DISCIPLINA: ESTRATÉGIA EMPRESARIAL

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
HISTÓRIA O TERMO ESTRATEGIA:
Advertisements

1 Reinaldo Lucchesi ANÁLISE SWOT (ANÁLISE FOFA) ANÁLISE SWOT (ANÁLISE FOFA) Empresas, Mercados e Negócios.
ADMINISTRAÇÃO MERCADOLÓGICA. PLANO DE MARKETING elaboração de ações detalhadas e direcionadas ao seu mercado de atuação que possibilitem a captação de.
Universidade Católica de Petrópolis Sicomércio 9/21/2016.
Metodologia de Elaboração e Implementação do PE Natacha Stefanini Canesso
GESTÃO DE PROJETOS. 1. Introdução ao Gerenciamento de Projetos 1.1. Definições de Projeto, Programa e Portfólio. Relações entre Gerenciamento de Projetos,
Um novo tempo desponta... Os últimos anos têm trazido grandes desafios a todas as empresas, demandando atenção e esforços especiais para a capacitação.
UNIDADE 1 – Introdução À Administração Estratégica.
Classificação dos Métodos de Ensino:
Sistemas de Gestão da Qualidade Os sistemas de gestão da qualidade (SGQ) tem o objetivo de verificar todos os processos da empresa e como esses processos.
Ferramentas de Análise
Tecnologias Para Defesa
CONSULTORIA EMPRESARIAL
Administração Estratégica
Quem é a Capital Ativo? Adicione seu primeiro marcador aqui
O PLANO DE MARKETING.
Funções de administração
Gestão Empreendedora de Pequenas Empresas CONCEITOS DE PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO Prof. Dr. Martinho Almeida.
Fone/fax.: (11)
INOVAÇÃO, ESTRATÉGIA EMPRESARIAL & ALIANÇAS ESTRATÉGICAS
Professor Douglas Pereira da Silva
Planejamento.
Prof. Doutor Jeffy Mukora Maputo, Agosto de 2015
Capítulo 2 (Hitt): Ambiente Externo: Oportunidades, Ameaças, Competição na Industria e Análise dos Concorrentes Prof. Moacir Miranda.
Prof. Moacir de Miranda Oliveira Junior
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DE NEGÓCIOS
Definição da Estratégia Organizacional
Gestão estratégica.
Aprendizagem do Século XXI
Criar vantagem competitiva sustentada
PRINCÍPIOS TEÓRICOS E METODOLÓGICOS DO ENSINO DE HISTÓRIA
INTRODUÇÃO AO CONTROLE ESTATÍSTICO
ESTRATÉGIAS E PLANO DE MARKETING
ESTRATÉGIAS COMPETITIVAS MICHAEL PORTER
Professor Norival Carvalho Cunha
Consultoria em Gestão de Pessoas
PLANEJAMENTO EDUCACIONAL: COMO ENSINAR?
MODELOS DE GESTÃO Planejamento: processo, tecnologias e ferramentas de gestão e tendências AULA 2 1 Profº Paulo Martins.
Professor Norival Carvalho Cunha
Etapas do processo de Administração Estratégica
Apresentação: Aula 1.
Instrumentos Utilizados
Treinamento.
Tópicos Avançados de RH Aula 1
Prof. Moacir de Miranda Oliveira Junior
COMPETÊNCIAS E RECURSOS
O PLANO DE NEGÓCIO PARTE I
Logística e Gerenciamento da
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
Planejamento Tático (continuação do planejamento tático do HRPA)
Execução e Controle
ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA Administração Financeira 3º Adm – Faibi – 2º Sem/2018 adp.:prof: j.l.meneghetti 1.
PLANO DE NEGÓCIO Plano de Negócio – busca elementos que permitam a diminuição do risco, e não a sua eliminação; E uma forma de pensar sobre o futuro do.
Planejamento Estratégico DAMOL
Mudanças e transformações na área de recursos humanos
VENDAS NO CONTEXTO ORGANIZACIONAL
Aula 05: Competências e Papéis Gerenciais do Administrador
FUNDAMENTOS DE GERENCIAMENTO DE PROJETOS
INTRODUÇÃO À ADMINISTRAÇÃO
PLANEJAMENTO EDUCACIONAL
Planejamento estratégico
Funções de administração
CONTROLADORIA PLANEJAMENTO.
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
MODELOS DE GESTÃO Planejamento: tipologia, processo e aspectos da prática AULA Profº Paulo Martins.
Logística e Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos Logística e Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos.
Logística e Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos Logística e Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos.
Formação Acadêmica  Administração de Empresas Publicas e Privadas  MBA Docência do Ensino Superior  MBA Gestão de Pessoas e Coaching  MBA Psicologia.
Sequência Metodológica do Plano Estratégico
Fatec Ribeirão Preto Análise e Desenvolvimento de Sistemas.
Transcrição da apresentação:

DISCIPLINA: ESTRATÉGIA EMPRESARIAL Aula 1 – Evolução da Estratégia

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DESTA AULA Compreender a importância dos conceitos de estratégia militar ao longo do tempo para a formação da estratégia empresarial. Entender o desenvolvimento da estratégia empresarial dentro do novo ambiente de negócios.

Reflexões Iniciais... Diante de tantas incertezas do mundo externo, principalmente depois do inicio do processo de globalização da economia, uma das palavras mais utilizadas no mundo empresarial é Estratégia. Os dirigentes estão percebendo a importância da análise e construção do futuro das empresas e instituições de quaisquer naturezas, estudando as estratégias empresariais a serem seguidas neste caminho.

Da Estratégia Militar à Estratégia Empresarial Agora vamos conhecer o desenvolvimento da estratégia nos meios militares.

Vamos conhecer as reflexões do General Chinês Sun Tzu ? Tem aproximadamente 2.500 anos que o General Chinês Sun Tzu escreveu um livro denominado “A Arte da Guerra” cujo conteúdo trata da preparação de planos, da guerra efetiva, das manobras, da variação de táticas, do exército em marcha, do terreno, dos pontos fortes e fracos do inimigo e da organização dos seus exércitos. Muito autores e consultores transformaram as várias lições do general em versões contemporâneas.

Como Sun Tzu fazia a sua Análise Ambiental ? O caminho Clima Terreno Doutrina E a Análise dos Potenciais e dos Recursos dos Adversários?

Também, vamos conhecer as reflexões do General Clausewitz ? Um exemplo do ocidente de maior divulgação e estudos foi o livro “Da Guerra” do General Clausewitz. Desde a sua publicação é utilizado pelos estudiosos como manual de estratégia militar. Este general revolucionou a estratégia militar da época salientando que a tática envolve o uso de forças armadas no engajamento, enquanto a estratégia é o uso dos engajamentos com os objetivos da guerra.

O General Clausewitz primeiramente definia os seus objetivos... Na área militar é imprescindível o Estabelecimento de Objetivos que devem ser alcançados. As operações militares são orientadas para atingir os objetivos traçados pelo alto comando militar. Esses objetivos são fragmentados em Objetivos Específicos e distribuídos ao longo da estrutura militar para planejamento das ações militares.

Depois aplicava os seus princípios táticos de guerra... Principio da Ofensiva Principio da Manobra Principio da Massa Principio da Economia e dos Recursos Principio da Unidade de Comando Principio da Segurança Principio da Simplicidade

Como se deu a transição histórica para o ambiente empresarial ? Os anos 60 do século passado foram os anos “dourados” do inicio do desenvolvimento da Estratégia. O seu conceito passou a ser associado ao que foi chamado de Planejamento Estratégico, Planejamento Empresarial, Planejamento Corporativo ou Planejamento de Negócios.

Definição de Michael Porter: Estratégia competitiva são ações ofensivas ou defensivas para criar uma posição defensável numa indústria, para enfrentar com sucesso as forças competitivas e assim obter um retorno maior sobre o investimento.

Definição de Igor Ansoff: Estratégia é um conjunto de regras de tomada de decisão em condições de desconhecimento parcial. As decisões estratégicas dizem respeito à relação entre a empresa e seu ecossistema.

Definição de Hamel e Prahalad: Definem Estratégia como a construção do futuro, utilizando-se das competências essenciais da empresa. Uma empresa deve ser abordada como um conjunto de forças, capacidades e habilidades que podem ser reagrupadas e reutilizadas para criar novos negócios produtos e serviços capazes de antecipar desejos e necessidades.

Definição de Mintzberg: Estratégia é uma força mediadora entre a organização e seu meio envolvente: um padrão no processo de tomada de decisões organizacionais para fazer face ao meio envolvente.

O Novo Ambiente Empresarial Vamos conhecer o conceito atual de estratégia ? Captar e compreender os grandes cenários que estão se delineando para o futuro é tão vital para a Estratégia Empresarial quanto administrar os problemas do dia a dia. Dirigida sem um olho no amanhã corre o risco de ser apanhada de surpresa por transformações nos fornecedores, nos clientes, na competição, no ambiente como um todo, sem ter como reagir de forma eficaz. Conseguir “navegar” nas turbulências de curto prazo e enxergar as transformações mais amplas e consistentes que ocorrem no ambiente externo é algo essencial nos dias de hoje.

Formulação da Estratégia Empresarial Agora vamos fazer a introdução do processo de elaboração da estratégia. As estratégias são formuladas com base na realidade identificada no diagnóstico estratégico e respeitando a visão, missão e fatores críticos de sucesso. A essência da formulação de estratégias consiste em lidar com a concorrência para consolidar uma vantagem competitiva. Verificou-se que a formulação de uma estratégia deve necessariamente ser baseada num inventário dos recursos disponíveis, no planejamento de sua utilização e na especificação de recursos ainda não disponíveis.

RESUMINDO... Compreender a importância dos conceitos de estratégia militar ao longo do tempo para a formação da estratégia empresarial. Entender o desenvolvimento da estratégia empresarial dentro do novo ambiente de negócios.