Funções de administração

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Funções de administração
Advertisements

Introdução A criação da escola do planejamento teve grande repercussão para os gerentes e estudantes de administração, pois ela era vista como a tendência.
Universidade Católica de Petrópolis Sicomércio 9/21/2016.
Metodologia de Elaboração e Implementação do PE Natacha Stefanini Canesso
UNIDADE 1 – Introdução À Administração Estratégica.
ABORDAGEM NEOCLÁSSICA (CONT.) FAYOL: ORGANIZAÇÃO LINEAR COM AUTORIDADE CENTRALIZADA TAYLOR: ORG./ FUNCIONAL COM AUTORIDADE DESCENTRALIZADA CENTRALIZADADESCENTRALIZADA.
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO EMPRESA IDENTIDADE Quem somos? Onde estamos? SITUAÇÃO CONTEXTUAL Por que estamos Por que estamos Aqui? Aqui? DECISÃO DE RUMO.
Sistemas de Gestão Integrados (SIGs). Definindo o SGI Combinação do processo de gerenciamento da qualidade e do meio ambiente integrada com a gestão da.
Luciana Rodrigues Borges – Liduina Bezerra de souza
CBD0264 Informação, Ciência e Tecnologia
Sistemas de Gestão Ambiental Principais Alterações
Processo Administrativo
SISTEMA DE AVALIAÇÃO DO ESTADO DO PIAUÍ.
Disciplina: Sistemas de Informação
Estruturas Organizacionais
Prefeitura Municipal de Guarujá
Planejamento estratégico
Stakeholders e Planejamento Estratégico das Organizações
Administração Financeira III
O PLANO DE MARKETING.
Metodologia otimizada
Funções de administração
Gestão Empreendedora de Pequenas Empresas CONCEITOS DE PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO Prof. Dr. Martinho Almeida.
Avaliação de Desempenho.
AUDITORIA.
Planejamento.
Definição da Estratégia Organizacional
PLANEJAMENTO E GESTÃO PÚBLICA Alunos: Gustavo Brandão Luciana Padovez.
Aprendizagem do Século XXI
OSM II Manuais administrativos – Parte 1
Sistema de Gestão Econômica:
Elaboração de Projetos
ESTRATÉGIAS E PLANO DE MARKETING
Professor Norival Carvalho Cunha
Modelo de Planejamento Estratégico
Professor Norival Carvalho Cunha
Aula 06. Prof Dr Alaércio Aparecido de Oliveira
Instrumentos Utilizados
CONFLITOS NO TRABALHO CONFLITO É UM PROCESSO QUE TEM INÍCIO QUANDO UMA DAS PARTES PERCEBE QUE A OUTRA PARTE AFETA, OU PODE AFETAR, NEGATIVAMENTE ALGUMA.
ADMINISTRAÇÃO POR OBJETIVOS
Processo e gestão administrativa
MODELOS DE GESTÃO Organização à atuação do gestor AULA 3.1 –
Classificação de Materiais.
Data: Aluna: Jheniffer Varela Curso: Técnico em Agroecologia
Organização Empresarial
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
Planejamento Tático (continuação do planejamento tático do HRPA)
ADMINISTRAÇÃO POR OBJETIVOS
Execução e Controle
Planejamento da ação didática. Caminhão na ponte.
ORGANOGRAMA TÉCNICAS ADMINISTRATIVAS TÉCNICO EM INFORMÁTICA
INTRODUÇÃO À ADMINISTRAÇÃO
PLANEJAMENTO DE R.H. Profª Ana Lana.
INTRODUÇÃO À ADMINISTRAÇÃO
PLANEJAMENTO EDUCACIONAL
SISTEMAS, ORGANIZAÇÃO E MÉTODOS (SOME)
Administração de Cargos e Salários
Contabilidade Gerencial e Projeto em Controladoria
Manuais Administrativos
Planejamento Estratégico em Logística
Gestão da Qualidade A Gestão da Qualidade como estratégia competitiva.
CONTROLADORIA PLANEJAMENTO.
ORGANOGRAMA TÉCNICAS ADMINISTRATIVAS TÉCNICO EM ADMINISTRAÇÃO
DEFINIÇÃO DE PROJETOS ESTRATÉGICOS
PLANO DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL - PDI
Estrutura Organizacional e os serviços de enfermagem
1 Logística Integrada Prof. Msc. Bruno Silva Olher.
ESTRUTURA ORGANIZACIONAL Conceitos, Tipos, Organograma, Departamentalização.
Avaliação de Desempenho Avaliação por Objetivos Prof. Rodrigo Toledo.
GESTÃO DE PROJETOS - 3 Escola de Engenharia de Lorena
Transcrição da apresentação:

Funções de administração Depto. de Economia, Administração e Sociologia Funções de administração Prof. Evaristo M. Neves e-mail: emneves@esalq.usp.br

Noções sobre funções de administração 1) Planejamento (função direta) 2) Organização (função básica) 3) Direção/coordenação (função básica) 4) Controle (função de acompanhamento)

Noções sobre funções de administração 1) Planejamento (função direta) considerado a mais importante função de administração; determina os objetivos e metas; onde são tomadas as decisões iniciais, são feitas as previsões e desencadeadas as estratégias; direciona todas as outras funções (organização, direção/coordenação e controle/avaliação).

Noções sobre funções de administração 1) Planejamento (função direta) Missão Elementos do Planejamento Objetivos Metas

Noções sobre funções de administração 1) Planejamento (continuação) Elementos Missão: ligada ao relacionamento da empresa com o meio externo; é o que a empresa espera realizar perante a sociedade, sua influência ou atuação no meio ambiente; embute um conceito de utilidade e juízo de valor.

Noções sobre funções de administração 1) Planejamento (continuação) Elementos Objetivos: condições futuras que devem ser atingidas para que a empresa realize sua missão; as empresas podem ter mais do que um objetivo; podem ser cumpridos simultaneamente, ou em diferentes horizontes temporais.

Noções sobre funções de administração 1) Planejamento (continuação) Elementos Metas: conseqüência dos objetivos; devem ser estabelecidas e cumpridas, passo a passo, visando atingir os objetivos propostos.

Noções sobre funções de administração Níveis de Planejamento: a) Planejamento estratégico b) Planejamento tático c) Planejamento operacional

Noções sobre funções de administração a) Planejamento estratégico: é de caráter abrangente, tomando toda empresa numa visão de longo prazo; define objetivos e políticas da empresa; deve ser deliberado pelos níveis mais altos da empresa; voltado ao ambiente externo ou meio, buscando identificar as melhores possibilidades de êxito empresarial.

Noções sobre funções de administração b) Planejamento tático: é um detalhamento do planejamento estratégico; elaborado para o curto prazo (1 ano); definido pelos níveis funcionais e hierárquicos elevados (diretoria) e intermediários (gerência) na empresa; deve ser elaborado para cada gerência de produção, porém em conformidade de interesse; deve definir diretrizes e metas para as atividades propostas.

Noções sobre funções de administração c) Planejamento operacional: é um detalhamento do planejamento tático; elaborado para o curtíssimo prazo (meses, semanas); também deve ser definido para cada gerência; define os programas e quais os procedimentos e normas para alcançá-los. Deve dimensionar qualidade e quantidade, para épocas adequadas (tempo), os recursos suficientes e necessários para a plena execução das atividades de produção.

Planejamento Estratégico Prática SWOT AMBIENTE ORGANIZAÇÃO Pontos Fortes Pontos Fracos Ameaças Oportunidades PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

Administração Estratégica PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO IMPLEMENTAÇÃO DA ESTRATÉGIA ACOMPANHAMENTO E AVALIAÇÃO DA ESTRATÉGIA

Noções sobre funções de administração 2) Organização (função básica) função básica no processo administrativo; estrutura e agrupa os recursos (principalmente os humanos), permitindo o desempenho necessário para a consecução e atendimento dos objetivos pré-determinados; define a estrutura organizacional da empresa, que mostra a disposição ou ordem dos órgãos ou cargos.

Noções sobre funções de administração 2) Organização (função básica) Linear Tipos de estruturas organizacionais Funcional Linha-Staff

Noções sobre funções de administração 2) Organização (continuação) Estrutura Linear: Gerente Operacional Sub-Gerente mão-de-obra Sub-Gerente Mecanização Supervisor M.O Fixa Supervisor M.O Volante Supervisor Oficina Mec. Supervisor Mecanização

Estrutura Linear: possui uma única autoridade linear; aspecto piramidal; a comunicação é feita obedecendo o organograma; indicada para pequenas empresas. Vantagens: definição clara da autoridade e responsabilidade em cada posição; estrutura simples e de fácil compreensão. Desvantagens: excessiva centralização das comunicações e decisões em cada chefe; comunicação demorada, sujeita a intermediações e distorções.

Noções sobre funções de administração 2) Organização (continuação) Estrutura Funcional: Gerente Operacional Sub-Gerente mão-de-obra Sub-Gerente Mecanização Supervisor M.O Fixa Supervisor M.O Volante Supervisor Oficina Mec. Supervisor Mecanização

Estrutura Funcional: autoridade funcional dividida; cada chefe tem uma determinada especialidade; cada pessoa pode subordinar-se a vários chefes; possui linhas diretas de comunicação; utilizada em pequenas empresas familiares. Vantagens: especialização de chefias, descentralizando e agilizando as decisões; comunicação direta, rápida e sem intermediações. Desvantagens: cúpula da organização tende a ficar por fora do que está acontecendo na empresa; subordinado recebe ordens de vários chefes.

Noções sobre funções de administração 2) Organização (continuação) Estrutura Linha-Staff: Gerente Operacional Planejamento e Controle da Produção Topografia Sub-Gerente mão-de-obra Sub-Gerente Mecanização

Estrutura Linha-Staff: Reúne as vantagens das estruturas linear e funcional possui dois tipos de autoridades: a) autoridade de linha (linear) hierárquica, total e absoluta; comanda as ações e toma as decisões; diretamente ligada a empresa. b) autoridade staff (funcional) autoridade do especialista; transmite recomendação, parecer técnico, consultoria e assessoramento.

Noções sobre funções de administração 3) Direção/coordenação (função básica) indica e orienta o comportamento das pessoas no caminho dos objetivos a serem alcançados; é responsável por fazer com que os objetivos sejam executados da melhor forma possível; importância dos fatores intrínsecos.

Noções sobre funções de administração 4) Controle (função do acompanhamento): busca assegurar que as coisas sejam feitas de acordo com o que foi planejado, organizado e dirigido; corrige falhas ou erros, manifestados no desenvolvimento do planejamento, organização e/ou direção; previne futuras falhas ou erros ao identificar erros presentes.

OBRIGADO!!!