Trabalho de ADM Análise Ambiente.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Aula 5 Administração Integrada. Modelo Estratégico Básico No modelo estratégico básico temos quatro elementos que podem ser definidos como constituintes.
Advertisements

1 Reinaldo Lucchesi ANÁLISE SWOT (ANÁLISE FOFA) ANÁLISE SWOT (ANÁLISE FOFA) Empresas, Mercados e Negócios.
Conteúdo da Seção  Conceitos fundamentais de estratégia de marketing  Análise do microambiente de negócios  Análise do macroambiente de negócios.
1 PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO. 2 - Pode dizer-me que caminho devo tomar? - Isto depende do lugar para onde você quer ir. (Respondeu com muito propósito o.
O conceito de Trade Marketing responde à necessidade das empresas de produtos de consumo que observam uma mudança radical no ambiente de mercado, mais.
Luís Todo Bom 4ª Aula O Mercado de um Projecto de Investimento Luís Todo Bom.
ECONOMIA – AULA 02 MICROECONOMIA - INTRODUÇÃO. 2 Microeconomia Ou Teoria dos Preços, ou Teoria da Firma Estuda decisões tomadas por pequenas unidades.
Luís Todo Bom 3ª Aula O Meio Envolvente de um Projecto de Investimento Luís Todo Bom.
Gestão de TI Aula 1 – Introdução Prof. Luís Fernando Garcia
GRUPO 05 Abiel Peyrot Ademir Pereira Gabriela Borin Luana Sperluk Neide Eyng ORÇAMENTO.
Disponível em: Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais – PUC Minas.
Prof. Thiago Costa ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO II TEORIA DA PREVISÃO DOS ESTOQUES.
Administração de Vendas. Contatos Celular:
INTRODUÇÃO McDonald’s foi criado em 1954 Primeiro restaurante foi construído em 1955, nos Estados Unidos Iniciou a expansão internacional em 1967 Está.
Equipe Diretoria de Comunicação e Relacionamento
MARKETING II A3 – PESQUISA DE MERCADO.
Trabalho de Administração
Definições É justamente nos momentos de maior turbulência nos mercados que se faz necessário criar competências para planejar e gerir estrategicamente.
PLANEJAMENTO DE VENDAS.
Estratégia Mercadológica
Administração financeira
O QUE É O PROJETO? O Projeto Metal Mechanical Solutions Brazil é uma iniciativa do SINDMEC – Sindicato da Indústria da Mecânica do Estado de Minas Gerais.
ANÁLISE DE CUSTOS Prof.: LEONIDAS LOPES DE CAMARGO
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DE NEGÓCIOS
ESTRATEGIA EMPRESARIAL AVALIAÇÃO DAS CAPACIDADES INTERNAS 3ª parte
Nome da empresa Plano de Marketing
Administração de serviços 7º período
Estruturas Organizacionais Tradicionais
ECONOMIA INTERNACIONAL
Fornecedores; Clientes; Concorrentes e Grupos Representativos
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA
METODOLOGIA DE PESQUISA
EMPREENDEDORISMO – CASO DE SUCESSO
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DE NEGÓCIOS
PROGRAMA DE FORMAÇÃO DE DIRIGENTES DESPORTIVOS CAPÍTULO 2 Planeamento
PLANEJAMENTO E ESTRATÉGIA
Planejamento de estratégias:
A FORMAÇÃO DE ESTRATÉGIAS INTERNACIONAIS DE EMPRESAS
ECONOMIA INTERNACIONAL
MODELO DA CADEIA DE VALOR
Introdução à Administração
o competidor estratégias
ESTRATÉGIA INTERNACIONAL
A ÉTICA NAS NEGOCIAÇÕES
Planejamento estratégico
Planejamento Estratégico
Agroecologia modulo IV Virgínia Padilha
Roteiro de Planejamento Estratégico
MODELOS DE GESTÃO Planejamento: tipologia, processo e aspectos da prática AULA Profº Paulo Martins.
Administração de Novos Negócios
Plano de Negócios Parte 1
REDES LOCALIZAÇÃO DAS INSTALAÇÕES
A INTERNET COMO PLATAFORMA DE TRANSAÇÕES COMERCIAIS NO BRASIL
Gestão da Qualidade 2º período
Introdução à Logística: Conceito e evolução
Sucedido, dê o máximo de si.
Planejamento Estratégico ZIMOL
INTRODUÇÃO ao 2o.P do Composto de Marketing
Introdução à Administração de Materiais
Roteiro de Planejamento Estratégico
Planejamento Estratégico em Logística
Planejamento Estratégico para Exportação
Gestão Estratégica em Logística
PLANO DE MARKETING Áreas: Graduação Marketing / Turismo Pós-graduação
Gestão de Suprimentos Yuri Simão Aula 04.
Posicionamento da Empresa no Setor
Logística e Gerenciamento da
Favorável Desfavorável Interno Externo por AKOP.com.br Forças
FORÇAS COMPETITIVAS DE PORTER Professor Flávio Toledo
Professor Flávio Toledo
Transcrição da apresentação:

Trabalho de ADM Análise Ambiente

Conceito

Conceito Análise do Ambiente é o processo de identificação de Oportunidades, Ameaças, Forças e Fraquezas que afetam a empresa no cumprimento da sua Missão

Conceito Análise do Ambiente é o processo de identificação de Oportunidades, Ameaças, Forças e Fraquezas que afetam a empresa no cumprimento da sua Missão Oportunidades são situações externas, atuais ou futuras que, se adequadamente aproveitadas pela empresa, podem influencia-la positivamente.

Conceito Análise do Ambiente é o processo de identificação de Oportunidades, Ameaças, Forças e Fraquezas que afetam a empresa no cumprimento da sua Missão Oportunidades são situações externas, atuais ou futuras que, se adequadamente aproveitadas pela empresa, podem influencia-la positivamente. Ameaças são situações externas, atuais ou futuras que, se não eliminadas, minimizadas ou evitadas pela empresa, podem afeta-la negativamente.

Conceito Análise do Ambiente é o processo de identificação de Oportunidades, Ameaças, Forças e Fraquezas que afetam a empresa no cumprimento da sua Missão Oportunidades são situações externas, atuais ou futuras que, se adequadamente aproveitadas pela empresa, podem influencia-la positivamente. Ameaças são situações externas, atuais ou futuras que, se não eliminadas, minimizadas ou evitadas pela empresa, podem afeta-la negativamente. Forças são características da empresa, tangíveis ou não, que podem ser potencializadas para otimizar seu desempenho.

Conceito Análise do Ambiente é o processo de identificação de Oportunidades, Ameaças, Forças e Fraquezas que afetam a empresa no cumprimento da sua Missão Oportunidades são situações externas, atuais ou futuras que, se adequadamente aproveitadas pela empresa, podem influencia-la positivamente. Ameaças são situações externas, atuais ou futuras que, se não eliminadas, minimizadas ou evitadas pela empresa, podem afeta-la negativamente. Forças são características da empresa, tangíveis ou não, que podem ser potencializadas para otimizar seu desempenho. Fraquezas são características da empresa, tangíveis ou não, que devem ser minimizadas para evitar influência negativa sobre seu desempenho.

Conceito Análise do Ambiente é o processo de identificação de Oportunidades, Ameaças, Forças e Fraquezas que afetam a empresa no cumprimento da sua Missão Oportunidades são situações externas, atuais ou futuras que, se adequadamente aproveitadas pela empresa, podem influencia-la positivamente. Ameaças são situações externas, atuais ou futuras que, se não eliminadas, minimizadas ou evitadas pela empresa, podem afeta-la negativamente. Forças são características da empresa, tangíveis ou não, que podem ser potencializadas para otimizar seu desempenho. Fraquezas são características da empresa, tangíveis ou não, que devem ser minimizadas para evitar influência negativa sobre seu desempenho. De acordo com o conceito atual de Planejamento Estratégico, a sobrevivência e o sucesso da empresa dependem da sua sintonia com o ambiente.

A Arte da Guerra (Sun Tzu 544 a.C. – 496 a.C.) “Se conhecemos o inimigo (ambiente externo) e a nós mesmos (ambiente interno), não precisamos temer o resultado de uma centena de combates. Se nos conhecemos, mas não ao inimigo, para cada vitória sofreremos uma derrota. Se não nos conhecemos nem ao inimigo, sucumbiremos em todas as batalhas.“

MICRO/MACRO AMBIENTE

MICRO/MACRO AMBIENTE O microambiente é composto por fatores próximos à empresa e que, muitas vezes, influenciam em sua capacidade competitiva, como a política interna, fornecedores, prestadores de serviço, clientes concorrentes e etc.

MICRO/MACRO AMBIENTE O microambiente é composto por fatores próximos à empresa e que, muitas vezes, influenciam em sua capacidade competitiva, como a política interna, fornecedores, prestadores de serviço, clientes concorrentes e etc. O macroambiente vai além do controle da empresa, encontrando-se no mundo das variáveis. Para a empresa, cabe apenas a adaptação. O macroambiente representa oportunidades e ameaçar para empresa.

MICRO/MACRO AMBIENTE O microambiente é composto por fatores próximos à empresa e que, muitas vezes, influenciam em sua capacidade competitiva, como a política interna, fornecedores, prestadores de serviço, clientes concorrentes e etc. O macroambiente vai além do controle da empresa, encontrando-se no mundo das variáveis. Para a empresa, cabe apenas a adaptação. O macroambiente representa oportunidades e ameaçar para empresa. A necessidade da análise do microambiente empresarial é saber como os setores de uma empresa comportam-se: recursos humanos, comercial, marketing, financeiro, etc. Essa análise deve levar em consideração todas as informações de cada departamento. E o objetivo? Simples: a elaboração de estratégias mais eficientes para sua empresa atingir seus objetivos.

MICRO/MACRO AMBIENTE O microambiente é composto por fatores próximos à empresa e que, muitas vezes, influenciam em sua capacidade competitiva, como a política interna, fornecedores, prestadores de serviço, clientes concorrentes e etc. O macroambiente vai além do controle da empresa, encontrando-se no mundo das variáveis. Para a empresa, cabe apenas a adaptação. O macroambiente representa oportunidades e ameaçar para empresa. A necessidade da análise do microambiente empresarial é saber como os setores de uma empresa comportam-se: recursos humanos, comercial, marketing, financeiro, etc. Essa análise deve levar em consideração todas as informações de cada departamento. E o objetivo? Simples: a elaboração de estratégias mais eficientes para sua empresa atingir seus objetivos. Já análise de macroambiente demanda estudos e pesquisas aprofundadas com o objetivo de desenvolver ações mais inteligentes de marketing e saber se posicionar e adaptar-se diante das mudanças.

MICRO/MACRO AMBIENTE

O que é a Matriz SWOT?

O que é a Matriz SWOT? A matriz SWOT é uma ferramenta de gestão amplamente utilizada nas empresas para a definição da estratégia. SWOT significa Forças (S - Strengths), Fraquezas (W - Weaknesses), Oportunidades (O - Opportunities) e Ameaças (T - Threats). Pela sua simplicidade, foi utilizada também em organizações sem fins lucrativos e alguns países.

O que é a Matriz SWOT? A matriz SWOT é uma ferramenta de gestão amplamente utilizada nas empresas para a definição da estratégia. SWOT significa Forças (S - Strengths), Fraquezas (W - Weaknesses), Oportunidades (O - Opportunities) e Ameaças (T - Threats). Pela sua simplicidade, foi utilizada também em organizações sem fins lucrativos e alguns países. A análise SWOT permite distinguir o ambiente interno - (factores e realidades internas - forças e fraquezas) e o ambiente externo (factores e aspectos futuros - oportunidades e ameaças) da organização.

O que é a Matriz SWOT? A matriz SWOT é uma ferramenta de gestão amplamente utilizada nas empresas para a definição da estratégia. SWOT significa Forças (S - Strengths), Fraquezas (W - Weaknesses), Oportunidades (O - Opportunities) e Ameaças (T - Threats). Pela sua simplicidade, foi utilizada também em organizações sem fins lucrativos e alguns países. A análise SWOT permite distinguir o ambiente interno - (factores e realidades internas - forças e fraquezas) e o ambiente externo (factores e aspectos futuros - oportunidades e ameaças) da organização. A identificação do ambiente interno e externo revela-se muito útil para estabelecer estratégias e definir prioridades, tal como para decidir qual a direção a ser tomada de forma a atingir o objetivo, tendo sempre sob um olhar crítico, as ameaças.

Matriz SWOT

Michael Porter (Ann Arbor, Michigan, 1947) É um professor da Harvard Business School, com interesse nas áreas de Administração e Economia. É autor de diversos livros sobre estratégias de competitividade, Estudou na Universidade de Princeton, onde se licenciou em Engenharia Mecânica e Aeroespacial. Obteve um MBA e um doutoramento em Economia empresarial, ambos em Harvard, onde se tornou professor, com apenas 26 anos.

PORTER’S FIVE FORCES ANALISYS (AS CINCO FORÇAS DE PORTER) O modelo das cinco forças de Porter permite analisar o grau de atratividade de um setor da economia. Ele identifica os fatores que afetam a competitividade, dentre os quais uma das forças está dentro do próprio setor, sendo que os demais são externos.

RIVALRY AMONG EXISTING COMPETITOR(RIVALIDADE ENTRE CONCORRENTES) Esta força é considerada como a mais significativa das cinco forças (Serra, Torres & Torres, 2004). Nesta dimensão, deve-se considerar a atividade e agressividade dos concorrentes diretos. Aqueles que vendem um mesmo produto num mesmo mercado que a organização em questão.

THREAT OF NEW ENTRANTS(BARREIRAS À ENTRADA DE CONCORRENTES) Além de ser necessário observar as atividades das empresas concorrentes, a ameaça da entrada de novos participantes depende das barreiras existentes contra sua entrada, além do poder de reação das organizações já constituídas.(Serra, Torres & Torres, 2004). Estas barreiras são os fatores que atrapalham o aparecimento de novas empresas para concorrerem em determinado setor. Algumas das principais barreiras são: Economia de Escala; Capital Necessário; Acesso aos canais de distribuição.

BARGAINING POWER OF BUYERS(PODER DE BARGANHA DOS COMPRADORES) Pode ser traduzido como a capacidade de barganha dos clientes para com as empresas do setor. Esta força competitiva tem a ver com o poder de decisão dos compradores sobre os atributos do produto, principalmente quanto a preço e qualidade. Assim, os compradores têm poderes quando: As compras do setor são de grande volume; Os produtos a serem comprados são padronizados, e sem grande diferenciação; As margens de lucro do setor são estreitas; A opção de o próprio comprador fabricar o produto é financeiramente viável. Estas são apenas algumas características a serem observadas quando se analisa esta força.

BARGAINING POWER OF SUPPLIERS(PODER DE BARGANHA DOS FORNECEDORES) Já os fornecedores têm poder de barganha quando: O setor é dominado por poucas empresas fornecedoras; Os produtos são exclusivos, diferenciados, e o custo para trocar de fornecedor é muito alto; O setor de negócios em questão não tem representatividade no faturamento deste fornecedor. Neste caso cabe a organização identificar a atual relação da empresa com seus principais fornecedores.

THREAT OF SUBSTITUTE PRODUCTS OR SERVICES(AMEAÇA DE PRODUTOS OU BENS SUBSTITUTOS)  São aqueles que não são os mesmos produtos que o seu, mas atendem à mesma necessidade. É prudente avaliar este tipo de produto. Geralmente surgem em mercados situados nos extremos e após certo tempo este se estabiliza em toda a região.

BIBLIOGRAFIA http://www.strategia.com.br/estrategia/estrategia_corpo_capitulos_analise_ambiente.htm http://ferretoconsultoria.com.br/blog/analise-ambiental-macro-e-microambiente-1 https://www.treasy.com.br/blog/matriz-swot-analise-swot-matriz-fofa https://pt.wikipedia.org/wiki/An%C3%A1lise_SWOT https://pt.wikipedia.org/wiki/A_Arte_da_Guerra https://pt.wikipedia.org/wiki/Sun_Tzu http://www.administradores.com.br/artigos/economia-e-financas/as-cinco-forcas-de- porter/57341/ https://pt.wikipedia.org/wiki/Cinco_for%C3%A7as_de_Porter https://pt.wikipedia.org/wiki/Michael_Porter

Nome: André Marcos Antony Pereira Carlos Pasin