, a forma como deve desenvolver a sua atividade de ensino e os objetivos a conseguir. O documento oficial de caráter nacional em que é indicado o conjunto de conteúdos, objetivos, etc., a considerar num determinado nível. Um programa educativo é um documento que permite organizar e detalhar um processo pedagógico. O programa permite orientar o docente no que se refere aos conteúdos que deve partilhar, a forma como deve desenvolver a sua atividade de ensino e os objetivos a conseguir.

PROGRAMA Os programas educativos têm conteúdos obrigatórios, os quais são determinados pelo Estado. Desta maneira, espera-se que todos os cidadãos de um país disponham de uma certa base de conhecimentos que se considera imprescindível por motivos culturais, históricos ou de outro tipo.

PROGRAMA

Concepção de Currículo Escolar O currículo escolar pode ser entendido como um processo de socialização das crianças com o objetivo de enquadrá-las ou ajustá-las às estruturas da sociedade.

Concepção de Currículo Escolar

Currículo Escolar

De forma geral, o currículo compreende-se como um modo de seleção da cultura produzida pela sociedadepara a formação dos alunos. É tudo o que se espera que seja aprendido e ensinado O currículo deve ser entendido como o elo entre a teoria educacional e a prática pedagógica!

De forma geral, o currículo compreende-se como um modo de seleção da cultura produzida pela sociedade para a formação dos alunos. É tudo o que se espera que seja aprendido e ensinado. O currículo deve ser entendido como o elo entre a teoria educacional e a prática pedagógica! De forma geral, o currículo compreende-se como um modo de seleção da cultura produzida pela sociedade para a formação dos alunos. É tudo o que se espera que seja aprendido e ensinado. O currículo deve ser entendido como o elo entre a teoria educacional e a prática pedagógica!

FIQUEM ATENTOS Currículo é diferente de grade/matriz curricular. O currículo é o conjunto de ações pedagógicas A grade/matriz curricular é a lista de disciplinas e conteúdos do currículo.

As teorias tradicionais são teorias de adaptação e de aceitação. Preocupa-se com o repasse dos conteúdos. A concepção Taylorista faz parte do currículo tradicional, que visa a atuação do trabalhador que deve agir sozinho sob a direção do supervisor. O modo de produção industrial foi transferido para a escola. Bobbit queria transferir para a instituição escolar o modelo de organização de empresas defendido por Taylor, dessa forma a escola deveria funcionar acordo os princípios Tayloristas. As teorias tradicionais são teorias de adaptação e de aceitação. Preocupa-se com o repasse dos conteúdos. A concepção Taylorista faz parte do currículo tradicional, que visa a atuação do trabalhador que deve agir sozinho sob a direção do supervisor. O modo de produção industrial foi transferido para a escola. Bobbit queria transferir para a instituição escolar o modelo de organização de empresas defendido por Taylor, dessa forma a escola deveria funcionar acordo os princípios Tayloristas.

Essas teorias fazem uma crítica aos processos de aceitação classe dominante. São teorias que buscam uma transformação radical através de questionamentos e desconfiança. É fundamental nessa teoria entender o que o currículo faz.

O Currículo é um plano pedagógico e institucional, que visa o saber e define como trabalhar o processo de ensino e aprendizado dos estudantes sistematicamente.

ABORDAGEM CURRICULAR

TRABALHO EM EQUIPE