ANO 2 UNIDADE 1.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Encontro de Coordenadores Regionais Educação e Ação Pedagógica Educação Física, Desporto e Lazer Educação para o Trabalho, Emprego e Renda Organização.
Advertisements

PRINCÍPIOS DO NOVO MODELO DO ENSINO MÉDIO POSICIONAMENTO CONSED Brasília, 03 de março de 2016.
Os novos espaços de atuação do educador com as tecnologias (José Manoel Moran) ● Esperavam-se muitas mudanças na educação, mas as mídias sempre foram incorporadas.
IDENTIFICAÇÃO EMEB. PROFESSORA SUELI CONTINI MARQUES EQUIPE GESTORA Direção: Fernanda Moreno Peres Coordenação Pedagógica: Adriana Mozeti Lemes Pedagoga:
Didática Profa. Therezinha Conde Aula 07: Planejamento de ensino e os conteúdos escolares.
Sheila Byrd Carmichael Junho de 2016 Análise da Base Nacional Comum Curricular de Linguagens.
Soraia Dias Graduanda em pedagogia – UFBA Técnico em segurança do trabalho Estagiaria em tecnologia educacional.
Cap. 2 Planejamento LOPES, Alice Casimiro; MACEDO, Elizabeth. Teorias de currículo. São Paulo: Cortez,2011.
O curso está estruturado em três eixos conceituais: Projeto: Planejar o futuro Tecnologia Ferramentas Conhecimentos Currículo Planejamento das ações.
O que é letramento e alfabetização SOARES, Magda, “Letramento, um tema em três gêneros”. Belo Horizonte : Autêntica, 1998.
SEMINÁRIO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO DO CAMPO - MS Concepções da Educação do Campo Agosto de 2016.
AGRUPAMENTO VERTICAL DE OLIVAL Decreto-Lei n.º 3/2008.
BREVE HISTÓRICO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO BRASIL Década de 1940 a Fatos políticos e ou sociais Organização do sistema público de educação.
Planejamento de Carreira e Sucesso Profissional
SISTEMA DE AVALIAÇÃO DO ESTADO DO PIAUÍ.
“Análise de resultados educacionais e replanejamento de ações pedagógicas”
Um ótimo dia para todos! Sejam Bem-vindos!.
Avaliação e aprendizagem na escola: a prática pedagógica como eixo da reflexão MARINO MONDEK.
ÁREA COMUM COM AGENDA A CADA 15 DIAS E INFORMAÇÕES GERAIS.
METODOLOGIA DO ENSINO DE MATEMÁTICA
Docência do Ensino Superior
Curso - Avaliação e Aprendizagem Atividades no município ____________
Projeto Fénix Processos pedagógicos Resultados e conclusões Resumo
Avaliação Algumas questões para pensar
Currículo e planejamento
Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC
É INÚTIL (QUASE INÚTIL?) TENTAR MUDAR A ESCOLA SEM, AO MESMO TEMPO, AGIR PARA MUDAR A SOCIEDADE! UMA SOCIEDADE ORGANIZADA PARA O BEM DE TODOS NÃO TERÁ.
Ler e Escrever: Desafio de todos
FORMAÇÃO DE PROFESSORES DO ENSINO MÉDIO
Projetos e Programas Projetos e Programas 2007.
Neurociência a favor da educação
Metodologia do Ensino de Física I
BOAS PRÁTICAS “SOMOS TODOS DEFICIENTES E ESPECIAIS”
1963 “A Extensão Universitária na Faculdade de Medicina de Botucatu – Unesp” 2014.
PRODUZIR TEXTOS E ESCREVER
PRODUZIR TEXTOS E ESCREVER
Tecnologias Imersivas e Interativas na Educação
30anos CENPEC.
EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
SOBRE ADAPTAÇÕES CURRICULARES
ESTRUTURA E FUNCIONAMENTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA II
PROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR
Filme: As Aventuras do avião vermelho
Dez novas competências para Ensinar – Philippe Perrenoud
O que é? O Orçamento Participativo das Escolas é um processo estruturado em várias etapas e que garante aos alunos a possibilidade de participarem ativamente.
Caminhos de formação Objetivo do curso CIÊNCIAS NATURAIS
Objetivo Alfabetizar todas as crianças até o final do 3º ano.
O QUE É O PBL? O PBL (Aprendizado baseado em Problemas) é um método de aprendizado centrado no aluno, tem o problema com elemento motivador do estudo e.
2° Encontro/2014 RETOMANDO UNIDADES - Alfabetização Orientadoras:
ANO 2 UNIDADE 1.
NOSSO CONCEITO A empresa e seu capital humano como um grande ambiente de aprendizagem.
Estágio e Desenvolvimento de Saberes Profissionais
Reunião de divulgação do orçamento participativo
Produção de Recursos Educacionais (Aula 1)
XXXIV Encontro Nacional do Movimento Interfóruns de Educação Infantil - MIEIB “INFÂNCIA, EDUCAÇÃO INFANTIL E DIVERSIDADE: PRINCIPAIS DESAFIOS E POTENCIALIDADES”
COMO SERÁ DESENVOLVIDO?
Políticas Públicas para a Educação Profissional.
METODOLOGIA DO ENSINO DE MATEMÁTICA
ORÇAMENTO PARTICIPATIVO COM ALUNOS - 3º CICLO / SECUNDÁRIO
Cargo: Comprador Especialista | Usinagem (31258)
AKER Área: Supply Cargo: Comprador SR (31669) Gestor: Hugo Deno
COORDENADORIA DE EDUCAÇÃO ESPECIAL
{ } ... Entender o mundo e entender-se no mundo. Educar para...
Metodologia do Ensino de Física I
Pauta 11 A competência 9 da BNCC: RESPONSABILIDADE E CIDADANIA
Pauta 12 Que alunos pretendemos formar?
Pauta 5 A competência 4 da BNCC: COMUNICAÇÃO
Pauta 6 A competência 5 da BNCC: CULTURA DIGITAL
Pauta 2 A competência 1 da BNCC: CONHECIMENTO
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento normativo que define o conjunto progressivo de aprendizagens essenciais que todos os alunos devem.
Transcrição da apresentação:

ANO 2 UNIDADE 1

CURRÍCULO NO CICLO DE ALFABETIZAÇÃO O estudante tem Direito ao conhecimento, todos tenham acesso ao conhecimento. O PNAIC define os Direitos de Aprendizagem como um compromisso social. Alfabetização em tempo certo: até 8 anos de idade.

Refletindo... O que é estar alfabetizado?

CURRÍCULO NO CICLO DE ALFABETIZAÇÃO A Alfabetização compõe um ciclo (1º ao 3º ano do Ensino Fundamental) Cada ano desse ciclo tem metas a cumprir para que ao final desse ciclo o aluno esteja alfabetizado. Por fim, a garantia do direito a leitura e a escrita deve acontecer até o 3º ano.

CURRÍCULO NO CICLO DE ALFABETIZAÇÃO O currículo de alfabetização deve considerar: Relevância dos conteúdos, Intenção do que se pretende ensinar, Tipo de conteúdo deve ser ensinado, considerando a significatividade e a criticidade.

PAPEL DO PROFESSOR O conteúdo é transformado pelo professor através da metodologia tornando-se significativo ou não para o aluno. Necessidade da Interdisciplinaridade, evitando assim, uma fragmentação dos conteúdos das áreas de conhecimento. (projetos didáticos, interdisciplinaridade).

ATIVIDADE PROPOSTA Busque no texto o significado dos princípios de inclusão, continuidade e progressão. Inclusão: Todos tem direito a aprender a ler e escrever. Para isso, é preciso pautar-se na igualdade de oportunidade respeitando a diversidade.

ATIVIDADE PROPOSTA Quais ações são necessárias para que o ciclo de alfabetização se organize pautado pelos princípios da inclusão, continuidade e progressão? Trabalho com grupos de alunos por nível, Apoio individual Atendimento extra escolar