Escola Americana de Brasília Learners inspiring learners to be inquisitive in life, principled in character, and bold in vision. Escola Americana de Brasília Avaliação Externa Diagnóstica de Português 2017 Engaged | Principled | Collaborative | Contributing
Avaliação Externa Diagnóstica de Português A Escola Americana de Brasília aplica, anualmente, uma avaliação externa diagnóstica, em Português, para os alunos do 5º, 7º, 9º e 11º ano, com o objetivo de: · avaliar as habilidades dos alunos em leitura, interpretação e redação; · verificar se o desempenho dos alunos da EAB está alinhado ao desempenho dos alunos das escolas privadas e públicas do Distrito Federal e de todo o Brasil, que seguem o currículo Brasileiro. O departamento adotou a metodologia de comparação dos resultados das avaliações com os resultados nacionais, utilizando a escala de desempenho do SAEB/Prova Brazil em Português.
Avaliação Externa Diagnóstica de Português A avaliação diagnóstica externa se caracterizou por: utilizar itens elaborados para leitura, a partir da matriz de referência da avaliação do SAEB, calibrados pela Teoria de Resposta ao Item (TRI); disponibilizar a aplicação dos testes de leitura on-line, garantindo o sigilo do retorno imediato das respostas de cada aluno; adotar uma metodologia de comparação dos resultados dos testes de leitura com os resultados nacionais pela utilização da escala de desempenho do SAEB/Prova Brasil em Língua Portuguesa; proceder à correção externa das redações e apresentar os resultados relacionados aos níveis de desempenho correspondentes a cada competência avaliada na produção escrita dos alunos; divulgar os resultados da avaliação de leitura e de redação em dois boletins personalizados para cada aluno participante dos testes, enviados por meio eletrônico para a Escola e, por esta, para os alunos. Por meio de avaliação, podem ser diagnosticadas competências e habilidades dos alunos, em Língua Portuguesa, que necessitem melhorar, ou seja, podem ser detectadas necessidades específicas de aprendizagem, que fornecem pistas para a escolha das futuras atividades de ensino ou para o encaminhamento dos alunos para estudos de recuperação de habilidades não dominadas. As informações provenientes da avaliação são, portanto, úteis na articulação dos resultados obtidos pelas turmas com o planejamento pedagógico da disciplina avaliada. A avaliação diagnóstica se torna importante instrumento para o aprimoramento do ensino e, consequentemente, para a obtenção de melhores resultados de desempenho dos alunos.
Avaliação Externa Diagnóstica de Português Os resultados dos últimos 4 anos, de 2014 a 2017, para leitura, interpretação e redação, dos alunos do 5º, 7º, 9º e 11º ano, excederam a média dos alunos das escolas privadas e públicas do Distrito Federal, conforme os resultados analisados pelo departamento de avaliação, Fundação CESGRANRIO. Os testes aplicados aos alunos de 5º, 7º e 9º anos escolares do EF e aos de 11º ano escolar (EM) da Escola Americana de Brasília utilizaram itens cedidos pela Fundação Bradesco, calibrados pela TRI de acordo com as avaliações nacionais em larga escala.
Avaliação Externa Diagnóstica de Português Médias do SAEB/Prova Brasil 2015 e Escola Americana de Brasília 2014, 2015, 2016 e 2017.
Resultados de Leitura Os resultados obtidos no teste de leitura pelos alunos da Escola Americana de Brasília foram colocados em escala comparável com a escala do SAEB, cujos níveis variam de 0 a 500. Os resultados gerais (médias) são apresentados por ano escolar.
Resultados de Leitura 5º ano = 246,2 A porcentagem média da classe está acima de 200,0, nível considerado adequado para o 5º ano.
Resultados de Leitura 7º ano = 265,2 A porcentagem média da classe está acima de 237,5 , nível considerado adequado para o 7º ano.
Resultados de Leitura 9º ano = 281,7 A porcentagem média da classe está acima de 275,0, nível considerado adequado para o 9º ano.
Resultados de Leitura 11º ano = 349,9 A porcentagem média da classe está acima de 291,7, nível considerado adequado para o 11º ano.
Resultados de Redação Os testes de leitura aplicados aos alunos de 5º e 7º anos do EF eram compostos por 40 itens e os do 9º ano escolar do EF e do 11º ano escolar (EM), por 50 itens. Os itens, de múltipla escolha, continham quatro opções de resposta para os testes de 5º, 7º e 9º anos escolares do EF e cinco opções para os testes do 11º ano escolar (EM). As propostas de produção de texto se adequaram aos anos escolares. Foi solicitado aos alunos: 5º ano escolar do EF – narrativa de aventura; 7º ano escolar do EF – relato pessoal; 9º ano escolar do EF – carta argumentativa; 11º ano escolar (EM) – artigo de opinião
Resultados de Redação 5º ano A porcentagem média representa um desempenho acima de 88%.
Resultados de Redação 7º ano A porcentagem média representa um desempenho acima de 91%.
Resultados de Redação 9º ano A porcentagem média representa um desempenho acima de 85%.
Resultados de Redação 11º ano A porcentagem média representa um desempenho acima de 93%.
Os alunos já receberam os boletins com todos os resultados em dezembro/2017. Os professores utilizarão os resultados para reforçar os conteúdos necessários em cada série. É muito gratificante ver que, por meio dos ótimos resultados obtidos, o nosso currículo e as nossas práticas estão, cada vez mais, alinhadas às expectativas de ensino da EAB e do currículo brasileiro. Parabenizamos os alunos e professores pelo desempenho apresentado em todas as séries. Continuamos engajados em ampliar a formação acadêmica de nossos alunos. Agradecemos a parceria das famílias. Equipe do Programa Brasileiro