O homem e a Cultura Capítulo do Livro : O desenvolvimento do Psiquismo

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O aparecimento da consciência humana
Advertisements

O homem e a cultura - Leontiev
O homem e a Cultura Capítulo do Livro : O desenvolvimento do Psiquismo
Os Materiais Curriculares e Outros Recursos Didáticos
A Condição Humana O que é a natureza humana? Prof. Ítalo Colares.
Tema da aula: O papel do Estado.  Discussão característica da Modernidade, que entende o Governo como uma convenção criada pelos indivíduos (contratualismo)
Aula 7: Outros capitais: capital cultural - Bourdieu.
Aprendizagem Cognição Desenvolvimento Crescimento Maturação Conhecimento.
É a contínua alteração no comportamento ao longo do ciclo da vida, através da interação entre as necessidades da tarefa, a biologia do indivíduo e as.
ÁREA - CONHECIMENTOS 9º Ano. A BASE DO SISTEMA EDUCATIVO É O ALUNO, E A ESCOLA UMA VIA INSTITUCIONAL ENTRE OUTRAS, DE ACESSO À EDUCAÇÃO E IMPLICITAMENTE.
SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL Claudio Paris – Magrão 06/10/2010 twitter.com/prof_magrao MÓDULO 13 APOSTILA 4.
Karl Marx. Detalhes importantes da biografia Nasceu em Trier, Prússia (atual sul da Alemanha); estudou direito em Bonn e Berlim, mas se interessou por.
Psicologia Ciência e Profissão Prof. Felipe Pinho Aula 1 – Introdução à Psicologia.
A Influência do Ser Humano no Meio Ambiente Diana Rodrigues Fortunato Valquíria Cardoso Kemp Educação Física – 5º período.
O PROCESSO DE INSTITUCIONALIZAÇÃO
Objetivos Infantil II Perceber-se como integrante de um grupo;
Educação para transformação social
PSICOLOGIA DA APRENDIZAGEM A TEORIA SOCIO-HISTÓRICA
Faculdade META Docência do Ensino Superior (Pós-graduação)
Pesquisa JOGO JOGO MODIFICADO ARTE PESQUISA CONCEITO MODALIDADE
Carlos Eduardo Rodrigues
SEGMENTAÇÃO DE MERCADO
Bernoulli – Pluralidade Cultural
IDPP – Porque estudar ? Disciplina de base, introdutória ao estudo do Direito. Matéria de iniciação  noções fundamentais para a compreensão do fenômeno.
PRAT. DE ENS. E EST. SUP. EM DOC. DE EDUC. INFANTIL
PSICOLOGIA OU AS PSICOLOGIAS
Prof. Dr. Manoel Oriosvaldo de Moura
“Não é a montanha que conquistamos, mas a nós mesmos”.
Teoria de Piaget sobre como as crianças aprendem
HISTÓRIA Professora Marta Cibele
A QUESTÃO AMBIENTAL Desenvolvimento Sustentável
PROCESSOS DIDÁTICOS E PEDAGÓGICOS
Parte 2 Métodos e técnicas de pesquisa
Teoria de Piaget sobre como as crianças aprendem
Socialização e herança cultural
OS CLÁSSICOS DA SOCIOLOGIA
L. S. Vigotsky Psicólogo russo / Dialética marxista
EAD 0626 Inteligência Emocional
A INFORMAÇÃO FAZ A DIFERENÇA.
A estruturação da personalidade
O uso do celular no Ensino de Ciências e Matemática
Universidade Federal do Ceará Faculdade de Educação
Paisagens Um espaço onde existem poucos elementos culturais ou apenas elementos naturais, há pouca ou nenhuma influência do ser humano. Essa paisagem.
PARÂMETRO CURRICULAR DA MATEMÁTICA
PRIMEIROS GRUPOS HUMANOS
SOCIOLOGIA SOCIEDADE E INDIVÍDUO Socialização
Psicologia Social: uma reflexão. Prof. Ms. Gerson Heidrich
1. ORGANIZAÇÕES E ADMINISTRAÇÃO 1.1. A Administração e a Organização 1.2. Organização – Características da Organização 21/09/2018
Psicologia Geral e da Educação II Carlos Eduardo Rodrigues 2º semestre 2014.
Marx e a educação. Karl Marx ( ) ► Nasceu em Trier, Alemanha. ► Família de classe média. ► Formado em jornalismo.
EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO: EDUCAÇÃO NÃO FORMAL Modulo 4 Mestrado em Formação, Trabalho e Recursos Humanos.
Conteúdo Metodologia e Prática de Língua Portuguesa
Evolução Seleção Natural.
LDB LEI DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO NACIONAL
ESTÁGIOS DO DESENVOLVIMENTO SEGUNDO PIAGET
A FORMAÇÃO DO INDIVÍDUO. DESENVOLVIMENTO HUMANO.
Professora Patricia Matsuda
Profª. Luciana Eliza dos Santos
Principais contribuições dos clássicos da sociologia
Adriana Friedmann. 1) DESENVOLVIMENTO INFANTIL MARCADO POR: Herança genêtica Educação Meio ambiente Qualidade dos vínculos 2) TRÊS PRIMEIROS ANOS Determinantes.
Principais Contextos do Uso Atual de Testes Profa. Greici Macuglia.
Karl Marx (1818 – 1883).
O brinquedo, o jogo e a brincadeira
SOCIOLOGIA Criação e evolução de uma ciência PROFESSOR ADRIANO PASSOS.
Interações sociais e significação no aprendizado das crianças PEDAGOGIA A interação social entre crianças e entre crianças e adultos/educadores, promove.
Sociologia e/do trabalho: questões gerais
ATIVIDADE E CONSCIÊNCIA A. N. LEONTIEV
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento normativo que define o conjunto progressivo de aprendizagens essenciais que todos os alunos devem.
Pedagogia das competências Segundo Philippe Perrenoud: "Competência é a faculdade de mobilizar um conjunto de recursos cognitivos (saberes, capacidades,
Transcrição da apresentação:

O homem e a Cultura Capítulo do Livro : O desenvolvimento do Psiquismo Leontiev, A. R. Professor : Manoel Oriosvaldo de Moura

HOMEM ser de natureza social Desenvolvimento do homem submetido originalmente às leis biológicas : órgãos que se adaptavam às condições e às necessidades da produção posteriormente submetido às leis sócio-históricas – que regem o desenvolvimento da produção

vida em sociedade Processo de hominização: Base no trabalho 3º. Estágio: surgimento do homem atual Homo sapiens leis sócio históricas são determinantes da evolução do homem características biológicas necessárias já existem desenvolvimento sócio- histórico ilimitado mudanças são mais rápidas do que seriam então as biológicas (hereditariedade) 2º. estágio: várias etapas ( fabricação de instrumentos – formas de trabalho em sociedade) –desenvolvimento biológico já dependente do desenvolvimento da produção 1º. Estágio: australopitecos – vida gregária, posição vertical, uso de utensílios rudimentares

Objetos e fenômenos das gerações anteriores Cada indivíduo aprende a ser homem TRABALHO: atividade humana fundamental Através do trabalho os homens adquirem e transmitem conhecimentos às gerações seguintes Natureza modificada pelo homem Conforme suas necessidades Criam objetos Constroem habitações Natureza Mundo repleto de produtos materiais, intelectuais, ideais, cristalizam-se suas aptidões, conhecimentos, saber fazer Objetos e fenômenos das gerações anteriores O homem da nova geração deve se inserir e se apropriar das riquezas deste mundo participando no trabalho, nas atividades sociais, etc.

Desenvolvimento do homem Desenvolvimento da cultura atividade cognitiva das gerações precedentes Base para a formação do pensamento e saber da geração seguinte(que deve se apropriar) processo de apropriação dos indivíduos das aquisições do desenvolvimento histórico processo de formação das faculdades específicas do homem Através da ATIVIDADE

  Exemplo: aquisição de um instrumento INSTRUMENTO produto da cultura material ( possui traços característicos da criação humana, também é objeto social ( nele se incorporam e fixam as operações de trabalho historicamente elaboradas) Cristaliza-se nos instrumentos humanos um conteúdo social e ideal Os animais usam os instrumentos, mas não os guardam nem transmitem, não desenvolvem novas operações motoras O homem – se apropria dos instrumentos – reorganiza seus movimentos – forma faculdades motoras superiores

Outro exemplo : fenômenos da cultura intelectual Aquisição da linguagem – processo de apropriação das operações das palavras fixadas historicamente nas suas significações   Animal se contenta com o desenvolvimento da natureza Homem a constrói Características do processo de apropriação -         cria no homem aptidões novas, funções psíquicas novas -         processo de reprodução no indivíduo das propriedades e aptidões historicamente formadas na espécie humana  

Processo de educação A criança aprende a atividade mais adequada Várias formas Transmissão dos resultados do desenvolvimento sócio-histórico da humanidade para as gerações seguintes É a RELAÇÃO COM OS OUTROS, e não somente o objeto ou fenômeno que permite que a criança se aproprie de traços da cultura acumulada. “Quanto mais progride a humanidade, mais rica é a prática sócio-histórica acumulada por ela, mais cresce o papel específico da educação e mais complexa é a sua tarefa”( p.291) Etapa nova do desenvolvimento da humanidade implica em etapa nova no desenvolvimento da educação

Desigualdade entre os homens Homem Tem aptidão para formar novas aptidões Nem todos tem acesso a esta possibilidade Desigualdade entre os homens Não são fruto de diferenças biológicas naturais São produto da desigualdade econômica de classes

Produtos objetivos da atividade humana e as aquisições da humanidade fixadas neles Mas podem se separar daqueles que criam o desenvolvimento Não dependem mais de leis biológicas

Divisão social do trabalho Produto do trabalho – transforma-se – objeto de troca Classes dominantes: Concentração de riquezas e cultura intelectual Concentração e alienação da cultura Provoca Desigualdade de desenvolvimento Desigualdade de condições e circunstâncias de progresso econômico e social Povos privados de meios materiais para seu progresso cultural

DESENVOLVIMENTO FUTURO DO HOMEM Conforme a concepção da NATUREZA do homem Puramente biológica Considera a questão da reprodução entre raças superiores Pressupõe a diferença entre indivíduos mais aptos e menos aptos Entretanto todas as raças humanas tem as características biológicas do homem contemporâneo ( cérebro desenvolvido, particularidades do esqueleto, posição vertical etc) Homem como ser social que se apropria das aquisições históricas da humanidade Criar condições para que todos possam se desenvolver EDUCAÇÃO que garanta o desenvolvimento multilateral