A liderança é passível de ser adquirida e ser desenvolvida

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LIDERANÇA A liderança é passível de ser adquirida e ser desenvolvida.
Transcrição da apresentação:

A liderança é passível de ser adquirida e ser desenvolvida

LIDERANÇA Liderar significa possuir a capacidade e o discernimento para comandar pessoas e isto é muito mais do que os chefes sabem fazer

LIDERANÇA Líderes carismáticos possuem forte personalidade carismática que foge aos padrões usuais do comportamento humano.

Características da liderança Objetividade: atitude positiva Saber compreender os outros :empatia Flexibilidade: mudança de estilo Capacidade de comunicação Uso da autoridade : todo líder possui Maturidade e comportamento: estável e previsível

ESTILOS BASICOS DE LIDERANÇA AUTOCRÁTICO Reservado Pouco comunicativo Centralizador Define ao invés de perguntar Concede pouca autonomia de decisão Não aceita críticas

ESTILOS BASICOS DE LIDERANÇA DEMOCRÁTICO Mais aberto e comunicativo Diálogo e troca de idéias Valoriza e dá ênfase no trabalho em grupo Delega tarefas e parte das decisões Estimula a iniciativa e criatividade dos funcionários Sabe tomar decisões sozinho =diálogo

ESTILOS BASICOS DE LIDERANÇA LIVRE Grande liberdade de ação e autonomia Delega tarefas, responsabilidades e autoridade Ênfase sobre os objetivos e não em controles Estimula em alto grau a iniciativa e criatividade

Nem sempre comunicativo Interessa-se mais pela pessoa individual mente que em grupo

ESTILOS BASICOS DE LIDERANÇA Qual é o melhor? Autocrático Democrático Livre

ESTILOS BASICOS DE LIDERANÇA Flexibilidade de estilos

INSTRUMENTOS BÁSICOS MOTIVAÇÃO È a diferença entre fazer e não fazer (ou querer fazer) Algo que o faça agir Associada a expectativa de atingir um objetivo : desde que este objetivo tenha para ele um valor e um significado

INSTRUMENTOS BÁSICOS DELEGAÇÃO Transferir autoridade e a responsabilidade Autoridade sem responsabilidade Responsabilidade sem autoridade

INSTRUMENTOS BÁSICOS Vantagens da delegação Alivia a pressão Desenvolve capacidades Elimina insubstituíveis Facilita a criatividade Aumenta a motivação dos colaboradores

INSTRUMENTOS BÁSICOS COMUNICAÇÃO Estabelecer o contato com a outra pessoa Estabelecer o objetivo da comunicação

INSTRUMENTOS BÁSICOS COMUNICAÇÃO Clareza Escutar Leitura do corpo Preconceito Distorções na mensagem Excesso/falta de confiança Ruídos na comunicação

INSTRUMENTOS BÁSICOS CRIATIVIDADE (chamar arquivo)

CRIATIVIDADE Noite de gala ESB

INSTRUMENTOS BÁSICOS ANÁLISE DE DESEMPENHO È análise e revisão da atuação do profissional Relacionada aos objetivos Eficiência no uso de recursos e instrumentos

INSTRUMENTOS BÁSICOS ANÁLISE DE DESEMPENHO-objetivos Estabelecer um canal aberto entre chefia e subordinado Identificar causas que contribuem para o baixo desempenho Conhecer o capital humano

INSTRUMENTOS BÁSICOS ANALISE DE DESEMPENHO-etapas Compromisso: plano de atividades Acompanhamento : registro Análise crítica: debate Avaliação: resultados Proposta ou ação

INSTRUMENTOS BÁSICOS RESOLUÇÃO DE CONFLITOS Origem: falha na comunicação

INSTRUMENTOS BÁSICOS RESOLUÇÃO DE CONFLITOS-fatores Natureza Grau Intensidade e possíveis consequências Grau de motivação dos indivíduos

INSTRUMENTOS BÁSICOS RESOLUÇÃO DE CONFLITOS-abordagens Evitar o conflito: grupos homogêneos Reprimir o conflito: recompensas e/ou punições Aguçar as divergências: aceitação Transformar as diferenças em soluções

INSTRUMENTOS BÁSICOS REOLUÇÃO DE CONFLITOS Qual a melhor abordagem????

INSTRUMENTOS BÁSICOS RESOLUÇÃO DE CONFLITOS Levar o grupo a compreender o problema a seu modo Juntar as diferenças numa síntese significativa Canalizar as energias para as atividades construtivas

ADMINISTRAÇÃO DO TEMPO O TEMPO DEPOIS DE GASTO JAMAIS SERÁ RECUPERADO

ADMINISTRAÇÃO DO TEMPO Estabelecer prioridades Fazer o que os outros querem Fazer as mais fáceis Fazer aquilo que é simplesmente urgente (+curta)

ADMINISTRAÇÃO DO TEMPO TER AUTODISCIPLINA Manter um plano de ação pessoal Não adiar as coisas Um papel de cada vez Concentração Uso de telefone com inteligência Análise de causas das interrupções

ADMINISTRAÇÃO DO TEMPO Causas das interrupções Medo do outro Falta de prazos reais Pessoal não treinado Centralização de autoridade e/ou responsabilidade Ilusão que é importante ser sempre gentil Dificuldade em concluir uma idéia Falta de planejamento