Escola Americana de Brasília

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
CARACTERÍSTICAS – SARESP 2009
Advertisements

O QUE PODEMOS ENTENDER A PARTIR DA ANÁLISE DOS DADOS DO IDEB? Londrina, 28 / 04 / 2014 Kátia Andrade Inez Silva Mestranda em Educação – UEL 1.
INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO 1ª Parte. Avaliação X Prática Pedagógica Sem uma clara e consistente teoria pedagógica e sem um satisfatório planejamento de.
INTRODUÇÃO: Na pratica clínica, a principal razão para o encaminhamento de crianças para a avaliação neuropsicológica são as dificuldades de comportamento.
ORIENTAÇÃO TÉCNICO - PEDAGÓGICA RECUPERAÇÃO PARALELA MATEMÁTICA Março 2011.
RELATÓRIO SOBRE BOAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS EFETUADAS NO ENSINO MÉDIO Disciplina: Língua Portuguesa Série: 2A Tema: Situações de aprendizagem do 3º bimestre.
Censo CONSED dos Sistemas Estaduais de Avaliação Junho de 2016.
SECRETARIA DA EDUCAÇÃO Coordenadoria de Gestão da Educação Básica Núcleo Pedagógico Diretoria de Ensino da Região de São José dos Campos Replanejamento.
A avaliação no contexto escolar GOVERNO DO CRATO SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO Coordenadoria de Aperfeiçoamento Pedagógico.
Séries/Anos Finais do Ensino Fundamental Guia de Livros Didáticos PNLD 2008 Ministério da Educação Secretaria de Educação Básica Fundo Nacional de Desenvolvimento.
Curso - Avaliação e Aprendizagem Atividades no município ____________ Etapa OUTUBRO.
Significado Etimológico
Curso - Avaliação e Aprendizagem
Vestibular UERJ 2018 Subtítulo.
SISTEMA DE AVALIAÇÃO DO ESTADO DO PIAUÍ.
Diretoria de Ensino de Piracicaba
OS GÊNEROS TEXTUAIS DO CINEMA EM AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA
Sistema de avaliação de ensino
Diretoria de Ensino de Piracicaba Maio/2017
AUTONOMIA E FLEXIBILIDADE CURRICULAR
O Gaúcho na Literatura Universidade Federal do Rio Grande do Sul
BANCO DE ITENS Avaliação da Aprendizagem Escolar - SIMAVE.
Avaliação Oratório São João Bosco
Plano Estratégico de Ação do PAAEB
Prova Brasil Língua Portuguesa.
PROGRAMA CIÊNCIA NA ESCOLA - PCE
Curso - Avaliação e Aprendizagem Atividades no município Etapa Junho
PISA 2015 AVALIAÇÃO DE LEITURA BRASIL
1º semestre Plano de Formação
O uso da tecnologia no ambiente escolar: o YouTube e suas ferramentas de aprendizagem no âmbito da Língua Inglesa.
Roteiro para Elaboração do Projeto de aplicação da Modelagem Matemática na sala de aula da Educação Básica.
RESULTADOS AVALIAÇÃO EXTERNA 2016
FAMÍLIA E ESCOLA: PARCEIRAS PARA O SUCESSO NA APRENDIZAGEM DOS ALUNOS
Curso - Avaliação e Aprendizagem
Os Cadernos e as Situações de Aprendizagem
Quadro 1 – Resultado - TCT das turmas A e B – 8º ano
Linha do Tempo 1960-Fundação Getulio Vargas produziu material avaliativo para o Ensino Médio em todas as áreas Criada a Prova Brasil.
Curso - Avaliação e Aprendizagem
AUTONOMIA E FLEXIBILIDADE CURRICULAR
1.
  AVALIAÇÕES EXTERNAS Profª Msc. Juciene Bertoldo da Silva
O PAPEL E A IMPORTÂNCIA DO ENADE
Plano de Trabalho Docente PTD
LICENCIATURA EM LETRAS
Apoio aos parceiros para sucesso na prova Brasil
A melhor opção para o seu futuro.
Avaliação de satisfação de curso EaD por meio da análise qualitativa
DISCENTE: KAROLINE BRITO
A institucionalização do Atendimento Educacional Especializado no Projeto Político Pedagógico Rejane Araruna Mestranda em Educação - UFC Especialista em.
1ª AÇÃO MMR Problema: Alta Concentração de alunos com desempenho abaixo do básico (38,1%) em Matemática Plano de Melhoria: Formação Docente ESCOLA ESTADUAL.
Avaliação Institucional A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, nº 9394/96, aborda em diferentes artigos a necessidade de a escola manter padrão.
Provocar e gerir discussões a partir da análise dos resultados da avaliação diagnóstica do Programa Mais Alfabetização, articulando com as habilidades.
Nerli Nonato Ribeiro Mori Nilse Antonia Corte Bicudo
UTILIZAÇÃO DA MÍDIA IMPRESSA E MÍDIA INFORMÁTICA
HIDRÁULICA E HIDROLOGIA APLICADAS
SISTEMA DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA
Ciclo da Consolidação, 9º ano do Programa de Intervenção Pedagógica
Currículos e Programas
Plano curricular de turma
Leitura dos Resultados EXEMPLO
PAS 2018 Sala dos Professores. A Sala dos Professores é um evento cujo objetivo é avaliar as provas aplicadas nos processos seletivos da UnB. Neste ano,
Caderno de Expectativas de Aprendizagem
PLANO DE TRABALHO DOCENTE
Aula 1 Conheça seu curso e sua Instituição Nome do Professor.
Língua Portuguesa: Avaliação da Aprendizagem em Processo 2012
ESTÁGIO EM MATEMÁTICA II ORIENTAÇÕES PARA REALIZAÇÃO DO ESTÁGIO
NÃO BASTA SER FAMÍLIA, PRECISA SER PRESENTE! Ensino Fundamental I 1º PLANTÃO PEDAGÓGICO/2019.
1º DIA – aula 01: conhecendo as partes de um tcc
Oficina Pedagógica do Diagrama de Gowin
Pedagogia das competências Segundo Philippe Perrenoud: "Competência é a faculdade de mobilizar um conjunto de recursos cognitivos (saberes, capacidades,
Transcrição da apresentação:

Escola Americana de Brasília Learners inspiring learners to be inquisitive in life, principled in character, and bold in vision. Escola Americana de Brasília Avaliação Externa Diagnóstica de Português 2017 Engaged | Principled | Collaborative | Contributing

Avaliação Externa Diagnóstica de Português A Escola Americana de Brasília aplica, anualmente, uma avaliação externa diagnóstica, em Português, para os alunos do 5º, 7º, 9º e 11º ano, com o objetivo de: · avaliar as habilidades dos alunos em leitura, interpretação e redação; · verificar se o desempenho dos alunos da EAB está alinhado ao desempenho dos alunos das escolas privadas e públicas do Distrito Federal e de todo o Brasil, que seguem o currículo Brasileiro. O departamento adotou a metodologia de comparação dos resultados das avaliações com os resultados nacionais, utilizando a escala de desempenho do SAEB/Prova Brazil em Português.

Avaliação Externa Diagnóstica de Português A avaliação diagnóstica externa se caracterizou por: utilizar itens elaborados para leitura, a partir da matriz de referência da avaliação do SAEB, calibrados pela Teoria de Resposta ao Item (TRI); disponibilizar a aplicação dos testes de leitura on-line, garantindo o sigilo do retorno imediato das respostas de cada aluno; adotar uma metodologia de comparação dos resultados dos testes de leitura com os resultados nacionais pela utilização da escala de desempenho do SAEB/Prova Brasil em Língua Portuguesa; proceder à correção externa das redações e apresentar os resultados relacionados aos níveis de desempenho correspondentes a cada competência avaliada na produção escrita dos alunos; divulgar os resultados da avaliação de leitura e de redação em dois boletins personalizados para cada aluno participante dos testes, enviados por meio eletrônico para a Escola e, por esta, para os alunos. Por meio de avaliação, podem ser diagnosticadas competências e habilidades dos alunos, em Língua Portuguesa, que necessitem melhorar, ou seja, podem ser detectadas necessidades específicas de aprendizagem, que fornecem pistas para a escolha das futuras atividades de ensino ou para o encaminhamento dos alunos para estudos de recuperação de habilidades não dominadas. As informações provenientes da avaliação são, portanto, úteis na articulação dos resultados obtidos pelas turmas com o planejamento pedagógico da disciplina avaliada. A avaliação diagnóstica se torna importante instrumento para o aprimoramento do ensino e, consequentemente, para a obtenção de melhores resultados de desempenho dos alunos.

Avaliação Externa Diagnóstica de Português Os resultados dos últimos 4 anos, de 2014 a 2017, para leitura, interpretação e redação, dos alunos do 5º, 7º, 9º e 11º ano, excederam a média dos alunos das escolas privadas e públicas do Distrito Federal, conforme os resultados analisados pelo departamento de avaliação, Fundação CESGRANRIO. Os testes aplicados aos alunos de 5º, 7º e 9º anos escolares do EF e aos de 11º ano escolar (EM) da Escola Americana de Brasília utilizaram itens cedidos pela Fundação Bradesco, calibrados pela TRI de acordo com as avaliações nacionais em larga escala.

Avaliação Externa Diagnóstica de Português Médias do SAEB/Prova Brasil 2015 e Escola Americana de Brasília 2014, 2015, 2016 e 2017.

Resultados de Leitura Os resultados obtidos no teste de leitura pelos alunos da Escola Americana de Brasília foram colocados em escala comparável com a escala do SAEB, cujos níveis variam de 0 a 500. Os resultados gerais (médias) são apresentados por ano escolar.

Resultados de Leitura 5º ano = 246,2 A porcentagem média da classe está acima de 200,0, nível considerado adequado para o 5º ano.

Resultados de Leitura 7º ano = 265,2 A porcentagem média da classe está acima de 237,5 , nível considerado adequado para o 7º ano.

Resultados de Leitura 9º ano = 281,7 A porcentagem média da classe está acima de 275,0, nível considerado adequado para o 9º ano.

Resultados de Leitura 11º ano = 349,9 A porcentagem média da classe está acima de 291,7, nível considerado adequado para o 11º ano.

Resultados de Redação Os testes de leitura aplicados aos alunos de 5º e 7º anos do EF eram compostos por 40 itens e os do 9º ano escolar do EF e do 11º ano escolar (EM), por 50 itens. Os itens, de múltipla escolha, continham quatro opções de resposta para os testes de 5º, 7º e 9º anos escolares do EF e cinco opções para os testes do 11º ano escolar (EM). As propostas de produção de texto se adequaram aos anos escolares. Foi solicitado aos alunos: 5º ano escolar do EF – narrativa de aventura; 7º ano escolar do EF – relato pessoal; 9º ano escolar do EF – carta argumentativa; 11º ano escolar (EM) – artigo de opinião

Resultados de Redação 5º ano A porcentagem média representa um desempenho acima de 88%.

Resultados de Redação 7º ano A porcentagem média representa um desempenho acima de 91%.

Resultados de Redação 9º ano A porcentagem média representa um desempenho acima de 85%.

Resultados de Redação 11º ano A porcentagem média representa um desempenho acima de 93%.

Os alunos já receberam os boletins com todos os resultados em dezembro/2017. Os professores utilizarão os resultados para reforçar os conteúdos necessários em cada série. É muito gratificante ver que, por meio dos ótimos resultados obtidos, o nosso currículo e as nossas práticas estão, cada vez mais, alinhadas às expectativas de ensino da EAB e do currículo brasileiro. Parabenizamos os alunos e professores pelo desempenho apresentado em todas as séries. Continuamos engajados em ampliar a formação acadêmica de nossos alunos. Agradecemos a parceria das famílias. Equipe do Programa Brasileiro